Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como o Tigre abriu seu terceiro olho - Uma fábula de Jack Donovan
Por Jack Donovan, traduzido pelo google tradutor. O Original está aqui: https://www.jack-donovan.com/sowilo/2024...third-eye/

Era uma vez, no extremo oriente, um tigre que vivia em uma selva ao lado de um antigo templo.

Todos os dias, descansando na sombra listrada de uma folha de palmeira, o tigre observava os monges no templo enquanto eles cuidavam de seus negócios.

Os monges varriam o chão do templo com vassouras de capim.

Eles poliam as estátuas, oferecendo pequenas orações enquanto trabalhavam.

Os monges acendiam velas e incenso que enchiam o ar do templo com fumaça perfumada.

E então, depois de cantar uma palavra que significa "paz", os monges se sentavam para meditar com grande concentração por um longo tempo.

O tigre semicerrou os olhos e bocejou, e suas grandes presas brilhavam ao sol de verão.

Ele se perguntava o que os monges estavam pensando enquanto meditavam.

Então, depois que os monges terminaram de meditar e prepararam seus jantares simples e sem carne de lentilhas e arroz, o tigre se aproximou do templo e ouviu os monges conversando.

Um dos monges parecia estar no comando, e os outros monges o ouviam atentamente enquanto ele falava.

O tigre notou que alguns estranhos de pele clara que usavam roupas incomuns chegaram para visitar os monges e ouvi-los falar.

O monge que parecia estar no comando falou sobre a importância da paz e da não violência.

Todos os monges assentiram silenciosamente, e os estranhos também.

Então, ele falou sobre a iluminação.

E todos os monges assentiram silenciosamente, e os estranhos também.

E então, o monge mais importante disse algo de passagem sobre "abrir um terceiro olho".

Todos os monges assentiram silenciosamente, mas os estranhos pareciam ficar muito animados.

E o tigre também ficou muito animado.

O tigre retornou à selva, pensando sobre a não violência e este terceiro olho.

"Eu quero um terceiro olho", pensou o tigre.

"Se eu tivesse um terceiro olho", pensou ele, "imagine o que eu poderia ver!"

Mas então, algo ocorreu ao tigre que o perturbou.

Todos esses monges eram pacíficos, comiam uma dieta baseada em vegetais e meditavam todos os dias por muitas horas, mas mesmo o monge mais importante tinha apenas dois olhos.

O tigre balançou a cabeça.

"Se esses monges trabalham tão duro todos os dias e ainda têm apenas dois olhos, como posso esperar que meu terceiro olho se abra?"

E então, o tigre riu para si mesmo. A resposta era tão simples.

"Os monges são apenas pessoas", percebeu o tigre, "mas eu sou um tigre, e os tigres são ótimos."

Então foi naquele momento, quando o sol se pôs atrás do antigo templo, que o tigre começou sua meditação.

Ele meditou a noite toda, e o luar lançou sombras listradas sobre ele através das folhas das palmeiras enquanto elas se moviam suavemente na brisa.

Quando os monges se levantaram na manhã seguinte, o tigre ainda estava meditando.

“Veja”, ele pensou, “eu já estou à frente deles.”

O tigre meditou sobre a paz e a não violência, mas achou muito difícil meditar sobre a ausência de uma coisa.

“O que é a paz”, ele se perguntou, “senão a ausência de violência?”

“Que caráter a paz tem em si mesma?”

“Parece que a paz é um espaço vazio ou uma pausa significativa — uma elipse…”

“Agora estou ficando muito filosófico”, sorriu o tigre.

“Preciso me esforçar mais.”

Após muitas horas de meditação, o tigre sentiu sede e foi até um riacho.

Ele bebeu sua porção de água e ouviu as conversas dos pássaros enquanto voavam de galho em galho acima dele, procurando insetos e vermes para matar e comer.

"Selvagens de dois olhos", ele fungou. "Eles nunca alcançarão a iluminação."

Mas naquele momento, ele viu um movimento rio abaixo enquanto a densa folhagem farfalhava.

Um cervo malhado colocou a cabeça para fora, olhando ao redor para ver se era seguro beber um pouco de água.

O tigre estava com fome, e ele lambeu os lábios.

Normalmente, ele começaria a perseguir o cervo malhado — esperando o momento perfeito para atacar.

