31-01-2016, 12:56 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 16-05-2023, 10:31 AM por Admin.
Motivo: Atualizado a pedido
)
Elabore seu orçamento pessoal e familiar.
- Identifique como você está utilizando seu orçamento atualmente.
- Tenha uma avaliação de seus gastos e defina metas para as despesas junto com seus objetivos financeiro a curto e a médio prazo.
- Faça um acompanhamento de suas futuras despesas (financiamento e cartão de crédito) são exemplos clássicos. Assegure e veja se está dentro do planejado.
Identifique seus gastos
Elabore uma planilha e veja onde seu orçamento está sendo gasto. O objetivo principal desta categoria é justamente você evitar gastos desnecessários.
Divida o seu orçamento em três classes
- Dívidas Fixas (são as dívidas que ocorrem todos os meses), exemplos: Aluguel, condomínio, questões com planos de saúde, gás, luz, água, telefone, alguma prestação (eletrodomésticos, carro, entre outros), despesas com alimentação (supermercado, açougue e sacolão), internet, entre outros (vai depender das características particulares de cada um).
- Dívidas Variáveis ou Eventuais (são as despesas que não necessariamente ocorre todos os meses), exemplo: Despesas de começo de ano (IPTU, IPVA, seguro, material escolar), problemas com o veículo, alguma emergência médica, doações, gastos de algum material a respeito da faculdade, etc...
- Gastos Livres (gastos livres de culpa): Roupas, passeios, materiais pessoais, etc etc (vai depender da particularidade de cada um).
Tenha um planejamento realista
Não seja sovina ao extremo. Reserva uma parte do orçamento para gastos livres. Estes gastos livres serão o seu ânimo (seu prêmio) para se manter leal ao planejamento orçamentário, sendo assim, conquistar seus objetivos. Tópicos de apoio: Divida o seu salário e Tabela Financeira
- Você! Já pagou seu imposto hoje?