14-07-2015, 12:27 AM
(13-07-2015, 11:41 PM)Teophilo Escreveu: O bem em geral humano é a felicidade, especificada por um objeto: a Sabedoria. Então, como dizer que o homem não tem o direito de ser feliz se é para isso mesmo que ele existe?
O homem, devido a sua forma própria, tem, na verdade, é quase o dever de ser feliz! Pois felicidade é o bem geral e último da espécie humana. E todas as suas ações, enquanto humanas, serão de alguma maneira para atingir o estado de felicidade.
Ora, qualquer ação humana, na intenção final, tende ao fim para o qual a pessoa que a pratica existe: ser feliz. O que não quer dizer que ela será feliz praticando qualquer ação obviamente, já que é passível de erro no desejo e consecução dos bens buscados nas ações.
O erro está é no desejo (e consecução) de um objeto específico desordenado, ou seja, quando alguém tira da devida ordem do desejo um bem, desejando um inferior em detrimento de um superior ou dando status de principal a um intermediário, ou ansiando por bens-meios como se bem-final fossem.
A maioria erra de objeto específico flutuando no desejo de bens que não podem ser último na ordem ou não contribuem para atingir o último na ordem, qual seja, a Sabedoria. Então quando agem, agem sempre no desejo de serem felizes, porém erram nos objetos focados quanto ao "grau de valor" de desejo que deve ser despendido para sua consecução.
O bem que deveria ser o mais desejável e a razão pela qual qual todos os outros lícitos, em grau bem menor, seriam desejáveis é a Sabedoria.
Não é um questão subjetiva, como quando alguém diz: "pra mim ser feliz é ganhar na mega-sena" ou "pra mim ser feliz é ter uma família"ou "pra mim ser feliz é ser jogador de futebol" ou "pra ser feliz é X e pra você é Y" ou "felicidades é feita de momentos"........A questão é objetiva porque a felicidade está invariavelmente ligada a forma própria do homem. Todos, por terem a mesma forma, só serão felizes por meio de um único objeto específico possível, proporcionado a ela.
Felicidade é o estado no qual o homem se realiza enquanto homem, isto é, atinge a finalidade última de sua forma animal e racional. E qual é a finalidade última possível a forma humana? O que ela teria de mais excelente a desejar, a possuir e a gozar? É a posse e contemplação da Sabedoria.
É em sua parte ótima, a racional, que o homem se plenifica.
Sendo assim, o homem é feliz quando possui, contempla, e também frui, a Sabedoria.
Portanto, é impossível que a felicidade esteja em algo derivado das ações em vista do poder, do ter, do fazer e do saber (em sentido estrito, como por exemplo quando alguém se torna um cientista ou filósofo). Todos os bens provenientes dessas quatro possibilidades de ações no máximo podem ser bens-meio e jamais bem-final humano.
Quando muito distante da verdade acerca do que realmente é capaz de fazê-lo feliz o homem se escraviza no desejo da seguinte tríade de bens: Poder, Dinheiro e Sexo (este como representação dos prazeres meramente sensíveis). Escraviza-se porque se prende mentalmente e fisicamente somente nestas 3 possibilidades, tornam esses tipos de bens o fim último para os quais existe. E aí tudo o que fazem o fazem por causa dessas 3 coisas, ainda que não admitam, já que ficam cegos devido o ciclo vicioso em que entram.
Gostei muito do seu coment, man!
Abordou a temática proposta sobre outro prisma que eu sequer considerei e que é anterior ao meu. Muito grato.
Sem sabedoria não se pode ser feliz, porque sequer sabe-se o que pode te fazer feliz, então você precisa conhecer a si próprio.
Porém, seu coment se contrasta-se com o meu, é só de forma aparente, uma vez que, a sabedoria também deve ser buscada, isto é, ela pra ser alcançada precisa de ações, do ser humano largar o comodismo e a inércia, não rendendo-se ao vitimismo e à uma realidade pessoal da qual não encontra-se em estado de felicidade, mas não reúne forças para mudar, esperando que ela "caia do céu", quando eu mesmo ressaltei no texto, que esse é um processo que depende de atitudes e principalmente do sujeito sair de sua zona de conforto pessoal.
No mais, repito: excelentes considerações. Muito grato. Engrandeceu sobremaneira este tópico. \0/