Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DÚVIDA] Como lidar com a solidão, depois dos 40?
#1
Bom meus amigos, eu relutei em abrir este tópico por eu ser um "iniciante" e talvez não ser digno de expor a vida assim. Porém de uns dias para cá está dificil "tankar" a solidão.

Eu estou com 42 anos atualmente e sempre fui um cara fechado, introvertido, mas sempre consegui contornar a solidão numa boa, porém de depois de um acontecimento que até irei colar aqui de outro tópico a situação em que fiquei de cama por uma doença e nesse curto periodo meu pai abandonou minha mãe (parou de falar comigo tmb) e meu irmão teve um piti e parou de falar conosco, por causa do nosso pai (porém logo depois ele vou a falar comigo e minha mãe)

https://legadorealista.net/forum/showthr...686&page=2

Atualmente tenho tentado ocupado minha cabeça indo para academia (hoje puxar ferro praticamente virou religião), tenho estudado para concursos (para mudar de profissão) e jogado algum game, vendo algum filme viril dos anos 80 (sábado revi o "48 horas" com Eddy Murphy e Nick Nolte) e ontem fui para um churrasco com uns trutas, tomar cerveja e ficar de resenha a tarde toda.


Porém mesmo assim tenho sentido uma certa solidão, não só de relacionamento (não digo de casar e tal) mas pelo menos um "namorico" curto (pode me chamar de bluepill e afins) e de fazer novas amizades ou até de me "sentir" importante para os meus trutas.

Sei que a maioria aqui já passaram por vários infernos e por isso achei o lugar mais propício para pedir um pequeno "help". Big Grin
Responda-o
#2
Cara, é normal se sentir assim sem cuié e filhos depois dos 40, fiz o tópico do cypher justamente por notar algo parecido com amigos depois dessa idade. Você precisa entender a origem d sua carência pra tentar reagir a ela da forma correta. A única coisa que pode rolar aqui é alguém contar a própria experiência
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#3
(15-07-2024, 05:09 PM)Trglodita Escreveu: Cara, é normal se sentir assim sem cuié e filhos depois dos 40, fiz o tópico do cypher justamente por notar algo parecido com amigos depois dessa idade. Você precisa entender a origem d sua carência pra tentar reagir a ela da forma correta. A única coisa que pode rolar aqui é alguém contar a própria experiência

Já seria de grande ajuda. É como falei @Trglodita até antes de eu passar o lance da doença eu conseguia "tankar" de boa a solidão, mas depois desse acontecimento, parece que "desandou" tudo.

Sabe @Trglodita um lance que eu queria entender é quando vou nesses videos de "rédipiu" e vejo nos comentários uma imensa maioira dos caras falando "Tenho mais de 35/40, ap quitado, carro, moto e etc e não quero saber de muié, quero ficar sozinho e mimimi".

Daí eu pergunto: como os caras conseguiram atingir o "Nirvana" da solidão e tankarem numa boa? Daí eu me acho um ET por não conseguir isto.
Responda-o
#4
Cara, sua situação me lembra muito o Brás Cubas, personagem do Machado de Asis. A solidão da vida adulta acompanhada de pequenos prazeres e momentos sociais.
Veja bem, o ser humano é um ser social. Como dizia Aristóteles, o homem solitário ou é uma besta ou é um deus. Assim, ele basicamente quer dizer que é absurda a ideia de alguém viver sozinho. 
Você tem amigos, então não é solitário, portanto o que você deseja é uma namoradinha. E não tem nada de mais nisso, somente seja prudente em relação as mulheres.
Mas se quando você está sozinho, você se sente incomodado, pode ser que tu não tenhas uma boa relação consigo mesmo.
Enfim, só você pode encontrar a solução para esse problema.
A sorte favorece os audazes
Responda-o
#5
Não sou psicólogo e, honestamente, tenho certa cisma desse tipo de profissional, mas acredito que há algumas coisas bem óbvias que podem ser colocadas neste primeiro momento.

