20-08-2024, 06:56 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 20-08-2024, 07:16 PM por Trglodita.)
(20-08-2024, 06:01 PM)Crispim Soares Escreveu:Citação:Acima dos 12k já não pode ser considerado médio escalão, provavelmente fica entre os 7% + ricos do Brasil.
Médio escalão é 4k.
Pode me chamar de maluco, 4k pra mim é baixo escalão. Quem ganha 2,5k pra baixo é escravo moderno.
5incão não é um bom salário há mais de década.
Se o poder de compra do brasileiro é ridículo a culpa não é minha.
Para o cara viver igual gente e ter uma vida completamente normal padrão século XXI ele tem que ganhar no mínimo 10k. Alguns solteirões mais ligeiros conseguem viver bem com 5k, 6k, mas estão a um deslize de voltar pra aterrorizadora base de pirâmide, majoritariamente constituída de burros de carga que carregam a sociedade nas costas.
Um mendigo que recebe wellfare na califórnia ganha 650 dólares, isso dá quase R$ 3,5k. Então se você ganha abaixo disso é sobrevivência básica.
OS 5k já foram um bom salário para um homem solteiro em 2019, antes da pandemia. Mais um problema da moeda fiat, principalmente a bostileira: é uma régua que muda de tamanho sempre e as pessoas não percebem, então é uma péssima unidade de conta. Melhor usar a saca da soja, o kg do frango, do suíno.
Por isso que alavancar em real pra investir em ativos de verdade não é ruim se teu fluxo de caixa permitir (o que eu fiz), quase como um carry trade.
Famílias com dois filhos e renda de 10k é pagar a prestação duma casa simples, um carro simples e o resto é pra bancar os catarrentos, abrindo mão de muitas coisas.
Então basicamente, em geral, quem herdar uma casinha da família e não precisar comprar casa vai ter uma vida muito mais tranquila com o seu salário do que quem precisar se endividar com casa, por isso, pense muito bem antes de se enfiar em financiamento com o momozi.
Edit: já trabalhei com camarão cinza de cativeiro, lá do nordeste, há 12 anos vendia a R$ 28/kg, hoje é R$ 136/kg (depois de beneficiado).
Spoiler Revelar