Postagens: 26
Tópicos: 0
Ingressou: Oct 2022
Reputações:
10
(12-02-2023, 09:01 PM)Ale Escreveu: Comecei a ler "Odisseia" do Homero. Que livro, meus amigos! Estou no canto 5 e já me deparei com tantas coisas profundas e simples, coisas comuns a todos os homens. É um livro deveras maravilhoso, com inúmeros exemplos de virtude. Recomendo pra todos os homens.
Está lendo por qual tradução?
Postagens: 521
Tópicos: 11
Ingressou: Dec 2017
Reputações:
182
Depois de mais um bom tempo ausente do fórum, estamos aí novamente...
Assistido ambos os filmes relacionados a biografia de Henri Charrière, acabei comprando o livro e estou na saga, afinal, são 728 páginas... haja tempo para ler.
"A história real que deu origem ao filme estrelado por Charlie Hunnam e Rami Malek. Henri Charrière, apelidado de Papillon por ter uma borboleta tatuada no peito, é condenado à prisão perpétua por um assassinato que não cometeu. Da França, é mandado a uma colônia penal na Guiana Francesa. Lá, um único pensamento passa por sua cabeça: fugir. Apenas quarenta e dois dias após chegar à colônia, ele faz sua primeira tentativa, atravessando mais de mil e quinhentos quilômetros de mar aberto num bote. Recapturado, é mandado para solitária e, por fim, para a Ilha do Diabo, de onde ninguém jamais escapou... até ele fazer sua tentativa final. Um dos relatos mais impressionantes e realistas de toda a literatura, Papillon conta a história de um homem que não se deixou vencer."
Nota pessoal: Mesmo sendo um livro bastante extenso, a leitura é rápida e fluída. Recomendo a leitura antes de assistir ambos os filmes (1973 / 2017).
"Fiat justitia, et pereat mundus..."
Postagens: 38
Tópicos: 2
Ingressou: May 2021
Reputações:
11
Comecei a ler hoje a Biografia de Alexander Hamilton, escrita pelo Ron Chernow, pai fundador e primeiro secretário do tesouro dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo comecei também a autobiografia de Santa Teresa do Menino Jesus, a famosa "História de uma Alma".
"Courage is being scared to death, but saddling up anyway" (John Wayne)
Postagens: 8
Reputações:
11
(13-02-2023, 11:07 AM)João de Barro Escreveu: (12-02-2023, 09:01 PM)Ale Escreveu: Comecei a ler "Odisseia" do Homero. Que livro, meus amigos! Estou no canto 5 e já me deparei com tantas coisas profundas e simples, coisas comuns a todos os homens. É um livro deveras maravilhoso, com inúmeros exemplos de virtude. Recomendo pra todos os homens.
Está lendo por qual tradução?
Então, amigo, estou lendo a tradução do Frederico Lourenço, da editora Penguin Companhia. É uma tradução voltada para o leitor médio que nao pretende se aprofundar em aspectos filológicos. Li a "Ilíada" do mesmo tradutor, e também gostei bastante...
"Portanto, se há na alma um caráter nobre e no corpo algo equiparável a beleza, estando com a alma harmonizando (de modo que ambos participam do mesmo modelo), não seria essa a mais bela visão a ser experimentada por todos aqueles capazes de ver?"
Postagens: 26
Reputações:
10
(14-02-2023, 10:37 PM)Ale Escreveu: (13-02-2023, 11:07 AM)João de Barro Escreveu: Está lendo por qual tradução?
Então, amigo, estou lendo a tradução do Frederico Lourenço, da editora Penguin Companhia. É uma tradução voltada para o leitor médio que nao pretende se aprofundar em aspectos filológicos. Li a "Ilíada" do mesmo tradutor, e também gostei bastante...
Comprei a Ilíada de uma tradução que era muito complexa e arcaica de se ler e desisti. Era do Clóvis de Barros. Vou comprar essa do Frederico agora.
