29-12-2024, 12:23 AM
(28-12-2024, 02:12 PM)Juquinha Escreveu:(27-12-2024, 05:36 PM)Gorlami Escreveu: Para ilustrar melhor:
Imóveis seriam uma boa opção para diversificar, NÃO FOSSE a liquidez menor que um átomo e o arrombamento estatal via impostos na venda.
Val e a pena imóvel rural, se for plantar ou criar animais. Comprar imóveis em cidades já não vale mais a pena com a baixa natalidade.
E sobre a questão de investir a longo prazo em bitcoin, concordo com o @Trglodita, pois se mesmo não se tornando uma moeda oficial no futuro, ainda sim servirá como reserva de valor(muito melhor que o Drex).
Antigamente eu usava o gráfico da inflação para medir o meu rendimento com a bolsa, depois que entendi o conceito de juros negativo, e comecei a adotar a o agregado finacneiro m2 como medida de inflação, percebi que estava muitas vezes perdendo dinheiro e não ganhando. As pessoas estão todo ano perdendo poder de compra e tendo seus rendimentos anuais reduzidos gradativamente e não percebem. Quantos aqui aumentaram os seus rendimentos em 28% esse ano(só pelo aumento do dólar, sem nem considerar o aumento da base monetária).
Eu considero o bitcoin uma poupança, o que te dará seu dinheiro será seu trab
Medir inflação pelo agregado monetário (m2) é para talvez 0,01% da população. Você já sabe o principal para entender que mesmo com Selic futura a 15% estará perdendo dinheiro.
Quem tem renda em real empobrece rápido.
Spoiler Revelar