Postagens: 1,180
Tópicos: 24
Ingressou: Jun 2015
Reputações:
288
Muitas vezes, observo um engano na interpretação desses dois conceitos.
Afinal, o que é uma Reserva Financeira na prática? Uma reserva é a quantia líquida destinada a momentos de crise, evitando a necessidade de novas dívidas.
Inicialmente, os gastos costumam representar praticamente 100% da renda. Com o tempo, e o controle das despesas, os custos tendem a diminuir e estabilizar numa porcentagem cerca de 60 a 70%. É importante lembrar que essa proporção pode variar de pessoa para pessoa e de acordo com o padrão de vida.
O cálculo da reserva financeira se baseia nos gastos habitacionais, que geralmente representam de 60% a 70% da renda total.
Por exemplo, imagine que R$ 3.000 representam 60% da sua renda total com gastos habitacionais. Nesse caso, sua reserva de 6 meses seria de R$ 18.000, e não necessariamente R$ 30.000, que seria a reserva de 100% da renda.
Já o Aumento de Renda, como o próprio nome sugere, se refere à capacidade de construir novas fontes de ganho. Essa capacidade varia de acordo com os conhecimentos específicos de cada pessoa, das oportunidades disponíveis e da região de residência.
Exemplo Pessoal: Em 2019, aloquei o terraço da minha casa para a instalação de uma antena de dados, obtive um contrato de 5 anos que me rendia R$ 850,00 por mês. Essa renda extra foi direcionada para investimentos.
Por fim, o foco da reserva financeira está nos gastos mensais, e não necessariamente na renda total. Após a montagem da reserva, você poderá começar a investir com mais segurança.
Espero que o texto tenha ficado o mais otimizado possível. Para quem estiver interessado, tópicos complementares a seguir:
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Postagens: 406
Tópicos: 10
Ingressou: Sep 2018
Reputações:
92
Focar em estocar 60 ~ 70% (sei que não 'via de regra') do gasto mensal será a chave para mim não ter que aumentar a renda.
Mas assim, 100% da renda do camarada ser 5.000 reais em 19 de março de 2025 é de ser chamar de 'hiper-rico'. Não sou eu que está dizendo, são esses censos kkkk ( Qual é a renda necessária para ser considerado um super-rico no Brasil?).
Como o camarada atingirá uma renda bruta dessa em 2025 ou até iníco de 2026, com essa guerra-fria política (já que ano que vem será a eleição presidencial), é o X. A geração Boomer se deu muito bem. Agora a geração Tik-tok, mal tem expectativa de conseguir seus bens, como imóvel e até um veículo. Agenda 2030? Sem patrimônio privado? "Ninguém é de ninguém?" Vai saber...
Complicado...
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"
Postagens: 1,180
Tópicos: 24
Reputações:
288
19-03-2025, 01:42 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 19-03-2025, 01:44 PM por Diamante.)
Esse valor é uma ilustração, para assim poder facilitar o exemplo do texto.
Relato pessoal: Quando iniciei no mercado de trabalho, meu salário era de 600,00, tirava 10% do valor. Isso numa época onde o salário era por volta de 500,00. E também foi numa época onde comecei a estudar sobre finanças.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Postagens: 457
Tópicos: 18
Ingressou: Jul 2024
Reputações:
43
(19-03-2025, 12:29 PM)Libre Escreveu: Focar em estocar 60 ~ 70% (sei que não 'via de regra') do gasto mensal será a chave para mim não ter que aumentar a renda.
Mas assim, 100% da renda do camarada ser 5.000 reais em 19 de março de 2025 é de ser chamar de 'hiper-rico'. Não sou eu que está dizendo, são esses censos kkkk (Qual é a renda necessária para ser considerado um super-rico no Brasil?).
Como o camarada atingirá uma renda bruta dessa em 2025 ou até iníco de 2026, com essa guerra-fria política (já que ano que vem será a eleição presidencial), é o X. A geração Boomer se deu muito bem. Agora a geração Tik-tok, mal tem expectativa de conseguir seus bens, como imóvel e até um veículo. Agenda 2030? Sem patrimônio privado? "Ninguém é de ninguém?" Vai saber...
Complicado...
Essa nova geração tem cada vez mais beleza física e cada vez menos patrimônio
Vai ser um monte de modernetes lindas e montadas, tatuadas, trabalhando em call center, serviços de atendimento, burocracias e creio que num futuro próximo a maioria das mulheres vão ser GP's. Escrevam isso que eu tô falando. É o único trabalho que a IA não consegue substituir.
