30-03-2017, 12:52 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 31-08-2022, 01:14 PM por Admin.
Motivo: Implementação do patch vencedor
)
Esta é, realmente, uma "arte" que nem todo mundo tem condições de dominar, mesmo querendo. Mas caso a pessoa consiga, só benefícios vão surgir na vida dela.
Afinal, o que é ser “low profile”?
Afinal, o que é ser “low profile”?
A pessoa chamada low profile é aquela que pratica a discrição. É aquela pessoa que tendo ou não posses financeiras e materiais de todo tipo, se mantém discreta. É aquele que mesmo com a fama se mantém discreto.
Vamos fazer uma boa comparação para que você entenda melhor. Pense nos casos de Cristiano Ronaldo, Neymar e Messi. Todos são muito conhecidos, mas quais deles são as belladonnas e quem é o low profile? Se você respondeu que Cristiano Ronaldo e Neymar são as “divas” e o Messi é o low profile, acertou. Além do campo de futebol, você sabe algo da vida pessoal do Messi?
Nem eu.
Ou seja, o low profile é aquela pessoa discreta, que não chama atenção pra si, não gosta de ostentar suas posses e conquistas e geralmente passa despercebido na multidão.
Nem eu.
Ou seja, o low profile é aquela pessoa discreta, que não chama atenção pra si, não gosta de ostentar suas posses e conquistas e geralmente passa despercebido na multidão.
Ai você se pergunta: “Mas pra que isso Rover? Qual a vantagem disso?”
Eu entendo a confusão que as pessoas podem sentir quando pensam em algo assim. E se você estranha essa “opção” é bem compreensível.
Eu entendo a confusão que as pessoas podem sentir quando pensam em algo assim. E se você estranha essa “opção” é bem compreensível.
Estamos no país da necessidade de atenção. Estamos no país onde os jovens atuais tem que ostentar de uma maneira ou de outra para serem aceitos. Estamos no país que é segundo colocado mundial no número de cirurgias plásticas. Somos o país que geralmente “estraga” redes sociais por causa da tsunami de besteirol que compartilhamos para aparecer de alguma forma e conseguir atenção. Somos o país onde os consumidores compram para mostrar para os vizinhos, familiares, amigos e estranhos na rua, usando aquele famoso “eu comprei porque eu posso”. O Brasil é o país das aparências.
Apesar de tudo, você irá descobrir abaixo como ser low profile pode ser uma boa ideia.
As razões para ser low profile e seus benefícios:
Há boas razões para ser uma pessoa low profile. Eu mesmo pratico essa “arte” e é, obviamente, esta a razão que escrevo esse artigo. Aliás as razões e benefícios praticamente se confundem entre eles. Veja as razões/benefícios dessa prática.
Não atrair a inveja e cobiça
Pessoas que são low profile geralmente tem pouca gente para atrapalhar seu caminho. A inveja é um mal do ser humano, todos nós a possuímos, alguns mais outros menos. Só que em um país miserável de 3º mundo onde as pessoas são tão materialistas como o Brasil, o nível de inveja das pessoas geralmente é maior, muito maior. Pessoas que são ricas, famosas ou mesmos simples empresários, são tornados vilões pelas pessoas pobres ou com menor status. Um simples empresário que nem rico é pode ser considerado um “aproveitador”. Veja só a que nível a coisa chega no Brasil.
Não atrair a inveja e cobiça
Pessoas que são low profile geralmente tem pouca gente para atrapalhar seu caminho. A inveja é um mal do ser humano, todos nós a possuímos, alguns mais outros menos. Só que em um país miserável de 3º mundo onde as pessoas são tão materialistas como o Brasil, o nível de inveja das pessoas geralmente é maior, muito maior. Pessoas que são ricas, famosas ou mesmos simples empresários, são tornados vilões pelas pessoas pobres ou com menor status. Um simples empresário que nem rico é pode ser considerado um “aproveitador”. Veja só a que nível a coisa chega no Brasil.