A primeira coisa que você, e todo mundo, deva se perguntar é: Você realmente aprecia e gosta da "sua" companhia? Se sente bem consigo mesmo? Pois eu vejo um oceano de retardados tentando camuflar e mascarar as próprias frustações com alguma fuga qualquer e falar que está tudo bem, afinal, que mal há, sair todo final de semana com os amigos e tomar aquela quantidade "X" de álcool... Que mal há se entupir de projetos, gastando o seu precioso tempo em um monte de ocupações sem sentido, para dizer que está super ocupado, afinal, cabeça vazia é a oficina do diabo, não é mesmo? E por aí vai... Isso é um assunto muto sério e requer a atenção de todos, pois como dizia meu finado pai: "...é a crise dos 40!"

Segundo ponto: talvez a grande maioria poderá discordar do que eu estou escrevendo, mas um cara que chegou aos 40, solteiro, sem filhos, trabalhando (...parece estranho, mas sabemos de muitos quarentões desempregados, sem ofício e perspectiva da vida, passando o dia todo jogando vídeo game!), não consegue ter a percepção da "liberdade" que possui e agora sim poderia fazer a diferença positiva que nunca teve?

Não estou dizendo para ser um eremita, mas solidão não, meu caro amigo!

Já imaginou quantas coisas fantásticas que você pode fazer por você? ...e pelos outros? Já parou para pensar quantos projetos sociais podem ser desenvolvidos? Sem querer dar lição de bom cidadão, experimente visitar um asilo ou um orfanato... aí sim você verá o que é solidão de verdade! ...mas quem sabe isso não dê alguma diretriz em sua busca? E se eu pudesse deixar alguns pontos para você refletir, diria que muito há para ser feito, basta coragem!

A história de cada um é, de fato, uma jornada que para uns seria fácil julgar, para outros não, mas comece trabalhe sua espiritualidade, a caridade genuína, o seu "real desenvolvimento" como ser humano... tenha propositos, objetivos e principalmente sonhos!

Como um amigo querido sempre diz em relação a maldita régua da comparação social: "Todo mundo vive o mesmo inferno, só que alguns mentem!"

Forte abraço, confrade... se precisar de algo, mande uma MP.
"Fiat justitia, et pereat mundus..."
Responda-o
#6
(15-07-2024, 05:02 PM)Doutor Pregos Escreveu: [...]

1 Por
ém mesmo assim tenho sentido uma certa solidão, não só de relacionamento (não digo de casar e tal) mas pelo menos um "namorico" curto (pode me chamar de bluepill e afins) e de fazer novas amizades ou 2 até de me "sentir" importante para os meus trutas.

[...]
1 - Sobre a primeira parte em negrito: você anda puxando muito ferro, provavelmente está com a libido alta e essa carência é só vontade de esvaziar o saco;
2 - Sobre a segunda parte: deixe de viadagem. Uma das melhores coisas de ser homem é não existir a mesma competição que existe entre as mulheres sobre qual das amigas é mais importante.


Você já sabe o que aconteceu: um problema familiar que desencadeou essas emoções. Aposto que você já teve essa sensação em algum outro momento da vida. Antes você estava de boa, dê tempo ao tempo e assim que essa fase passar você voltará a se sentir bem sozinho.
Tenho 38 anos, morando sozinho desde os 22, e sei bem como são esses momentos.
Responda-o
#7
(15-07-2024, 05:11 PM)Doutor Pregos Escreveu:
(15-07-2024, 05:09 PM)Trglodita Escreveu: Cara, é normal se sentir assim sem cuié e filhos depois dos 40, fiz o tópico do cypher justamente por notar algo parecido com amigos depois dessa idade. Você precisa entender a origem d sua carência pra tentar reagir a ela da forma correta. A única coisa que pode rolar aqui é alguém contar a própria experiência

Já seria de grande ajuda. É como falei @Trglodita até antes de eu passar o lance da doença eu conseguia "tankar" de boa a solidão, mas depois desse acontecimento, parece que "desandou" tudo.

Sabe @Trglodita um lance que eu queria entender é quando vou nesses videos de "rédipiu" e vejo nos comentários uma imensa maioira dos caras falando "Tenho mais de 35/40, ap quitado, carro, moto e etc e não quero saber de muié, quero ficar sozinho e mimimi".

Daí eu pergunto: como os caras conseguiram atingir o "Nirvana" da solidão e tankarem numa boa? Daí eu me acho um ET por não conseguir isto.

