Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
ESTUDOS (COMO FAZER PLANEJAMENTO E REVISÃO ? )
Ola confrades espero que todos estejam bem, abri esse tópico por que preciso de ajuda me sinto perdido na organização dos estudos pro vestibular e na hora das revisões. alguém que já tenha feito ou tenha experiência poderia me ajudar/auxiliar ? sinto que isso ta matando meu desempenho, obrigado.
Angel
Responda-o
Primeiro passo é reserva do tempo diário.

Vc precisa separar um quantidade de horas por dia, que vc vai reservar pra estudar. Ex: 4 horas diárias. Cronometre o tempo porque ele é traiçoeiro. Se vc se distrai não percebe em casa que ele está passando. O cronômetro mantém sua disciplina, situa vc no avanço do estudo, e faz com que vc otimize seus outros afazeres pra conseguir bater a meta diária.

Divida as disciplinas nos dias da semana de forma a abranger todas elas de segunda a domingo. Dependendo do cronograma, podem ser duas por dia.

Estude a teoria, de TODO o conteúdo programático, seguindo a divisão de matérias semanais.

Terminado o conteúdo teórico, utilize a mesma grade horária pra fazer exercícios na segunda fase dos estudos, qdo a teoria tiver sido estudada. Faça exercicios até a prova e qdo errar, veja na teoria seu ponto fraco e revise, fortalecendo-se.

Dicas importantes:

1 - se vc perdeu um dia de estudo por motivo relevante: morte de alguém, doença, compromisso inadiável de trabalho, ou algo realmente importante, NUNCA tente repor essas horas no dia seguinte. Vc aumentará seu nível de estresse e sua jornada será insuportável. Com duas ou três dessa, vc pensará em desistir. No final de meses, se vc levar a sério, vc acrescentará 5 ou 6 dias de estudo pelos dias perdidos. Não é nada em 1 ano e vc não se estressa tanto;

2 - vc verá que leu um livro e ao terminá-lo não lembra nada do início. Às vezes do capítulo anterior. Não se desespere, é assim mesmo. Vc fixará o conteúdo pela repetição. Por isso precisa-se de muito tempo, porque vc precisa rever o que leu várias vezes, não somente uma; com o tempo vc irá memorizar tudo;

3 - projete a longo prazo. Se o vestibular é daqui a 2 meses, estude pensando no do ano que vem, daqui a 1 ano e 2 meses. A menos que vc seja um gênio de QI alto pra caralho, vc não vai passar pra porra nenhuma estudando em cima do edital. Somente pra concursos de nível muito baixo e se vc tiver bagagem, pra exemplificar;

4 - sobre revisão de conteúdo: ao estudar a teoria marque apenas o essencial, como conceitos importantes e palavras chave de textos ou classificações. Ao revisar o conteúdo vc economizará muito tempo lendo só os pontos de destaque.

Qq dúvida ou ajuda, manda MP.

Obs: esse teu nick ficou coisa de baitola. Bons estudos
Pelo poder da verdade, eu, ainda vivo, conquistei o universo

Responda-o
(20-09-2023, 11:24 PM)MacGyver Escreveu: Primeiro passo é reserva do tempo diário.

Vc precisa separar um quantidade de horas por dia, que vc vai reservar pra estudar. Ex: 4 horas diárias. Cronometre o tempo porque ele é traiçoeiro. Se vc se distrai não percebe em casa que ele está passando. O cronômetro mantém sua disciplina, situa vc no avanço do estudo, e faz com que vc otimize seus outros afazeres pra conseguir bater a meta diária.

Divida as disciplinas nos dias da semana de forma a abranger todas elas de segunda a domingo. Dependendo do cronograma, podem ser duas por dia.

Estude a teoria, de TODO o conteúdo programático, seguindo a divisão de matérias semanais.

Terminado o conteúdo teórico, utilize a mesma grade horária pra fazer exercícios na segunda fase dos estudos, qdo a teoria tiver sido estudada. Faça exercicios até a prova e qdo errar, veja na teoria seu ponto fraco e revise, fortalecendo-se.