Já estamos vivendo um mundo cyberpunk em alguns lugares como a grande SP.
Postagens: 2,284
Tópicos: 38
Ingressou: May 2017
Reputações:
703
21-03-2025, 09:59 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 21-03-2025, 10:02 AM por Trglodita.)
Citação:a maioria das mulheres vão ser GP's.
@ Crispim Soares O tempo verbal usado me parece impreciso, não existe buceta grátis.
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Postagens: 406
Tópicos: 10
Ingressou: Sep 2018
Reputações:
92
(19-03-2025, 01:53 PM)Crispim Soares Escreveu: (19-03-2025, 12:29 PM)Libre Escreveu: Focar em estocar 60 ~ 70% (sei que não 'via de regra') do gasto mensal será a chave para mim não ter que aumentar a renda.
Mas assim, 100% da renda do camarada ser 5.000 reais em 19 de março de 2025 é de ser chamar de 'hiper-rico'. Não sou eu que está dizendo, são esses censos kkkk (Qual é a renda necessária para ser considerado um super-rico no Brasil?).
Complicado...
Vai ser um monte de modernetes lindas e montadas, tatuadas, trabalhando em call center, serviços de atendimento, burocracias e creio que num futuro próximo a maioria das mulheres vão ser GP's. Escrevam isso que eu tô falando. É o único trabalho que a IA não consegue substituir.
Beleza física só ou "estética" (termo da moda) só as fêmeas né. Porque, diga-se de passagem, ou estão cada vez mais fitness, não necessariamente saudáveis (até se perdendo como a ex do cantor belo); ou mais enxutas, com seios e bunda enormes. (Essa parte eu curtir kkkkkkkk  )
Em contrapartida, os 'machos' estão cada vez mais franzinos. E não falo só de ir na academia e ganhar músculos não. Até porque isso é o de menos. Falo da energia masculina pura, que está cada vez mais escassa e retraída. Os machos dessa geração estão mais femininos do que as próprias mulheres, e até 'moggam' muita mulher por aí.
Não se ver macho genuinamente masculino (não é pleonasmo), com energia masculina que domina a feminina. Que dar segurança e estabilidade para mesma. Mas uma vez, não falo só de músculos ou de força. Não falo necessariamente da fêmea temer o macho porque ele é maior (isso está reduzindo) e mais forte fisicamente (o que já constatamos que a diferença está cada vez menor).
Falo do macho moggar a fêmea, até nos seios. Falo do macho ser superior em tudo, mas é uma geração que estar (os machos) cada vez mais depende do acolhimento emocional, sexual e até da liderança feminina.
Enquanto isso, as fêmeas nova, vide ANORA da vida, DÃO a torto e a direito para os mais apossados de poder, e as que já bateram a idade, reclamam de não está sendo feita de devassa por estes, trocadas pelas novinhas... Esse lixo emocinal cai todo em cima da base dos machos dessa geração... Que vão ainda mais atrás de outros lixos para suprir. O ciclo se repete.
- x -
Por outro lado, que bom que essa geração (uma pequena minoria) está quebrando o ciclo que a tal geração boomer criou e alienou por décadas. Infelizmente, tem que descontruir, limpar, reforçar, para depois pensar e constuir de novo.
Alguns pagarão o bato para o outro ter um pingo de liberdade e esperança.
Mas é bom que "supermercados sofrem com falta de funcionários (escravos) para trabalhar". A real precisa de novo sangue assim. Não necessariamente uma rebelião pública, de destruição de propriedadades etc a la Clube da Luta, mas de quiet quitting, boicote a trabalho analogo a escravidão 6x1, micro-aposentadorias, etc...
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"
Postagens: 263
Tópicos: 12
Reputações:
38
(19-03-2025, 01:53 PM)Crispim Soares Escreveu: (19-03-2025, 12:29 PM)Libre Escreveu: Focar em estocar 60 ~ 70% (sei que não 'via de regra') do gasto mensal será a chave para mim não ter que aumentar a renda.
Complicado...
Mulher assim é pra trouxa se relacionar, daquelas que o idiota coloca pra dentro de casa, casa ou só se junta, mete filho, paga faculdade e aí a mulher consegue um emprego melhor, encontra um cara mais bonito e cafa, larga o betão e vive de pensão do trouxa viajando, fazendo festa e tocando a vida.
Hoje em dia não compensa se relacionar a sério e casar.
|