Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Me formar o quanto antes ou prolongar o estágio?
#1
Boa noite confrades, tudo bem?
Sou quase um graduado em Engenharia, faltam somente três matérias para concluir meu curso. No momento estou fazendo um estágio profissional, não tenho filhos e nem namorada e moro com os meus pais. Tenho 23 anos de idade. 

A minha questão é, eu faço estágio em uma empresa multinacional e meus chefes disseram que iam me contratar no final do período final do estágio. Porém, eles disseram isso quando a crise ainda nem tinha começado e graças as condições econômicas atuais (DI-DI-DILMA), [ferrou tudo] e a empresa na qual trabalho teve uma queda de cerca de 30% na planta do Brasil, impossibilitando contratações em todos os campos da empresa. Estava pensando em prolongar meu estágio em mais 6 meses, juntamente com a minha graduação e ver se as condições da empresa melhoram para tentar uma possível efetivação para ganhar o piso de engenheiro que a empresa oferece, (mas prolongar a graduação não é garantia, pois não tem como saber como a economia estará em dez/2016). Outra opção seria tentar achar emprego(ganhando um salário menor do que o piso de engenheiro junior) em outro lugar e me formar o quanto antes possível, só que, com essa crise, não sei se vou achar tão de cara. O mercado tá muito ruim e o desemprego aumenta a cada dia que passa. 

Outra preocupação que eu tenho é, imagina se eu fico mais 6 meses na empresa (trabalhando como estagiário e ganhando a bolsa de estagiário), e não ter a certeza de contratação? Isso devido a situação política-econômica do Brasil atual. 

Estava conversando com uma amiga hoje e ela falou que um dos riscos de prolongar a graduação é ficar com essa espécie de mancha no currículo, talvez depois eles me perguntem porque eu demorei (6;6,5) anos ao invés de 5,5 e por aí vai. 

Se eu me graduasse em Julho de 2016, engataria um mestrado de cara, se não, assistiria aulas como ouvinte de mestrado (na graduação) e depois validaria essas aulas que cursei, quando me graduasse. 

Devido ao cenário atual e a minha condição, o que seria melhor? Me formar o quanto antes ou tentar tirar a sorte grande?

Att,

God
O pior fracasso do homem é não conseguir se levantar após uma porrada. Fight.
Responda-o
#2
Estágio remunerado ou estágio obrigatório não remunerado?
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#3
- Confrade, esta situação é bem relativa. Simbolicamente falando: Você pode ir para cima ou para baixo, esquerda ou para direita. Não tem decisão certa ou errada. Cada opção que descreveu tem os seus pós e contras.

- Caso seu estágio seja remunerado, ficaria até onde fosse possível e observaria como a empresa atual avalia uma suposta contratação. Ao mesmo tempo, procuraria outro emprego (mesmo se ganhar pouco) porque você ainda é um Engenheiro em Formação.

- Não estou lhe criticando, muito pelo contrário. O que observo muito as vezes, é a galera mal se formarem e quererem começar suas carreiras já no topo. Não é bem assim que a situação começa. Tem que vi subindo e pegando experiência até o topo. Não vejo problemas caso você seja Engenheiro Júnior se a situação o deixar somente com esta opção.

- Em 6 meses, muitas coisas podem acontecer ainda, aguarde e tome a melhor decisão.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#4
Fica no estágio.

Do tipo que a coisa anda, a experiência na área de terá de grande valia quando terminar o curso.

Quando for procurar emprego ninguém vai te perguntar

"E aí sabichão! Quantos livros você leu esse ano?"

Mas sim:

"Qual a sua experiência na área?"
Responda-o
#5
(23-12-2015, 08:12 AM)Awaken Escreveu: Estágio remunerado ou estágio obrigatório não remunerado?

O meu estágio é remunerado, 1,3k.
O pior fracasso do homem é não conseguir se levantar após uma porrada. Fight.
Responda-o
#6
(23-12-2015, 08:41 AM)DiamanteNegro Escreveu: - Confrade, esta situação é bem relativa. Simbolicamente falando: Você pode ir para cima ou para baixo, esquerda ou para direita. Não tem decisão certa ou errada. Cada opção que descreveu tem os seus pós e contras.

- Caso seu estágio seja remunerado, ficaria até onde fosse possível e observaria como a empresa atual avalia uma suposta contratação. Ao mesmo tempo, procuraria outro emprego (mesmo se ganhar pouco) porque você ainda é um Engenheiro em Formação.

- Não estou lhe criticando, muito pelo contrário. O que observo muito as vezes, é a galera mal se formarem e quererem começar suas carreiras já no topo. Não é bem assim que a situação começa. Tem que vi subindo e pegando experiência até o topo. Não vejo problemas caso você seja Engenheiro Júnior se a situação o deixar somente com esta opção.

