24-07-2022, 01:32 PM
Eu não sei o que vou fazer no futuro, mas viver pagando aluguel também não é muito legal. Eu pago R$ 1.400,00 por mês para morar em um apartamento. Este eu aluguei com particular, mas quando você aluga com imobiliária é literalmente um massacre: reajustes anuais, obrigação de entregar o imóvel pintado (mesmo que você entregue com a pintura nova), multa contratual, etc. Nada contra as imobiliárias, mas ela é boa para o locador e não para o locatário. Por enquanto, estou apenas fazendo um caixa e investindo para talvez no futuro adquirir algum imóvel, mas lá na frente quando eu tiver com um bom valor em dinheiro e com os juros rodando, não sei qual decisão eu vou tomar. Acredito que se as taxas de juros voltarem a um patamar baixo eu tente financiar algum imóvel.
Outra coisa é que eu trabalho no serviço público federal e só quero comprar um imóvel quando eu estiver trabalhando na região em que quero ficar. Os apartamentos em cidade grande são um absurdo de caro, é literalmente um "ovo" sendo vendido a quase meio milhão de reais; para comprar um com metro quadrado decente tem que se gastar demais e eu não sou muito adepto desse tipo de imóvel, apesar de ser mais seguro. Casa em condomínio fechado é bem caro também. Com o dinheiro de um apartamento médio em cidade grande ou com o valor de um terreno em um condomínio fechado dá para construir muita coisa boa em cidade pequena.
Enfim, é muita coisa envolvida e eu também penso que, ás vezes, pegar esse dinheiro e montar um comércio ou alguma empresa seja uma opção melhor do que alocar em um imóvel.
Em tudo dai graças.