A maioria tem deficiência de vitamina D porque primeiro: o que vc extrai de alimentos é muito pouco, e segundo seria preciso tomar SOL durante os momentos do dia em que a vitamina D será absorvida pelo corpo. Se não me engano são os raios UV-B, e para que esses cheguem até você é difícil, pois primeiro será preciso tomar SOL quando este último estará a 50 graus ou mais lá no céu, e segundo mesmo que você vá lá fora é possível que algo bloqueie a absorção deles.
Se não me engano os horários são entre 11h e 14h no máximo. Antes disso a absorção maior é de UV-A, que aí sim provoca envelhecimento precoce e é prejudicial à saúde. Não adianta tomar SOL fora do período em que o mesmo fica a 50 graus no céu.
A maioria hoje em dia tem deficiência porque quantas pessoas você conhece que saem dos cubículos para tomar SOL?
Quase NENHUMA, voltando 50-100 anos atrás quantos trabalhavam no campo, e quantos trabalham em locais fechados? E quando fazem isso de sair lá fora aplicam protetor solar, que é tóxico pelos ingredientes nocivos que 95% deles tem. O próprio Lair Ribeiro disse que se aplicar um de FPS 15 você aí já bloqueia 99% dos raios solares.
Pra tomar SOL lá fora você não pode estar todo coberto. Precisaria no mínimo tirar completamente a camisa, e expor sua barriga e costas. Seria recomendável colocar um chapéu tipo esse aqui:
Pois o rosto e pescoço são áreas mais sensíveis e que NÃO DEVEM SER EXPOSTAS. Outro erro é sair lá fora sem usar óculos de sol (o ideal seria um bom polarizado). Isso porque com o tempo seus olhos serão prejudicados também, cedo ou tarde, mesmo que leve uns bons anos se você não protegê-los adequadamente terá alguma degeneração. Nunca usem óculos de qualquer qualidade pois fará mais mal que bem.
Mais um erro (dito inclusive nesse vídeo acima, em inglês) é achar que estando na sombra você está protegido.
Óbvio que não e o dano será o mesmo, o ideal seria claro sentar na sombra quando você fosse ficar seus 15-20 minutos diários (e sim, pode ser necessário estar exposto a esse tempo TODINHO pra pegar uma quantidade boa de vitamina D), mas não é porque você está na sombra e não diretamente debaixo do SOL (o que nunca se deve ficar) que está 100% protegido. Você continuará sendo atingido pelos raios do mesmo jeito.
O erro é semelhante a achar que em dia de chuva você não está de forma alguma exposto ao SOL.
A respeito da parada dos 50 graus, é aí que você demonstra a mesma ignorância das demais pessoas que não entendem o porquê quase TODOS tem deficiência de vitamina D. Esse ponto eu vou explicar, porque eu também não sabia de nada disso até recentemente...
Engano número 1: achar que apenas sair lá fora é garantia de absorver vitamina D suficiente.
Se o SOL estiver baixo no céu a quantidade que vc vai obter é ínfima.
Apenas quando ele está num ângulo de 50 graus ou mais que isso é que vc começa a absorver de forma significativa. Claro que quanto mais alto no céu mais vitamina D.
Ao meio-dia o SOL pra quem mora no Nordeste estava hoje, 27 de novembro, a 71 graus.
Aí você diz: opa, beleza, é assim em qualquer LUGAR DO MUNDO.
Engano número 2: acreditar que não importa... onde você esteja.
Sabia que quem mora em Los Angeles, Califórnia não absorve vitamina D entre o começo de Outubro até... o começo de Março?
Sabia que quem mora em Londres (Inglaterra) não absorve vitamina D por 8 meses (!!!!!!) do ano, entre a metade de Agosto até o fim de Abril?
Mesmo que saia ao meio-dia pra quem mora nessas cidades o Sol não estará a 50 graus.
Sabe o quanto estava hoje em Londres (ao meio-dia)?
A 17. Já na Califórnia: a 34 graus.
Vamos pegar outro: Estocolmo, na Suécia:
Por 10 meses do ano (!!!!!!!!!) não dá: entre o fim de Maio até o fim de Julho é que vc consegue absorver, em outros períodos NÃO.
Hoje em Estocolmo ao meio-dia o SOL estava a 9.5 graus.
Mas é só nesses locais?
Negativo: vamos ver como ficaria SÃO PAULO.
No dia 12 de maio de 2020 o Sol não chegará a atingir 50 graus. O máximo desse dia será às 12:30 cerca de 47.
Se você tomar SOL de 11 da manhã desse dia será aos 45 graus.
Mas e no dia 15 de abril de 2020?
56 graus de 11h e de meio-dia.
Já o Nordeste no mesmo dia 12 de maio de 2020 chega a 61 graus ao meio-dia, dependendo da cidade.
Você pode dizer, portanto, que o NE é um local que está sempre absorvendo mais vitamina D que São Paulo/Sudeste (eu não lembro de ter encontrado um dia do ano que o Sol não estivesse a 50 nesse primeiro). O BRASIL está sempre melhor que os EUA e países europeus.
Pois vivemos mais próximos do Equador.
E é aí que entra a suplementação da D-3...
Tomar a D-3 seria obrigatório pra quem não vai conseguir nesses períodos do ano que o SOL não fica a 50 ou mais graus ou praquelas pessoas que não saem lá fora pra tomar o banho de SOL adequadamente (e repito a pergunta: quantas pessoas você conhece que saem de casa religiosamente no horário das 11 até 14h pra isso?).
Engano número 3: não considerar os obstáculos mesmo quando estiver se expondo ao SOL.
