Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Catolicismo como vem me ajudando
#1
Eu já fui protestante na infância.
Depois fiquei afastado de Deus.
Voltei na época da real e foi quando conheci minha esposa.
A gente acabou saindo da igreja, tinha muita coisa errada ali.
Fiquei afastado por um bom tempo 
E comecei a fazer terapia.
Só que eu comecei a ficar incomodado com a terapia. Em alguns momentos foi bom fazer, tive algumas viradas de chave legais (só quem faz terapia sabe o que é isso).
Mas com o tempo eu percebi que tava fazendo merda por causa dos valores que estava angariando através da terapia.
Se você faz terapia e fez merda por causa dela, e alguém falar: a culpa não é da terapia mas sua...saiba o seguinte: o terapeuta tem corresponsabilidade de toda decisão tomada dentro do divã dele.
E um dia eu disse algo que me assustou eu disse uma frase assim: ah eu finalmente consegui esse emprego novo, graças a sei lá o que....(sendo que eu sempre disse: graças a Deus meio que no automático).
Eu vi que na hora ele deu um micro sorriso, e aquilo me deixou perplecto quando cheguei em casa.
Porra porque eu falei graças a sei lá o que...onde foi parar a minha fé?
É porque pra você entrar em processo terapeutico você tem que ser humanista, ou seja crer na própria força, no próprio ato de mudança, como o ubersmench do nietzche.
Eu estava destruindo algo que sempre tive, a minha fé.
Eu fiquei encucado com aquilo e resolvi começar a estudar psicologia mais a fundo, óbvio que não me tornei expert na área, mas eu pude trilhar um caminho que levou a um livro derradeiro: evasivas admiráveis, como a psicologia subverte a moral do Theodore darymple.

Ali meus olhos se abriram, eu pude entender muita coisa, sobre o mundo que vivemos, sobre o homem moderno, o progressismo...

Acontece que depois de ler esse livro eu decidi resgatar a fé, mas sabia que uma igreja protestante jamais seria esse local.
Então fui ter com a igreja católica, fui atrás de uma grande amiga que é muito católica e ela me recomendou a leitura do Chesterton e um livro chamado imitação de Cristo do Thomas de kemps.
Ali finalmente encontrei as respostas que procurava, filosofia mundana praticamente morreu pra mim (estava cursando faculdade de filosofia inclusive e acabei largando).

Comprei o curso de catequese de adultos do padre Paulo e frequentei as aulas de catequese de adultos da igreja católica da cidade que eu moro, não precisei ser batizado apenas ordenado pois já era batizado em outra igreja.

Algumas coisas fazem do catolicismo muito mais impactante na minha vida (e da minha família) do que o protestantismo. Vou pontuar algumas coisas:

A importância da humildade
A aplicação dos 10 mandamentos no dia a dia.
A importância de nossa senhora como corredentora.
O ato de servir.
A importância do trabalho.
O imerecimento.
O ato da confissão.

Eu realmente encontrei tesouros maravilhosos dentro do catolicismo, que jamais encontrei na igreja protestante. Eu nem me atrevo a expor esses ensinamentos na forma de discussão ou tópico aqui no fórum, pois são muito valiosos, e sinceramente freud precisou teoriazar a mente para encontrar soluções que já estavam lá a séculos (só que claro ele corrompeu essas soluções com a sua tara).

Me desculpe os protestantes do fórum, não quero criar nenhuma confusão ou discussão, mas o que me parece é que o protestantismo tem muitas pontas soltas, muitas amarras não realizadas, justamente porque o homem carece de ritos, as pregações emotivas e inflamadas das igrejas crentes não são marcantes nem inesquecíveis como é da Santa Missa, quando se recebe a hóstia e o sacrifício de Cristo se torna uma marca no seu âmago.

Eu não faço terapia mais, pois eu sei que sou imerecedor, a terapia só é pra quem acredita que merece algo na vida, que acredita em bobagens como auto estima, terapia com psicólogo é apenas pra quem é soberbo (na minha opinião).

Esse relato é só pra dar meu testemunho. Realmente encontrei paz, conforto e alegria na simplicidade e se você que está lendo isso busca essas mesmas coisas saiba que no catolicismo encontrará (eu pelo menos encontrei, e a minha esposa também graças a Deus).
Responda-o
#2
Libertador é um estudioso da área, inclusive no LR há vários tópicos que podem ajudar você a ter uma compreensão melhor da Bíblia em geral.

