Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O valor das experiências
#1
Olá à todos. Faz um bom tempo que não crio um tópico aqui. Serei breve em meu relato para não tomar o tempo dos senhores.
 Basicamente estava havendo uma competição entre salas na minha escola, chamada de interclasse. Eu não estava muito animado para participar, mas acabei cedendo pela insistência dos meus colegas. 
 Hoje foi o dia da minha participação em duas modalidades: o soletrando e o teste de conhecimentos gerais.
 Apesar de eu ser uma pessoa que lê muito e estudo português para concursos, acabei errando palavras idiotas no soletrando porque eu estava muito nervoso. Meu coração palpitava forte e minha mente estava uma bagunça. Eu me esqueci de tudo que sabia, e tinha muitas dúvidas em coisas simples. Era um misto de medo, com insegurança e ansiedade. Fiquei muito decepcionado comigo mesmo por ter sido tão fraco e inútil.
 Enfim, mesmo desanimado e sem motivação alguma ainda havia uma competição para participar. Era a minha última chance de conseguir ganhar, e eu precisava ganhar, pois minha  turma havia perdido todas as modalidades esportivas, então eu era a esperança do time.
 Eu fui descompromissado, e acabei por me sair muito bem nos conhecimentos gerais, acertando até questões difíceis. Parecia que eu não era o mesmo do último jogo. Nesse, eu estava muito calmo e confortável, e tudo que eu dizia e fazia era muito fluido e espontâneo. Minha mente estava livre de confusões, e eu conseguia lembrar-me de tudo que sabia. E, claro, acabei por ganhar essa competição facilmente.

 Sim, essa história parece banal e idiota. Mas para mim foi importante. Eu não venci a competição, mas venci a mim mesmo, venci meus demônios interiores, e consegui superar a mim mesmo.
 Existe uma frase da qual eu gosto muito do Nietzsche, que diz: ''Aquilo que não me mata, só me deixa mais forte''. Acredito que ela resume bem minha experiência de hoje. Eu não sou o mesmo de antes desse acontecimento, agora sou mais forte. A vida é essa constante, na qual você se torna mais forte a cada experiência adquirida, seja ela boa ou ruim. Cada experiência é importante, tem o seu valor singular. Viver não é sobre ser feliz, ou sobre sofrer até morrer, mas sobre experienciar, aprender e se fortalecer a cada novo obstáculo superado, seja ele um medo, um trauma, uma crença, enfim.
 Outra frase bastante profunda do mesmo filósofo é: ''Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você.'' O que são os monstros e o abismo? Nossos medos, nossas inseguranças, nossas crenças limitantes, tudo aquilo que te limita e te impede de crescer. Pode ser ainda o nilismo, o vazio, a inação, tudo que torna o ser humano fraco, decadente e melancólico. Se eu tivesse encarado o meu abismo interior jamais teria superado esse medo, continuaria sendo um covarde. Não devemos focar no abismo, mas dar um passo para trás e salta-lo. O abismo deve ser superado, pois quanto mais importância se é dado a algo mais força isso ganha. Encare seus monstros interiores, tudo aquilo que lhe aflige, que te limita. Quebre os grilhões que te aprisionam, use do desconforto para forja-lo assim como um metalúrgico forja uma espada no magma quente. No fim, não existem experiências boas ou ruins, todas são experiências, o que nós resta é aceita-las como são...

Sintam-se a vontade para discordar de meu texto. Exponham suas ideias também. Todos aqui estamos em busca do mesmo objetivo: sabedoria e força.
Obrigado à você que leu o texto até aqui!
A sorte favorece os audazes
Responda-o
#2
Relato simples, mas que mostra a importância de não ficar de chorumelas na hora de fazer as coisas.

O cara pode estar bem preparado, mas um dos fatores de vacilação é o próprio medo da vacilação... eu já fiz apresentações de forma tranquila justamente por não ligar pra vergonha do público, e continuar falando mesmo se eu me embaralhar.

(08-02-2024, 10:05 PM)Wesley de Mileto Escreveu: [...]
 Outra frase bastante profunda do mesmo filósofo é: ''Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você.'' O que são os monstros e o abismo? Nossos medos, nossas inseguranças, nossas crenças limitantes, tudo aquilo que te limita e te impede de crescer. Pode ser ainda o nilismo, o vazio, a inação, tudo que torna o ser humano fraco, decadente e melancólico. Se eu tivesse encarado o meu abismo interior jamais teria superado esse medo, continuaria sendo um covarde.
[...]

Também tem outro significado: quando a pessoa tem desgosto e raiva contra determinado grupo ou assunto, deve se cuidar para não se tornar igual. Exemplo: "credo, o mundo está super decadente... então vou me misturar na decadência também, foda-se", "os países inimigos estupram, jogam bomba atômica etc. então vou fazer igualzinho, sem limite nenhum" etc. Mas este não é o assunto do tópico agora.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)