Dicas importantes:

1 - se vc perdeu um dia de estudo por motivo relevante: morte de alguém, doença, compromisso inadiável de trabalho, ou algo realmente importante, NUNCA tente repor essas horas no dia seguinte. Vc aumentará seu nível de estresse e sua jornada será insuportável. Com duas ou três dessa, vc pensará em desistir. No final de meses, se vc levar a sério, vc acrescentará 5 ou 6 dias de estudo pelos dias perdidos. Não é nada em 1 ano e vc não se estressa tanto;

2 - vc verá que leu um livro e ao terminá-lo não lembra nada do início. Às vezes do capítulo anterior. Não se desespere, é assim mesmo. Vc fixará o conteúdo pela repetição. Por isso precisa-se de muito tempo, porque vc precisa rever o que leu várias vezes, não somente uma; com o tempo vc irá memorizar tudo;

3 - projete a longo prazo. Se o vestibular é daqui a 2 meses, estude pensando no do ano que vem, daqui a 1 ano e 2 meses. A menos que vc seja um gênio de QI alto pra caralho, vc não vai passar pra porra nenhuma estudando em cima do edital. Somente pra concursos de nível muito baixo e se vc tiver bagagem, pra exemplificar;

4 - sobre revisão de conteúdo: ao estudar a teoria marque apenas o essencial, como conceitos importantes e palavras chave de textos ou classificações. Ao revisar o conteúdo vc economizará muito tempo lendo só os pontos de destaque.

Qq dúvida ou ajuda, manda MP.

Obs: esse teu nick ficou coisa de baitola. Bons estudos

Minha maior duvida e em relação ao ciclo de revisões que não consigo organizar ainda não ficou claro pra min. o professor falou pra treinar todo dia mas tem as outras matérias também acaba que não tem como revisar o mesmo assunto todo dia por que tenho que revisar as outras matérias .
e qual problema com meu nick ?
Angel
Responda-o
Vc não vai revisar o mesmo assunto todo dia. 
O conteúdo é extenso. Vc só começa uma revisão depois de exaurir o conteúdo. Até lá vc se preocupa em esgotar o conteúdo, esquece revisão. Vc precisa exaurir o conteúdo programático inteiro antes de revisar qq coisa. Sem deixar de compreender uma vírgula do que está aprendendo.

Se vc se refere a voltar da aula pré-vestibular e estudar em casa o que vc viu lá, isso não é uma "revisão" exatamente. É praticamente uma primeira leitura. Vc só revisa algo passado um tempo, normalmente na medida que conclui o conteúdo e volta ao começo novamente.

Estudar o que aprendeu no curso no mesmo dia não é revisão. É parte da processo do aprendizado teórico da primeira fase: a fase de compreensão de conteúdo. Não confunda.

O problema do teu nick é esse "inho" porra. Conversa com o CABEÇA DE PICA que ele vai dar uma sugesta na moral de nick: Magrão da firma; Magrão do firmão. Já pensou se essa moda pega por aqui? Penosinho, barbinha, macgyvinho, oneshotinho, awakenzinho, fernandinho errinho unzinho, merdinguinho, shaftinho, adminzinho, terxuguinho realzinho, darkinho, cabecinha de piquinha, sapocaquinho, jose walezinho, gorlamizinho, am6zerinho. Porra
Pelo poder da verdade, eu, ainda vivo, conquistei o universo

Responda-o
Não organize só estude. Um problema a menos.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
Sem um método de estudo e revisões correta, seu estudo é só entretenimento.

Eu recomendo pra você o professor Mac Gayver Castro, neurocirurgião, cristão e conservador. Ele explica exatamente como você deve estudar, e como fazer as revisões. Tem um curso excelente que foi muito bom para mim. Dá para achar a primeira versão grátis na internet mas recomendo que você compre.
Responda-o
(20-09-2023, 10:59 PM)MAGRINHO DE FIRMA Escreveu: Ola confrades espero que todos estejam bem, abri esse tópico por que  preciso de ajuda me sinto perdido na organização dos estudos pro vestibular e na hora das  revisões. alguém que já tenha feito ou tenha experiência poderia me ajudar/auxiliar ? sinto que isso ta matando meu desempenho, obrigado.

Então irmão, se for para estudo universitário/vestibular, eu não sei muito, afinal nunca estudei para tal coisa.

Mas se estar perdido quanto a estudo planejamento, organização e revisão, eu recomendo o que eu faço quando quero aprender determinado assunto. Básicamente eu me intruo através de livros, não curto videos-aulas, professores e etc, então vou por esse caminho.