A inveja existe de duas maneiras: a inveja inofensiva e a inveja perigosa. A inveja inofensiva é aquela onde a pessoa fica torcendo para seu invejado se dar mal, é aquela onde fazem rezas, macumbas, trabalhos, etc. Eu rio na cara desses. Eles não tem poder pra te fazer mal, o pior que podem fazer é ter má vontade com algo se cruzarem seu caminho. Esse tipo de inveja só atrasa a vida do invejoso. Aquele papinho de “O tamanho da sua inveja é a velocidade do meu sucesso!” é coisa de crente tonto. A velocidade do seu sucesso vai depender da sua criatividade, trabalho, esforço e ação, não do tamanho da inveja de outra pessoa. Como diria o bom e velho Padre Quevedo, isso é charlatanismo, non ecziste.
Agora a inveja perigosa... ahh sim, essa pode te prejudicar muito. A inveja perigosa é aquela onde as pessoas cometem ações ruins, as vezes até crimes, para te prejudicar. Acontece muito em círculos sociais e no trabalho, onde sempre há pessoas tentando puxar seu tapete, fazer com que você seja despedido, com que seu relacionamento acabe, etc. E não só dentro dos grupos de “amizade” ou no trabalho, mas em todos os lugares e segmentos da sociedade. A inveja perigosa pode ser aquele vizinho que risca o seu carro porque ele tem inveja ou joga veneno para seu animal de estimação. A inveja perigosa é aquele garoto pobre da favela que vê o cara destacado na balada atrair a mulher que ele estava afim, sendo que na saída vai e dá dois tiros no peito do cara, simplesmente porque ele não era bom o suficiente para conquistar aquela garota. Cuidado com a inveja perigosa, ela pode destruir sua vida.
Agora a inveja perigosa... ahh sim, essa pode te prejudicar muito. A inveja perigosa é aquela onde as pessoas cometem ações ruins, as vezes até crimes, para te prejudicar. Acontece muito em círculos sociais e no trabalho, onde sempre há pessoas tentando puxar seu tapete, fazer com que você seja despedido, com que seu relacionamento acabe, etc. E não só dentro dos grupos de “amizade” ou no trabalho, mas em todos os lugares e segmentos da sociedade. A inveja perigosa pode ser aquele vizinho que risca o seu carro porque ele tem inveja ou joga veneno para seu animal de estimação. A inveja perigosa é aquele garoto pobre da favela que vê o cara destacado na balada atrair a mulher que ele estava afim, sendo que na saída vai e dá dois tiros no peito do cara, simplesmente porque ele não era bom o suficiente para conquistar aquela garota. Cuidado com a inveja perigosa, ela pode destruir sua vida.
Não atrair aproveitadores
Além dos invejosos, existem aqueles que ao invés de ficarem revoltadinhos com suas conquistas e sucesso, tentam se aproveitar de alguma maneira. Existem muitas maneiras de ser enganado e ter pessoas aproveitando de você. Esse tipo de gente está em todos os lugares, as vezes até dentro da nossa própria família.
Pessoas essas que querem empréstimos em dinheiro ou ajudas de todo tipo. Pessoas que são utilitaristas, ou seja, aquelas que se aproveitam do seu status para tornar a vida delas mais fácil ou se catapultar pra alguma forma de sucesso. Aqui podemos tomar como exemplo aquele cunhado vagabundo que está enrolado com o cheque especial e te pede R$ 1500 reais pra poder quitar a dívida. Só que ele continua gastando o que não tem e logo vai estar endividado novamente. Não vai te devolver o dinheiro e se bobear vai pedir mais.
Pessoas essas que querem empréstimos em dinheiro ou ajudas de todo tipo. Pessoas que são utilitaristas, ou seja, aquelas que se aproveitam do seu status para tornar a vida delas mais fácil ou se catapultar pra alguma forma de sucesso. Aqui podemos tomar como exemplo aquele cunhado vagabundo que está enrolado com o cheque especial e te pede R$ 1500 reais pra poder quitar a dívida. Só que ele continua gastando o que não tem e logo vai estar endividado novamente. Não vai te devolver o dinheiro e se bobear vai pedir mais.