- Em 6 meses, muitas coisas podem acontecer ainda, aguarde e tome a melhor decisão.
Então, estava pensando nisso. Posso me formar em 6 anos e pegar uma baita experiência. Se eu ficar 6 anos, as chances de contratação aumentam e posso aprender mais lá (Ganhar mais experiência), caso não consiga... Terei 1 ano e 8 meses de experiência no estágio, mais um ano de outro estágio que eu fiz e mais dois anos de projetos de pesquisa na faculdade, e de quebra, será final de 2016 e as condições do Brasil começam a melhorar um pouco, de acordo com os economistas. 
Concordo com você, conheço uns 5 caras que entraram comigo na faculdade e não arranjaram emprego porque não fizeram muito estágio, teve um, inclusive, que tá no 5o ano de Engenharia Mecânica e não conseguiu estágio ainda. [0 experiência]. 

Tava até lendo o outro fórum, a experiência conta muito mais que um canudo na mão.
O pior fracasso do homem é não conseguir se levantar após uma porrada. Fight.
Responda-o
#7
(23-12-2015, 09:39 AM)THOTH Escreveu: Fica no estágio.

Do tipo que a coisa anda, a experiência na área de terá de grande valia quando terminar o curso.

Quando for procurar emprego ninguém vai te perguntar

"E aí sabichão! Quantos livros você leu esse ano?"

Mas sim:

"Qual a sua experiência na área?"

Haha, fato. Não adianta nada ter lido um monte de teoria e sem ter praticado nada.
O pior fracasso do homem é não conseguir se levantar após uma porrada. Fight.
Responda-o
#8
(23-12-2015, 09:39 AM)THOTH Escreveu: Fica no estágio.

Do tipo que a coisa anda, a experiência na área de terá de grande valia quando terminar o curso.

Quando for procurar emprego ninguém vai te perguntar

"E aí sabichão! Quantos livros você leu esse ano?"

Mas sim:

"Qual a sua experiência na área?"

Concordo com o Thoth, eu faria o mesmo.

Faltam 2 anos pra me formar em engenharia também.. já fiz uns estágios (não obrigatórios), mas não fiquei contente com o que aprendi... ano que vem vou atrás de outro.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#9
Cara, quanto mais experiência vc puder ter, melhor.

Se alguém questionar o tempo de graduação, vc explica e pode até mostrar seu boletim com boas notas para comprovar.

Vc já sabe qual ramo/área da eng. quer seguir?
Pesquise as vagas e o que os profissionais desses cargos tem de conhecimento e aprenda o que for necessário.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#10
Cara, devido a essa crise, fica no estágio sem dúvidas. Já que é algo garantido. Aproveita esse tempo a mais e poupa a maior quantidade de dinheiro que puder.

Sobre o tempo em que você vai passar na faculdade no currículo, sinceramente acho besteira. Não acho que empregador vai olhar para isso, e sim vai dar mais olhos ao tempo que você ficou nessa multinacional.
Responda-o
#11
(23-12-2015, 10:18 AM)God Escreveu:
(23-12-2015, 08:12 AM)Awaken Escreveu: Estágio remunerado ou estágio obrigatório não remunerado?

O meu estágio é remunerado, 1,3k.

Já leu o contrato do seu estágio? Seu contrato tem vínculo com a matéria "Estágio Supervisionado" da sua faculdade?
Porque se for um que envolve a faculdade é vinculado diretamente a ela, então não pode ser mais de 6 meses, estágio daqui para frente seria um vínculo empregatício mesmo.

Conselho que eu dou é, observe outras propostas, talvez em uma ida a outra empresa você pegue algo melhor, se não conseguir, ou ver que as propostas não são tão seguras ou tem desvantagens, permaneça até ser efetivado.

Porque pode ser tanto boa vontade da empresa de querer segurar o funcionário para não ter que te despedir, tanto também que ela possa estar tentando te passar pra trás para economizar grana.

Pense nisso.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#12
Se for possível, as duas coisas.

Mas se tiver que escolher, fique no estágio, pois o mercado de trabalho demanda experiência...
Responda-o
#13
Tenho uma excelente notícia, consegui uma vaga de estágio em outro país. Vou para lá daqui dois meses. Só tenho a agradecer a real. Eu era um molengão antes de entrar aqui, agora vou aproveitar para aprender uma nova língua. Vou conseguir adquirir minha tão sonhada independência.   Smile Smile
O pior fracasso do homem é não conseguir se levantar após uma porrada. Fight.
Responda-o
#14
(09-05-2016, 06:44 PM)God Escreveu: Tenho uma excelente notícia, consegui uma vaga de estágio em outro país. Vou para lá daqui dois meses. Só tenho a agradecer a real. Eu era um molengão antes de entrar aqui, agora vou aproveitar para aprender uma nova língua. Vou conseguir adquirir minha tão sonhada independência.   Smile Smile

- Sucesso.