A respeito do planejamento, pesquise sobre os livros do seu tema a ser estudada, sem se preocupar com a qualidade dele, isso poderá fazer na parte da organização. Pelo menos reuna 3 livros sobre o tema, que claro, vai dependa da quantidade de assuntos abordado em cada um. 

Sobre a organaização, todo livro virá um sumário na qual já estar organizado, dessa forma, será fácil saber por onde ir, também tente pesquisa por livros mais elementares no tema, claro, livros para leigo, caso seja seu nível de iniciação no assunto. Depois de ter escolhido os 3 livros, ou a quantidade que achar ideal, olhe os sumários e veja qual seja o mais fácil na sua concepção, e logo, começe a ler-lo e estudar-lo.

Quanto a revisão, va para o proximo livro, de mesmo tema, e que seja bem similar ao que acabou de ler/estudar, dessa forma, terá dois autores diferentes falando sobre o mesmo assunto, em quase todo esse método o outro autor vai explicar algo diferente do autor prévio.

Força e honra.

Passei, vi e, ao contrário deles, venci.
Responda-o
(23-09-2023, 11:32 AM)Bastardo Escreveu:
(20-09-2023, 10:59 PM)MAGRINHO DE FIRMA Escreveu: Ola confrades espero que todos estejam bem, abri esse tópico por que  preciso de ajuda me sinto perdido na organização dos estudos pro vestibular e na hora das  revisões. alguém que já tenha feito ou tenha experiência poderia me ajudar/auxiliar ? sinto que isso ta matando meu desempenho, obrigado.

Então irmão, se for para estudo universitário/vestibular, eu não sei muito, afinal nunca estudei para tal coisa.

Mas se estar perdido quanto a estudo planejamento, organização e revisão, eu recomendo o que eu faço quando quero aprender determinado assunto. Básicamente eu me intruo através de livros, não curto videos-aulas, professores e etc, então vou por esse caminho.

A respeito do planejamento, pesquise sobre os livros do seu tema a ser estudada, sem se preocupar com a qualidade dele, isso poderá fazer na parte da organização. Pelo menos reuna 3 livros sobre o tema, que claro, vai dependa da quantidade de assuntos abordado em cada um. 

Sobre a organaização, todo livro virá um sumário na qual já estar organizado, dessa forma, será fácil saber por onde ir, também tente pesquisa por livros mais elementares no tema, claro, livros para leigo, caso seja seu nível de iniciação no assunto. Depois de ter escolhido os 3 livros, ou a quantidade que achar ideal, olhe os sumários e veja qual seja o mais fácil na sua concepção, e logo, começe a ler-lo e estudar-lo.

Quanto a revisão, va para o proximo livro, de mesmo tema, e que seja bem similar ao que acabou de ler/estudar, dessa forma, terá dois autores diferentes falando sobre o mesmo assunto, em quase todo esse método o outro autor vai explicar algo diferente do autor prévio.

Força e honra.

obrigado
Angel
Responda-o
Dividir pra conquistar, caro confra.

Faça uma lista de todas as matérias, depois faça uma lista dos conteúdos necessários em cada uma. Faça um programa pra estudar todas as matérias durante uma semana. Recomendo só ser 1 ou 2 matérias no máximo por dia.

A princípio começa dividindo tempo igual pra cada matéria ou conteúdo (ex.: 2h por dia), se for vendo que tem mais dificuldade em algum tema ou matéria, aumente um pouco o tempo dessa matéria e diminua das outras e vá ajustando com o passar do tempo.

Se achar que precisa revisar constantemente ou exercitar um certo assunto, coloque ele mais uma ou duas vezes na semana, mas por um período curto (15 mins ou meia hora), pra não atrapalhar as outras matérias.

Se necessário reajuste semanalmente o programa, nunca com mais frequência que isso que é perder tempo, se progredir bem na matéria pode reduzir a carga dela e aumentar as outras pra não atrasar o calendário previsto que você fez com a distribuição de conteúdos.

Lembre que nem sempre dá pra seguir as metas e você pode precisar passar um pouco do tempo ou dedicar tempo extra por que se atrasou numa matéria que não é bom, ou apenas dividiu mal o tempo por não saber que o assunto demoraria. Nesse caso lembre de quando for fazer a divisão fazer com folga, flexibilidade em mente, e ter um tempo pra seu descanso também, se presenteando o tempo vago com algum lazer, leitura ou assunto que você gosta.

