Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[TRADUÇÃO] - A Melhor Maneira de Aprender mais Rápido e Melhorar sua Memória
#1
A Melhor Maneira de Aprender mais Rápido e Melhorar sua Memória Inclui 10 Benefícios Cognitivos de Base Científica 

- Uma simples estratégia de aprendizagem pode ajudá-lo a lembrar mais, recuperar mais, fazer conexões entre informações aparentemente não relacionadas e transferir o que você sabe para novas situações.




OK. O sucesso às vezes é o resultado de quem você conhece (vulgo QI). 

Entretanto, o QI não é o único fator ou o mais importante sempre. Geralmente, o sucesso a longo prazo é quase sempre baseado no que você sabe.

É por isso que as pessoas mais bem-sucedidas tentam estar sempre aprendendo, estudando e adotam uma abordagem baseada em "Pesquisa" para aprender mais rápido e reter mais.

Uma outra maneira de fazer isso é aproveitar o poder da "intercalação" através do aprendizado de vários assuntos ou habilidades em sucessão. Outros métodos de aprendizado incluem o aproveitamento do poder de consolidação e reconsolidação da memória. Ou exercitar-se antes de tentar aprender algo novo. Ou até mesmo dormindo melhor para melhorar a memória a longo prazo e a memorização (NT: o autor do artigo se refere ao fato de que o SONO, quando bem estruturado e tratado, potencializa suas capacidades intelectuais. Isso nós chamamos de “Descando Adequado”)

Porém, a melhor maneira de aprender mais rápido, reter mais informações e melhorar sua memória que não é aplicada de maneira correta são  a dos "Auto-Testes".

Eu sei o que você está pensando. 

Você não gosta de testes. Especialmente quando os testes se destinam a avaliar: Notas, classificações, contratar/não contratar decisões. Fazer um teste é um momento chato, enjoado, que traz ansiedade, medo ou até mesmo raiva. 


Porém, o que acontecereia se o teste fosse diferente? E se um teste for usado para ajudá-lo, e não para avaliá-lo?

Acontece que o Auto-Teste - que automaticamente o torna um teste de baixo risco - é uma forma muito eficaz de acelerar o processo de aprendizagem.

Em parte, isso se deve ao contexto adicional que você naturalmente cria.
 
Se você mesmo criar um teste (quizz, pergunta aberta, fechada e etc) e na hora de respondê-lo errar, será mais provável que você se lembre da resposta certa depois de pesquisá-la. Você também se lembrará do fato de que esqueceu a resposta certa e isso despertará gatilhos mentais para que você busque em sua memória formas de acessar a informação que já possui em sua mente. (NT: O autor aqui se refere ao fato de que saber que você não sabe ou que esqueceu alguma coisa é algo positivo para mente, porque vai te forçar a: lembrar a resposta ou procurar a resposta. Você ganha de qualquer jeito.) 

Errar uma resposta é uma ótima maneira de lembrar-se dela da próxima vez que você precisar da informação. Isso é especialmente válido você tende a ser duro consigo mesmo (NT: A famosa máxima, "É errando que se aprende" tem um fundo cognitivo). 

De uma forma estranha, o que você errou pode ser mais pegajoso em termos de memória do que o que você acertou.

O segredo é garantir que os riscos sejam baixos (sem reprovação, humilhação, obrigação e essas outras coisas que temos no sistema bosta de educação do nosso país). 

Vamos a um exemplo prático: 

Digamos que você esteja ensinando aos novos representantes de vendas de uma empresa como conduzir uma demonstração de produto. 

Se você parar na metade do caminho e administrar uma prova, os riscos - já que parece uma avaliação, não uma ferramenta de aprendizagem - podem não parecer tão baixos para os participantes. Haverá pressão na cabeça de alguns, vergonha na cabeça de outros e etc. Além disso, ninguém gosta de estar errado na frente de outras pessoas, o que faz com que a informação ensinada se perca no misto de sentimentos que surgem durante a avaliação. 

Entretanto, se você distribuir um questionário rápido, deixar as pessoas responderem, revisar as respostas e depois deixá-las jogar fora os papéis quando você terminar, o resultado vai ser outro. Esse é um teste de baixo risco que promove um aprendizado maior pois o aluno não está preocupado com mais nada. Por aparentar não ser "importante" o aluno irá fazer o teste de maneira rápida, focada e sem ter sentimentos. Caso ele erre alguma coisa, ele não se sentirá pressionado por resultados e notas e poderá simplesmente saber onde e porque errou.  


Além disso, esse método proporciona uma série de outros resultados positivos. 

Um estudo publicado no livro 55 da série Psicologia da Aprendizagem e Motivação (publicação original: Psychology of Learning and Motivation) revelou 10 benefícios que a metodologia denominada de "Teste de Baixo Risco" (Low-Stakes Testing), seja ele autodirigido ou externo. (Novamente, a chave é o baixo risco).




Benefício 1:  Testar -- e recuperar -- ajuda na retenção. Não se limite a ler, reler, destacar e ensaiar - pergunte-se também.


  Se você estiver desenvolvendo uma apresentação, faça você mesmo um teste sobre o que vem depois de sua introdução. Faça você mesmo um quiz listando os quatro pontos principais que você quer ensinar. Faça você mesmo um teste sobre estimativas de vendas, ou iniciativas-chave, ou resultados de análises competitivas.

  Isso o forçará a praticar a recuperação das informações que você quer lembrar, o que o tornará mais rígido.

Benefício 2: Os testes identificam lacunas de conhecimento. 