Então ele cravaria os dentes em seu pescoço, enquanto o sangue espirrava em seu pelo, e esmagaria sua traqueia.

Ele pressionaria o cervo para o chão com seu peso e o seguraria firmemente até que ele sucumbisse à escuridão.

Então ele o arrastava para um local isolado e o rasgava, desenterrando seu fígado e rins quentes — todas as coisas boas, primeiro.

"Nossa", suspirou o tigre, "pensar nisso está me deixando com muita fome. É melhor eu parar. Nunca alcançarei a iluminação dessa forma."

Então o tigre se virou e caminhou para a selva até não conseguir mais ver o veado.

Então ele tentou mastigar algumas folhas. Elas eram bem nojentas, mas ele continuou.

"Eu só preciso me acostumar", decidiu o tigre.

Ele tentou desenterrar algumas raízes de plantas porque tinha visto homens fazerem isso, mas as raízes estavam muito sujas e não tinham um gosto muito bom.

Então, o tigre retornou ao seu lugar sob as folhas de palmeira e retomou sua meditação.

Isso continuou por vários dias.

Durante os intervalos de sua meditação, o tigre tentou comer todos os tipos de plantas.

Ele se engasgou com várias gramas, folhas e até flores.

Depois de observar os macacos, ele decidiu experimentar algumas bananas, e o tigre teve que admitir que bananas não eram ruins.

Ainda assim, não importava quantas bananas ele comesse, o tigre continuava com fome.

E ele começou a se sentir muito doente, muito cansado e muito fraco.

E era muito difícil para o tigre se concentrar durante suas meditações.

Então, uma tarde, enquanto ele estava se sentindo perfeitamente mal, o tigre teve uma ideia.

"Os monges não comem grama e bananas", ele pensou, "eles comem arroz branco fofo!"

"Talvez o arroz seja o segredo."

"Eu sei onde o arroz cresce, mas não sei como fazê-lo fofo."

"Eu deveria ir buscar um pouco do arroz fofo."

O tigre tinha certeza de que essa era a solução.

Então ele voltou para sua meditação e esperou até que os monges tivessem comido sua refeição.

Depois que as estrelas apareceram no céu azul-escuro, o tigre rastejou em direção ao templo através das sombras lançadas pelo luar.

Silencioso como um gatinho, ele entrou furtivamente na cozinha do templo e cuidadosamente vasculhou em busca de sobras de arroz.

Ele encontrou alguns grãos de arroz fofo no chão, mas os monges tinham limpado suas panelas e tigelas.

O tigre ficou muito chateado.

Ele estava com TANTA fome.

Nesse momento, ele ouviu um movimento do lado de fora da cozinha, e o tigre rapidamente se escondeu na sombra atrás da porta aberta.

Um dos monges entrou, carregando uma lanterna para iluminar seu caminho.

O monge olhou ao redor da sala.

E foi naquele momento que a fome do tigre o venceu.

Ele saltou das sombras e atacou o monge, que gritou e deixou cair sua lanterna, que se espatifou no chão.

O tigre cravou os dentes no pescoço do monge e rasgou a pele.

Sangue vermelho e quente jorrou do monge a cada batida de seu coração em pânico.

O tigre sacudiu o monge violentamente e o esmagou no chão do templo.

E enquanto o monge lutava para dar seus últimos suspiros, tossindo — o tigre RUGIA.

O fogo da lamparina se espalhou e o crescente incêndio iluminou o cômodo com uma luz bruxuleante selvagem.

Outros monges apareceram, gritaram e fugiram, mas o tigre ficou, empanturrando-se com a carne ainda em movimento do monge.

O tigre faminto comeu e comeu e nunca se sentiu mais vivo e não estava arrependido ou triste porque, afinal, ele era um tigre.

O tigre havia se esquecido de sua busca pela iluminação.

Mas então, alguns homens da vila apareceram na porta da cozinha em chamas — e eles estavam armados com armas de fogo.

Os homens gritaram, e um deles atirou no tigre, e uma bala atingiu seu ombro.

"OWWWWWWWWWWWWWRRRRRRR", o tigre rugiu.

O tigre pulou rapidamente e saiu correndo da cozinha pela outra porta.

"Agora esses homens estão tentando ME matar!"

O tigre correu de volta para a selva, para longe do templo em chamas. .

Os homens o perseguiram, disparando suas armas.