Bom, eu não sou a pessoa ideal, pois estou casado há muito tempo e tenho filhos, mas tem caras safos aqui que estão sozinhos há muito tempo, como o @Callahan expos acima e o @Fernando_R1, que também tem grande experiência de vida e vive só.

Qualquer problema de saúde física traz consequências mentais, provavelmente isso tenha desencadeado alguma carência escondida ai. E como eu disse, é bastante normal cabra chegar nessa idade questionando os caminhos que tomou, não cypherize.

Já está fortalecendo o corpo novamente, então creio que já está trilhando um caminho para melhoria.


Citação:"um lance que eu queria entender é quando vou nesses videos de "rédipiu" e vejo nos comentários uma imensa maioira dos caras falando "Tenho mais de 35/40, ap quitado, carro, moto e etc e não quero saber de muié, quero ficar sozinho e mimimi".

Daí eu pergunto: como os caras conseguiram atingir o "Nirvana" da solidão e tankarem numa boa? Daí eu me acho um ET por não conseguir isto.

Muito cabra que fala isso já passou por um inferno com cuié, e não tô falando de cuié chata e insatisfeita, é cabra que tomou falsa acusação, foi corno, perdeu patrimônio, foi humilhado em vara de família, foi afastado dos filhos, tomou facada, mesmo sendo bons homens/pais. A ultima coisa que eles querem é outra dependente que pode levar mais 10/15 do que ele juntou, da renda futura dele ou o que restou da sua sanidade.

Sem contar que a libido de caras após 35 anos já é outra, cabra não sai de casa as 2 da manhã atrás de uma chana tão fácil.

Agora tem muitos caras que falam isso, mas se aparecer uma mediana neotênica eles voltam pra plantação de 4. Então tem de tudo na internet, você precisa filtrar.

E se você tem necessidades de socializar e arrumar uma bucetinha, arrume, ué. Elas estão ai para serem usadas, só cuide para não ser tragado para um relacionamento disfuncional devido a essa sua carência, é bastante comum.

Causo 1:

Tenho um amigo +40 com uma doença bastante grave, ele já se recuperou e está bem, mas sua doença é autoimune, sem cura. Tratamento pro resto da vida. Aconteceu com ele. Ele começou a achar que tinha que ter filho, que tinha que casar, pq não tinha nada, nem ninguém, a família começou a cobrar ele também.

Ele ganhava bem, sem filho, sem ex mulher, arrumou uma m$ol que virou a vida do cara.

Ele perdeu o emprego e estava morando com ela e o catarrento, quando foram morar juntos ela trabalhava, fazia e acontecia, o fato era que ela não arrumava nada em casa e não colaborava com nenhuma grana, ficou tudo nas costas do cara. Avisado ele foi. A visão do inferno não é mesmo? O cara estava tranquilo sozinho e quis deixar legado, o que ele fez? Foi lá e arrumou uma m$ol. kkkkkkk 

Hoje ele está sozinho, como ele estava muito fodido e a família dele não tem grana, a m$ol só vazou. Ele se recuperou financeiramente, mas falta bastante pra chegar ao que era.

Causo 2:

Amigo +45, separado há 20 anos, com filho criado, bicho é feio e baixinho, mas tem algum patrimônio. Arrumou novinha de 22a bonita e foi brincar de casinha, por ora tá feliz, ela querendo filhinhos pra selar a linda união.

Faça suas escolhas sabiamente.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#8
(15-07-2024, 05:02 PM)Doutor Pregos Escreveu: [...]
Porém mesmo assim tenho sentido uma certa solidão, não só de relacionamento (não digo de casar e tal) mas pelo menos um "namorico" curto (pode me chamar de bluepill e afins) e de fazer novas amizades ou até de me "sentir" importante para os meus trutas.
[...]

Ui, credo, o cara quer arrumar uma namorada, ele é bluepill, mangina...

