Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] Reflexões acerca dos homens desprezados do subsolo
#5
Eu li quase todos esses livros, com exceção apenas do Flores para Algernon. 
E o livro do Ivan Illitch e da Metamorfose estão entre os meus livros favoritos já lidos.

Todos eles sofreram algum tipo de alienação da sociedade, seja voluntária ou não e cada um lida de um jeito diferente com isso (as 12 camadas da personalidade de Olavo). O Gregor é alienado físico e emocionalmente da sociedade e da família de forma involuntária por conta da sua nova forma física e o Charlie por conta da sua inteligência. O Ivan vai se isolando gradualmente conforme sua doença avança porque percebe que ninguém compreende sua dor e angústia. Já o homem do subsolo se auto-isola, rejeitando a sociedade e suas normas. Sua alienação é tanto auto-imposta quanto resultante de seu desprezo pelos outros (algo que afeta mais diretamente os realistas).

É interessante que todos eles passam por uma transformação pessoal significativa: Charlie e Gregor sofrem transformações físicas, e Ivan e o Homem do Subsolo experimentam transformações filosóficas e emocionais.

Sobre as 12 camadas da personalidade, dá pra ver que cada um deles fica preso em uma das camadas no seu livro, assim como aqui no fórum é curioso de se reparar que tem realistas que ficam presos em camadas específicas também, chegam em um ponto e nunca mais evoluem daquele ponto em diante. 

O link das 12 camadas: https://olavodecarvalho.org/wp-content/u...lidade.pdf

Charlie Gordon, conforme descrito no tópico fica preso na camada da afetividade. Após a cirurgia, se torna altamente inteligente, mas sua capacidade de formar e manter relações afetivas profundas continua prejudicada. Sua transformação intelectual não resolve suas necessidades emocionais, deixando-o preso em uma busca incessante por aceitação e amor genuíno.

Gregor Samsa, fica preso na camada da sensibilidade porque depois que vira inseto ele desenvolve uma sensibilidade extrema tanto física quanto emocional. Ele fica preso nessa camada porque fica incapaz de superar a dor e o sofrimento causados pela sua nova condição e pela rejeição de sua família.

Ivan Ilitch fica preso na camada da atenção, já que ele fica obcecado com sua dor e sua condição terminal, direcionando toda sua atenção para esses aspectos de sua vida. Ele fica fixado na sua doença e sofrimento o que impede que ele encontre paz ou significado além de sua situação imediata.

Homem do Subsolo fica preso na camada do subconsciente. Fica dominado por traumas, arrependimentos e desejos reprimidos. Sua incapacidade de se libertar dessas forças internas o mantém em um ciclo autodestrutivo e de auto-análise obsessiva, impedindo qualquer progresso significativo em direção à individuação.

Vale lembrar que, segundo o Olavo de Carvalho e o Ítalo Marsili quase todos os bonobos médios ficam presos A VIDA INTEIRA nas camadas afetividade e sensibilidade, nunca saindo desses pontos, impedindo o desenvolvimento pessoal pleno. 

A título de curiosidade segue abaixo o que isso significa estar preso em cada uma das duas na prática:
Afetividade: Ficar preso nesta camada significa que a pessoa está excessivamente focada em suas próprias emoções ou nas emoções alheias, muitas vezes à custa de uma perspectiva mais ampla e racional sobre a vida. Pessoas presas na camada de afetividade podem ter dificuldades em tomar decisões racionais, ser excessivamente dependentes emocionalmente de outras pessoas, e encontrar dificuldades em se relacionar de maneira saudável.
Sensibilidade: Estar preso nesta camada implica uma hipersensibilidade a críticas, ambientes ou experiências, levando a reações exageradas e, muitas vezes, irracionais.  Indivíduos que ficam presos na camada de sensibilidade podem sofrer de ansiedade elevada, estresse crônico, e dificuldade em lidar com situações adversas de maneira equilibrada.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.
Responda-o


Mensagens neste Tópico
RE: Reflexões acerca dos homens desprezados do subsolo - de Libertador - 23-05-2024, 09:29 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  O Subsolo. Novo Mundo 9 1,589 11-12-2024, 04:56 PM
Última Postagem: Wesley de Mileto
  [Reflexões] Homens Fortes x Homens Poderosos Wild 13 2,637 31-05-2023, 01:18 PM
Última Postagem: Penoso

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)