Acho que seria bom para você fazer uma leitura e complementar seus pensamentos.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#3
@Spextro

Passei por uma história parecida.
Criado em lar evangélico - afastamento, ateísmo - volta a religião pelo catolicismo.

O catolicismo deu um conjunto de regras e comportamentos a serem cultivados, pela busca de virtudes opostas às doenças da alma, descritas no livro: Terapia das Doenças Espirituais, do Pe Paulo Ricardo.

E também o conhecimento e contato com os Santos da Igreja. A riqueza de suas biografias e poderes de cura concedidos por Deus é algo infinito à nossos olhos.

O legal de ser católico é que possível mudar muita na vida para melhor, sem abrir mão da própria natureza ou personalidade. Foi o que mais gostei.

Quem tem perfil introspectivo, extrovertido, guerreiro, estudioso, contemplativo, trabalhador, etc. Em qualquer perfil psicológico o indivíduo pode ser católico, desde que busque as virtudes e evite cometer imoralidades e erros na vida.

O catolicismo ajudou a buscar o autoconhecimento, mas quem ajudou primeiro foi Nessahan Alita, ao tratar da Morte do Ego e elementos afins na sua gnose.

Também fiz psicoterapia por muitos anos; entretanto só ajudou a me tornar uma pessoa com mais virtudes, em tudo. E na época não era religioso, mas ateu-agnóstico.

Essa psicoterapia foi muito voltada ao autoconhecimento e entendimento da própria natureza: lá pude lidar e tratar vários traumas de infância e problemas pessoais. Mesmo tendo parado a terapia continuo fazendo os exercícios de meditação, reflexão, escrever diários e propor soluções para acontecimentos do dia a dia.

Catolicismo é vida.
Paixão, apego, libido descontrolada, desejo de ser aceito e amado são as maiores desgraças na vida amorosa do homem.

Aos novatos: Evolução, Desenvolvimento, Sofrimento e Problemas de Relacionamento:
Responda-o
#4
O catolicismo é um religião interessante. Foram os monges católicos que organizaram os escritos da bíblia, desde a época dos apóstolos de Jesus. Fora que a igreja católica foi crucial para o desenvolvimento da lógica, por consequência, da ciência, a filosofia e a arte. A arte é o que eu acho mais interessante, porque as obras daquele período têm uma perfeição exímia, já que o objetivo da arte para os artistas católicos era a aproximação da perfeição divina (infelizmente isso se perdeu hoje, arte agora é qualquer coisa que alguém considera arte). Fora as mudanças sociais que a igreja trouxe ao mundo, fundando hospitais, orfanatos e desenvolvendo o que nós chamamos hoje de direito (vide Direito Natural, Direito Divino e Direito Humano de Tomás de Aquino).
 Como foi supracitado, a igreja desenvolveu a filosofia, na verdade, ela aprimorou os estudos de Platão e Aristóteles, e gerou assim todo um sistema filosófico próprio, com virtudes, regras e provas lógicas para a existência do Deus monoteísta cristão. Fora que os monges e padres escreveram muitas obras que até hoje tem uma importância muito grande. A igreja fomentou o intelectualismo, a racionalidade e a moral. Por isso, concordo com o Spectro, e acho o catolicismo muito mais elevado que o protestantismo, pois a igreja é uma tradição de milênios, e o protestantismo é apenas fruto de uma revolta contra essa tradição. 
 Já fui muito religioso, estudei muito sobre a igreja, mas em algum ponto perdi minha fé. Acho que foi quando eu adentrei mais afundo na filosofia nitscheana. Talvez um dia eu recupere esse espírito religioso, porque vejo que a medida que a sociedade se afasta mais de Deus, a degeneração, o vazio, a imoralidade aumenta cada vez mais, formando uma sociedade disfuncional.
A sorte favorece os audazes
Responda-o
#5
Minha família tem forte tradição católica!

Sou agnóstico, mas talvez por nostagia, me sinto muito acolhido no ambiente católico.
Assisto uma missa ou outra quando alguma situação me obriga (acompanhar minha mãe, por exemplo), mas nem de longe é uma coisa ruim.

