Saudações!
Recentemente vi um corte do podcast do “Primin riquin”, o convidado dizendo algo interessante que me intrigou sobre a melhor forma e mais rápida de construir uma reserva financeira.
Vídeo em spoiler
Ele explanou:
Logo, ela levaria 5 anos depositando para ter somente 6 meses de colchão financeiro.
60 meses (depósitos) x 151,18 reais (quantia) = R$ 9.108,00
A pessoa não teria nem 10 mil reais ao final de 5 anos!
Isso, sem contar o reajuste do salário mínimo (que praticamente sobe para o cobrir o aumento da inflação, daria no mesmo quando fosse consumir. Podem me corrigir.) Sem conta também, o reajuste do salário da pessoa, 13° que poderia incluir mais 1 depósito, férias e outras bonificações.
A pessoal mal sabe se daqui 1 ano estará empregada, e nesse curto período que esteve aportando, mal juntou 1 mês para se bancar caso precisasse.
Portanto, este método parece ‘defasado’ e ‘impreciso’, logo, pergunto:
Qual a melhor forma de construir uma reserva financeira, pelo menos, a médio prazo?
Minha conjectura: O sujeito teria que literalmente trabalhar para formar essa reserva, isso quer dizer, ao invés, de “vou começa a investir em FII” por exemplo, ele teria que arrumar outros meios de levantar mais dinheiro (renda bruta) para este montante.
Deste modo:
(aporte de 350 reais, para ficar na média)
1° ano = 12 x 350 = 4.200 reais. Mais o 13° = 4520 reais. Olha a diferença. 1 ano, daria 2 salários. Um abrsudo.
(bico de média 135 reais)
Com 1 bico por mês = 12 x 135 reais = 1.620 reais
Em 1 ° ano, o cara somaria 6.140 reais, sem férias e bônus, e sem aplicar em outros investimentos. Parece muito promissor.
Conclusão
Em 5 anos, sem calcular os reajustes, o cara poderia ter mais de 30 mil reais. O que torna essa quantia muito interessante para formar uma carteira de investimento. Se ele tirar 2000 por 6 meses, sobraria cerca de 18 mil. Com certeza o cara consegue ir muito mais longe com essa quantia.
Enfim.
Meu exercício mental foi esse. Ter a consistência mensal, de ganhar mais com o bico mensal, segurar para não gastar (manter uma média) e aportar o mínimo, ainda mais com os preços no Brasil subindo cada vez mais não seria tarefa fácil.
Sugeri dar um boost no começo, segurando o máximo, gastando o mínimo para depois relaxar, no entanto, ainda sim tem margem para ganhar mais e outros métodos que não vi.
Sobretudo, com certeza não dá para atingir uma reserva financeira só no modus operandi do povão - “vou aporta 10% por mês e seja o que Deus quiser”. Tem que alinhar com uma meta de quantos meses essa deve suprir, em quanto tempo, além do controle financeiro pessoal clássico.
É isso.
Sinta-se a vontade para debater, corrigir e discordar.
Recentemente vi um corte do podcast do “Primin riquin”, o convidado dizendo algo interessante que me intrigou sobre a melhor forma e mais rápida de construir uma reserva financeira.
Vídeo em spoiler
Spoiler Revelar
Ele explanou:
Citação:Se a pessoa separa 10% do salário, considerando o atual salário mínimo como R$ 1.1518,00, ela teria ao final de 12 depósitos - 1 ano, apenas 1.821,60 reais. (Sem aplicar esse montante em qualquer investimento, exceto a poupança para não perder para inflação, onde possivelmente estaria guardado esta grana.)
Logo, ela levaria 5 anos depositando para ter somente 6 meses de colchão financeiro.
60 meses (depósitos) x 151,18 reais (quantia) = R$ 9.108,00
A pessoa não teria nem 10 mil reais ao final de 5 anos!