*****
Falando sério agora, cara, eu tenho menos de 30 anos, aí veja se pode esclarecer pelo menos um pouco o que eu vou falar, mas o povo aí mais velho já falou mais:

1- nem todo mundo vai arrumar a honradinha neotênica asiática-russa-siciliana católica virgem;
2- videos MGTOW são bons pra análise da sociedade, pro cara ganhar mais independência emocional etc. mas na hora de arrumar relacionamento, talvez é melhor dar uma moderada... robô não é pra mim não...
3- religião ajuda a preencher o vazio e dar mais ânimo de vida.
4- ocupar cabeça com estudo e aprendizagem de várias coisas, isso ajuda a ocupar a mente, tudo que você tiver interesse e ver que é bom aprender (construção, farmácia natural, culinária, artes marciais etc).
5- redes sociais são ruins pra quem tem sentimento de solidão.
Responda-o
#9
Dá uma olhada nesses tópicos:


Solidão: A companheira fiel do homem no SÉCULO XXI - https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=4510


[REFLEXÃO] Como lidar com a solidão - Por: Teophilo - https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=1259


[REFLEXÃO] Solidão e Felicidade - https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=1199


Sobre a solidão - https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=4034


[REFLEXÃO] Solidão: um monstro de papel criado pela Matrix - https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=2950
Paixão, apego, libido descontrolada, desejo de ser aceito e amado são as maiores desgraças na vida amorosa do homem.

Aos novatos: Evolução, Desenvolvimento, Sofrimento e Problemas de Relacionamento:
Responda-o
#10
(15-07-2024, 06:59 PM)Wesley de Mileto Escreveu: Você tem amigos, então não é solitário, portanto o que você deseja é uma namoradinha. E não tem nada de mais nisso, somente seja prudente em relação as mulheres.
Mas se quando você está sozinho, você se sente incomodado, pode ser que tu não tenhas uma boa relação consigo mesmo.
Enfim, só você pode encontrar a solução para esse problema.
@Wesley de Mileto não é que não estou tendo uma boa relação comigo mesmo, mas é que semana passada aconteceu um lance que me deixou pensativo: um senhor de uns 58 anos morreu de infarto sozinho no ap dele e só deram conta 4 dias depois da morte dele, sei que isto acontece a rodo no mundo, mas esta situação me deixou triste e pensativo, pois tenho medo disso rolar comigo.

(15-07-2024, 07:02 PM)Callahan Escreveu:
Já imaginou quantas coisas fantásticas que você pode fazer por você? ...e pelos outros? Já parou para pensar quantos projetos sociais podem ser desenvolvidos? Sem querer dar lição de bom cidadão, experimente visitar um asilo ou um orfanato... aí sim você verá o que é solidão de verdade! ...mas quem sabe isso não dê alguma diretriz em sua busca? E se eu pudesse deixar alguns pontos para você refletir, diria que muito há para ser feito, basta coragem!

A história de cada um é, de fato, uma jornada que para uns seria fácil julgar, para outros não, mas comece trabalhe sua espiritualidade, a caridade genuína, o seu "real desenvolvimento" como ser humano... tenha propositos, objetivos e principalmente sonhos!

Como um amigo querido sempre diz em relação a maldita régua da comparação social: "Todo mundo vive o mesmo inferno, só que alguns mentem!"

Forte abraço, confrade... se precisar de algo, mande uma MP.
@Callahan tenho contribuido sim com um instituição carente que abriga pessoas que vão fazer tratamento de câncer, mas mesmo assim me sinto um nada (não sei porque), pois essas pessoas parecem que mesmo com todo problema, tem alguma "sede" de continuar vivo.

(15-07-2024, 07:09 PM)Zé cowboy Escreveu: Você já sabe o que aconteceu: um problema familiar que desencadeou essas emoções. Aposto que você já teve essa sensação em algum outro momento da vida. Antes você estava de boa, dê tempo ao tempo e assim que essa fase passar você voltará a se sentir bem sozinho.
Tenho 38 anos, morando sozinho desde os 22, e sei bem como são esses momentos.
Essa sensação dessa tonalidade NUNCA tive, não é atoa que vim aqui relatar e até pedir um help para os trutas mais experientes.
Responda-o
#11
(15-07-2024, 10:34 PM)Trglodita Escreveu: Já está fortalecendo o corpo novamente, então creio que já está trilhando um caminho para melhoria.