Foi estimado que 15 minutos diários em torno de meio-dia seriam suficientes, algumas vezes na semana, MASSSSS (tem sempre um MAS...) pessoas com pele mais escura podem precisar de mais tempo (e consequentemente de uma dose maior de suplementação).
A altitude aumenta as chances de mais absorção, as nuvens em contrapartida atrapalham, bem como a poluição atmosférica.
Existem aplicativos que podem ajudar a informar essa questão do ângulo e tempo necessário, para iOS conheço dois:
https://apps.apple.com/br/app/sun-survey...d552754407
https://apps.apple.com/br/app/uv-index-n...1207745216
Esse site ajuda a calcular o ângulo do SOL:
https://www.suncalc.org/#/-8.0421,-34.93.../11:00/1/3
Sobre como expor o corpo quando estiver tomando Sol, é claro que você deve fazer isso com as áreas que normalmente não pegam luz, que seriam sua barriga e costas, que ficam sempre cobertas. Igualmente suas pernas, seus braços (se você usa manga longa, e calça).
Já as partes que estão normalmente pegando Sol o tempo todo, como suas mãos, pulsos, rosto, pescoço e ombros você SEMPRE deve cobrir.
Para mãos eu costumo usar essas luvas:
https://loja.uvline.com.br/acessorios/luvas
E para a cabeça um chapéu tipo esse seria adequado (não adianta se não for longo, pois os curtos tipo bonés não protegem ABSOLUTAMENTE NADA):
https://www.amazon.com/gp/product/B07P7K...UTF8&psc=1 ou
https://www.amazon.com/YSLON-Outdoor-Pro...B07C4VCK5Y
Tudo isso é necessário porque essas partes do seu corpo (da sua pele) são sensíveis, então não as exponha mais ainda, lembre-se que elas já são superexpostas no dia-a-dia.
O que eu faço é sentar numa cadeira de plástico lá fora, e usar tanto chapéu (em inglês vale pesquisar por "wide brimmed hat") como óculos escuros, além de a cada 5 minutos virar de frente e de costas, ficar alternando (isso sem camisa, claro), pra diminuir o dano causado pelo Sol.
Repetindo: quanto mais alto o Sol estiver, menos tempo você precisará para absorver a vitamina D.
Ah, e raios ultravioleta do tipo B também fazem mal. Quanto mais UV-B você absorve, pior. É uma troca: você ganha de um lado e perde do outro. Por isso é que é idiotice passar mais que meros minutos lá fora, fique apenas o tempo suficiente e pare imediatamente de se expor (isso é fundamental de se frisar porque tem gente que acha que passar meia hora, 1 hora, 2 horas, é benéfico, E NÃO É, MUITO PELO CONTRÁRIO).
E QUANTO AOS BLOQUEIOS?
Somente os UV-Bs produzem vitamina D. Mas os raios são refletidos e bloqueados pela atmosfera. Quanto mais atmosfera eles tem que "enfrentar" pelo caminho, mais são impedidos de chegar na superfície terrestre, e quanto mais baixo o SOL estiver no céu, mais atmosfera os raios também tem que passar até chegar a nós.
Se o Sol está baixo (e estar a menos de 50 se encaixa nisso, vide o exemplo que dei de São Paulo no mês de MAIO), esses raios UV-B podem ser completamente bloqueados antes mesmo de chegar até as pessoas, e a produção da D não é possível.
Nuvens como eu já expliquei também bloqueiam, se estiver apenas nublado isso já é suficiente pra estragar o dia. A poluição e o ozônio também atrapalham.
Uma cidade poluída pra caralho como São Paulo é uma que vocês podem ter CERTEZA que tem mais deficientes de vitamina D.
E não rola penetração em vidros ou roupas. Sim, sair lá fora vestido é o mesmo que não sair... você estará perdendo tempo.
Quanto ao vidro, claro que se vc estiver dentro de um carro ou tomando Sol com um vidro na frente também não produzirá a D.
E OS RAIOS ULTRAVIOLETA DO TIPO A?
Esses passam em alta porcentagem independente do ângulo do Sol ou cobertura de nuvens, o negócio tá sempre entrando pela atmosfera sem cerimônia, sem filtro. E danificam a pele tanto quanto os UV-Bs.
Ainda que durante o inverno não estejam chegando os UV-Bs para a maioria da América do Norte, por exemplo, ou quando está nublado, os UV-As continuam presentes e causando envelhecimento precoce da pele (por isso que falei entre outras coisas pra proteger as mãos com luvas especificas, pois uma das partes do corpo que mais entrega a sua idade são exatamente AS MÃOS).
E mesmo que você esteja com um vidro na frente os UV-As vão penetrar e danificar sua pele do mesmo jeito, repare que isso acontece até quando você estiver sentado próximo de uma janela no seu escritório, ou durante seu deslocamento diário.
Como já dito os UV-As não estimulam a produção de vitamina D.
Resumindo: se fosse tão fácil assim obter vitamina D sem suplementar não haveriam tantos deficientes.
Eu confesso que nem sempre estou saindo lá fora para tomar Sol, já que estou suplementando a D-3 todos os dias também, e dependendo da época do ano aqui na minha garagem, na área que costumo sentar, não tem mais sombra (o Sol bate direto, o que é evidentemente pior). Isso faz com que eu reduza também o tempo que ficaria exposto.
Eu não sei se tem a ver, mas por raramente sair lá fora eu tenho uma aparência mais jovem, já tenho 35 mas pareço com alguém de 20. Claro que deficiência de vitamina D é bem ruim pra saúde (quando suplementei 2000 UI por 3 meses aumentei minha testosterona baixa, 35% na época), mas por não ter me exposto tanto assim ao Sol eu ainda não tenho sinais clássicos de envelhecimento.