As balas atingiram as árvores e lançaram estilhaços de casca voando pelo tigre.

Mas os tigres correm mais rápido que os homens, e o tigre desapareceu fundo, fundo, fundo na escuridão da selva.

Exausto, mas sem mais fome, o tigre sentou-se para meditar mais uma vez.

Seu ferimento ainda estava sangrando, mas não muito, e não doía muito.

Mas o tigre estava frustrado e confuso.

Um macaco desceu perto dele — mas fora de alcance.

Ele olhou para o tigre e pareceu curioso ou possivelmente preocupado.

Então o tigre contou ao macaco o que tinha acontecido.

O tigre contou ao macaco como ele havia tentado meditar sobre a paz e a não violência como os monges, e como os monges se recusavam a comer carne, então ele também se recusou a comer carne, porque os monges pareciam muito sábios.

O tigre disse ao macaco que estava tentando encontrar a iluminação, e o macaco revirou os olhos.

O tigre resmungou e disse ao macaco: "Sabe, é estranho. Os monges pregam a não violência e é verdade que eles permaneceram pacíficos.

Mas também é verdade, veja bem, que aqueles monges pacíficos não tiveram problemas em buscar os homens da aldeia para usar a violência contra mim."

E, com isso, o macaco deu de ombros e voltou para a árvore.

Algumas folhas caíram dos galhos acima, e os olhos cansados do tigre seguiram uma delas enquanto ela flutuava preguiçosamente até o chão.

Quando ele olhou para cima novamente, a selva estava transformada.

Tudo ao seu redor parecia um sonho — as profundezas eram incertas e a selva brilhava com luz prismática.

O próprio ar parecia estar vivo.

E foi então que o Grande Tigre se revelou.

O Grande olhou para ele com mil olhos penetrantes e desdobrou mil patas.

Ele era resplandecente em listras de todas as cores, e o Grande Tigre estava em todos os lugares ao mesmo tempo — lindo e assustador.

O Grande rugiu em um rugido que veio de todos os lados, e o tigre podia sentir seus ossos chacoalharem dentro dele.

E então, o Grande falou com ele calmamente em uma voz que parecia ter vindo do início dos tempos e se movido através do nosso tigre em direção ao fim distante e desconhecido de todas as coisas.

O Grande disse:

“Você não encontrará o que procura naquele templo em chamas.

Os homens o perseguiram, disparando suas armas.

As balas atingiram as árvores e lançaram estilhaços de casca voando perto do tigre.

Mas os tigres correm mais rápido que os homens, e o tigre desapareceu fundo, fundo, fundo na escuridão da selva.

Exausto, mas sem mais fome, o tigre sentou-se para meditar mais uma vez.

Seu ferimento ainda sangrava, mas não muito, e não doía muito.

Mas o tigre estava frustrado e confuso.

Um macaco desceu perto dele — mas fora de alcance.

Ele olhou para o tigre e pareceu curioso ou possivelmente preocupado.

Então o tigre contou ao macaco o que tinha acontecido.

O tigre contou ao macaco como ele havia tentado meditar sobre a paz e a não violência como os monges, e como os monges se recusavam a comer carne, então ele também se recusou a comer carne, porque os monges pareciam muito sábios.

O tigre disse ao macaco que estava tentando encontrar a iluminação, e o macaco revirou os olhos.

O tigre resmungou e disse ao macaco: "Sabe, é estranho. Os monges pregam a não violência e é verdade que eles permaneceram pacíficos.

Mas também é verdade, veja bem, que aqueles monges pacíficos não tiveram problemas em buscar os homens da aldeia para usar a violência contra mim."

E, com isso, o macaco deu de ombros e voltou a subir na árvore.

Algumas folhas caíram dos galhos acima, e os olhos cansados do tigre seguiram uma delas enquanto ela flutuava preguiçosamente até o chão.

Quando ele olhou para cima novamente, a selva estava transformada.

Tudo ao seu redor parecia um sonho — as profundezas eram incertas e a selva brilhava com luz prismática.

O próprio ar parecia estar vivo.

E foi então que o Grande Tigre se revelou.

O Grande olhou para ele com mil olhos penetrantes e desdobrou mil patas.

Ele estava resplandecente em listras de todas as cores, e O Grande Tigre estava em todos os lugares ao mesmo tempo — lindo e assustador.

