Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sobrevivencialismo e Preparação
#59
Deixarei meus centavos de contribuição relatando um pouco de como o Sobrevivencialismo, que descobri através desse tópico no início do ano passado, me ajuda desde que comecei a pesquisar mais a fundo os conceitos.

Adianto logo de início que o maior benefício que eu percebo na minha vida é no aspecto mental. Quanto mais coisas a pessoa conhece e sabe fazer na prática, maior a percepção de que a própria vida está menos vulnerável ao caos mundano por saber como agir nas situações mais comuns, diferente daqueles que não praticam e sequer buscam o conhecimento teórico e as informações por conta própria e se vêem  perdidos quando a merda bate no ventilador. Pior ainda se utilizarem o noticiário como fonte principal para "ficarem bem informados", noticiário que faz qualquer infeliz desavisado se sentir uma ovelha impotente diante do mundo, desenvolvendo distúrbios psicológicos e doenças.

Algumas coisas que me ajudaram na prática:
- Melhorei a consciência situacional referente as guerras urbanas entendendo o comportamento balístico das armas mais utilizadas nos confrontos diários aqui no RJ (conhecer os reais riscos e como minimizá-los pode ser a diferença entre viver ou morrer) e o modus operandi de cada um dos diferentes grupos criminosos que atuam aqui (a diretiva do homem cinza é vital para evitar problemas).

- Melhorei a resiliência mental e a resistência física. Os vídeos da ODR do canal Sobrevivencialismo, aliados ao livro Portões de Fogo, me incentivaram a buscar formas de ser menos reativo aos perigos e dificuldades diárias. Ex: Fortalecimento da mente para manter o controle durante tiroteios e outras situações de insegurança pública e para me manter funcional em eventuais cenários de escassez de alimentos (aumentando o tempo entre as refeições e fazendo jejum vez ou outra).

- Passei a buscar aprender e praticar o máximo de habilidades úteis, aquelas que você usa para manter a integridade da sua família e que podem ser trocadas por dinheiro e outras facilidades. Ex: eletricista (fiz a troca das tomadas e interruptores da casa), pedreiro (reparo do beiral do telhado e dos batentes danificados e em breve devo participar da construção do muro novo do prédio onde moro, o mais vulnerável da rua) e mecânico (por enquanto só fiz reparos na minha bike, estou no aguardo de uma oportunidade para fazer bicos em oficinas de bikes e carros para desenvolver essa habilidade).

Tenho muito a melhorar, mas já evolui bem comparado a anos atrás quando não via a vida como ela é e praticava pouco a teoria aprendida. E pra finalizar: Há vários canais do YouTube, manuais, cursos e programas de TV ótimos para te passar conhecimento para te preparar para a vida, mas poucos são tão valiosos quanto a experiência e as habilidades adquiridas pelos homens da família. Meu pai, meus tios e avôs sempre tiveram a mentalidade de serem donos do próprio nariz e tentarem resolver os desafios da vida por conta própria. Vez ou outra consigo pegar alguma coisa com eles (como na vez em que aprendi a pescar numa viagem que fiz ao norte do RJ anos atrás para o casamento de um dos meus primos). Quis destacar isso pelo fato de muitos da geração atual viverem quase sempre no mundo virtual e somente de teoria, tratando os caras velhos que tinham a vivência prática no sangue com desprezo, caras que provavelmente possuem uma história e sabedoria únicas que nenhum youtuber poderá passar.

Sigamos na luta.
Aquele que sabe pelo que viver pode enfrentar qualquer desafio de como viver - Friedrich Nietzsche
Responda-o


Mensagens neste Tópico
Sobrevivencialismo e Preparação - de Gorlami - 22-06-2015, 12:25 PM
RE: Sobrevivencialismo e Preparação - de Rajada - 07-05-2017, 03:07 PM
RE: Sobrevivencialismo e Preparação - de Dallas - 08-10-2017, 09:56 PM
RE: Sobrevivencialismo e Preparação - de Barone - 26-05-2018, 03:52 PM
RE: Sobrevivencialismo e Preparação - de Stumm - 16-06-2018, 05:43 PM
RE: Sobrevivencialismo e Preparação - de Wild - 26-10-2020, 07:28 PM
RE: Sobrevivencialismo e Preparação - de Luthor - 27-10-2020, 04:54 PM
RE: Sobrevivencialismo e Preparação - de Wild - 08-11-2020, 07:24 PM
RE: Sobrevivencialismo e Preparação - de Bean - 19-04-2023, 05:51 PM
RE: Sobrevivencialismo e Preparação - de Penoso - 09-03-2024, 12:30 AM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 3 Visitante(s)