06-01-2017, 08:29 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 10-01-2017, 11:15 AM por Merdingo.
Motivo: Formatação de Texto
)
Reflexões sobre a Ansiedade
Citação:E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
A ansiedade está muito vinculada e até mesmo estaria na gênese da impaciência. O interessante é que o individuo ansioso evita ao máximo o enfretamento de conflitos ou adversidades que exijam uma boa dose de resiliência justamente porque a paciência e a resiliência chocam-se frontalmente com a ansiedade e falta de paciência.
Curiosamente, as vezes o individuo é levado a passar por situações difíceis onde a única saída é esperar e esperar até que a tormenta passe. Tudo na vida é obtido e aperfeiçoado mediante operoso exercício e pratica constante e com a paciência não é diferente. Só pode ser obtida mediante o exercício. Por tanto, se alguém é impaciente e pede a Deus ou almeja ser paciente, esteja plenamente ciente de que Deus e a vida o conduzirão por caminhos que irão irrita-lo ao máximo justamente para que a paciência seja lapidada.
Nesse processo, a desistência geralmente implicaria alguma perda importante para o individuo ansioso, que mantem-se resiliente até o fim, não porque queira aperfeiçoar seu caráter no sentido de controlar sua ansiedade e obter mais paciência, mas simplesmente porque não quer perder a recompensa que está em jogo nessa determinada situação desagradável.
Por ex. o individuo é ansioso e está ambicionando obter um titulo acadêmico que lhe é muito importante e até mesmo um fator determinante no seu futuro. Nesse caso ele precisa enfrentar o processo profundamente doloroso de espera ao longo do tempo até que tal objetivo seja alcançado e nesse processo de sofrimento ou tribulação como diz o verso bíblico citado acima, ele tem seu caráter aperfeiçoado, e toda essa dor promove seu crescimento tornando-o mais paciente e ao mesmo tempo menos ansioso, visto que a ansiedade e a paciência não podem coexistir, por serem coisas diametralmente opostas.
Dito isto tem-se que o passar por aflições e provações, dificuldades e tormentas emocionais, passar por problemas e privações durante um longo período de tempo, termina por moldar o individuo acrescentando a personalidade do mesmo uma boa medida de paciência, perseverança, resiliência, tenacidade, e consequentemente, menos ansiedade. Algumas qualidades só se revelam em você quando você se encontra em situações em que a única saída que tem é desenvolve-las por uma simples questão de sobrevivência.
Virchow
