12-08-2024, 12:25 PM
(11-08-2024, 10:36 AM)Wesley de Mileto Escreveu: @Luiz nem tudo que está escrito nas escrituras deve ser interpretado de modo literal. As frases do Messias são carregadas de muitas metáforas e aforismos.
Provavelmente o Mestre quando disse isso, ele se inspirou nessa passagem aqui:
Levítico 19:2
Sede santos, porque Eu, Yahweh vosso Deus, o SENHOR, sou santo!
Ou seja, o próprio Deus pede para que os israelitas sejam como ele, santos. Santo, se você traduzir do hebraico significa separado. Então é um sentido bem diferente.
Agora a palavra perfeição, se traduzida do hebraico significa algo como: completo, correto, cheio de paz, sadio, inteiro, sem mancha. Então, o Messias quer que nós busquemos ser corretos, caminharmos no caminho do bem, vivermos em paz. E não que sejamos perfeitos, pois somente o Pai tem esse atributo. Mas temos que buscar a nossa santidade, separarmos do mundo, e buscar viver da forma mais correta possível. Eventualmente, iremos tropeçar e cometer algum transgressão, mas o importante e se arrepender firmemente e seguir em frente.
@Wesley de Mileto você está corretíssimo em tudo que colocou em pauta ai, inclusive acredito que complementou o meu post pois agora sabemos que é possivel ser perfeito pela tradução em hebraico.
Contudo tenho um dúvida, inclusive tenho ela direto quando estou nas minhas leituras biblicas , quando é literal e quando é figurado, quando é fisico e quando é metafisico, vejos mestres falando que tal versiculo é literal enquanto outro figurado, enfim . Como você faz para distinguir?
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.
Eclesiastes 1:9
Eclesiastes 1:9