05-01-2025, 11:46 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 05-01-2025, 11:47 AM por Subsolo.)
(04-01-2025, 03:17 AM)Libre Escreveu: Eu pergunto a ti: Dei uma olhada no pdf: Bitcoin: Um Sistema de Dinheiro Eletrônico Peer-to-Peer. Tem o livro do 38tão também, embora não tenha lido, só passado o olho por cima. Já conseguir entender mais ou menos com alguns videos. Mas fica meio vago... muito gente no Youtube fala sobre o assunto, mas não sei se tem o Q dá real.
Para um iniciante, tu @Trglodita recomendaria começar por onde? antes de efetuar a primeira compra da fração do bitcoin...
Eu não sou o Trglodita mas vou indicar três livros muito fáceis de compreender que qualquer iniciante consegue ler e entender:
1- O QUE O GOVERNO FAZ COM O NOSSO DINHEIRO - MURRAY ROTHBARD
Esse já foi indicado aqui, e eu creio ser o primeiro a ser lido. Ele não fala de Bitcoin, mas trata da moeda fiduciária. Antes de entender o Bitcoin, é essencial que se entenda o que é moeda, inflação, reserva de valor, como os governos destroem o poder de compra da população de forma dolosa, e por aí vai. É muito mais difícil entender o BTC sem saber o que é a "moeda" que nós usamos, sem saber o porquê a moeda fiduciária sempre perderá valor e etc.
2- BITCOIN, A MOEDA DA ERA DIGITAL - FERNANDO ULRICH
Livro muito didático e básico. O Ulrich é um grande economista, faz análises tanto da economia brasileira, quanto de outras economias importantes, como Estados Unidos, por exemplo. Inclusive, os vídeos dele sobre a Argentina são incríveis, recomendo muito para quem quer saber o que o Milei está conseguindo fazer por lá.
3- UM CAFÉ COM SATOSHI - FELIPE SANT'ANNA
Esse livro é simplesmente completo e bem didático também, qualquer um consegue entender. Felipe Sant'Anna é um monstro das criptomoedas, o cara conhece tudo e mais um pouco sobre esse mundo.
Nesse livro ele explica todas as nunaces do Bitcoin, o que é na prática, como funciona, o que afeta, entre outras várias coisas.
Mateus 21:22