Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Perdeu o seu emprego em momento de crise. E agora?
#1
Tongue 
Você estava em seu dia de trabalho normalmente e foi surpreendido (ou não) com uma demissão.


"Perdí meu emprego, e agora?"

Atualmente o motivo é o corte dos custos, pois as empresas não estão conseguindo mais manter alguns profissionais (ou todos mesmo) e estão tendo que demitir até mesmo os que seriam essenciais ou excelentes profissionais. E agora?
Quem é um excelente profissional, ou já é altamente capacitado, possivelmente não ficará muito tempo desempregado. Mas e o profissional mediano, que possui baixa qualificação? Vamos supor que o ramo em que você trabalhou foi totalmente afetado pela crise, não há vagas de emprego no ramo em que vocÊ se especializou. E agora? O que fazer?

Este tópico é sobre isso.... O que fazer se você perder o seu emprego neste momento de crise?
Responda-o
#2
(19-02-2016, 03:24 PM)ZetaLibertário Escreveu: Você estava em seu dia de trabalho normalmente e foi surpreendido (ou não) com uma demissão.


"Perdí meu emprego, e agora?"

Atualmente o motivo é o corte dos custos, pois as empresas não estão conseguindo mais manter alguns profissionais (ou todos mesmo) e estão tendo que demitir até mesmo os que seriam essenciais ou excelentes profissionais. E agora?
Quem é um excelente profissional, ou já é altamente capacitado, possivelmente não ficará muito tempo desempregado. Mas e o profissional mediano, que possui baixa qualificação? Vamos supor que o ramo em que você trabalhou foi totalmente afetado pela crise, não há vagas de emprego no ramo em que vocÊ se especializou. E agora? O que fazer?

Este tópico é sobre isso.... O que fazer se você perder o seu emprego neste momento de crise?

Bela iniciativa, Zeta. Vou até fixar esse tópico por uns tempos.
Responda-o
#3
Trocar de área, buscar novas especializações ou vender coisas.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#4
E aprender a se preparar para os tempos de vacas magras.

Sinto pena dessa galera:
http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/j...s/4808422/
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#5
Eu sou um dos metalúrgicos que se foderam nessa crise

O que fazer?
Enviar currículos, estudar idiomas, fazer MBA/Pós/Mestrado, obter alguma certificação..... a vida segue.

Eu estou com 1 artigo científico pra revisão e no final do ano vou tentar um mestrado na USP
Responda-o
#6
https://www.youtube.com/watch?v=tPh-_K8dppA

"You're fired!"

Então siga as dicas do mito Donald Trump

Mas essas dicas podem e devem ser seguidas independente da situação profissional, como uma forma de desenvolvimento diário que faça o valor do seu produto aumentar a cada dia.

Parafraseando Trump, o dinheiro ou o salário é apnas um placa, mas o que importa é jogar!
Responda-o
#7
- Zeta, meus cumprimentos por seu tópico. É um assunto sério que realmente precisa ser debatido.

- Sobre o texto, eu já discordo em partes. Muitas das vezes, o trabalhador que possui um cargo mais elevado, terá mais dificuldades em se realocar (fora a idade do mesmo). Devido ao alto salário, cargos de alta responsabilidades não estarem disponíveis o tempo todo, e a área de atuação. Meu irmão é um exemplo. Acredito neste caso, que um peão será mais fácil para a realocação.

- destruidor, sobre sua postagem, em muitos casos, a Carteira de Trabalho mais atrapalha do que ajuda. Vide o exemplo da reportagem.

- Já aconteceu algo parecido comigo alguns anos atrás. A empresa no qual trabalhei, encerrou o contrato com um órgão público na época, posteriormente todos que estavam neste mesmo contrato, foram dispensados. Sendo assim, não pude dá entrada nos meus direitos por causa da homologação presa. Como a empresa não tinha dinheiro em caixa, a mesma não poderia liberar os documentos homologatórios, sendo assim, não pude dá entrada no Seguro Desemprego e o FGTS naquela ocasião.

