03-07-2015, 05:32 PM
(03-07-2015, 05:05 PM)THOTH Escreveu:(03-07-2015, 02:16 PM)Sagitario Escreveu: Estava conversando há um tempo atrás com uma evangélica e, sempre que posso, gosto de introduzir de forma sutil e de preferência desapercebida, algumas das questões que tratamos aqui.
O tema que introduzi na conversa naquela noite foi sobre a hipergamia. Para quem não lembra, aqui está o conceito:
A hipergamia (também referida como relacionamento de conveniência) é o ato ou prática de buscar um parceiro ou cônjuge de maior condição socioeconômica, ou casta eclasse social do que a sua própria1 . A prática é conhecida pejorativamente no português brasileiro como golpe do baú. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Hipergamia)
Para minha surpresa, essa evangélica abordou o tema com um argumento que eu não tinha escutado antes. Segundo ela, a hipergamia seria uma ordem bíblica:
As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor,
pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador.
Efésios 5:22,23
Segundo esse pensamento, a mulher tem que escolher um homem que tenha condições materiais de lhe oferecer uma vida material condizente, para que a mesma possa se concentrar em cuidar da família e obedecer o homem. Afinal é impossível respeitar um homem que não seja capaz de prover as necessidades de sua família.
Deste modo, a hipergamia não seria um comportamento do lado obscuro feminino, mas tão somente algo natural e até mesmo balizado pela bíblia. O que os confrades pensam disso?
Saia do Fórum, pega uma Bíblia e leia-a inteira.
Depois tu volte aqui pra nos contar o que esse arremedo de pensamento utilizando recorte de versículo bíblico representa de verdade.
Bem, o confrade não teria nada melhor pra primeiro pensar, e depois dizer?
Sinceramente, não vejo motivo pra essa agressividade toda. A pessoa ao qual conversei deu um argumento para justificar a hipergamia. Certo ou errado, ao menos foi algo pensado.
Quanto à bíblia confrade. A conheço do Gênesis ao Apocalipse. Sou batizado na igreja evangélica e frequentei escola bíblica por muitos anos. Mas nem por isso me acho o sabichão. Por isso venho aqui trocar idéias com os confrades.
Quem já sabe tudo nem deveria perder seu tempo neste fórum.
"Homem Marmito"® is trademark of Marmito Man Corporation ™