Engraçado isso.
"Paulistarum Terra Matter..."
Responda-o
#6
Se todos os homens católicos conseguissem enxergar as concepções de masculinidade e as lições que todo o legado católico tem pra ensinar, não seria necessária nem a real.

Entender os evangelhos e saber de tudo o que aconteceu na época, desde as profecias, os eventos que marcaram o nascimento do Messias, o anúncio do fim, sua morte e ressurreição e sua vinda para julgar aqueles que habitavam na terra de Israel, essa é uma das coisas mais emblemáticas que o homem consegue alcançar na vida, sua vida nunca mais é a mesma depois que você ganha essa percepção do cristianismo.

O próprio Jesus é referência última em masculinidade, sabia sair de situações com postura e autoridade, não se dava a egos, não se entregou as ofertas malditas, de longe o maior homem que já pisou na Terra.

Não há maior realista do que o próprio filho de Deus.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#7
Na Igreja Catolica tem algum santo ex louco ou que fez terapia e depois foi canonizado? Angel Big Grin

O povo mais antigo nem sabia o que era terapia, a fortitude e resiliencia moral e etica dos remanescentes são muito maiores do que as gerações que os sucederam, simplesmente tinham praticas de fé que influenciavam a construção familiar e circulos sociais mais próximos, e quando os vejo e os acompanho em  tais recintos catolicos estes saem revigorados e fortalecidos após a missa e as preces, com humor e animos renovados, talvez sejam abençoados com uma restauração biopsiquica...não sei como isso acontece, mas é assim que se sucede.



Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
#8
Falam de uma tal de "teologia da libertação".

Eu não julgo ninguém, sigo a máxima da parábola das vinhas, onde os ultimos serão os primeiros, ou seja, todos tem a possibilidade de se arrepender e se salvar.

Mas está dificil achar uma boa igreja. A maioria foi corrompida pelo que o olavo chama de "marxismo cultural". Por mais que eu não seja adepto desta teoria, é realmente notável a decadência da igreja. Seja pelos escandalos envolvendo padres, seja pela disseminação do progressismo.

Mas devem existir boas igrejas por ai, com padres gabaritados em filosofia e teologia, mas é necessário ter critério para saber quais são.

Eu sempre fui catolico, mas me afastei durante a adolescencia e faculdade, lia nietzche e marx. Sempre fui da "rua", graças a deus nunca dei o butico e nem fiz suruba por ai, senão seria mais uma estatistica dos portadores de HIV.

Estou voltando com força agora, mas com certo ceticismo. Procuro estudar individualmente, e para rezar, as vezes uma vela e um copo dágua já é o suficiente. Tennho muito respeito e apreço por Maria e São Jorge. Sem contar, evidentemente, por Cristo.
Responda-o
#9
(14-12-2023, 01:36 AM)lokoman Escreveu: Mas está dificil achar uma boa igreja. A maioria foi corrompida pelo que o olavo chama de "marxismo cultural". Por mais que eu não seja adepto desta teoria, é realmente notável a decadência da igreja. Seja pelos escandalos envolvendo padres, seja pela disseminação do progressismo.

Em cidades pequenas, talvez. Em grandes cidades é muito fácil achar paróquias tradicionas e que respeitam a liturgia.

Inclusive, enquanto a TL diminui a cada dia, as missas tridentinas crescem cada vez mais.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#10
(13-12-2023, 09:34 PM)Minerim Escreveu: Na Igreja Catolica tem algum santo ex louco ou que fez terapia e depois foi canonizado? Angel Big Grin

O povo mais antigo nem sabia o que era terapia, a fortitude e resiliencia moral e etica dos remanescentes são muito maiores do que as gerações que os sucederam, simplesmente tinham praticas de fé que influenciavam a construção familiar e circulos sociais mais próximos, e quando os vejo e os acompanho em  tais recintos catolicos estes saem revigorados e fortalecidos após a missa e as preces, com humor e animos renovados, talvez sejam abençoados com uma restauração biopsiquica...não sei como isso acontece, mas é assim que se sucede.