Faça suas escolhas sabiamente.
@Trglodita eu nem digo casar e ter filhos, pois inclusive eu até fiz vasectomia por saber que não tenho condições nem financeiras e nem mentais. 
Eu até te falo que antes de eu passar por esse problema de saúde (que desencadeou tudo isto) eu dispensava m$ol e até uma balzaca que tinha bem mais condições que eu tinha para não comprometer minha "solitude".
(16-07-2024, 12:00 AM)Texugo Real Escreveu: Ui, credo, o cara quer arrumar uma namorada, ele é bluepill, mangina...

*****
Falando sério agora, cara, eu tenho menos de 30 anos, aí veja se pode esclarecer pelo menos um pouco o que eu vou falar, mas o povo aí mais velho já falou mais:

1- nem todo mundo vai arrumar a honradinha neotênica asiática-russa-siciliana católica virgem;
2- videos MGTOW são bons pra análise da sociedade, pro cara ganhar mais independência emocional etc. mas na hora de arrumar relacionamento, talvez é melhor dar uma moderada... robô não é pra mim não...
3- religião ajuda a preencher o vazio e dar mais ânimo de vida.
4- ocupar cabeça com estudo e aprendizagem de várias coisas, isso ajuda a ocupar a mente, tudo que você tiver interesse e ver que é bom aprender (construção, farmácia natural, culinária, artes marciais etc).
5- redes sociais são ruins pra quem tem sentimento de solidão.
Nem ligo se irei arrumar uma honradinha irmão, só quero dar um jeito de "tankar" a solidão nesse momento. Já até exclui minhas redes e foi ótimo, que me deu mais concentração para estudar e fazer outras coisas.
Responda-o
#12
As grandes questões do homem são justamente aprender a lidar com a solidão e com o tédio. Dificilmente alguém terá uma resposta categórica sobre isso, pois afinal de contas, cada um encontra uma escapatória (temporária) diferente que lhe seja mais apropriada para não cair nesses abismos.

Eu não sou solteiro, e nem estou nessa faixa etária, mas vou dar um conselho que eu sempre ouvi as pessoas dizendo, especialmente as que passaram por alguma doença grave, e/ou que estão nessa faixa etária ou mais (geralmente com filhos criados e as expectativas frustradas em relação a eles, cansaço do trabalho, falta de novas perspectivas, sensação de que a vida já mostrou o que tinha que mostrar, etc) inclusive eu já li em muitos livros... e é uma coisa que chega a ser "estupidamente" simples: um "pet" pode ser a salvação dessa sensação de solidão, e manter maior contato com a natureza. Pense nisso.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#13
Isso que o Heracles falou é a pura verdade, principalmente no que tange ao contato com a natureza. 
Nessas férias eu tenho tido mais tempo para mim, então constantemente eu saio de casa e vou para uma mata que fica aqui perto. É um ambiente muito agradável, e eu sinto um bem estar indescritível quando estou em meio as arvores. O som das folhas se movimentando com o impacto do vento, o ar puro e úmido. Enfim, passo um bom tempo ali naquele pequeno espaço natural e sinto que durante aquele momento eu consigo me conectar comigo mesmo e com Deus.
Deveria experimentar isso.
A sorte favorece os audazes
Responda-o
#14
Não estou na idade alvo do tópico ainda, mas reitero as contribuições acima sobre o contato com a natureza.

Sempre que posso fujo pra roça que tenho aqui no GO, perto da civilização o suficiente para ir quase sempre (meia hora de carro de casa até lá) como para ter alguns "luxos" (internet de fibra e mercados relativamente próximos), mas ainda assim fora o suficiente para poder me desligar da correria cotidiana e ter contato com natureza. Sábado passado mesmo fui acordado pela algazarra de um casal de araras-canindé. Sempre aparece tucano, micos diversos da mata perto, entre outros animais. Minha filha se amarra.

Sinto que lá eu consigo realmente me desligar do stress, já que não tem vizinho com som ligado, ou algum corno aleatório passando com moto ou carro barulhentos.