Isso, sem contar o reajuste do salário mínimo (que praticamente sobe para o cobrir o aumento da inflação, daria no mesmo quando fosse consumir. Podem me corrigir.) Sem conta também, o reajuste do salário da pessoa, 13° que poderia incluir mais 1 depósito, férias e outras bonificações.
A pessoal mal sabe se daqui 1 ano estará empregada, e nesse curto período que esteve aportando, mal juntou 1 mês para se bancar caso precisasse.
Portanto, este método parece ‘defasado’ e ‘impreciso’, logo, pergunto:
Qual a melhor forma de construir uma reserva financeira, pelo menos, a médio prazo?
Minha conjectura: O sujeito teria que literalmente trabalhar para formar essa reserva, isso quer dizer, ao invés, de “vou começa a investir em FII” por exemplo, ele teria que arrumar outros meios de levantar mais dinheiro (renda bruta) para este montante.
Deste modo:
- Ele teria que ganhar mais que o salário mínimo, por exemplo: 2000 reais.
- Ele teria que aportar mais que 10% do salário, ao menos inicialmente, por exemplo: 15 a 20%. Logo, já depositaria de 300 a 400 reais, o que é muita coisa em relação ao primeiro indíviduo.
- Teria que buscar uma nova fonte de renda, nem que fosse bico, para gera uma diária ou serviço, algo entre 120 a 150 reais. Começa a ser interessante. O cara já aportaria de 420 a 550 por mês, se ele fizer ao menos 1 bico por mês. (Claramente, sem aumentar os gastos pessoais. Este sacrifício inicial é difícil, mas necessário).
- Usar a mesma porcentagem do 13° salário, portanto, mais 1 parcela de 300 a 400 reais. (Eles fracionam, então teria que ficar ligado.)
- Fica a critério do sujeito ter as férias renumeradas (não sei como funciona), mas ele poderia tirar 1 ano ao menos para dar aquele boost. Férias remuneras = 1 salário de 2000 reais? Se for, não precisa depositar tudo, contudo, poderia depositar 50% ?! Vai da meta que estipulou (que não falamos kkkkk).
(aporte de 350 reais, para ficar na média)
1° ano = 12 x 350 = 4.200 reais. Mais o 13° = 4520 reais. Olha a diferença. 1 ano, daria 2 salários. Um abrsudo.
(bico de média 135 reais)
Com 1 bico por mês = 12 x 135 reais = 1.620 reais
Em 1 ° ano, o cara somaria 6.140 reais, sem férias e bônus, e sem aplicar em outros investimentos. Parece muito promissor.
Conclusão
Em 5 anos, sem calcular os reajustes, o cara poderia ter mais de 30 mil reais. O que torna essa quantia muito interessante para formar uma carteira de investimento. Se ele tirar 2000 por 6 meses, sobraria cerca de 18 mil. Com certeza o cara consegue ir muito mais longe com essa quantia.
Citação:Detalhe: Ele só teria ao final dos 5 anos. O que pega é isso. Para compensar isso, o cara teria que não parar de trabalhar. Ou seja, não poderia ficar sem emprego nesse período. O cara só poderia "se dar o luxo de perder o emprego" (insanidade) depois dos 5 anos... O que não é o objetivo maior.
Enfim.
Meu exercício mental foi esse. Ter a consistência mensal, de ganhar mais com o bico mensal, segurar para não gastar (manter uma média) e aportar o mínimo, ainda mais com os preços no Brasil subindo cada vez mais não seria tarefa fácil.
Sugeri dar um boost no começo, segurando o máximo, gastando o mínimo para depois relaxar, no entanto, ainda sim tem margem para ganhar mais e outros métodos que não vi.
Sobretudo, com certeza não dá para atingir uma reserva financeira só no modus operandi do povão - “vou aporta 10% por mês e seja o que Deus quiser”. Tem que alinhar com uma meta de quantos meses essa deve suprir, em quanto tempo, além do controle financeiro pessoal clássico.
É isso.
Sinta-se a vontade para debater, corrigir e discordar.
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"
Spoiler Revelar