Postagens: 1,957
Tópicos: 99
Ingressou: Jun 2015
16-03-2023, 01:00 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 16-03-2023, 01:16 PM por Libertador.)
Terminei de ler esses abaixo:
Patriarcas e Profetas da Ellen White. Eu já havia lido uma vez e como gostei bastante reli ele. Esse foi o maior que li esse ano, 750 páginas.
A Lei de Frederic Bastiat. Mesmo caso acima. Releitura porque gostei muito na primeira vez.
O homem mais rico da Babilônia de George S. Clason. O livro tem conceitos simples sobre princípios financeiros mas se colocados em prática fazem a diferença. Livro focado ao tema sem ficar de divagações.
Fora de série (Outliers) de Malcolm Gladwell. Ele defende no livro que ninguém surge do nada. Existem vantagens ocultas. O lugar e a época que crescem faz diferença. Apresenta conceitos bem interessantes como o das 10 mil horas, o efeito Mateus entre outros. Todo o livro trabalha para provar o que foi sabiamente resumido no versículo de Salomão de Eclesiastes 9:11: "Vi ainda debaixo do sol que não é dos ligeiros o prêmio, nem dos valentes, a vitória, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes, o favor; porém tudo depende do tempo e do acaso."
A Lei Dominical Nacional de Alonzo T. Jones. Achei o livro sensacional com excelentes argumentos para a defesa da liberdade de consciência. É a transcrição de um debate no senado americano que ocorreu em 1888.
O Código dos Homens de Jack Donovan. Li em português e a tradução ficou muito a desejar o que estragou a experiência com o livro. E o livro acaba perdendo o foco em algumas divagações. Então, esse foi o que eu menos gostei da lista. O melhor conceito do livro, que salvou ele, é o dos bonobos, que virou tópico no fórum AQUI!
Responsabilidade Extrema de Jocko Willink. Achei esse livro excelente. As lições de guerra que ele ensina em cada capítulo através de um fato real que ocorreu com ele na guerra do Iraque e depois explicando como aplicar no meio empresarial são excelentes.
The Game of Life de James White. É uma analogia, o jogo da vida mostra um jogo que Satanás está jogando contra os homens para ganhar suas almas. Um livro curto mas interessante que faz refletir. Só tem em inglês.
A Queda que as mulheres têm para os tolos de Machado de Assis. Livro bem curto, mas que reforça alguns conceitos realistas. Link dele no fórum AQUI!
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Postagens: 351
Tópicos: 17
Ingressou: Jul 2018
Reputações:
116
Terminei de ler Curso de Linguística Geral, de Ferdnand de Saussure.
Foi uma recomendação de um guru da minha área profissional.
O que é a linguística: Ciência que estuda a linguagem humana.
Utilidade do livro para mim: Em teoria, conhecer os fundamentos e processos da linguagem possibilitaria aperfeiçoar o uso escorreito da nossa língua conforme as necessidades da minha área profissional. Porém, o livro é uma espécie de teoria geral da linguagem e o que é ensinado nele fica muito distante do que é preciso saber para melhorar a escrita, interpretação, oratória etc. Então, na prática, adquiri conhecimentos supérfluos.
A não ser para quem é da área de Letras, não recomendo.
Postagens: 163
Tópicos: 9
Ingressou: Mar 2022
Reputações:
32
Esse ano eu li: A vida intelectual - Sertillanges
Memorias póstumas de Brás cubas - machado de assis
Crime e castigo - dostoievsk
O médico e o monstro - stevenson
A metamorfose - Kafka
Meditações - marco Aurélio
Misery - Stephen king
Cartas de um diabo a seu aprendiz - CS lewis
No momento estou lendo os irmãos Karamazov - Dostoievsk, estou na página 642.
Estou lendo a Bíblia novo testamento e estou no livro de João.
Sei que não é só para falar o que leu ou estar lendo, e sim falar um pouco sobre o livro, mas como não lembrei e sou preguiçoso também, fica para a posteridade.
|