E digo mais depois desses anos de terapia, toda verdade que Freud encontrou já haviam sido encontradas pelo catolicismo há séculos.
Responda-o
#11
Retornei ao catolicismo lá nos idos de 2011~2013. Passei praticamente toda a minha adolescência como ateu/agnóstico. Não foi uma "conversão" rápida. Naquela época, vários textos e vídeos do Padre Paulo Ricardo e Olavo de Carvalho circulavam pelos vários redutos da Real, e é claro, contribuíram para minha conversão (não devemos esquecer de vários membros católicos do fórum que trouxeram esses textos). Nesse tempo, li muitas obras de autores conservadores, inclusive de protestantes (como William Lane Craig, C. S. Lewis etc). Comecei a me aprofundar no estudo do cristianismo primitivo, história da Igreja, teologia. Foi uma época muito frutífera, academicamente, espiritualmente. Conclui, anos depois, duas graduações, que inicialmente eu cursava simultaneamente (direito e história).

Enfim, os antigos diziam: "a real salva vidas". E, pelo visto, salva almas também.
Homens não são reféns das mulheres, mas reféns da própria libido.

Homem cafajeste merece mulher rodada. Ambos se completam.

Casamento nos moldes modernos é uma roleta russa, mas com todas as balas carregadas.
Responda-o
#12
O catolicismo, como toda boa religiao tradicional, te fornece uma rota, um caminho, uma serie de praticas e ensinos bem diretos pra aplicar no cotidiano: rotina de oracao (rosario, liturgia das horas), jejum, esmolas e estudo da vida dos santos e das Escrituras (lectio divina e liturgia). Eh uma religiao ativa, solar, que requer esforco e atividade, caracteristicas masculinas. Eh por isso que os homens geralmente gostam do catolicismo real, pois ele ativa certas qualidades masculinas que ficam eclipsadas com a vida moderna cada vez mais pau mole.

Vai do esforco de cada um procurar boas paroquias, bons padres e bispos, que oferecam boas liturgias e direcao espiritual. Nao eh dificil diferenciar as boas das mas.
"Mas o homem é a tal ponto afeiçoado ao seu sistema e à dedução abstrata que está pronto a deturpar intencionalmente a verdade, a descrer de seus próprios olhos e ouvidos apenas para justificar sua lógica."


Responda-o
#13
O Catolicismo me ajudou muito. Eu era um escravo e a fé católica me libertou.

Cristo disse que quem não o segue é "escravo do pecado". O pecado nos escraviza. Se você observar, por que muitos homens preferem continuar na matrix? Porque querem pecar e ter acesso ao pecado. Por que muitos homens são manginas? Porque querem pecar e ter acesso ao pecado.

E mesmo depois de conhecer a Real, eu continuava sendo um escravo. Eu vivia em função de seguir os conselhos dos olds sobre "ganhar dinheiro, fazer musculação, ter traquejo social, etc." Tudo isso por que? Para ter acesso ao pecado. Ou seja, eu era um escravo. Hoje eu não vivo em função de ganhar dinheiro, acredito que estou numa condição boa. Também pratico exercícios e faço musculação, mas não para ficar bombado para ter acesso ao pecado, mas pela minha saúde. Também tenho traquejo social, mas não pra ter acesso ao pecado, mas o suficiente para exercer a comunicação básica com as pessoas (como não ser tímido).

Mas, sejamos realistas... Olavo de Carvalho e Padre Paulo Ricardo não são boas referências... Eu prefiro seguir o Orlando Fedeli.
Responda-o
#14
(14-12-2023, 07:26 PM)Vital Escreveu: O Catolicismo me ajudou muito. Eu era um escravo e a fé católica me libertou.

Cristo disse que quem não o segue é "escravo do pecado". O pecado nos escraviza. Se você observar, por que muitos homens preferem continuar na matrix? Porque querem pecar e ter acesso ao pecado. Por que muitos homens são manginas? Porque querem pecar e ter acesso ao pecado.

E mesmo depois de conhecer a Real, eu continuava sendo um escravo. Eu vivia em função de seguir os conselhos dos olds sobre "ganhar dinheiro, fazer musculação, ter traquejo social, etc." Tudo isso por que? Para ter acesso ao pecado. Ou seja, eu era um escravo. Hoje eu não vivo em função de ganhar dinheiro, acredito que estou numa condição boa. Também pratico exercícios e faço musculação, mas não para ficar bombado para ter acesso ao pecado, mas pela minha saúde. Também tenho traquejo social, mas não pra ter acesso ao pecado, mas o suficiente para exercer a comunicação básica com as pessoas (como não ser tímido).

Mas, sejamos realistas... Olavo de Carvalho e Padre Paulo Ricardo não são boas referências... Eu prefiro seguir o Orlando Fedeli.

