Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Taxas
#1
- Este tópico foi baseado a respeito desta pergunta: http://legadorealista.net/forum/showthre...8#pid16518

- Para aqueles que irão iniciar sua jornada de investidor na Renda Fixa, deixarei uma seguinte explicação.

- O que são taxas de Administração?
 
- Taxas de administração são as porcentagens que serão descontadas (óbvio) de seus rendimentos.


Tesouro Direto.

Taxa de Custódia: É a taxa que a corretora descontará de seus lucros durante o período de custódia de seus títulos. Ela sempre será cobrada anualmente. Uma faixa interessante de juros ficaria em torno de 0,01 a 0,10%. OBS: Há corretoras que não cobram esta taxa de custódia, porém fique atento no custo benefício da mesma. Há quem prefira a corretora do próprio Banco, porém as taxas de custódias são bem salgadas. Antes de escolher uma corretora, veja este tópico: Corretoras

- Caso a mesma venha apresentar alguma questão algum dia ou você não está mais satisfeito com o a mesma, é só pedi a transferência de custódia. OBS: Assunto para um próximo tópico.

- Imposto de Renda: Todos os títulos públicos, serão debitados de seus lucros a porcentagem do imposto de renda, hoje a tabela está dessa forma:

.: 22,5% Até 180 dias de investimento
.: 20,0% De 181 a 360 dias
.: 17,5% De 361 a 720 dias
.: 15,0% Acima de 721 dias de investimento

- Taxa Bovespa: Esta taxa (no quebrar dos ovos), não fará tanta diferença significativa. Geralmente ela é 0,03% dos lucros da aplicação.


 CDB – Certificado de Depósito Bancário.

- Lucro sobre o CDI (Certificado de Depósito Interbancário): Isso poderá variar de Banco para Banco. Geralmente fica em torno de 75% (do CDI) de rendimento e descontando o Imposto de Renda (debitado dos lucros seguindo a mesma regra de porcentagem acima sobre o Tesouro Direto). Caso queira ganhar um pouco a mais, geralmente seria aplicar em Bancos menores (100% do CDI) segurados pelo FGC (Fundo de Garantidor de Crédito). Muitos Bancos penalizam os investidores com resgastes antecipados. Por tanto, fiquem atentos a isso no contrato do produto.

* OBS: O CDB a meu ver é apenas um produto para acostumar o futuro investidor, acostumá-lo como funciona mais ou menos a prática de investir. Ou caso queira diversificar mais no futuro em Bancos menores quando o investidor estiver com sua renda solidamente segura para tentar arriscar um pouco mais.

* OBS II: Sobre as taxas do Tesouro Direto, apesar de serem muitas, mesmo assim é uma enorme vantagem em investir no produto ao invés de deixar dinheiro o parado na Poupança ou pior... Na conta corrente.






Mais uma vez volto a repetir: “Façam a sua Reserva de Emergência antes de começarem a investir”.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#2
Muito bem esclarecido, vou fazer uma analise com base em que o confrade explicou, Em seguida verificar quais corretoras apresentem as melhores taxas e tomar uma decisao a respeito. Obrigado confrade.
Responda-o
#3
- Na dúvida, só postar.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#4
Faltou dizer que se caso for investir em bancos diretamente, sem corretoras,mesmo tendo rentabilidade menor, tais taxas de custódia não são cobradas

Responda-o
#5
(05-03-2016, 08:08 AM)Alberto Santos Escreveu: Faltou dizer que se caso for investir em bancos diretamente, sem corretoras,mesmo tendo rentabilidade menor, tais taxas de custódia não são cobradas

- Confrade, neste caso, me baseei na lista de corretoras atualizadas pelo Tesouro Direto. Geralmente corretoras dos próprios Bancos (Bancos Diretamente) cobram taxa acima que muitas corretoras. 

- Neste momento, dentre os bancos privados mais populares, o Santander é o que possui a menor taxa (0,40%) ao ano. Eu que sou cliente Itaú, teria que pagar uma taxa de 0,50% ao ano.

- Particularmente, uso a corretora Spinelli. A mesma na época não cobrava taxas de custódia, hoje esta mesma taxa está em 0.08%.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#6
(05-03-2016, 09:10 AM)Diamante Escreveu:
(05-03-2016, 08:08 AM)Alberto Santos Escreveu: Faltou dizer que se caso for investir em bancos diretamente, sem corretoras,mesmo tendo rentabilidade menor, tais taxas de custódia não são cobradas

- Confrade, neste caso, me baseei na lista de corretoras atualizadas pelo Tesouro Direto. Geralmente corretoras dos próprios Bancos (Bancos Diretamente) cobram taxa acima que muitas corretoras. 

