24-08-2024, 10:22 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 24-08-2024, 01:14 PM por eremita_urbano.)
(21-08-2024, 09:18 PM)Josey Wales Escreveu:(21-08-2024, 08:43 PM)Crispim Soares Escreveu: Excelentes apontamentos confrade @Jota Jr.
Talvez eu esteja muito preso à visão da bolha paulista, aqui realmente é tudo mais caro.
E como você disse, tudo depende do lifestyle. Meu objetivo é conquistar comodidade e não ser escravo de ninguém. E se for pra ser, que seja bem remunerado.
Da mesma forma que eu estou preso à bolha do DF e reitero o que disse com todas as letras:
Pra quem vem de fora (ou é daqui mas não tem situação financeira resolvida e/ou um suporte familiar), passou em concurso nível médio pra ganhar 5k bruto e vai pagar aluguel, mesmo que seja solteiro tá fudido.
Descontando impostos e somando o VR, vai sobrar 3500-4k.
Pra quem tem família (muyé e filho) e passou em um nível superior de "casta baixa" (10k bruto) tá mais fodido ainda.
Digo fodido no sentido que o cara a não ser que consiga outras alternativas e/ou viva um estilo de vida extremamente frugal, vai passar a vida nesse mesmo batidão, trabalhando o mês pra pagar aluguel e conta.
Um aluguel de kitnet no plano (caso o peão não tenha carro é isso, ou encarar 2-3h de transporte público lotado, ineficiente e caro) não é menos que 2000 reais. Isso já descontando por causa das baratas e morando em prédio "suspeito"
Em cidade satélite/entorno acha kitnet de 600 conto, mas deu 7 da noite nem passarinho dá mole na rua dependendo do lugar.
Comprar imóvel nessa cidade tá quase impossível, barraco em cidade satélite tá 200, 300k depois da pandemia. Dá pra comprar lote em invasão e construir, problema é que a qualquer momento pode dar merda.
Enfim, Bsb além dos problemas de qualquer metrópole, ainda tem um custo de vida altíssimo que barateia conforme você mora longe do centro, mas o problema com trânsito e segurança aumentam proporcionalmente.
Qualidade de vida mínima em Brasília é 5k pra frente. Isso se você for sozinho. Com família, o buraco é mais em baixo.
Um aluguel legal é praticamente 2k. E quando eu falo legal, eu digo uma kitnet arrumada em um lugar com posição adequada.
DF é uma cidade beeem bais ou menos. É uma capital um tanto sem graça e até sem opção para parâmetro de capital. Uma violência absurda. O lado bom é que é planalto; poucos morros.
Se o cara for sortudo e arrumar um lugar próximo ao metrô, ele reduz muito o problema urbano de transporte. Fora tudo isso aí que você já falou.
SP tá osso também. Mas ainda aconselho o cara só ir para Brasília se passar em um bom concurso. Não é a toa que é a cidade do concurseiro, só se vive bem ali a nata do funcionalismo público e empresários bem sucedidos.
Pra vocês terem ideia, tenho um parente concursado que ganha na faixa dos 10k no DF. A casa é boa, o carro também, ele mora em uma cidade satélite. Mas vive mocado em igreja e quando sai, é pra shopping e esse tipo de programa de quem não gosta de ficar moscando na rua.
DF também é o melhor lugar para quem deseja carreiras policiais. São os melhores salários do país e a criminalidade é menor que uma SP ou Rio.