Outro ponto a se considerar é adquirir algum hobby. Eu já praticava pesca esportiva, e voltei a praticar música depois de quase 20 anos parado, e é bom demais poder tirar esse tempo para si.
Tem coisas que dependendo do hobby são mais caras - meu saxofone mesmo foi quase 3k, usado - mas tem outras opções de hobby que não dependem da situação financeira do cidadão. Meu primeiro kit de tralha de pesca mesmo não foi nem 100 conto. Hoje já tenho alguns trocados a mais investidos em tralha de pesca, pq felizmente a condição financeira permitiu. O importante é não deixar certas limitações impedirem que você comece.
Responda-o
#15
(16-07-2024, 09:24 AM)Doutor Pregos Escreveu: @Wesley de Mileto não é que não estou tendo uma boa relação comigo mesmo, mas é que semana passada aconteceu um lance que me deixou pensativo: um senhor de uns 58 anos morreu de infarto sozinho no ap dele e só deram conta 4 dias depois da morte dele, sei que isto acontece a rodo no mundo, mas esta situação me deixou triste e pensativo, pois tenho medo disso rolar comigo.

[...]

(15-07-2024, 07:09 PM)Zé cowboy Escreveu: Você já sabe o que aconteceu: um problema familiar que desencadeou essas emoções. Aposto que você já teve essa sensação em algum outro momento da vida. Antes você estava de boa, dê tempo ao tempo e assim que essa fase passar você voltará a se sentir bem sozinho.
Tenho 38 anos, morando sozinho desde os 22, e sei bem como são esses momentos.
Essa sensação dessa tonalidade NUNCA tive, não é atoa que vim aqui relatar e até pedir um help para os trutas mais experientes.

Sobre o senhor que morreu e só foi encontrado depois...desencana disso. Apesar de triste, vai ser cada vez mais comum, principalmente entre nós aqui. E se você ficar matutando toda preocupação com o cadáver após morrer, você vai pirar de vez.

Sobre a resposta ao meu comentário: agora é mas intenso, provavelmente pela fase difícil que está passando...pelo que entendi a sua família mais próxima meio que desabou, e isso não acontece sempre, né?...logo melhora essa sensação aí.

E insisto que você deveria esvaziar o saco...sempre que eu estou meio mal assim a carência passa depois de comer alguém, nem que seja GP.

Tenta fazer algum curso também...algum curso técnico que exija habilidades manuais (mecânica, eletricista, etc), ou alguma atividade tipo trilhas, mergulhos, lutas.
Responda-o
#16
Esse negócio acontece por causa de certas reflexões, especialmente quando a gente percebe que desperdiçou o tempo enfiando o pé na jaca ou curtindo as delícias sem propósitos de futuro, a percepção que não existe mais tempo para errar é um negócio bem estranho.

A galera está hoje numa abordagem meio fatalista das coisas, seja nas narrativa de fim dos tempos, ou de certos conteúdos 'blackpill' em que as estruturas estão completamente corrompidas e a sociedade e as pessoas não prestam mais ... Se o camarada não dosar este tipo de informação há certa tendência a ficar um pouco pirado, ou criar uma noção muito pessimista da vida.

No aspecto de a gente que é homem dá para esticar a corda para encontrar alguém e formar família e filhos depois dos 40, considerar que alguns indicadores de expectativa de vida aumentaram a gente ainda está na metade do caminho da existência aqui na terra.

Nisso, acredito que pega mais para a mulher, seja por certa ideia de um imperativo biológico de ser mãe e que a partir dos 40 a gravidez fica exponencialmente mais complicada. Pode ser que isso explique o fenômeno de mães de pet ou as que querem desesperadamente escolherem o primeiro maluco que passar para não 'ficar pra titia'.

O problema disso são as subjetividades, porque até as relações de estruturas familiares ditas sólidas, que nos garantiriam uma velhice tranquila podem acabar de hora para outra, seja por uma tragédia, seja por brigas, vacilações, traições, ficar nessa agonia de sempre esperar que a vida te reserva o pior, leva a ansiedades que atrapalharão sua vida e ainda pode causar doenças psicossomáticas.

Logo não faz sentido se preocupar com o futuro e nem ter nenhum tipo de ansiedade associada a isto.

Responda-o
#17
Hobbys e contato com a natureza são excelentes formas de fugir desses sentimentos. Fazer um acampamento, viajar de moto/carro.

Aliás, acredito que o ambiente urbano em asfalto e concreto é um dos fatores de depressão. Cabra trabalha o dia inteiro fechado, volta de ônibus, entra num apartamento minúsculo e espera dormir e começar tudo novamente.