- Neste momento, dentre os bancos privados mais populares, o Santander é o que possui a menor taxa (0,40%) ao ano. Eu que sou cliente Itaú, teria que pagar uma taxa de 0,50% ao ano.

- Particularmente, uso a corretora Spinelli. A mesma na época não cobrava taxas de custódia, hoje esta mesma taxa está em 0.08%.


Entendi. Perfeito. 

Eu já penso que seria meio ilógico pagar para meu dinheiro render, por isso quem tem pouco a ser investido valeria mais a pena fazer direto com os bancos os quais já tem conta lá, mesmo que o rendimento não seja igual o das corretoras. Agora se o cara tem grana bem de sobra, aí sim é viável procurar as corretoras que melhor ofereçam rentabilidades perto do CDI e menores taxas de custódia.

Concorda ou pensas de outra forma?

Responda-o
#7
(06-03-2016, 08:49 AM)Alberto Santos Escreveu:
(05-03-2016, 09:10 AM)Diamante Escreveu:
(05-03-2016, 08:08 AM)Alberto Santos Escreveu: Faltou dizer que se caso for investir em bancos diretamente, sem corretoras,mesmo tendo rentabilidade menor, tais taxas de custódia não são cobradas

- Confrade, neste caso, me baseei na lista de corretoras atualizadas pelo Tesouro Direto. Geralmente corretoras dos próprios Bancos (Bancos Diretamente) cobram taxa acima que muitas corretoras. 

- Neste momento, dentre os bancos privados mais populares, o Santander é o que possui a menor taxa (0,40%) ao ano. Eu que sou cliente Itaú, teria que pagar uma taxa de 0,50% ao ano.

- Particularmente, uso a corretora Spinelli. A mesma na época não cobrava taxas de custódia, hoje esta mesma taxa está em 0.08%.


Entendi. Perfeito. 

Eu já penso que seria meio ilógico pagar para meu dinheiro render, por isso quem tem pouco a ser investido valeria mais a pena fazer direto com os bancos os quais já tem conta lá, mesmo que o rendimento não seja igual o das corretoras. Agora se o cara tem grana bem de sobra, aí sim é viável procurar as corretoras que melhor ofereçam rentabilidades perto do CDI e menores taxas de custódia.

Concorda ou pensas de outra forma?

- Sobre sua pergunta, vendo por esta perspectiva, é meio ilógico realmente, pagar para fazer o dinheiro render.

- Agora vejamos por outro lado: São estas situações (além de outras) que fazem a economia girar, e todos ganharem com isto.
 
- Um exemplo: Você investe numa faculdade de ponta. Vendo pelo lado financeiro da situação, você paga para ter um conhecimento para poder se desenvolver profissionalmente e posteriormente ganhar mais dinheiro.  Ou seja, você pagou para ter mais dinheiro, sendo assim, seu investimento em educação, fez você ter uma perspectiva maior no futuro (uma delas é gerar mais renda) através deste novo conhecimento investido na faculdade.

- Sobre o CDB: Sugiro investir apenas para começar a se acostumar com o hábito de investir (neste caso, em Bancos maiores por causa da maior segurança da instituição). No futuro, quando você estiver mais estruturado financeiramente, pode diversificar em CDB’s. Porém de Bancos menores. Por que são eles que remuneram melhor o seu dinheiro. OBS: Possivelmente um assunto para um próximo tópico.

- Sobre começar a investir, neste caso, é um assunto para um outro tópico. Se não, esta minha resposta ficará muito extensa. rs
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#8
Criançada, com o tempo passando vocês nem vão se ligar nessa taxa que estão pagando.

Cuidado ao tentarem economizar essa miséria de taxa e acabar em uma corretora que tem prejuízos e pode te dar dor de cabeça no futuro.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#9
(07-03-2016, 03:53 PM)destruidor Escreveu: Criançada, com o tempo passando vocês nem vão se ligar nessa taxa que estão pagando.

Cuidado ao tentarem economizar essa miséria de taxa e acabar em uma corretora que tem prejuízos e pode te dar dor de cabeça no futuro.

- No caso, destruidor. Concordo com você. Ao mesmo tempo digo que esse lance das corretoras é meio relativo. É só o investidor saber se atentar alguns fatores simples de pesquisa. 

- Por exemplo, na pesquisa de minha corretora (quando pesquisei anos atrás) verifiquei a história e seu tempo de mercado, também sua situação cadastral na receita. Fiz aportes de teste para ver como era o modus operandi da mesma. E hoje (até o memento) estou satisfeito com a empresa.

- Caso a mesma venha apresentar alguma questão (insatisfação por minha parte, fraude (raro acontecer) e falência) é só transferir à custódia.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)