Será que libertou mesmo ou te prendeu em outra matrix de conformismo e compensação de consciência ao melhor estilo "eu nem queria mesmo" Yaoming

Nem o pecado te quer como escravo.
Responda-o
#15
(14-12-2023, 09:15 PM)Penoso Escreveu:
(14-12-2023, 07:26 PM)Vital Escreveu: O Catolicismo me ajudou muito. Eu era um escravo e a fé católica me libertou.

Cristo disse que quem não o segue é "escravo do pecado". O pecado nos escraviza. Se você observar, por que muitos homens preferem continuar na matrix? Porque querem pecar e ter acesso ao pecado. Por que muitos homens são manginas? Porque querem pecar e ter acesso ao pecado.

E mesmo depois de conhecer a Real, eu continuava sendo um escravo. Eu vivia em função de seguir os conselhos dos olds sobre "ganhar dinheiro, fazer musculação, ter traquejo social, etc." Tudo isso por que? Para ter acesso ao pecado. Ou seja, eu era um escravo. Hoje eu não vivo em função de ganhar dinheiro, acredito que estou numa condição boa. Também pratico exercícios e faço musculação, mas não para ficar bombado para ter acesso ao pecado, mas pela minha saúde. Também tenho traquejo social, mas não pra ter acesso ao pecado, mas o suficiente para exercer a comunicação básica com as pessoas (como não ser tímido).

Mas, sejamos realistas... Olavo de Carvalho e Padre Paulo Ricardo não são boas referências... Eu prefiro seguir o Orlando Fedeli.

Será que libertou mesmo ou te prendeu em outra matrix de conformismo e compensação de consciência ao melhor estilo "eu nem queria mesmo" Yaoming

Nem o pecado te quer como escravo.

Não é conformismo. Com a fé católica, descobrí que estamos aqui para um fim bem maior do que o mero prazer carnal e a acumulação de bens materiais. Estamos aqui para servir a Deus e não pecar. Não é à toa que alguns santos e até algumas ordens da Igreja exigem Voto de Pobreza, Castidade e Obediência.
Responda-o
#16
(14-12-2023, 09:15 PM)Penoso Escreveu: Será que libertou mesmo ou te prendeu em outra matrix de conformismo e compensação de consciência ao melhor estilo "eu nem queria mesmo" Yaoming

Nem o pecado te quer como escravo.

Isso pode ocorrer, quando ao invés de eliminar um "eu", um impulso ou tendência; o indivíduo cria outro por cima e passa a apontar o dedo para todos em volta, passando a viver como um puritano. Sua mente e intenções continuam ruins, mas materialmente age dentro das regras, em um estado de neurose Cristã. Infelizmente a igreja está cheia de gente assim.

Mas também há pessoas que buscam se conscientizar e mudar de dentro para fora, pouco a pouco, eliminando de dentro de si impulsos e desejos negativos, os transformando em positivos.

O corpo vive de energia e essa energia está em movimento constante, até os pensamentos e impulsos são fluxos de energia.

A energia é como o vento que bate sobre um barco a vela.

O bom Capitão sabe que é impossível parar o vento, então muda a direção da vela.

Ao perceber a vaidade, refrea e admoesta os pensamentos buscando a humildade, depois ora. Dependendo até faz caridade.

Ao perceber a luxúria e malícia no olhar, admoesta e pede a Deus uma mudança interior, sem abrir mão de sua masculinidade ou virilidade. (É um movimento bem difícil, pois a linha é tênue).

A religião ajuda muito a cavar dentro da consciência e da alma, achando as tendências naturais negativas, bem como as potestades que agem em nossa volta.

Religião não é um conjunto de regras, meramente; religião é a forma de se ligar a Deus, as regras surgem depois.

Claro que alguns são mais curiosos e querem entender o porquê de cada regra, para estes, aconselho humildade, coragem e ânimo constante para ajoelhar e perguntar para Deus o porquê de cada regra. Dependendo Ele não só te responde, como vira seu Amigo. Falo de carteirinha, pois já fui um ateu extremamente chato e arrogante.

No mais, pare de querer ter bola de Cristal e ler o que está por trás das palavras das pessoas no fórum. É o segundo tópico que você sai acusando e insinuando sobre alguém que não conhece. Quem não tem bondade dentro de si, se torna cínico a ponto de não ver em ninguém.
Paixão, apego, libido descontrolada, desejo de ser aceito e amado são as maiores desgraças na vida amorosa do homem.