E para você que é homem? Pense com seus botões por um momento: tá curtindo o prazer de levar as suas amigas para cima e pra baixo com seu carro novo ou semi novo que custa entre 50 e 70% da sua renda mensal pra manter? Tá curtindo bastante?
Você já tentou entrar em um banco vestido de terno e ir falar com o gerente? Já tentou entrar vestindo tênis, bermuda e camiseta? De terno, o gerente levanta da mesa dá a volta nela para te cumprimentar e receber, te convida pra sentar e oferece cafezinho. Nossa que maravilha né? Não. Ele vai tentar te enfiar vários serviços e investimentos do banco, porque de acordo com sua roupa, você pode pagar. Já vestido de maneira simples, ele vai direto ao ponto, muitos só tentam empurrar algo que você não precisa se você tocar no assunto. Acha que eu estou mentindo? Faça o teste. Eu sempre consigo um empréstimo quando entro em um banco usando uma gravata. Sou chamado de senhor por pessoas que são 25 anos mais velhas que eu, e eu nem pareço que tenho 30 anos nas costas (deve ser porque pareço ter 20 anos, sim eu sou lindo).
Não virar motivo de piada
Isso é bom, muito bom. Você já deve saber, estamos no país do “funk ostentassaum” mas não é disso que vou falar. Os desmiolados que não tem acesso à educação, também precisam de atenção. Essa coisa de funk e funkeiros se vestindo dessa maneira chamativa e ridícula não é o ponto. Engraçado é quando uma pessoa com certo sucesso e talvez alguma escolaridade e cultura ostenta, e acaba virando piada.
Isso é bom, muito bom. Você já deve saber, estamos no país do “funk ostentassaum” mas não é disso que vou falar. Os desmiolados que não tem acesso à educação, também precisam de atenção. Essa coisa de funk e funkeiros se vestindo dessa maneira chamativa e ridícula não é o ponto. Engraçado é quando uma pessoa com certo sucesso e talvez alguma escolaridade e cultura ostenta, e acaba virando piada.
Lembra disso aqui?
Nossa, que pesado, ele fez sexo com uma mulher no banheiro da balada. Eu já comi minha namorada no banheiro do quarto do meu sogro, COM ELE EM CASA, mas não fico me gabando por isso (agora que eu contei, podemos considerar como se gabar). Brincadeiras à parte, eu acho que a história desse rei do camarote é fake (na verdade não é, ele realmente é rico, tem uma empresa que lida com seguro automotivo). Não importa se é verdade ou não, o que importa é a reação das pessoas. Foram duas reações: inveja, apesar de que poucos admitiram e piada.
Nossa, que pesado, ele fez sexo com uma mulher no banheiro da balada. Eu já comi minha namorada no banheiro do quarto do meu sogro, COM ELE EM CASA, mas não fico me gabando por isso (agora que eu contei, podemos considerar como se gabar). Brincadeiras à parte, eu acho que a história desse rei do camarote é fake (na verdade não é, ele realmente é rico, tem uma empresa que lida com seguro automotivo). Não importa se é verdade ou não, o que importa é a reação das pessoas. Foram duas reações: inveja, apesar de que poucos admitiram e piada.
Vamos lembrar de dois casos que são mais reais. Narcisa Tamborindeguy e Val Marchiori. Duas mulheres ricas de verdade. A última é uma empresária de sucesso, não vou tirar o mérito empreendedor dela. Mas... se você quiser rir um pouco, vá fazer uma pesquisa sobre as duas no Google, não vou perder meu tempo aqui (e também to com cagaço de ser processado ah).
E o Neymar? Que muda o cabelo de cor a cada semana? É tois? Meu pau de óculos e gravata borboleta, Neymar.
E o Neymar? Que muda o cabelo de cor a cada semana? É tois? Meu pau de óculos e gravata borboleta, Neymar.