O Grande rugiu em um rugido que veio de todos os lados, e o tigre podia sentir seus ossos chacoalharem dentro dele.

E então, o Grande falou com ele calmamente em uma voz que parecia ter vindo do início dos tempos e se movido através do nosso tigre em direção ao fim distante e desconhecido de todas as coisas.

O Grande disse:

“Você não encontrará o que procura naquele templo em chamas.

Aqueles monges vivem no erro.

Eles são capazes de permanecer em paz apenas porque são protegidos pelos homens da aldeia.

Eles podem parecer sábios, mas são filhotes delicados cuidados por uma mãe feroz.

Vou lhe contar sobre violência.

A violência é uma forma de energia — não pode ser criada nem destruída.

Ela se move de uma criatura para outra, mudando de estado e forma, mas a paz — a verdadeira paz na vida — é uma ilusão.

Um truque sussurrado do dragão.

A única paz verdadeira vem na morte, e até a morte provê para os vivos, e a violência continua.

O verme se alimenta da decadência da morte, engordando até que a pomba pacífica traz a morte de cima, arrancando-a do solo e engolindo-a inteira.

E quando a águia avista a pomba, ela ataca como um raio — esmagando-a em suas garras.

A grama selvagem extrai vida da morte e do desperdício, e os cervos se alimentam dessa grama.

Mas, como você descobriu, tigres não se alimentam de grama.

É papel dos tigres se alimentar de cervos.

Veja, os monges em seu templo ensinam a paz, mas a realidade não mudou para acomodar sua ilusão.

Eles descobriram que orações e incenso por si só não dissuadirão tigres famintos de comê-los.

Os homens só podem manter os tigres longe ameaçando-os com violência.

E o mundo dos homens funciona da mesma maneira.

Os monges no templo rezam pela paz, mas a paz só é alcançada no mundo dos homens quando um grupo de homens se torna tão poderoso por meio da riqueza ou do valor que eles fazem regras contra a violência que só podem ser impostas pela ameaça de violência.

Então a paz, na medida em que existe, é o produto da violência.

A ameaça de violência é o padrão-ouro que garante que as leis serão obedecidas e que os tigres não invadirão os templos e as aldeias dos homens.

A violência não é boa nem má. Ela simplesmente é.

A violência é um oceano no qual se pode nadar ou se afogar.

A violência não é um deus a ser adorado, mas uma realidade fundamental do universo, uma constante que se deve reconhecer e respeitar se se deseja alcançar a verdadeira iluminação.

O tigre ouviu o Grande e contemplou Suas palavras de sabedoria...

Ele respirou fundo e sentiu algo formigar no centro de sua testa.

E então, como uma flor desabrochando para saudar o sol da manhã, o Terceiro Olho do tigre se abriu.

E quando o Terceiro Olho do tigre se abriu, ele descobriu que podia ver o mundo como antes, mas com maior clareza e compreensão.

Ele sentiu três palavras se formando entre seus lábios negros e sua língua farpada, e sussurrou:

“A violência é dourada.”

O tigre meditativo voltou a ficar de quatro, examinando a selva enquanto os primeiros raios de sol penetravam na névoa da manhã, e disse em voz alta - para ninguém em particular:

“Eu me pergunto para onde foi aquele cervo.”

E o tigre começou o seu dia.

E esta, amigos, é a história de como o tigre abriu o seu Terceiro Olho.
  • Sem a visão de um objetivo um homem não pode gerir a sua própria vida, e muito menos a vida dos outros.
Leia: Nuvem de Giz
Responda-o
os jogos de violência sempre foram comuns entre os homens, como preparação contìnua para a guerra e como amostra da capacidade máxima humana. Os antigos admiravam o mais forte, o mais rápido e o mais habilidoso. Hoje como tudo é uma caricatura barata dos costumes tradicionais, os jogos de guerra viraram uma coisa tosca, tomados por interesses comerciais onde a propaganda vale mais que o desempenho atlético.

Quanto ao texto, a perfeição do ser está no desempenho máximo da sua natureza. Um tigre perfeito é o que tem uma ótima capacidade de caça, não um vegetariano. O homem participa da natureza divina.
"Mas o homem é a tal ponto afeiçoado ao seu sistema e à dedução abstrata que está pronto a deturpar intencionalmente a verdade, a descrer de seus próprios olhos e ouvidos apenas para justificar sua lógica."

Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 3 Visitante(s)