Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sobre a minha vida profissional, qual seria a melhor opção?
20 anos, jovem aprendiz e preocupado com o futuro. Qual opção escolher?

1 - Continuar na faculdade atual (adm) e focar em concursos enquanto tenta arrumar estágio na área.

2 - Trocar de curso para TI e ir trabalhar com qualquer coisa para se manter enquanto estuda pra conseguir estágio na área algum dia.

Informações relevantes:

- minha faculdade é na Estácio ead.
- comecei a minha faculdade inicio do ano passado.
- meu contrato de aprendiz administrativo termina na metade do próximo ano.
- Antes eu fazia TI, mas acabei trocando para adm na metade desse ano por pura autossabotagem minha.
Responda-o
Ué, esse cara ainda existe? Rapaz, eu acho que você está delegando uma decisão que só VOCE pode saber a resposta...
O homem é livre para escolher, e arcar com as consequências de suas escolhas. Talvez você já tenha escolhido, e só veio pedir conselhos para confirmarem sua escolha...
A sorte favorece os audazes
Responda-o
(09-12-2024, 07:13 PM)Wesley de Mileto Escreveu: Ué, esse cara ainda existe? Rapaz, eu acho que você está delegando uma decisão que só VOCE pode saber a resposta...
O homem é livre para escolher, e arcar com as consequências de suas escolhas. Talvez você já tenha escolhido, e só veio pedir conselhos para confirmarem sua escolha...

Estou na dúvida entre essas duas escolhas. Queria ouvir o que os senhores tem a dizer (já que acredito que muitos possuem mais idade e mais experiência de vida do que eu) para eu, enfim, tomar a melhor decisão e seguir com ela até o fim.
Responda-o
@Odin vc tem que ser franco consigo mesmo: quer fazer adm pq gosta de estudar e vê futuro nisso ou é meramente um preguiçoso usando uma faculdade mequetrefe ead como desculpa pra não ter que trabalhar e aprender um ofício mais pesado que dê retorno financeiro?

Conheço alguns casos semelhantes ao seu e em todos o cara é preguiçoso mesmo. Quem mete a cara pra trabalhar no que aparecer pela frente enquanto aprende um oficio real (seja TI, construcao, manutencao) se dá muito melhor financeiramente.

Faculdade só se justifica se for uma das classicas engenharia/direito/medicina em alguma universidade boa, e ainda assim é plano de longo prazo, pelo menos 10 anos pra colher os frutos.
"Mas o homem é a tal ponto afeiçoado ao seu sistema e à dedução abstrata que está pronto a deturpar intencionalmente a verdade, a descrer de seus próprios olhos e ouvidos apenas para justificar sua lógica."

Responda-o
(09-12-2024, 07:30 PM)Wissen Escreveu: @Odin vc tem que ser franco consigo mesmo: quer fazer adm pq gosta de estudar e vê futuro nisso ou é meramente um preguiçoso usando uma faculdade mequetrefe ead como desculpa pra não ter que trabalhar e aprender um ofício mais pesado que dê retorno financeiro?

Conheço alguns casos semelhantes ao seu e em todos o cara é preguiçoso mesmo. Quem mete a cara pra trabalhar no que aparecer pela frente enquanto aprende um oficio real (seja TI, construcao, manutencao) se dá muito melhor financeiramente.

Faculdade só se justifica se for uma das classicas engenharia/direito/medicina em alguma universidade boa, e ainda assim é plano de longo prazo, pelo menos 10 anos pra colher os frutos.
Sendo bem sincero, fui para adm por eu meio que já trabalhar na área (jovem aprendiz administrativo) e por ter mais vagas de estágio de adm na minha cidade se comparado com TI.
Responda-o
A situação que você passou é insuficiente pra tomar uma decisão, especialmente por se tratar de uma decisão de uma pessoa na qual eu não tenho a menor ideia de quem seja.

