17-03-2024, 08:43 PM
(17-03-2024, 05:41 PM)Texugo Real Escreveu: Tem outras duas habilidades essenciais também que eu vejo nos dias de hoje, e que acredito que possa entrar nessa categoria de "adaptabilidade".
A primeira é adquirir os métodos de aprendizagem. Tipo, literalmente "aprender a aprender". Como hoje tem um monte de distrações e as mudanças estão mais aceleradas, é bom saber como aprender mais rápido e melhor.
E a segunda é força de vontade, pois hoje em dia há muito cansaço físico-mental, e é necessário aprender como adquirir isso.
Sobre técnica de aprendizagem, tem um monte de livros, desde clássicos ("Como Aprender, Como Estudar"; Didascalicon etc) até mais recentes (Maestria, Limitless etc).
E força de vontade, as religiões falam e também tem essas técnicas de autosugestão ("eu consigo fazer isso e aquilo", "consigo me concentrar nessa atividade chata etc), nem é só babaquice de coach, isso tem algum funcionamento.
Exato, observação, técnicas de aprendizagem, até essas técnicas mais voltadas pra PNL tem algum funcionamento sim. Se adaptar ao ambiente requer observação afiada, até mesmo para o instinto, a intuição ou reflexo condicionado entrarem com efetividade na jogada, para a pessoa atinar corretamente, é necessário um certo grau de observação, para depois passar para ação, voltar para a observação se fazer ou algum planejamento.
Muito bem notado, caro confra. Aprender a aprender, como funcionam os mecanismos do cérebro e da psique para isso, na medida certa, pode trazer vantagens para o cara. Força e honra,
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”
(Provérbio Irlandês)