The following warnings occurred:
Warning [2] count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable - Line: 895 - File: showthread.php PHP 7.3.33 (Linux)
File Line Function
/showthread.php 895 errorHandler->error




Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O tópico da manutenção de carro/moto
#1
[Image: mg_8201.cr2_-e1565631914753.jpg?quality=70&strip=info]

Começando o tópico, porque conheço muitos bostileiros que não sabem o mínimo de manutenção do próprio carro. Se você é um realista e não sabe o básico, esse tópico é pra você, meninão da mamãe.

O vivente possui o carro há anos e não sabe qual o motor que o carro usa, se tem correia dentada ou corrente de comando. Ele também completa o radiador com água da torneira, troca o óleo depois de 15.000 km e se o carro andar a 80km/h o volante vibra mais do que consolo de gorda sebosa. Ele sempre diz que o carro é bom porque não dá manutenção nenhuma, mas é porque ele não faz mesmo.

Eu gosto de entender do meu carro e moto, saber do motor, da transmissão. Saber das manutenções vai fazer tudo durar muito mais e rodar com segurança.

Ultimamente as oficinas estão cobrando muito de mão-de-obra, o custo das peças geralmente é acessível, mas a MO onera o orçamento. Contratar gente no Bostil é a pior coisa que você pode fazer, imagina ter alguns mecânicos merdileiros no seu negócio, que inferno deve ser.

Algumas manutenções como troca de óleo e filtros é o mínimo que você deveria fazer, economiza uma grana e é bacana pra caramba, pra quem tem filhos homens é fenomenal ter seu filho te ajudando nisso. Depois que você pega gosto começa a comprar ferramentas simples para vários serviços automotivos, mas também prediais, para madeira, etc. Todos possuem esse instinto de consertar coisas, desenvolva-o.

Bom, vou falar o básico do básico e gostaria do complemento dos nobres confrades que também conhecem de carro, e se puderem, coloquem serviços que vocês também fazem em seus carros. Os itens abaixo são os itens essenciais para segurança e boa rodagem, além da durabilidade, como falei antes.
 
Pneu: é o custo de manutenção mais barato por km/rodado de um carro/moto, e geralmente o mais negligenciado. O que eu vejo de gente carregando a família com pneu careca, com bolha, remold ou fresado, sim, o bostileiro usa uma fresa para refazer os vincos dos pneus e revendem esse pneu como meia-vida.
Eu nunca compro pneu remold ou chinês, compro pneu bom de marca de no máximo de segunda linha, como Dunlop, Hankook, que são ótimos pneus. É o único contato do carro com o asfalto, ele que garante a aderência, quantos acidentes seriam evitados apenas por esse item. Os pneus que acostumei a usar troco a cada 50.000 ou 55.000 km, daria pra rodar mais, mas prefiro trocar por segurança, e ainda vendo os pneus velhos, “porque estão bons” para muita gente usar.
 
Amortecedores: o bostileiro nem sabe o que é isso, geralmente ele rebaixa o carro cortando as molas e não liga do batende do amortecedor batendo. “Trocar amortecedor é caro”, “só ando na cidade”, “não corro muito”, “vou vender assim mesmo”.
O fato é que a galera só troca quando tá vazando e fazer uma curva simples com o carro é uma aventura. O amortecedor é o que estabiliza a suspensão, é item essencial dela e quando sua função é comprometida permite desgaste antecipado de pneus, terminais de direção, buchas de bandeja, coxins.
Como eu conheço muito o meu carro, não tenho uma KM certa pra troca, ultima troca rodei até os 100.000 km para fazer a substituição. Se ouvir uma batida seca na suspensão, geralmente é amortecedor.