Mesmo assim, eu vou contra a corrente lógica e te dou a resposta:

Vá para área de TI que tem potencial muito maior do que administração.
Tenho um amigo que cursou administração e se formou a mais de 3 anos e até agora ainda não teve oportunidade de trabalhar nessa área (acabou trabalhando em com bicos secundários que não exigem adm).
Eu, estudei um pouco de TI e não terminei a faculdade de ciência de computação. Ainda assim consigui ganhar R$10k mensais. Não vou te iludir, to desempregado a um tempo e não tá fácil conseguir algo interessante.
Mesmo a coisa não estando tão bem pra mim, fico imaginando se eu tivesse sido conivente com meu futuro e tivesse escolhido qualquer coisa que via pela frente. Me sonho seria passar num concurso publico em qualquer área estúpida e ficar coçando o saco o dia inteiro.

Reforço: TI pode ser extremamente estressante e te dar bornout em 1 mês (dependendo do BO que tu pegar). Com certeza não é a melhor das áreas mas se você tem inclinações para tecnologia da informação, sugiro seguir essa linha.
Responda-o
Bastiato já mandou a Real sobre isso:

Responda-o
Os confras já mandaram a real sobre isso, mas se eu for resumir...

Eu votaria por TI, ADM é uma área "cansada", por que absolutamente empresa nenhuma "normal" liga para os princípios disso, a não ser que seja uma empresa multinacional "perfeitinha" e com sorte sem muitas merdas. O que eles querem é apenas lucro e os funça que se fodam. Isso nas empresas até pequeno/médio porte.

Nas de grande a gigante, RH e cargos com excesso de enchimento corporativo (como p.ex. os infames departamentos de diversidade e inclusão) são puro peso morto na folha de pagamento e também só estão interessados em tornar o ambiente bom para uma minoria a troco de tornar um inferno para todos os outros, levando a empresa a ineficiência, clima de desconfiança, e uma caralhada de outros problemas, apenas para ter um score ESG mais verde.

Ou seja, no fim do dia ninguém tá se lixando para a ciência da administração, cada um só quer defender suas agendas e seus interesses. Não há "administração", só há onde o dinheiro manda, seja do chefe, de um acionista, ou de uma blackrock.

TI também tem muita merda, não se engane, até por que são empresas como quaisquer outras que terão problemas que empresas enfrentam, inclusive como os de cima.

Mas só pelo fato de você não ter que lidar todo dia com algo que completamente desvaloriza a sua formação, já é um golpe bem menor na autoestima.

No mais, confra, a escolha é sua, com tão poucas variáveis não temos como dizer muita coisa. No fim do dia só você pode dizer o que acha melhor. E nem tudo precisa ser preto no branco, faça TI e uma pós em ADM, se realmente gostar da área, que as coisas não são preto no branco. Você ainda pode escolher, aproveite que tem essa regalia e faça o melhor uso possível disso.

Lhe desejo sucesso! Força e e honra,
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”

(Provérbio Irlandês)
Responda-o
Essa decisão tem menos impacto do que você imagina. A verdadeira pergunta a se fazer é: qual atividade eu sou BOM em fazer e eu sou um bom profissional?

Se você fizer o mínimo, cumprir horários, fazer as atividades que te são delegadas e ter o mínimo de traquejo social, vai navegar tranquilamente pelo mundo profissional. QUALQUER coisa que você dedicar 10h do seu dia provavelmente vai te trazer algum retorno, lógico que algumas atividades rendem mais do que outras, mas não adianta nada se você for um merda.

Geralmente é preferível ser o melhor empacotador de papel do mundo do que ser o último programador da fila. Depois que você entende que as peças do jogo já começam marcadas, que o filho do vereador ou da família tradicional vai ocupar a melhor vaga, que a matrix fiduciária vai te escravizar com encargos e burocracias, tudo começa a fazer mais sentido.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
(09-12-2024, 06:51 PM)Odin Escreveu: 20 anos, jovem aprendiz e preocupado com o futuro. Qual opção escolher?

1 - Continuar na faculdade atual (adm) e focar em concursos enquanto tenta arrumar estágio na área.

2 - Trocar de curso para TI e ir trabalhar com qualquer coisa para se manter enquanto estuda pra conseguir estágio na área algum dia.

Informações relevantes:

- Antes eu fazia TI, mas acabei trocando para adm na metade desse ano por pura autossabotagem minha.