Não atrair a bandidagem
Infelizmente tenho que te lembrar novamente, estamos no Brasil. Na bela Banania das praias e das mulatas. Você quer ostentar um carrão, motona na rua? Vai lá brother. Olha ai o que pode te acontecer.
Vocês já ouviram aquelas histórias em que o cara fica juntando grana uns 10 anos para comprar um carro ou uma moto esportiva e na primeira semana que sai na rua com dito carro ou moto é assaltado e morto? Isso não é um tipo de história isolada, todo ano, todo MÊS acontece algo assim aqui no Brasil.
Infelizmente tenho que te lembrar novamente, estamos no Brasil. Na bela Banania das praias e das mulatas. Você quer ostentar um carrão, motona na rua? Vai lá brother. Olha ai o que pode te acontecer.
Vocês já ouviram aquelas histórias em que o cara fica juntando grana uns 10 anos para comprar um carro ou uma moto esportiva e na primeira semana que sai na rua com dito carro ou moto é assaltado e morto? Isso não é um tipo de história isolada, todo ano, todo MÊS acontece algo assim aqui no Brasil.
E geralmente esses carros e motos custam acima de R$50, 75, 100 mil reais ou mais. Valor, que é claro, sabemos que é muito menor lá fora. O cara do vídeo ali comprou a moto de luxo pra ir fazer uma road trip até o Chile.
Road trip é uma das coisas que mais gosto. O cara era uma pessoa como eu sou, assim como você pode ser ou talvez queira ser. E ai? Vale a pena comprar um carro/moto desses por um valor mais alto do que realmente vale só pra impressionar as pessoas? Talvez não tenha sido o caso desse rapaz, que foi confundido com um policial, mas a bandidagem não quer saber se você comprou pra ostentar ou só pelo gosto de ter. Eu posso comprar um carro/moto desses se eu quiser, é só ficar um ano sem viajar e apertar um pouco aqui e ali que eu consigo. Nem prejudicaria muito meus aportes. Mas pra que?
Atualização: recentemente (em Agosto de 2016) um colega empresário e que era meu fornecedor, estava vendendo um Mustang GT ano 2014 por R$ 135 mil à vista aqui em SP. Conto a história aqui, na página do PFL do Facebook. Ele estava com problemas de caixa e precisava de dinheiro rápido. Eu, modestia a parte, tinha a grana pra comprar o carro. E eu adoro Mustang. Mas nunca que eu assumiria isso ai aqui no Brasil. A mão coçou, mas fiquei frio e deixei passar. E também, eu tinha a proposta de venda da empresa nas mãos. Já estava quase certo vender tudo pra sumir daqui (coisa que acontecerá em breve).
Prepare-se para rir, sinceramente eu não me importo. Veja só o modelo do meu carro:
Eu tenho um Ford Fiesta 99 1.4 à gasolina (não é esse carro da foto e nem é dessa cor). Custa em torno de R$ 8 a R$ 10 mil reais. Eu já vi um cara num Corolla ser assaltado do lado do meu carro em um semáforo em São Paulo. Será que se eu estivesse naquele Corolla ou numa moto dessas, não seria eu? Eu sinceramente não entendo como funciona a cabeça desses vagabundos, mas eu sei que as chances deles me abordarem no meu carrinho velho de pobre é menor do que seu eu estivesse em um carro chamativo.
“Ah, mas carro velho dá muito problema.”
O meu não dá. Talvez seja porque a qualidade dos carros da Ford dessa época seja um pouco melhor que os populares da FIAT, GM e Volkswagen. E tem o fato de eu fazer manutenção e troca de óleo regularmente. Quem sabe. Eu prefiro usar meu carrinho velho, que me leva de A à B do mesmo jeito que o Camaro amarelo, mas não chama atenção e me faz relativamente invisível para a violência. E dai que todos os meus vizinhos na garagem do meu prédio tem carros de R$ 45 a R$ 100 mil reais? Pra que pagar uma fortuna em um carro que não vale e ainda correr riscos por causa dele? Se for pra ter um carro foda, quero ter um Aston Martin como o do vídeo abaixo. Mas em um lugar onde ele não custa um milhão de reais e não vou ter um alvo pintado na testa. Aqui no Brasil eu não preciso de um carro assim.