Aos novatos: Evolução, Desenvolvimento, Sofrimento e Problemas de Relacionamento:
Responda-o
#17
Babaquice gente de fora do catolicismo vir aqui falar "ah, mas veja só... o catolicismo é até uma religião boa, mas você tem que procurar boas paróquias, com bons padres, bons bispos, bons diáconos"

O problema, meu caro é que isso é totalmente contra o que é ser católico.

Ser católico é servir a Igreja mais próxima de sua casa, por menor que seja, por menos pompas que tenha e suportar até mesmo um padre TL, se for necessário.
Acovardar-se fugindo da dor e apenas procurando o conforto de um lugar "que te faça bem" é o que a religião do conformismo diversionário protestante já faz.

"Ah, igreja é tudo igual, você tem umas discordâncias aqui e ali, mas o que importa é que você se sinta bem"

Quantas vezes você já ouviu essa bullshit de alguém?

A Igreja não é lugar de conforto, é um lugar onde você pode ser confortado, mas também é um lugar onde você vai ser desafiado, levado à exaustão e treinado, mais como uma academia do que como uma colônia de férias onde você só deita e descansa em uma cama macia.

Tratar as Igrejas, os padres e os bispos como simples criadores de conteúdo aos quais você curte os que gosta e ignora os que não gosta, é ignorar o corpo de Cristo deixando-se cair na desesperança e procurando uma vida de acordo com aquilo que eu quero, e não de acordo com aquilo que lhe é dado. Eu vejo mais progressismo e revolução em um radtrad que se arma em grupos para lutar contra padres, bispos e o Papa, do que uma pessoa que aceita de bom coração a paróquia que lhe é dada e trabalha nela para que se possível e com a graça de Deus, mudar a situação.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#18
(15-12-2023, 07:07 AM)Awaken Escreveu: Babaquice gente de fora do catolicismo vir aqui falar "ah, mas veja só... o catolicismo é até uma religião boa, mas você tem que procurar boas paróquias, com bons padres, bons bispos, bons diáconos"

O problema, meu caro é que isso é totalmente contra o que é ser católico.

Ser católico é servir a Igreja mais próxima de sua casa, por menor que seja, por menos pompas que tenha e suportar até mesmo um padre TL, se for necessário.
Acovardar-se fugindo da dor e apenas procurando o conforto de um lugar "que te faça bem" é o que a religião do conformismo diversionário protestante já faz.

Legal esse comentário por que da pra interpretar de outras maneiras que nem sejam diretamente ligadas à igreja/religião em si.

Por vezes a vida nos coloca em situações que observamos e pensamos "Que contexto medíocre, eu mereço muito mais que isso"...

Mas ignoramos o fato de que tudo na vida acontece da maneira que deveria acontecer, agora estamos exatamente no lugar que deveríamos estar, portanto temos um motivo para estar aqui.

Nesse contexto de estar numa igreja considerada "ruim" (nem sou católico, só gostei da reflexão) talvez tu possa ajudar uma pessoa que também esteja dentro do mesmo contexto e consiga mudar a vida dela para melhor... Um irmão necessitado, um padre, bispo, diácono que precise de ajuda e só de você se dispor a praticar a bondade, mostrou uma lição de vida crucial para as pessoas, afinal de contas elas também estão no lugar que deveriam estar... Enfim... Praticar a bondade e ser proativo independente da situação e do contexto, isso sim é um exemplo de virilidade.

Muito bom mesmo essa linha de racícionio @Awaken, parabéns.
Responda-o
#19
(15-12-2023, 07:07 AM)Awaken Escreveu: "Ah, igreja é tudo igual, você tem umas discordâncias aqui e ali, mas o que importa é que você se sinta bem"

Quantas vezes você já ouviu essa bullshit de alguém?

A Igreja não é lugar de conforto, é um lugar onde você pode ser confortado, mas também é um lugar onde você vai ser desafiado, levado à exaustão e treinado, mais como uma academia do que como uma colônia de férias onde você só deita e descansa em uma cama macia.

