19-05-2024, 10:36 AM
Salve, camaradas.
Divagando acerca de algumas obras que li no decorrer dos anos, principalmente após terminar o Flores Para Algernon, me veio à memória algumas outras grandes histórias. A Metamorfose, Memórias do Subsolo, A Morte de Ivan Ilitch, entre outras desgraceiras.
Charlie Gordon, Gregor Samsa, o homem do subsolo (Dostói não atribui um nome a ele, pois “não quero ser lido), Ivan Ilitch. Temas, histórias e personagens diferentes. Mas com alguns pontos em comum entre eles. Dois desses pontos podem ser: NEGLIGENCIAR A SI MESMO e o DESPREZO, seja pela família, pelos amigos, pela sociedade... todos desprezados de alguma forma e por algum motivo.
Uns por inércia própria, outros pela condição, física ou mental, que lhes foram impostas.
Para tanto, faz-se necessário contextualizar, mesmo que superficialmente – e deixo a recomendação aos senhores para que leiam as obras mencionadas, são excepcionais – os personagens:
MEMÓRIAS DO SUBSOLO (FIÓDOR DOSTOIÉVSKI) – “HOMEM DO SUBSOLO”, SEM NOME
Divagando acerca de algumas obras que li no decorrer dos anos, principalmente após terminar o Flores Para Algernon, me veio à memória algumas outras grandes histórias. A Metamorfose, Memórias do Subsolo, A Morte de Ivan Ilitch, entre outras desgraceiras.
Charlie Gordon, Gregor Samsa, o homem do subsolo (Dostói não atribui um nome a ele, pois “não quero ser lido), Ivan Ilitch. Temas, histórias e personagens diferentes. Mas com alguns pontos em comum entre eles. Dois desses pontos podem ser: NEGLIGENCIAR A SI MESMO e o DESPREZO, seja pela família, pelos amigos, pela sociedade... todos desprezados de alguma forma e por algum motivo.
Uns por inércia própria, outros pela condição, física ou mental, que lhes foram impostas.
Para tanto, faz-se necessário contextualizar, mesmo que superficialmente – e deixo a recomendação aos senhores para que leiam as obras mencionadas, são excepcionais – os personagens:
FLORES PARA ALGERNON (DANIEL KEYS) – CHARLIE GORDON
Spoiler Revelar
A METAMORFOSE (FRANZ KAFKA) – GREGOR SAMSA
Spoiler Revelar
A MORTE DE IVAN ILITCH (LIEV TOSTÓI) – IVAN ILITCH
Spoiler Revelar
MEMÓRIAS DO SUBSOLO (FIÓDOR DOSTOIÉVSKI) – “HOMEM DO SUBSOLO”, SEM NOME
Spoiler Revelar
OS PONTOS:
NEGLIGENCIAR A SI MESMO E O DESPREZO
De alguma maneira, nossos ilustres personagens negligenciaram a si mesmos durante suas vidas. Uns mais, outros menos.
Submeteram-se a condições difíceis, que não queriam estar, por puro e simples comodismo ou importância com quem e o que não devia.
A nossa preocupação deve ser sempre em estar em concordância com nossos princípios e valores, ainda mais nos tempos de hoje, onde vivemos basicamente pisando em ovos.
A atenção e a vigília deve ser intensa.
Emprego, físico, mente, espírito. Qualquer área negligenciada terá consequências futuras.
Gregor Samsa se negligenciou quando esteve mais preocupado com os outros do que com ele próprio.
Ilitch se negligenciou quando se submeteu a amizades de merda e um casamento fracassado onde sua esposa sequer se importava com ele nos momentos de dor extrema. Cercou-se de falsas pessoas por puro comodismo. E Ivanovich possuía um excelente emprego, uma vida confortável.
Negligenciar a si mesmo é o primeiro passo para a ruína: a salvação é individual.
EU
Sempre gostei de ler livros dessa densidade de amargura, rancor, sofrimento e solidão.
É muito fácil ler todas essas histórias e observar as falhas e a mediocridade dos personagens.
Ultimamente (talvez pela idade) venho pensando mais nisso e percebi que muitas vezes a minha raiva dos personagens não é exatamente dos personagens, mas de mim mesmo.
Quantas vezes – e muitas vezes até hoje – eu não fui Charlie Gordon, Samsa, Ilitch e principalmente, PRINCIPALMENTE MESMO, o Homem do Subsolo?
Sou um extremo “negligenciador” de mim mesmo. Não posso nem me comparar a Ivanovich Ilitch, pois ele ainda não negligenciava sua área profissional, como podemos perceber no início da obra, onde ele consegue o mais alto grau de sua carreira (juiz de instrução).
Mas esse não é o único ponto.
Confesso que ter descoberto a matrix do dinheiro (matrix econômica, matrix fiduciária, e por aí vai) recentemente me fez começar a enxergar as coisas de uma nova perspectiva. O atordoamento foi tanto que ainda não assimilei os golpes. Encontro-me cambaleando no octógono depois de levar um cruzado de esquerda.
Obviamente que eu não cheguei nesse nível, mas eu entendo o Renato Trezoitão dizendo que quando saiu dessa matrix, ficou com vontade se matar 
.

.A matrix dos relacionamentos nunca pegou. Naturalmente, quando ainda era adolescente, já sabia que as coisas não eram como a maioria achava. Óbvio que me ferrei em algum momento (e não estou imune de me ferrar de novo), mas esse conhecimento natural e inconsciente já me abria os olhos. Quando conheci Alita e a Real, não foi algo que me deixou atordoado, só me confirmou algo que eu já imaginava que acontecia.
Enfim, voltando às situações das obras, quantas vezes nos preocupamos demais com coisas inúteis, enquanto o que realmente é útil está ficando de lado?
Todas as nossas ações – ou a falta delas – terão consequências no nosso presente/futuro.
Por mais que tenhamos justificativas – também conhecidas como desculpas –, a culpa não é de Deus, não é do universo, não é da vida. A vida, inclusive, não nos deve nada.
Vários desses personagens só conseguiram perceber a vida medíocre e miserável que tiveram quando já estavam mais no bico do corvo do que saudáveis. Quando o arrependimento bate à porta já é tarde demais. A vida já passou e o tempo é curto.
Um final ao estilo Gregor Samsa e Ivan Ilitch é nossa responsabilidade.
Vou aproveitar as reflexões e tentar vigiar mais.
Deixo uma última citação:
Citação:E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai. – Marcos 13:37
Mateus 21:22