Não adiantar pensar que é só estudar 10h num dia antes da prova achando que vai aprender algo que não vai. A mente é que nem o corpo, você precisa estudar com constância e disciplina, que os resultados surgem ao passar do tempo, então estude nem que seja meia horinha cada dia.

O importante é manter a organização e ter em mente de maneira clara o que precisa estudar.

O resto é escolher o método que mais te agrada e te mantenha a concentração. Por exemplo, estuda 1h, tira 15 mins de descanso, estuda mais 1h, e por aí vai.

Coma bem, durma bem, beba bastante água... Enfim, o resto tá com você. Força e honra,
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”

(Provérbio Irlandês)
Responda-o
Fala magrão de firma, o candanguinho ta aqui pra te passar a visão.

Eu nunca fui de fazer revisão, nem ler livro, nem ver aula e nem nada do tipo.

Quando estudo pra concurso só faço questões repetidas vezes e quando tenho alguma dúvida vou ler a letra da lei ou vejo os comentários dos outros alunos que fizeram as mesmas questões. Por mais que tenha dado certo pra mim, talvez você não se adapte a esse modelo, ou seja, cabe a você mesmo ir testando e ver o que se encaixa melhor à sua realidade.

E por mais que eu nunca tenha feito nenhum tipo de revisão, quero começar a fazer um simuladão das melhores e mais difíceis questões que resolvi ao longo da semana, buscando com isso duas coisas: simular um ambiente de prova e me aperfeiçoar.
Apreciador de cervejas, viagens e mulheres.
Responda-o
(29-09-2023, 10:13 AM)candango Escreveu: Fala magrão de firma, o candanguinho ta aqui pra te passar a visão.

Eu nunca fui de fazer revisão, nem ler livro, nem ver aula e nem nada do tipo.

Quando estudo pra concurso só faço questões repetidas vezes e quando tenho alguma dúvida vou ler a letra da lei ou vejo os comentários dos outros alunos que fizeram as mesmas questões. Por mais que tenha dado certo pra mim, talvez você não se adapte a esse modelo, ou seja, cabe a você mesmo ir testando e ver o que se encaixa melhor à sua realidade.

E por mais que eu nunca tenha feito nenhum tipo de revisão, quero começar a fazer um simuladão das melhores e mais difíceis questões que resolvi ao longo da semana, buscando com isso duas coisas: simular um ambiente de prova e me aperfeiçoar.

legal, você usa alguma plataforma online para fazer simulados se sim qual ?
Angel
Responda-o
Primeiramente, você deverá ter em mente que finais de semana são também para estudos. Reserve apenas 2 sábados para sair, os outros 2 você deverá estudar.

Quanto à organização diária e rotina de estudos:

Você deve assistir as aulas do cursinho (se a aula for de manhã) e, depois, se tiver dúvida de alguma matéria, tirar com os monitores, e depois voltar para casa. Voltando para casa, almoce e descanse uns 20 minutos. Depois, você deverá estudar da seguinte forma:

Estude 50 minutos (tanto faz se é teoria ou exercício), depois, relaxe uns 10 minutos. Durante os 10 minutos de relaxamento, você pode tomar uma xícara de café, uma água, ir mijar, relaxar e respirar um pouco. Depois volte a estudar os 50 minutos... e repita o processo até o horário da sua janta, e quando for umas 21:00 da noite, pode guardar as coisas e ver uma TV, jogar um videogame, vir aqui no fórum ler a real. Mas não perca tempo no facebook. Se você fizer cursinho de noite, faça basicamente o mesmo método de estudo, mas estude de manhã e tarde, para ver o cursinho a noite.

Como se organizar em relação as matérias?

Recomendo você fazer o seguinte:

1) Pesquise sobre o que é Vestibulando Digital. Tem no youtube. Guarde os links de todas as disciplinas. Recomendo você, além das literaturas do cursinho e livros sobre as matérias, seguir tudo que o vestibulando digital ensina.