E ostentar para atrair bandidagem não se resume à carros. Joias (mesmo que sejam bijuterias), relógios caros (que as vezes são falsos), roupas e sapatos/tênis de marca, smartphones, etc. Tudo pode chamar atenção de um vagabundo. Você pode levar um tiro. Tem pessoas que gostam de ostentar até com animais de estimação. Ao invés de adotar um coitadinho de abrigo, prefere comprar um cachorrinho de raça, só porque está na moda. Infelizmente esse é o Brasil. Depois ainda perguntam porque quero tanto sair daqui.
Gastar menos
Isso é a minha coisa preferida de ser low profile. Sem carrões, joias, roupas e acessórios caros, eu economizo muita grana. Essa grana posso investir na minha empresa e nos meus investimentos. A pessoa que é low profile e vem de baixo, tem muito mais chance de atingir a Independência financeira do que quem ganha muito mas também gasta muito ostentando.
Já ouviu aquela coisa sobre gastar o que não tem, para comprar coisas que não precisa, para agradar pessoas que não gostamos? Pois é.
Como se tornar uma pessoa low profile
Não é fácil. Se você gosta de coisas fáceis sugiro que vá ler um livrinho de piadas enquanto dá uma bela cagada, não tem coisa melhor e mais fácil.
A coisa mais importante sobre ser low profile é conseguir algo que muitos tem dificuldade. Deixar de ser uma attention whore. É isso mesmo. Você consegue? Consegue conviver com a ideia de não ser o centro das atenções? Consegue isso? É bem difícil.
Você consegue ter um carro mais velho e mais surrado que todos os seus amigos/familiares? Mesmo que eles fiquem chamando seu “poisé” de carroça? Mesmo que você tenha dinheiro pra comprar um melhor que o de todos eles?
Você consegue deixar de comprar uma dose de whisky por R$ 25 reais numa balada, sendo que você compra um litro inteiro com apenas um valor de seis a oito vezes mais no mercado?
Você consegue fazer uma pizza em casa ao invés de ir naquela pizzaria cara só pra tirar fotinhas com os amigos e colocar na rede social?
Você consegue ficar dois anos e meio com o mesmo smartphone como eu faço e continuo fazendo?
Você consegue ficar dois anos e meio com o mesmo smartphone como eu faço e continuo fazendo?
É isso que é ser low profile. E é difícil ser.
Não confunda ser low profile com ser frugal. Você não precisa viver uma vida de privações, isso é ser frugal. Ser low profile é diferente, você tem uma vida mais regrada mas pode aproveitar também. Fazer o que gosta com seu dinheiro. A diferença é ter BOM SENSO.
O bom senso nesse caso é fazer as coisas para VOCÊ. Você não precisa avisar todo mundo que está fazendo ou comprando algo. Não precisa mostrar. Compre experiências e não coisas. Por exemplo, minhas viagens. Tem gente aqui que deve me considerar rico porque sempre viajo pro exterior. Mas conheço gente que gasta R$ 1500 reais com balada por mês. Isso dá R$ 18 mil em um ano. Eu viajo duas vezes com esse valor. E cada viagem que faço me torno uma pessoa melhor, aprendo muito, tenho experiências que carrego por anos comigo. O que se tira de uma balada? Ressaca e dor de cabeça no dia seguinte? Uma trepada? Revolta por não ter conseguido a trepada? Pois é.
Atualização (importante, não deixe de ler): Por muito tempo vi o conteúdo desse artigo comentado nos redutos da Real. Vários confrades entenderam a ideia de ser low profile. Mas muitos não entenderam. Muitos desses que não entenderam acham que ser low profile é se privar das coisas que gosta de ter e fazer. ERRADO. Veja meu caso. Eu gosto de andar de kart aqui em SP, vou todo mês pelo menos uma vez. É caro. Mas eu gosto. A única coisa é que eu não aviso todo mundo nas minhas redes sociais que acabei de dar check in no kartodromo. Não tiro foto minha andando de kart. Não faço update do que estou fazendo. Fulano nem sabe que fui ou vou no kartodromo.