Não consigo entender por que diabos vocês jovens trocam tanto de curso.
Quando eu me matriculei na porra do meu curso, já sabia que no mínimo passaria meia década estudando aquela merda, pesquisei como estava o mercado de trabalho atual e quais as projeções para o futuro, então escolhi uma caralha que gosto e tenho vocação, mesmo o salário sendo um lixo.
Nunca cogitei mudar de curso, mesmo enfrentando um monte de merda e vi tanto maluco largar seus cursos no penúltimo semestre “porque descobriu que não era o que queria”.
Tenho certeza que isso não é normal, com certeza tem a ver com alguma merda vivida na infância.
Sugiro que antes de qualquer coisa, você escolha a merda que você gosta de fazer e foque nisso, o restante você vai cumprindo por etapas.
 "Passei a minha vida inteira tentando não ser descuidado. Mulheres e crianças podem ser descuidadas, homens não".
 - Vito Corleone.
Responda-o
(10-12-2024, 09:19 AM)Padrinho Realista Escreveu:
(09-12-2024, 06:51 PM)Odin Escreveu: 20 anos, jovem aprendiz e preocupado com o futuro. Qual opção escolher?

Informações relevantes:

Não consigo entender por que diabos vocês jovens trocam tanto de curso.
Quando eu me matriculei na porra do meu curso, já sabia que no mínimo passaria meia década estudando aquela merda, pesquisei como estava o mercado de trabalho atual e quais as projeções para o futuro, então escolhi uma caralha que gosto e tenho vocação, mesmo o salário sendo um lixo.
Nunca cogitei mudar de curso, mesmo enfrentando um monte de merda e vi tanto maluco largar seus cursos no penúltimo semestre “porque descobriu que não era o que queria”.
Tenho certeza que isso não é normal, com certeza tem a ver com alguma merda vivida na infância.
Sugiro que antes de qualquer coisa, você escolha a merda que você gosta de fazer e foque nisso, o restante você vai cumprindo por etapas.

Foda que não sei direito o que eu gosto de fazer. Essas são as únicas opções que tenho. Quero escolher logo uma e seguir com ela até o fim, pois o tempo está passando.
Responda-o

Informações relevantes:

Já fui Jovem aprendiz duas vezes, a primeira como Eletricista de Manutenção Industrial e na segunda vez de Mêcanico de Refrigeração. Graças a Deus, eu pude escolher essas profissões ao invés de ADM e Logistica respectivamente. E fez uma puta diferença. Ganho dinheiro como Eletricista até hoje, mesmo de 10 anos de formado.

Eu caí de paraquedas nesse lance de jovem aprendiz. A grana me atraiu. "Ganhar dinheiro para estudar". Vale ressaltar que na minha família tem parente com décadas de vivência na profissião de Eletricista, então isso me ajudou muitou nessa consolidação de Junior para Pleno.

Infelizmente, eu não tinha noção (como você) de como funciona uma profissão na realidade, muito menos o mercado de trabalho. Trabalhar como Eletricista em empresas não é para qualquer um. É muito díficil um novato subir para um função de responsa assim que  saiu do curso profissionalizante. A maioria é profissional liberal. Ou seja, tem que fazer acontecer. 

Essas habilidades mais 'profisisonais' como atentimento ao cliente (comunicação), orçamento, e outros, nem tinha noção disso. (Pouco visto no curso de aprendiz.) De que era eu que tinha que ir atrás do serviço até fazer o meu nome "Libre Eletrecista - Ligue para .... ". Já me ferrei muito. Perdi serviço por não saber abordar, aonde procurar, precificar etc... A maioria são as pessoas que me procuram (pelo boca a boca). E acreditem, isso ainda funciona e muito.

O ponto é, tu escolheu um aprendiz que eu diria que dá pra conseguir entrar sim em alguns serviços, como assistente de RH ou sei lá. O ponto é: VOCÊ PRECISA VER COM O MERCADO FUNCIONA NA PRÁTICA AO MESMO TEMPO QUE GANHA O SEU DINHEIRO PARA PODER INVESTIR NUM FORMAÇÃO MAIS PROMISSORA.

A dúvida de qual profissão seguir é normal. E digo, já fiz vários trampo, E de vez enquanto consigo fazer uns bicos... Claro, a minha profissão permite isso.