- Pegue todas as grandes matérias (Matemática, Física, Química, Geografia...) e destrinche-as: "Matemática: Álgebra, Geometria...", "Física: Moderna, Óptica, Mecânica".. e por aí vai. Após destrinchar todas as grandes matérias em categorias ou submatérias (tipo.. biologia vegetal, biologia animal), você deve separar dias para estudar cada uma dessas matérias. Por exemplo: Segunda Biologia Animal, Física Mecânica e Química Orgânica.. é só um exemplo, mas tente seguir isso, claro.

- Use o Google Agenda separado por mês para se organizar quanto às matérias que você vai estudar. Você não vai seguir o planejamento inicial: as vezes você tem facilidade com geografia e entende a matéria muito rápido, mas precisa estudar muita álgebra. Então você não vai separar os dias para estudar as matérias como no cursinho, que durante todo o ano as aulas seguem o mesmo padrão. Você vai utilizar o google agenda para separar, via planejamento SEMANAL, as matérias. Vá ajustando conforme as necessidades.

Seguindo esses métodos: organização por subcategorias + método do 50 estudo + 10 relaxamento, você vai muito bem, pode confiar.

Pegue mais leve nos fins de semana, se divirta um pouco também. Durma direito, coma umas putas as vezes.

Outra coisa: Não desanime: cansa, é chato, você vai se sentir um lixo, sem se divertir, mas compensa.

E digo mais: dentro da faculdade vai ser bem mais difícil. Acostume-se com a rotina de estudos.

Com isso ja ta bom. Não perca muito tempo pesquisando sobre como estudar, mas sim vá la e estude.
Responda-o
(01-10-2023, 02:34 AM)MAGRINHO DE FIRMA Escreveu: legal, você usa alguma plataforma online para fazer simulados se sim qual ?

Uso o qconcuros mesmo, lá você pode salvar as questões que te agradam assim como as questões que fez, e quando achar conveniente tem uma opcão de compilar algumas e fazer uma "prova"com elas, com tempo cronometrado e tudo mais.

Não sei da sua realidade confrade, mas vale a pena pagar uma assinatura nesses sites de banco de questões, o valor é muito pouco pelo tanto de coisas que vão te agregar.
Apreciador de cervejas, viagens e mulheres.
Responda-o
Estuda quantas horas por dia ?

Para falar em revisão precisa ser no mínimo umas 4h, ou seja no mínimo 24h por semana.

Menos do que isso nunca precisará revisar.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
Legal esse tópico e as respostas daqui. Talvez fosse bom colocar ele na seção "Desenvolvimento Profissional", só para ficar melhor localizado depois.

Algumas contribuições:

Creatina eu reparei que ajuda na disposição para estudar, além da musculação.

E também, 4 livros que recomendo:
- Maestria (Robert Greene)
- Sem Limites (Jim Kwik)
- Como Aprender, Como Estudar (Emilio Mira y Lopez)
- Didascalicon (Hugo de Sao Vitor)

No "Maestria" e "Sem Limites", os autores falam sobre o processo de aprendizagem, a importância da prática e também a importância de continuar estudando ou praticando, mesmo sem entender nada no começo, pois uma hora a pessoa entende. No começo, tudo é muito confuso, mas depois pega o jeito.

O "Didascalicon" e o "Como Aprender, Como Estudar" já são mais voltados para a vida intelectual, mas pode servir de alguma coisa para os estudos técnicos.
Responda-o
(11-11-2023, 09:18 PM)Texugo Real Escreveu: Legal esse tópico e as respostas daqui. Talvez fosse bom colocar ele na seção "Desenvolvimento Profissional", só para ficar melhor localizado depois.

Algumas contribuições:

Creatina eu reparei que ajuda na disposição para estudar, além da musculação.

E também, 4 livros que recomendo:
- Maestria (Robert Greene)
- Sem Limites (Jim Kwik)
- Como Aprender, Como Estudar (Emilio Mira y Lopez)
- Didascalicon (Hugo de Sao Vitor)

No "Maestria" e "Sem Limites", os autores falam sobre o processo de aprendizagem, a importância da prática e também a importância de continuar estudando ou praticando, mesmo sem entender nada no começo, pois uma hora a pessoa entende. No começo, tudo é muito confuso, mas depois pega o jeito.

O "Didascalicon" e o "Como Aprender, Como Estudar" já são mais voltados para a vida intelectual, mas pode servir de alguma coisa para os estudos técnicos.

Muito bom confrade
Angel
Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)