- Para quem está desempregado, não pode se dá o luxo de escolher nestes tempos de crise. O jeito é trabalhar num emprego mediano, até arranjar outro melhor. E ao mesmo tempo, estudar.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#8
Excelente tópico e assunto.

Creio que em primeiro lugar é cortar qualquer tipo de gasto, não tem jeito mesmo e vai f0der a comodidade.

Do resto já foi citado aí

Responda-o
#9
(19-02-2016, 04:40 PM)Aragons Escreveu: Eu sou um dos metalúrgicos que se foderam nessa crise

O que fazer?
Enviar currículos, estudar idiomas, fazer MBA/Pós/Mestrado, obter alguma certificação..... a vida segue.

Eu estou com 1 artigo científico pra revisão e no final do ano vou tentar um mestrado na USP

Sabe por que você se fode? Porque o governo brasileiro deixa tudo vir da china pronto, tem muito esquema e maquiagem nas importações dos insumos, a industria siderurgica br está fodida. O industrial e empresário BR viraram importador com o aval do esquema PT, receita e policia federal.

Quem toma no cu é o povo que lacrou 13.  Big Grin
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
#10
Meus cumprimentos tb Zeta. Excelente iniciativa!

Para aqueles que perderam emprego ou querem mudar de area. Podem buscar cursos gratuitos para qualificação profissional. (se vc preferir nao gastar dinheiro com curso).

Pelo menos para tapar o buraco, e poder se reerguer..
Responda-o
#11
Pra quem precisar empreender, a alternativa mais fácil e barata é se tornar representante comercial. Não precisa de ponto  comercial, estoque, vitrine, etc.

Precisa apenas de um celular, micro com internet e um carro (ou pelo menos uma motinha pra visitar os clientes).

Tudo que pode ser vendido pode ser representado, é uma modalidade de  comércio.

O representante intermedeia o negócio e a representada paga uma comissão (geralmente 5%).
Responda-o
#12
Investir em um pequeno negocio de alimentação. Alimentação tem retorno, pq as pessoas gastam pra comer.

Seja doces ou salgados...

Hot Dog
Lanches
Bombons Trufados
Brigadeiros
Ovo de Pascoa trufado
Responda-o
#13
Pessoal, tá na moda Casa de Espetinhos...
Vender espetinhos , porções....

Ta um boom na minha cidade, e todas com bom movimento....
Responda-o
#14
Meu vizinho vende Hot Dog. Ele fez um acordo com um restaurante para utilizar a calçada dela, durante a noite, que o restaurante nao esta aberto. Não sei como funciona isso, se ele paga um "aluguel".. Ele fatura bem, pq é bom o Dog e o cara atende bem.... Tá sempre cheio... Tem mesa pra sentar, ele é bem criativo, improvisou cadeiras.. Abriu uma tenda e poe mesa...
Responda-o
#15
A melhor alternativa na minha opinião, é construir ativos.

Você não deve depender só do seu salário e do seu esforço.

Por exemplo, construa umas quitinetes e as alugue. É uma renda que você sempre terá, mesmo que seja demitido, mesmo que fique doente e não possa sair de casa.

Invista em coisas facilmente administráveis, que não dependam da sua presença, e assim você sempre vai ter um pouco de dinheiro entrando.

Eu acho isso mais importante pra quem esta pensando em um plano B, do que investir em um negócio, porque um negocio vai exigir o seu tempo, o seu dinheiro e você pode falir e ficar em uma situação difícil.

Eu tinha feito um tópico bem bacana sobre investimentos em ativos no outro fórum. Pena que eu não fiz backup do meu tópico.

Mas o conceito é esse. Não crie um estilo de vida que você viva só do seu salário e do seu tempo, mas construa coisas que gerem renda de forma independente, permitindo que você continue com o seu tempo livre pra usar como achar melhor.

Sent from my GT-I9500 using Tapatalk
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#16
Se o cara trabalha na iniciativa privada ele tem de estar preparado pro pior. É simples assim.