- Vê se não some do fórum. Rs
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#15
(09-05-2016, 07:18 PM)Diamante Escreveu:
(09-05-2016, 06:44 PM)God Escreveu: Tenho uma excelente notícia, consegui uma vaga de estágio em outro país. Vou para lá daqui dois meses. Só tenho a agradecer a real. Eu era um molengão antes de entrar aqui, agora vou aproveitar para aprender uma nova língua. Vou conseguir adquirir minha tão sonhada independência.   Smile Smile

- Sucesso.

- Vê se não some do fórum. Rs


Desculpe a demora pra responder. Fiquei um tempão sem entrar aqui, só estava focando em estudo estudo e estudo :x

Consegui na empresa que estava trabalhando. 
Foi uma boa, porque com esse estágio vou ganhar em dólar, o equivalente se estivesse formado. 

Só tenho duas coisas a melhorar, nesse processo de busca por um currículo melhor, acabei engordando uns kg, vou tentar perder peso agora e tentar desenvolver mais minha sociabilidade.
O pior fracasso do homem é não conseguir se levantar após uma porrada. Fight.
Responda-o
#16
Sucesso brow!

Lembro de ti desde o forum antigo.

Se quer uma dica para sociabilidade:
Como fazer amigos e influenciar pessoas

Tem pdf no google e audiobook no youtube.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#17
(10-05-2016, 04:16 PM)destruidor Escreveu: Sucesso brow!

Lembro de ti desde o forum antigo.

Se quer uma dica para sociabilidade:
Como fazer amigos e influenciar pessoas

Tem pdf no google e audiobook no youtube.

To progredindo nesse ponto e entrei em uma academia. Muito bom viver aqui \o/
O pior fracasso do homem é não conseguir se levantar após uma porrada. Fight.
Responda-o
#18
Mais um satisfeito... parabéns, confrade.

Um abraço!
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#19
Tente tirar o maior conhecimento que você puder do estagio, como você mesmo disse a primeira vista você quase não tem gasto então ganhar tão bem a principio não é tão importante, e por ser uma multinacional cara, a muito o que explorar,leve o estagio até onde você conseguir e aprenda o máximo que puder, porque a hora para aprender é agora, a hora de discernir a teoria da prática e esse momento, de nada adianta você saber todas as funções e todas as formulas se não consegue aplicar. E por ser estagiário você deve ter alguém pelo menos te "supervisionando" depois que sair dai não vai ter mas isso é tudo por sua conta, leve esses detalhes em consideração, além do mas você é novo e o dinheiro vem com o tempo, foque em conhecimento, um cargo bom é consequência de sua preparação.
"Não sou chamado para as reuniões, eu as marco. E o meu respeito não é determinado, é merecido."
Harvey Specter

"Não depende de como você cai, mas de como se levantar."
Matt Murdock

"Então eu ouvi a voz do Senhor, conclamando: Quem enviarei? Quem irá por nós? E eu respondi: Eis-me aqui. Envia-me!"
(Isaías 6:8).
Responda-o
#20
Tenho outro dilema agora, consegui o estágio aqui nos USA. Minha dúvida é: A empresa é alemã, o ideal seria tentar aprender alemão agora, mas tem um pequeno porém. Ano que vem vou fazer cidadania italiana e meu chefe é italiano e outo gerente do setor é italiano, porém a empresa valoriza muito quem aprende o tal do alemão, o que fazer, o que é melhor no futuro?

Como o Italiano é parecido com o português é bem mais fácil de aprender. Mas para as vagas de Treinee é sempre vantajoso aprender o alemão. 
Obs: Vai vir uma alemã morar na mesma casa que eu, sendo assim, poderia aprender alemão com ela no tempo que ela estivesse aqui... (pelo menos o intermediário). 

Obs: Mas falei com os gerentes e os olhos deles brilharam de eu aprender italiano. 


Da vontade de aprender aos dois juntos, mas se fizer isso não vou ter tempo livre e não vou "curtir" aqui e acho que não vou aprender nem um nem outro.

O que eu tava pensando em fazer é: Eu acho que vai ser bem mais fácil de aprender alemão se tiver uma pessoa na casa que fale o idioma, "ela pode tirar minhas dúvidas de vez enquanto", ela pode me ensinar a conversar um pouco, depois que essa guria de alemão for embora (ela fica 6 meses), poderia focar totalmente no italiano. 

O que eu percebi nas minhas experiências de vida é que se você for amigo do chefe, é meio caminho andado. 

Qual dos idiomas vocês acham que é mais vantajoso?
O pior fracasso do homem é não conseguir se levantar após uma porrada. Fight.
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Desafios em se formar numa Uniesquina Ministro 24 10,250 29-10-2018, 04:08 PM
Última Postagem: Ministro

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)