Fórum da Real - Legado Realista
[REFLEXÃO] Reflexões sobre a Ansiedade - Versão para Impressão

+- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum)
+-- Fórum: A Real (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=11)
+--- Fórum: Fórum Principal (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=12)
+--- Tópico: [REFLEXÃO] Reflexões sobre a Ansiedade (/showthread.php?tid=1631)



Reflexões sobre a Ansiedade - Dr.Virchow - 06-01-2017




Reflexões sobre a Ansiedade




Citação:
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, 

E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.

 


A ansiedade está muito vinculada e até mesmo estaria na gênese da impaciência. O interessante é que o individuo ansioso evita ao máximo o enfretamento de conflitos ou adversidades que exijam uma boa dose de resiliência justamente porque a paciência e a resiliência chocam-se frontalmente com a ansiedade e falta de paciência.


Curiosamente, as vezes o individuo é levado a passar por situações difíceis onde a única saída é esperar e esperar até que a tormenta passe. Tudo na vida é obtido e aperfeiçoado mediante operoso exercício e pratica constante e com a paciência não é diferente. Só pode ser obtida mediante o exercício. Por tanto, se alguém é impaciente e pede a Deus ou almeja ser paciente, esteja plenamente ciente de que Deus e a vida o conduzirão por caminhos que irão irrita-lo ao máximo justamente para que a paciência seja lapidada. 


Nesse processo, a desistência geralmente implicaria alguma perda importante para o individuo ansioso, que mantem-se resiliente até o fim, não porque queira aperfeiçoar seu caráter no sentido de controlar sua ansiedade e obter mais paciência, mas simplesmente porque não quer perder a recompensa que está em jogo nessa determinada situação desagradável. 


Por ex. o individuo é ansioso e está ambicionando obter um titulo acadêmico que lhe é muito importante e até mesmo um fator determinante no seu futuro. Nesse caso ele precisa enfrentar o processo profundamente doloroso de espera ao longo do tempo até que tal objetivo seja alcançado e nesse processo de sofrimento ou tribulação como diz o verso bíblico citado acima, ele tem seu caráter aperfeiçoado, e toda essa dor promove seu crescimento tornando-o mais paciente e ao mesmo tempo menos ansioso, visto que a ansiedade e a paciência não podem coexistir, por serem coisas diametralmente opostas.


Dito isto tem-se que o passar por aflições e provações, dificuldades e tormentas emocionais, passar por problemas e privações durante um longo período de tempo, termina por moldar o individuo acrescentando a personalidade do mesmo uma boa medida de paciência, perseverança, resiliência, tenacidade, e consequentemente, menos ansiedade. Algumas qualidades só se revelam em você quando você se encontra em situações em que a única saída que tem é desenvolve-las por uma simples questão de sobrevivência.
 

Virchow


RE: Reflexões sobre a Ansiedade - Alberto Santos - 07-01-2017

Mas que excelente tópico


RE: Reflexões sobre a Ansiedade - Merdingo - 09-01-2017

Muito bom.


RE: Reflexões sobre a Ansiedade - Velho Gangster - 26-03-2017

Up e marcando


RE: Reflexões sobre a Ansiedade - Adão - 28-10-2017

Muito bom!


RE: Reflexões sobre a Ansiedade - MacalisteR - 28-10-2017

Ansiedade é uma doença, foda. Ótimo tópico!