 Teste a si mesmo e você descobrirá rapidamente o que não sabe. Então, você pode se concentrar em aprender isso. (E será mais provável que você se lembre dessa informação, já que não a conhecia da primeira vez).

  Benefício 3: O teste ajuda você a aprender mais na próxima vez que estudar.

  Os estudos mostram que as pessoas que fizeram um teste antes de estudar retiveram informações melhor do que aquelas que não o fizeram. (Pense nisso como uma bomba de estudo).


  Benefício 4: O teste organiza o conhecimento. 

  A leitura é bastante passiva. O teste força você a fazer conexões, ou reconhece lacunas em sua capacidade de fazer conexões. Os testes ajudam você a perceber, "Ah -- isso vai com isso", ou "Isso causa isso", ou de alguma forma agrupar informações para que faça mais sentido.


 Benefício 5: Os testes ajudam a transferir conhecimento para novas situações. 

  As pessoas que são repetidamente testadas são mais capazes de aplicar o que sabem a novas situações. Pense nisso como o efeito: "Hmm, isto é muito parecido com o que vi antes, mas tem uma pequena diferença". 


  Benefício 6: Os testes ajudam a recuperar informações não testadas. 

  Eu sei, este benefício parece estranho. 

  Mas ainda assim: Faça um teste, e você se lembrará melhor das informações que foram estudadas mas não testadas. (Acho que esse é o resultado do aumento geral da memória que os testes de baixo risco freqüentemente proporcionam). 


  Benefício 7: O teste melhora o monitoramento metacognitivo. 

  Já leu alguma coisa e no final percebeu que não se lembra de nada disso? O auto-teste freqüente ajuda você a melhorar nos momentos em que você não está aprendendo. Ou não compreende realmente o que estudou. 

  Por você desenvolver o hábito de se questionar, perceberá mais rápido se está aprendendo algo errado e isso lhe dará a oportunidade de mudar a direção do aprendizado e voltar a aprender certo.


  Benefício 8: Os testes impedem a interferência de material anterior. 
 
  Tente aprender muita coisa de uma só vez e verá que você se lembrará do que aprendeu no início da sessão, mas depois de algum tempo o resto é apenas um borrão. 

  No entanto, faça alguns questionários PELO CAMINHO, e verá que isso tende a deixar de acontecer. Se você precisar aprender muito coisa de uma só vez, divida a sessão em pedaços, inserindo alguns questionários entre as pausas. 

  E se você estiver ensinando muito material a outras pessoas, definitivamente jogue nelas um monte de questionários de baixo risco e o aprendizado e compreensão do que foi dito será maior.

  Se não fizer isso, grande parte do tempo e do dinheiro que você gasta em treinamento será desperdiçado.



 Benefício 9: Os testes fornecem feedback para os instrutores.

 As pesquisas mostram que o instrutor ou treinador médio SUPERESTIMA muito o quanto as pessoas aprenderam. (Você sabe o que está ensinando, então parece fácil para você.) Os testes freqüentes ajudam o instrutor pois dá conhecimento sobre onde as pessoas estão nas etapa do aprendizado.

Mais uma vez, apenas certifique-se de que é um teste de baixo-risco. Se as pessoas tiverem dificuldade com o aprendizado, não insinue que elas não "entenderam" o que foi dito. Seja autodepreciativo (assuma a responsabilidade que você errou na metodologia). 

Você precisa fazer um trabalho melhor explicando, ensinando, ou treinando.


 Benefício 10: Testar encoraja mais aprendizagem. 

 Teste-me uma vez por mês e eu provavelmente estudarei apenas na véspera do teste.

 Teste-me todos os dias e eu estudarei todos os dias.

 O mesmo se aplica ao autoteste. Teste a si mesmo frequentemente e você não só estará motivado a aprender o que não sabe, mas também se sentirá bem com o quanto aprendeu. 

 O resultado é um ciclo virtuoso - não vicioso - de motivação. Os testes indicam uma melhoria. A melhoria é uma sensação boa: é sempre, sempre, sempre bom melhorar. Sentir-se bem consigo mesmo proporciona uma pequena dose de motivação para continuar aplicando o esforço. 

 E isso resulta em mais melhorias, mais auto-satisfação e motivação - e mais aprendizado.

 Essa é a verdadeira beleza dos testes freqüentes e de baixo risco. Você não apenas aprenderá mais.

 Você também vai QUERER aprender mais.

 ISSO É A VITÓRIA SOBRE O CONHECIMENTO. 
Todo mapeamento começa na visualização e compreensão do espaço, dentro da mente. Tal arte, se dominada, pode trazer muitos frutos positivos. 
Responda-o
#2
Interessante. Eu meio que já fazia (sem saber) alguns métodos de auto teste para gravar partes de uma boa leitura.

Também tem um outro fator: Geralmente quando uma pessoa gosta do assunto, ela aprenderá de forma muito mais rápida e natural.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#3
Excelente texto. Vou começar a fazer.
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [DEBATE] TRADUÇÃO: A MISANDRIA SOCIAL Geoman 20 13,913 30-01-2024, 11:14 PM
Última Postagem: Texugo Real
  [TRADUÇÃO] - Escola é para TOLOS! Geoman 8 3,051 29-10-2023, 03:01 PM
Última Postagem: Bilidequidi
  [DEBATE] Qual maneira mais facil de sair do Brasil? chungrob 32 13,071 03-12-2017, 07:48 AM
Última Postagem: Velho Gangster

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)