Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Não aposente um boomer. Faça sua aposentadoria em Bitcoin
(06-01-2025, 02:18 AM)Libre Escreveu: Vou lançar a braba então:

1) Se o mantra é "COMPRE BTC A TODO CUSTO, SACRIFIQUE TUDO E COMPRE TUDO EM BTC", O cabra vai morar aonde? Vai viver de que renda? Então, o cara precisa de algum ativo/passivo em fiat para a vida dele andar...

Entendi seu ponto Libre. Talvez eu não me expliquei bem. Vou explicar melhor agora. 

O Bitcoin para mim é reserva de valor, não é um investimento que eu pretenda sacar depois de valorizar determinada quantidade ou que eu pretenda ficar recebendo rendimentos passivos dele. É como comprar ouro, só que com várias vantagens que o ouro não tem, como de poder transportar quantidades altas por aeroportos sem dar evasão de divisas nem estar ao alcance de confiscos por governos, poder usar sem prestar contas a ninguém, quantidade limitada, não ser físico. 

Se o Bitcoin não é investimento e sim reserva de valor, então no que eu invisto? O meu investimento está sendo totalmente no meu desenvolvimento pessoal dentro da minha área de atuação, investindo tempo e dinheiro em cursos e aprimoramentos, para conseguir me especializar cada vez mais na área e assim ser mais relevante e consequentemente ganhar mais. 

Até eu me aposentar a minha renda vai continuar vindo do meu trabalho e é com a renda do meu trabalho que eu vivo e pretendo continuar vivendo. O que sobra do meu trabalho (o que eu ganho menos as minhas despesas mensais) eu coloco em bitcoin. Sendo assim, o que está em bitcoin não é a minha renda e nem dependo dele para viver, por isso posso ficar muitos anos ou décadas sem precisar sacar nada de bitcoin.

Só que eu fui um passo além nisso: Eu tinha um patrimônio em imóvel que é algo que fui acumulando ao longo de vários anos (comprei financiado) e decidi migrá-lo para bitcoin. Eu já não morava nesse imóvel e vou continuar morando onde estou (imóvel próprio). O que eu recebia de aluguel desse imóvel era uma renda extra que optei em perder para alocar em bitcoin depois que entendi que o rendimento do imóvel era bem menor que a inflação e outros rendimentos do mercado. Eu tirava uns 0,5% do valor do imóvel ao mês com o aluguel. Sem contar a desvalorização imobiliária, o imóvel já está há alguns anos sem subir de preço e até caindo o valor lentamente enquanto o poder de compra dos brasileiros diminui rapidamente.

Depois de estudar o assunto e conversar com o Trglodita eu decidi migrar meu patrimônio de imóveis (que seria a minha aposentadoria privada) para o Bitcoin porque o considero uma escolha mais inteligente para deixar meu dinheiro na situação atual do país.

Mas não recomendo isso para ninguém, cada um deve analisar o que é melhor para si mesmo e o seu grau de tolerância ao risco e ao desconforto. Eu tenho alta tolerância ao risco e ao desconforto. No meu caso em específico eu considero mais sensato vender os meus imóveis e deixar tudo em bitcoin.

(06-01-2025, 02:18 AM)Libre Escreveu: 2) Se a m3rda feder mesmo, farão o que se o BR quebrar? Sem Real? ... Vai sair do país?! Vai precisar de grana... Conseguindo, lá fora, saiu... foi para aonde? Se BR quebrar, quais outro países ao redor não estaria quebrado? Argentina? Uruguai? Chile? Vai precisar de mais moedas ou já tocariam no precioso BTC ? Se sairem de boa, sem serem por perseguição, ok.

Se deixar todo o seu patrimônio ou reserva de emergência em reais, eles vão afundar junto com o país (seguindo sua suposição que o país vá mesmo quebrar).

Quando um país quebra sempre tem outros países ao redor ou mais afastados em situação melhor. É possível fazer cidadania em outros países para se ter como plano b. Além da importância de dominar o idioma do país que pretende migrar. Que são duas coisas que estou fazendo agora. Afinal eu não sei o dia de amanhã e nem sei se vou precisar disso um dia, mas se precisar já quero estar preparado.

Então se a situação piorar muito, é optar em sair do trabalho (se já não for demitido durante a quebradeira de qualquer forma), escolher um país para imigrar e usar a reserva de emergência que fez em bitcoin para se sustentar até se consolidar em uma nova carreira. 

Em casos de crise iminente é bom já ir se preparando e ter uma boa parte do patrimônio disponível em algo seguro e com bastante liquidez como o bitcoin. Exemplo real: https://br.cointelegraph.com/news/discov...lash-drive
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.
Responda-o

Mensagens neste Tópico
RE: Não aposente um boomer. Faça sua aposentadoria em Bitcoin - de Libertador - 06-01-2025, 11:34 AM

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 14 Visitante(s)