Corta pra missa do Julio Lancelotti pregando TL, fazendo umbanda na celebração Gargalhada

Realmente, não se deve procurar Padres que falam o que você QUER ouvir, mas existem hereges dentro da ICAR SIM!
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#20
[quote pid='109028' dateline='1702644158']
Spoiler Revelar
Gorlami
(15-12-2023, 07:07 AM)Awaken Escreveu: "Ah, igreja é tudo igual, você tem umas discordâncias aqui e ali, mas o que importa é que você se sinta bem"

Quantas vezes você já ouviu essa bullshit de alguém?

A Igreja não é lugar de conforto, é um lugar onde você pode ser confortado, mas também é um lugar onde você vai ser desafiado, levado à exaustão e treinado, mais como uma academia do que como uma colônia de férias

[quote pid='109020' dateline='1702634864']
onde você só deita e descansa em uma cama macia.
[/quote]

Corta pra missa do Julio Lancelotti pregando TL, fazendo umbanda na celebração Gargalhada

Realmente, não se deve procurar Padres que falam o que você QUER ouvir, mas existem hereges dentro da ICAR SIM!
[/quote]
Essa é uma realidade que devemos aceitar como parte do processo.

São João dizia: "ouvistes dizer que o anticristo vem; também agora muitos têm se feito anticristos, pelos quais conhecemos que esta é a última hora."

A heresia é uma constante dentro da Igreja; houve na época dos apóstolos, e hoje não deixa de ser diferente. O mesmo João que foi testemunha fiel da grande tribulação que ocorreu na Judeia e do fim dos tempos da antiga aliança não se absteve de chamar de anticristos aqueles que cometiam heresias. 

A questão é que hoje, com o advento da modernidade protestante, a heresia virou opinião, e a teologia virou "ponto de vista".
Deus não é mais o "eu sou", mas o "objeto de adoração humana"... porque justamente é isso; se não há verdade na religião, a religião é quem molda Deus e não mais Deus que molda a religião. 
Logo, pode-se concluir que o Deus católico é tão "irreal" quanto o "Monstro espaguete voador" que o ateu diz existir no céu, e não há nada que você possa fazer de lógico em relação a isso porque não assumir princípios é o mesmo que jogar em um jogo onde não há objetivo; você nunca vai ter um fim, só imposição de vontades.

Ter padres como o Julio Lanceloti é o de menos, bem de menos; já tivemos bispos como Ário, Marcião e outros... heresias que conquistaram reis, papas e quase viraram a sociedade de cabeça pra baixo.

Fundar uma nova Igreja ou fugir da heresia toda vez que a mesma surgir é uma constante de covardia que não é aceita no cristianismo; porque, por consequência, você vai acabar se fundando em outra heresia: a de definir o corpo de Cristo como o próprio corpo e dizendo: "Eu não preciso do meu irmão para chegar a Deus; eu mesmo posso ler e interpretar as Escrituras e ter minha fé pessoal."

Essa sim é uma heresia das mais perigosas e pior, inclusive, do que a de Ário e Marcião.
Pergunte a qualquer protestante o que ele acha da "ICAR" e ele dirá:

"A ICAR é a mãe de todas as abominações, mãe de todas as heresias e prostituições mundanas"

Lógico, pensar que a Santa Igreja Católica nunca teve hereges em seu seio é um absurdo, mas achar que por isso devemos sair dela é um absurdo maior ainda.

Tanto que se você perguntar a qualquer protestante o motivo do protestantismo, ele poderá resumir a "ICAR" como herege, mas nunca poderá assumir que protestantismo resolveu a heresia porque para o pastor que fez supletivo em teologia em uma "Uni - Esquina": "Lutero foi importante para sairmos da heresia, mas ele era católico demais ainda", quando se Lutero fosse vivo até hoje, acharia um absurdo completo ver nego pulando dentro do templo e falando "labashuricantas" que não significa porra nenhuma.

Podemos concluir então que sair por aí ajuntando-se a quem te agrada melhor, e até a si mesmo se você for um individualista e utilitarista, nunca foi e nunca vai ser cristianismo por excelência, pode ter bico de pato, corpo de pato, pé de pato, fazer quá, mas nunca será em essência, porque a essência da coisa não está em "desconstruir para criar algo novo", mas em manter aquilo que é, apesar dos pesares, dos erros, dos acertos, das glórias e derrotas, assim como toda a história humana.

E isso ninguém consegue assumir melhor posição do que a Santa Igreja Católica.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)