Quando trabalha de empregado sempre fazia o meu melhor e nao tinha medo de ficar desempregado, porque botava pra moer. Nunca ficava preocupado e sempre ficava atento quando aparecia algo melhor. Mas quando isso acontecia comigo nem esperava receber o seguro desemprego porque achava que me acomodaria. O que eu fazia era correr atras de outro o mais rapido possivel, porque as contas nunca param de vir. Pra mim se o cara realmente quer trabalhar nao existe crise que resista. Muito boa esta iniciativa do zeta em abordar este assunto que assusta muita gente por ai.
Responda-o
#17
Trabalhar na iniciativa privada brasileira é uma merda, não me surpreende que haja tanta gente almejando concursos públicos.

Existem poucas empresas de verdade aqui no Brasil, a maioria delas só trabalha com importações da China. 
Existe uma lei que concebe benefícios para quem constrói motores dentro do país, sabe o que as empresas de motores fazem? Compram o motor semi pronto da China e só apertam os parafusos aqui dentro... é assim que as empresas conseguem realizar a mágica de aumentar sua produção ao mesmo tempo que demitem mais da metade dos funcionários.

Tinha um cara que ia comprar um robô para realizar operações de soldagem, daí ele desistiu na última hora porque compensava mais deixar os escravos chineses produzirem lá e depois ele revender aqui.

Teve um cara que a família dele trabalha numa fábrica de produtos químicos perigosos. O pai dele trabalhou lá a vida inteira, assim que o velho se aposentou seu filho demitiu quase todos os funcionários e passou a comprar direto da China. As leis ambientais brasileiras são tão rígidas que só destroem ainda mais a iniciativa privada brasileira, é mais barato poluir a China.
Responda-o
#18
(20-02-2016, 07:20 PM)G â n g s t e r Escreveu: Se o cara trabalha na iniciativa privada ele tem de estar preparado pro pior. É simples assim.

Quando trabalha de empregado sempre fazia o meu melhor e nao tinha medo de ficar desempregado, porque botava pra moer. Nunca ficava preocupado e sempre ficava atento quando aparecia algo melhor. Mas quando isso acontecia comigo nem esperava receber o seguro desemprego porque achava que me acomodaria. O que eu fazia era correr atras de outro o mais rapido possivel, porque as contas nunca param de vir. Pra mim se o cara realmente quer trabalhar nao existe crise que resista. Muito boa esta iniciativa do zeta em abordar este assunto que assusta muita gente por ai.

(2)
Responda-o
#19
Emprego na área metalúrgica no Brasil é um emprego artificial. As dicas minhas seriam, ter um fundo de emergência de para no mínimo 6 meses, nada de depender de seguro desemprego estatal, depois ter um fundo de empreendimento/recolocação profissional uma grana para iniciar um pequeno negócio, requalificar - se ou mudar de área de atuação. Na minha opinião deve-se sempre esperar pelo pior se quiser saber enfrentar o desemprego que seja antes dele acontecer e não quando a água estiver no pescoço.

Enviado de meu SM-G110B usando Tapatalk
Responda-o
#20
Posso falar sobre minha realidade, no tempo de aperto no qual passei, na época que tive que fazer estágio, eu procurei me virar nos 30 para pagar minhas contas
 - Trabalhei aos finais de semana como garçom.
 - Fiz algumas segurança com colegas policias 
 - Vendi muambas: camisas, tênis, blusas importadas, perfumes importados
 - Vendi até dvd pirata, pois eu tinha 3 pc´s em casa, hoje em dia não vale apena mais
 - Na empresa em que fazia estágio, a xerox não era controlada, então eu vendi xerox na faculdade de trabalhos que precisavam ser feitos.
 - Fiz pinturas em casas
- fui fiscal de prova de concurso

 Uma dica para quem mora no RJ e está desempregado, na feira dos paraíbas eles chamam garçons para trabalharem de free lance aos finais de semanas
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)