19-08-2024, 12:51 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 19-08-2024, 12:55 AM por Nux.)
(06-04-2019, 07:41 PM)Awaken Escreveu: O estado em si é imoral, estudar para concurso público para "deitar nas costas dos outros" merece um tapa na cara.
Ganhar "aumentos", inchar a máquina estatal, trabalhar a moda caralho porque não tem chefe cobrando, isso fora o interesse sórdido de lucrar e não servir ao povo deve ser totalmente condenado moralmente.
Muita coisa na sociedade é moralmente questionável. Você diz que o Estado em si é imoral. Se isso vier de um discursinho ancap (porque esse chavão é típico de ancaps), o mesmo poderia ser dito sobre o capitalismo, pois inúmeros autores, filósofos, intelectuais, teóricos, de várias épocas, criticam e consideram o capitalismo imoral e antiético. Eu mesmo tenho muitos questionamentos, tanto sobre o Estado quanto sobre o capitalismo. Porém, independentemente de o Estado ou o capitalismo não serem ou serem imorais, eles vão continuar existindo. Gostamos ou não, concordamos ou não.
São coisas que não dependem de nós como indivíduos e não vai ser nem eu nem você que vai consertar isso. O sistema e a sociedade não se adaptarão a nós; nós é que devemos se adaptar a estes.
Com todos esses anos acompanhando e aprendendo sobre política e sociedade, me convenci de que não vale a pena ficar tentando mudar o que não está no nosso alcance. Muito menos uma macroestrutura como a sociedade moderna. Ainda assim penso que não devemos nos calar e deixar de apontar as injustiças e abusos, entretanto não vai ser a nossa opinião que vai consertar as contradições.
Acho um pouco injusto um funcionário do governo trabalhando menos e ganhando mais do que um trabalhador do setor privado que trabalha no pesado e produz bastante, mas acho mais injusto ainda o dono da empresa ganhar muito mais dinheiro do que o trabalhador e o funcionário público juntos, sendo que muitas vezes o empresário só herdou o negócio e não teve nenhum mérito.
Mas fazer o quê? Acabar com o Estado e com a propriedade privada? Passaram mais de um século fazendo isso e não resolveu. De novo, temos que tirar proveito do sistema por mais contraditória que seja, com a diferença de que temos consciência das contradições e faremos o máximo para diminuir ou eliminar essas incoerências e injustiças.