Freios: Outro item que o merdileiro só mexe quando ouve barulho de metal x metal. É o que garante que 1,5 tonelada de aço pare do jeito que você precisa que pare.
Freio traseiro então o pessoal só mexe quando tá fazendo barulho, a imensa maioria das carroças brasucas vem com freio a tambor na traseira, há Enzos que pensam que não há freio traseiro porque não há discos de freio. Geralmente uma limpeza e troca do cilindro - que é o que estraga primeiro e acaba vazando fluido - resolvem. As sapatas duram uma eternidade.
Eu geralmente troco os discos a cada 60.000 km, no Bostil o povo é espirita quando o assunto é freios, e costuma a dar um passe neles, “pra tirar a rebarba”; não façam isso. Um joguinho de discos sólidos de marca pararela boa como Frasle não custa 200 pila. Outra coisa são os fluidos de freio, eu costumo trocar todo ano. Sim, todo ano eu troco os fluidos de freio do carro e da moto, um frasco custa 50 reais. Esse fluido, com o calor, perde suas características, principalmente nas motos custom, grandes e pesadas, já vi muito vivente ficar sem freio porque o fluido esquentou e aí já era.
Pastilhas duram certa de 25.000 a 30.000 km no meu caso, depende do seu uso.

Arrefecimento: O motor do seu carro trabalha em altas temperaturas, manter ele dentro da faixa de temperatura que ele foi projetado é uma das partes mais importantes pra longevidade do carro. Um carro popular comum teve o motor validado pra rodar 300.000 km, mas cuidando bem, vai rodar muito mais. Uma quantidade enorme de carros tem problemas na parte de cima do motor justamente por superaquecimento. Problemas em radiador, mangueiras, vazamentos, mas a maioria dos casos é por pura negligência mesmo. Completa o reservatório do radiador com água da torneira e vai rodando. Nos manuais, dizem pra trocar a cada 80.000 km, mas isso pode levar 5, 6, 7 anos. Então não troque por KM, troque todo ano. Não use água da torneira, use o aditivo específico e água desmineralizada. Eu conheço quem tem desmineralizador de água, então fica mais fácil. Se você conhece alguém que tenha centro automotivo, peça para pegar uns litros. 

Se você cuidar disso, o motor do seu carro vai durar muito mais. Esgote todo o líquido. Dá pra fazer em casa. Tire a mangueira abaixo do radiador, esgote, você pode colocar uma mangueira na boca do reservatório e ligar o carro para limpeza, fazendo passar essa água, esgote, depois complete com aditivo e água desmi.


Óleo de motor: Sim, chimpa, precisa trocar sempre. Entenda a especificação do óleo do seu carro. Não deixe passar o KM para a troca. Se estiver com viagem marcada e falta 1.000 km para trocar o óleo, troque antes de viajar, quem conhece o carro percebe como ele gira melhor logo após as trocas de óleo. Essa é a manutenção que todos podem fazer em casa, eu tenho mini jácaré e cavaletes, que facilitam, se o seu carro não for uma BMW V12, deve ser simples e rápido pra fazer.
Troque sempre o filtro de óleo.
Eu troco a cada 7.000 km. Compro o kit de troca pela internet, da linha da montadora do carro, guarde a NF e ela será o histórico da troca. O kit que eu uso vem:
- 4 litros de óleo sintético;
- 1 filtro de óleo;
- 1 filtro de ar do motor;
- 1 filtro de cabine (do ar condicionado), esse ideal é trocar no mínimo a cada 6 meses, a troca de óleo do meu carro acontece a cada 5 meses;
- 1 filtro de combustível – sim, eu troco sempre, ainda mais com a gasolina do bostileiro;
- 1 oring do bujão do cárter – eu sempre coloco novo, a cada troca.
 
Custo do kit completo já com frete: R$ 230,00. Procure em autopeças da sua região, as vezes fica mais barato, esse kit é o da montadora com peças originais.
 
Mão-de-obra: feita num sábado, criançada ajudando, churrasqueira acesa.
 
O óleo queimado é bom pra passar em madeira, quem tem chácara conhece bem esse tipo de uso.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o


Mensagens neste Tópico
O tópico da manutenção de carro/moto - de Trglodita - 31-05-2024, 05:45 PM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)