Fui criado em ambientes grandes e verdes, vivo em bom espaço urbano, morei por pouco tempo em apartamento, nunca mais. A ideia é morar em casa com bastante madeira, verde e espaço quando atingir a IF
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#18
(16-07-2024, 05:38 PM)Fernando_R1 Escreveu: Esse negócio acontece por causa de certas reflexões, especialmente quando a gente percebe que desperdiçou o tempo enfiando o pé na jaca ou curtindo as delícias sem propósitos de futuro, a percepção que não existe mais tempo para errar é um negócio bem estranho.

A galera está hoje numa abordagem meio fatalista das coisas, seja nas narrativa de fim dos tempos, ou de certos conteúdos 'blackpill' em que as estruturas estão completamente corrompidas e a sociedade e as pessoas não prestam mais ... Se o camarada não dosar este tipo de informação há certa tendência a ficar um pouco pirado, ou criar uma noção muito pessimista da vida.

No aspecto de a gente que é homem dá para esticar a corda para encontrar alguém e formar família e filhos depois dos 40, considerar que alguns indicadores de expectativa de vida aumentaram a gente ainda está na metade do caminho da existência aqui na terra.

Nisso, acredito que pega mais para a mulher, seja por certa ideia de um imperativo biológico de ser mãe e que a partir dos 40 a gravidez fica exponencialmente mais complicada. Pode ser que isso explique o fenômeno de mães de pet ou as que querem desesperadamente escolherem o primeiro maluco que passar para não 'ficar pra titia'.

O problema disso são as subjetividades, porque até as relações de estruturas familiares ditas sólidas, que nos garantiriam uma velhice tranquila podem acabar de hora para outra, seja por uma tragédia, seja por brigas, vacilações, traições, ficar nessa agonia de sempre esperar que a vida te reserva o pior, leva a ansiedades que atrapalharão sua vida e ainda pode causar doenças psicossomáticas.

Logo não faz sentido se preocupar com o futuro e nem ter nenhum tipo de ansiedade associada a isto.

@Fernando_R1 cirúrgico essas citações. Eu meio que sinto isto perfeitamente.
Responda-o
#19
Neste tópico, precisaríamos dos Realistas 60+ para nos orientar sobre estas questões.

Gargalhada Gargalhada

Acho que o número de pessoas nesta faixa etária que acessam o fórum, é escasso.
Os poucos que o fazem, talvez não tenham saco para se manifestar.

Teremos que descobrir sozinhos o que fazer.

Acredito que existem toda uma sorte de fatores que podem contribuir para esta sensação.
Falar sobre cada uma de forma isolada demandaria tempo e acho pouco produtivo.

Então, de modo geral, acredito muito desta melancolia está relacionada ao ego.
Existe certa pressão social a respeito do que um homem de 40 anos deve ter realizado, e quando os resultados que produziu não estão condizentes com os ditos "fatores de sucesso", nos sentimos fragilizados.

E como o @Fernando_R1 disse de forma magistral, junto com essa sensação de fracasso, vem em seguida a conclusão de que não existe tempo hábil para reverter o quadro. Então, eventualmente o sentimento de fragilidade se amplia.

E por fim, o que queremos nestas condições?! Um ombro amigo que possa nos ouvir e dizer que podemos ficar tranquilos, pois tudo vai ficar bem!
Mas não é possível tirar um amigo do bolso, não é mesmo? Aqueles que não tem, vão sentir esta solidão que nada mais é, do que um desejo de um agente externo possa interferir no nosso emocional bagunçado.

Tem outra situação também, que mesmo que entre amigos, pode ter a questão da "solidão entre muitos".
É bacana a bagaceira e descontração, mas quando o papo entre amigos só é só aleatoriedades, chega um ponto que fica enfadonho.

Então, não bastam pessoas ao redor, a qualidade destas pessoas também conta.

Enfim, divaguei um pouco, mas no mais acredito que esta faixa etária é só o início do segundo tempo.
Nossa geração (em sua maioria, se você não está incluso esse recado não é pra você), está amadurecendo mais tarde, então, não estamos preparados para digerir certas verdades inconvenientes da vida, acho que uma das maiores dela é a seguinte: Tudo é interesse!

