21-06-2024, 01:51 AM
Citação:Gnose é um termo derivado do grego "gnosis", que significa "conhecimento". No contexto filosófico e religioso, refere-se a um tipo específico de conhecimento espiritual ou esotérico que vai além do conhecimento comum e empírico. A gnose está frequentemente associada a movimentos religiosos e filosóficos conhecidos como gnosticismo, que floresceram nos primeiros séculos da era cristã.
A gnose, em suma, representa uma busca pelo conhecimento profundo e transformador que vai além do entendimento racional, buscando uma conexão direta e experiencial com o divino ou com a verdade última.
(segmento retirado do chatGPT em Junho de 2024)
Existem vários caminhos; alguns podem ser enganosos, mas há muitos que são verdadeiros. Ninguém quer seguir o caminho errado, mas quando se toma uma decisão e se segue um, o indivíduo pode chegar à conclusão de que o que escolheu é o único correto. Talvez seja o seu caso, @Vital . O que você fez ao trazer os textos do Orlando Fedeli foi apontar para a gnose e dizer que é o caminho errado. Mas você já parou para pensar no que te impediria de mudar de caminho no futuro? A resposta que eu esperaria seria a fé em Deus. Apesar da fé tornar outros caminhos intransponíveis para si próprio, eles ainda existirão para os outros.
Não quero me estender nessa resposta, então vou tentar não divagar. Se sobrevivemos até este momento, é graças a vários caminhos tomados por diversas pessoas. A história não foi escrita pelos católicos, muito menos pelos gnósticos. Nunca houve um único caminho seguido por toda a humanidade, e se Deus quiser, nem haverá. A luta contra o caos em busca da ordem é o que trouxe à civilização progresso. O que acontece no âmbito civilizacional é encontrado dentro de nós. Estamos nessa batalha cruel o tempo todo. Se, em um instante, julgamos saber a verdade sobre determinado assunto, em um piscar de olhos podemos mudar de opinião. Por que, então, ainda insistimos em acreditar que o único caminho correto é o que escolhemos?
Não há jogadores que seguem estratégias que os levariam à derrota certa, a não ser que eles queiram perder. A minha estratégia é tentar entender as melhores estratégias para vencer. Eu não vim para a Terra para me perder. Eu não me importo em seguir o caminho errado momentaneamente (como já fiz várias vezes, e talvez ainda faça novamente no futuro), desde que minhas antenas (minha intuição) estejam atentas para o que acontece ao meu redor e, então, eu possa escolher outro caminho mais conveniente.
Um questionamento importante a se fazer sobre a gnose é se esta for falsa, todas as suas ramificações seriam também falsas. Há uma forma de tirar algo de verdadeiro no que é falso ou enganoso? Há uma forma de tirar algo de bom no que foi evidentemente ruim? Se achar que não, a Segunda Guerra Mundial mandará lembranças e será em forma de texto na tela do seu computador/celular que chegará via internet.
Tentando rapidamente concluir meu raciocínio (são quase duas da manhã), assim como o @SteveMcQueen disse, faço das suas palavras as minhas. Estou longe de estar perto de argumentar contra Orlando Fedeli, mas isso não me impede de poder discordar do mesmo e, dessa forma, trilhar meu caminho. De forma alguma seguirei a estrada errada intencionalmente; não seguirei a maldade ou a falsidade. Se descobrir que o caminho que sigo não me levará a lugar nenhum, usarei do meu direito de mudar de direção.