30-06-2024, 09:06 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 30-06-2024, 09:13 PM por Matuto Paulista.)
Citação:@Awaken
Entendo que seu argumento é sobre fé, mas a que ponto você acha que a fé não é válida como ponto racional? Porque se você empresta um dinheiro de boa fé para uma pessoa é porque você tem certeza que essa pessoa é capaz de te pagar. Se você crê em algo que não tem razão, não tem noção, não é fé, é crendice. A fé que eu sigo é baseada totalmente em argumentação racional, o Deus que eu sigo eu sou incapaz de compreender por completo, mas saber que ele existe isso eu tenho total certeza porque já foi provado filosoficamente por muito cara cascudo aí e que nem cristão era. Deus é autoevidente através da própria existência, se você quiser chamar do que quiser, beleza, mas como ser contingente, a existência de um ser necessário anterior a tudo é tão evidente quanto 1+1=2.
Não sei como responder isso.
É bastante nítido que já está preparado para discutir questões religiosas. Não tenho repertório para me aprofundar nestas questões, e tão pouco vou fingir que tenho.
Vou limitar minha resposta somente ao que já disse anteriormente e deixar as lacunas que levantou, sem outra resposta.
Citação:Mas vamos voltar ao seu tópico, por favor.
Você citou anteriormente que princípios e valores são importantes, mas gostaria de saber que base racional você usa para definir princípios e valores, sendo que os mesmos são argumentos metafísicos baseados na fé atemporal dos mesmos.
Por exemplo: O amor, você não pode dizer que tem como princípio amar ao próximo apenas racionalmente, porque você teria que provar cientificamente o que é amor.
Amor é metafísico de caráter atemporal e não físico de caráter prático racional.
A não ser que você seja do tipo utilitarista que amor seja pra você aquilo que o ambiente, a cultura e a sociedade definem como amor, aí a conversa não vai pra lado nenhum porque você seria por consequência relativista.
Sobre este ponto, princípios e valores podem ser vistos como produtos da evolução biológica e cultural. Eles evoluíram porque ajudaram nossos ancestrais a sobreviver e prosperar em grupos sociais. Comportamentos cooperativos, como a empatia e a reciprocidade, aumentaram a sobrevivencia e a reprodução.
O amor, como exemplo, pode ser investigado cientificamente. Acompanho um neurocientista chamado Eslen Delanogare, não sei se os confrades já ouviram falar, existe um vídeo especifico dele explicando como já identificaram várias áreas do cérebro e neuroquímicos (como a oxitocina e a dopamina) que estão associados com sentimentos de amor e apego. Isso sugere que o amor tem uma base física e pode ser estudado empiricamente.
A perspectiva utilitarista não implica relativismo absoluto, mas sim uma base racional para definir princípios e valores com base em suas consequencias práticas. Se amar ao próximo resulta em maior bem-estar coletivo, então é racional adotar esse princípio. A racionalidade aqui é instrumental, baseada em evidencias de que certas ações e valores promovem a felicidade e a coesão social.
Muitos princípios e valores podem ser justificados racionalmente através de uma etica secular. Tipo por exemplo: o princípio de não causar dano aos outros pode ser derivado de uma análise racional das consequencias de nossas ações, promovendo uma sociedade estável e justa.
Em resumo, princípios e valores podem ter raízes na nossa biologia evolutiva e podem ser examinados e justificados através da ciência e da razão. Mesmo o amor, a despeito de seu componente subjetivo e emocional, tem fundamentos biológicos e pode ser compreendido em termos racionais. Isso não exclui seu valor metafísico (como você disse), mas oferece uma perspectiva complementar baseada na evidencia e na lógica.
Não sei o que continuar articulando esses pontos, acrescenta ao tema do tópico, que tratava-se unicamente de: "Como lidar com a fase do vazio entre o conhecimento da Real e a incapacidade do Realista em um primeiro momento, de alterar seus sentimentos".
Mas se quer tanto a base racional sobre princípios e valores, sobre o amor, essa é a resposta que posso te oferecer.
"Paulistarum Terra Matter..."