Hoje eu acredito mais em motivação do que em amizade.
As pessoas se associam por interesses em comum e se afastam quando essas motivações divergem.

Então, restam essas conclusões: "Não fiz o que deveria ter feito, estou com 40 anos, é tarde demais para começar algo novo e todas as relações são interesseiras".

Com premissas como essas, realmente fica difícil se manter animado.
Mas, parando pra pensar, acho que isso também acaba sendo o polo oposto da verdade. Acho que a solução está no meio termo.

Aqui cabe, resinificar um pouco o que são relações legítimas e o que não são.

É infantilidade pensar que as pessoas gostam de nós "pelo que nós somos", se não acrescentamos nada. E veja, isso não é errado!
Nós fazemos exatamente o mesmo e consideramos que nossas motivações são "puras", quando os outros agem assim conosco, "ahh mas que arrombado interesseiro"

Gargalhada

Como homens, temos que ser produtivos e essa produtividade e ação, geram objetivos e MOTIVAÇÕES! Dai, pessoas com motivações semelhantes, vão se aproximar de nós para somar esforços (seja troca de informações, de favores e etc), e por fim, isso vai gerar "afinidade" e aquela sensação de bem estar da companhia do alheia.

Mas pq diabos não podemos considerar isso legítimo?

Ninguém tem que gostar de nós pela nossa capacidade de ficar de pernas pro ar, mesmo nós, não admiramos isso em ninguém.

Precisamos perseguir algo na vida, várias coisas de forma simultânea, tais como forma física, patamar profissional, intelectual e etc. Esse é o fim!
As pessoas que aparecem em nossas vidas compartilhando essa jornada, são meio! E temos que aproveitar esse relacionamentos enquanto existem, e deixarem partir quando os objetivos (ou motivações), mudarem! A geração dos nossos pais (mesmo com seus defeitos, o que é humano e normal), aceitavam isso com mais facilidade.

Se quer uma paixão, crie ela!
Aquela sensação depois de executar um treino bem realizado, pode ser ampliada para outras frentes! No final das contas, principalmente para quem não acredita em Deus, vai ter que se virar nos trinta para encontrar significados dignos de respeito!
Comece por coisas triviais e vá aumentando (um estudo, uma mudança de hábito, leituras e etc), naturalmente as pessoas com os mesmos objetivos vão se aproximando, dai aplicamos os filtros de que tipo de pessoas estamos dispostos a reter! Vamos definir o que é uma aproximação aceitável e legitima e o que não é.

Acho que o "significado" e a alegria de viver, serão restaurados neste processo, cada um ao seu modo.

Temos trabalho duro a fazer, mas não desanimem pois ainda tem muita coisa para ser descoberta e vivida.
"Paulistarum Terra Matter..."
Responda-o
#20
(17-07-2024, 11:15 AM)Matuto Paulista Escreveu: Neste tópico, precisaríamos dos Realistas 60+ para nos orientar sobre estas questões.

Gargalhada Gargalhada

Acho que o número de pessoas nesta faixa etária que acessam o fórum, é escasso.
Os poucos que o fazem, talvez não tenham saco para se manifestar.

Teremos que descobrir sozinhos o que fazer.

Faz o seguinte, você e o @gangster, peguem os facões e derrubem o mato pra gente, a nova geração  Gargalhada Risada

E nada de sonegar relatos!
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Relacionamento com mulheres: Como está depois de conhecer a Real? Sagitario 115 42,722 23-07-2024, 10:30 AM
Última Postagem: Diamante
  MULHER HISTRIONICA COMO LIDAR Mikail Andropov 23 8,480 24-05-2022, 04:24 PM
Última Postagem: Trglodita
  Como posso lidar com isso? garotofênix 41 13,643 13-12-2018, 12:07 AM
Última Postagem: Loki
  Como lidar com o deboche após a traição . Rochemback 14 5,398 20-10-2018, 12:38 PM
Última Postagem: Rozyzz
  [DÚVIDA] Como lidar com expectativas e ansiedade amorosa? whitesimian 24 8,519 21-08-2018, 11:44 PM
Última Postagem: Sagitario

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)