Você gosta de comer, por exemplo, no Outback (que é caro pra caralho), ou então foi em algum Starbucks aqui no Brasil pra tomar aquele café deles que é o mesmo que merda líquida? ÓTIMO. Vá fazer isso se você gosta, tem dinheiro e não vai prejudicar suas finanças. MAS PUTA QUE LHE O PARIU, NÃO PRECISA AVISAR O MUNDO QUE VAI OU FOI.
Carro mesmo, é um assunto muito sério na Real. Porque quando falou de carro, falou de mulher. Tira a mulher e ter status com amigos e familiares da equação. O que sobra? Conforto e prazer em dirigir o carro caro/de luxo. Só que se você coloca na balança os custos de ter o carro e a atenção negativa que ele chama pra você, o custo benefício é ruim. Carro é feito, em primeiro lugar, pra te carregar de A à B. O Uninho 97, o gol bolinha e o Fiestinha pau veio, vão te levar de A à B igual o Mustang, igual o Porsche, igual o Corolla, igual o Aston Martin ali da foto acima, etc. Entendeu agora, caro confrade que lê esse artigo? Pegue qualquer coisa ou experiência e tire o "status" e atenção que ela tem a capacidade de te conferir e ai você calcula se vale a pena na sua vida ou não.
Como deixar de ligar para o que os outros pensam
Para deixar de ser um bebê que precisa de atenção é necessário parar de se preocupar com o que os outros pensam sobre você. E dai o que os outros pensam? Você faz sua realidade. E como poderíamos fazer isso?
Deixe as redes sociais de lado: Eu já bati nessa tecla duas vezes aqui no PFL, redes sociais são uma grande de uma merda. Elas alienam sua cabeça, são uma vitrine social cheia de highlights onde as pessoas criam “eus” melhores delas mesmas. Onde se alimentam de atenção e lisonjas. Não preciso explicar mais. Se você está aqui na Real, sabe dos malefícios da exposição à redes sociais.
Veja sua prioridades: O que você quer da vida? Ser low profile significa economizar e ter uma chance maior de chegar na IF. É isso que você quer? Então vá fazer o que tem que fazer, seja lá qual for seu plano. Esqueça se seus amigos, conhecidos, parentes ou até mesmo pais falam que não vai dar certo. Tente. Se você não tentar não vai dar certo mesmo. Se tentar e fracassar, você pelo menos tentou. E aqui vai a boa notícia, você pode tentar de outro jeito. Veja o que um dos maiores gênios empreendedores disse uma vez.
"Fracassar é simplesmente uma oportunidade de começar de novo, dessa vez mais esperto." - Henry Ford
Pare de depender de coisas: Você não é suas coisas. Você não é seu carro. Você não é aquela roupa cara. Você não é seu “eu” perfeito do Facebook. Você não é o seu dinheiro no banco, seus papéis na bolsa de valores, etc. Se você depende de coisas para ter atenção de outras pessoas, talvez o problema não seja as outras pessoas, seja VOCÊ.
“Ahh mas sem carro mulher nenhuma vai me olhar.”
Se você precisa de um carro pra trepar amigo, sugiro que vá no puteiro. No fim das contas é mais barato.
A arte de ser low profile não é para qualquer um, mas se caso você conseguir chegar lá, sua vida muda 100% para melhor.
Se você precisa de um carro pra trepar amigo, sugiro que vá no puteiro. No fim das contas é mais barato.
A arte de ser low profile não é para qualquer um, mas se caso você conseguir chegar lá, sua vida muda 100% para melhor.
Artigo publicado no Projeto Free Lifestyle em 20/08/2014
2017
Tópico - Vencedor