O caminho que tu está querendo seguir é o padrão: Fazer curso superior no aprendiz que iniciei. No meu caso, eu fui fazer téc. em eletrotécnica, até comecei, e até ia estagiar. Mas, a ESCOLA FDP DEU  PARA TRÁS. Não conseguir registrar a escola no CIEE e perdir a vaga. Até falei para o cara lá (gente grande) que queria fazer eng. Elétrica, que já tinha alguma experiência... mas enfim. Sai do curso.

Como era na época do alistamento militar, eu iria servir. Mas aparece outra oportunidade de cursar téc. em eletroténica, mas o coração falou mais alto e fiz téc. em eletrônica. Decidi pedi para não servir (no dia do TAF), para concluir o técnico. Depois de formado, conseguir algumas entrevista, em empresas boas, mas não passei. Esse tempo passou. Hoje tenho o meu site de amplificadores...

Seguir Facul de ADM porque é aprendiz na mesma parace ser "seguir a manada". Tenho 90% de certeza que você não deve ter a minima noção do que é  trampar de "ADM" ou auxiliar um. Isso no nível "peão". Imagina no nível "superior", sendo líder ou futuramente chefe de setor/departamento. Tu tem noção de como é o mercado de ADM? Já ouviu falar da patotinha do RH? QI? Coisas do tipo? Sabe mais ou menos a rotina? então, busque saber....

Não digo que é um a formação, e futuramente, uma profissão ruim. Porém, a maioria começa em ADM porque está perdido ou acha que será fácil. Já fui um desse que cogitou fazer ADM. (Hoje, vejo que um curso de gestão do Sebrae já é o suficiente para as minhas pretenções...) Ou pior, acredita que um dia irá criar ou gerir uma grande empresa.... São essas crenças falaciosas que caracteriza o "seguir a manada".

Por outro lado, TI está em alta. Muitos canais no YT divultando cursos, de como é "fácil' começar do seu computador a programar ou trabalhar com sei lá oq (Front end? UX/UI?...) para o exterior e ganhar em dolár. Tu poderia sair de uma bolha e cair em outra mais aquecida....

Eu diria para um jovem hoje, perdido sobre qual carreira seguir é: ARRUME DINHEIRO. 

Termine esse aprendiz e tente algum emprego na área. (Lembrar que pacote MS Office é requisito tmb), nem que seja no BK ou MC. Tu precisa de dinheiro e principalmente vivência de mercado. Estando nele, tu terá chance de ser promovido e ganhar um pouco mais, terá contatos com outras pessoas (networking), contato com pessoas de outras profissões. Outras profissições podem surgir ao seus olhos. Isso abre muitas portas. 

Ao mesmo tempo, tem que ir pesquisando mais sobre a área (principamente o mercado nacional, pois é por ele que começará) que deseja se formar, seja ADM ou TI. Saber quais habilidades "Hard" e "Soft" eles procuram, o que esperam do profissional em termos de atitude/comportamento, os projetos como todo. Como o seu serviço se encaixa no todo e afeta o produto/serviço que empresa vende. Isso ajuda e muito. É assim que agrega valor.

O mal do jovem é querer toma uma decisão para, supostamente, a vida toda, quando se tem a visão limitada = pouca vivência. 

Fure a bolha. Mas para isso, é necessário começar por algum lugar. Começe como aprendiz, depois atentende ou auxiliar, enquanto cursar (a faculdade que decidu dar continuidade). Com vivência de mercado, e um qualificação mais requisitada, num mercado mais aquecido (com mais oferta e pouca demanda), tente se canditatar. Simples né. É tomar um passo de cada vez. Perna a Perna.
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"  
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
(10-12-2024, 01:41 PM)Odin Escreveu:
(10-12-2024, 09:19 AM)Padrinho Realista Escreveu: Não consigo entender por que diabos vocês jovens trocam tanto de curso.

Foda que não sei direito o que eu gosto de fazer. Essas são as únicas opções que tenho. Quero escolher logo uma e seguir com ela até o fim, pois o tempo está passando.

Você tem que pensar no que é bom. Faça testes vocacionais, responda questionários. Essas coisas tem que fazer desde adolescente para não ter dúvida.
 "Passei a minha vida inteira tentando não ser descuidado. Mulheres e crianças podem ser descuidadas, homens não".
 - Vito Corleone.
Responda-o

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Fugindo da minha própria vida (?) candango 26 1,630 28-12-2024, 12:52 PM
Última Postagem: Spextro

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)