Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O Namoro (Por Padre Luiz Carlos Lodi da Cruz)
O namoro é o período em que o rapaz e a moça procuram conhecer-se em preparação para o matrimônio.
No matrimônio homem e mulher doam seus corpos, constituem uma só carne e tornam-se instrumentos de Deus na geração de novas vidas humanas.
Mas antes de doar os corpos é preciso doar as almas. No namoro os jovens procuram conhecer não o corpo do outro, mas sua alma.
Os namorados não podem ter relações sexuais, pois o corpo do outro ainda não lhes pertence. Unir-se ao corpo alheio antes do casamento (fornicação) é um pecado contra a justiça, algo como um roubo.
E como nosso corpo é templo do Espírito Santo (1Cor 6,19) a profanação de nosso corpo é algo semelhante a um sacrilégio.
Não sabeis que sois um templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá. Pois o templo de Deus é santo e esse templo sois vós” (1Cor 3,16-17).
Porém não é apenas a fornicação que é pecado, mas também tudo o que provoca desejo da fornicação, como abraços e beijos que, muitíssimo mais que constituírem expressões de afeto, despertam, alimentam e exacerbam o desejo físico.
Aliás, é possível profanar o templo do nosso corpo até por um pensamento: “Todo aquele que olha para uma mulher com mau desejo já cometeu adultério com ela em seu coração” (Mt 5,28).
Durante o namoro deve-se evitar o contato físico desnecessário. O contato entre os corpos (beijos e abraços), além de causar o desejo de fornicação, obscurece a razão. O próprio beijo na boca ou de novela já constitui uma entrega física, que, se acidentalmente pode não se consumar, no entanto a prepara ou apressa. Vale aqui lembrar a advertência de Cristo: “Vigiai e orai para não cairdes em tentação. O espírito é pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26,41).
O prazer da excitação dos sentidos, além disso, torna os jovens incapazes de perceber a beleza da alma do outro. O namoro assim deixa de ser uma ocasião de amar para ser uma ocasião de egoísmo a dois, cada um desejando sugar do outro o máximo de prazer.

Como Namorar
Sendo o namoro o encontro de dois templos sagrados que desejam conhecer-se e amar-se interiormente, os namorados deveriam agir à semelhança de um rito litúrgico:
• rezar antes e depois do namoro;
• namorar apenas em lugar visível, para evitar ocasião de pecar. Nada há para esconder;
• durante o namoro evitar ir além de conversar e dar as mãos;
• ter sempre em mente: “Eu estou diante de um templo sagrado. Ai de mim se eu profanar este templo até por um pensamento”.

E se o outro não aceitar namorar cristãmente?
É preciso renunciar ao namorado (à namorada).
Aquele que ama pai ou mãe mais do que a mim não é digno de mim. E aquele que ama filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim” (Mt 10,37).
E Jesus poderia acrescentar:
Aquele que ama o namorado ou a namorada mais do que a mim não é digno de mim“.
Para conservar a graça que Cristo nos conquistou com o preço de seu sangue, devemos renunciar até à própria vida.
Mas há um consolo. Se outro não aceitar namorar senão através de beijos e abraços escandalosos, na verdade ele não ama você, mas deseja gozar do prazer que você pode oferecer. O verdadeiro amor sabe esperar.

É preciso ser diferente de todo o mundo?
Sim. O cristão deve ser sal da terra (Mt 5,13), luz do mundo (Mt 5,14), fermento na massa (Mt 13,33).
Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando a vossa mente, a fim de poderdes discernir a qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito” (Rm 12,2)

A alegria da pureza
Aquele que procura o prazer encontra o prazer. Mas depois vem o vazio, o remorso de consciência e a tristeza.
Aquele que se abstém do prazer por amor encontra a alegria. Os puros de coração são capazes desde já de conhecer as coisas de Deus muito melhor do que os outros. A pureza se expressa no olhar. Ao olharmos para os olhos de uma pessoa pura, vemos algo de Deus em sua alma.
Se os que buscam o prazer na impureza conhecessem a alegria da pureza, desejariam ser puros mesmo que fosse por egoísmo . A alegria da pureza está acima do prazer da impureza assim como o céu está acima da terra. Experimente e diga-me se não é assim.

Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz

Oração para antes do namoro

Citação:
Senhor,
Estou aqui diante de um templo santo onde vós habitais. Amo-vos presente neste templo e prefiro morrer a profanar este santuário mesmo por um pensamento.
Fazei que com este namoro eu aprenda a amar a vós presente no outro e assim descubra se foi este (esta) quem escolhestes para estar ao meu lado por toda a minha vida.
São Rafael Arcanjo, que conduzistes Tobias a Sara e lhes ensinastes a pureza do coração, fazei-nos namorar de tal modo que os anjos possam estar presentes e glorificar a Deus conosco.
Virgem puríssima, dai-nos a pureza do vosso Imaculado Coração.

Depois do namoro

Citação:
Convém fazer um exame de consciência:
“Estou agora amando a Deus mais do que antes?”
(Com aprovação eclesiástica)
Responda-o
Foda-se, no namoro eu quero conhecer até o útero.

Quanta burocracia, me pergunto se isso tudo um dia funcionou, porque hoje é evidente que não adiantou de porra nenhuma.

Tudo isso para descobrir tardiamente depois de assinar o papel no cartório que a pessoa que você sequer conseguiu conhecer direito é um cu.
Responda-o
Pobre vital, continua refém do moralismo cristão. Ainda tem que gente que vê felicidade em seguir o Deus arbitrário e antropomorfico. Perdoem me os conservadores do fórum, mas essa é minha opinião.
A sorte favorece os audazes
Responda-o
[Image: aviso-nao-alimente-os-trolls_633872-3860.jpg?w=2000]
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
(24-08-2023, 08:43 PM)Vital Escreveu:
Como Namorar
Sendo o namoro o encontro de dois templos sagrados que desejam conhecer-se e amar-se interiormente, os namorados deveriam agir à semelhança de um rito litúrgico:
• rezar antes e depois do namoro;
• namorar apenas em lugar visível, para evitar ocasião de pecar. Nada há para esconder;
• durante o namoro evitar ir além de conversar e dar as mãos;
• ter sempre em mente: “Eu estou diante de um templo sagrado. Ai de mim se eu profanar este templo até por um pensamento”.

Meu amigo, você realmente nunca namorou, muito menos ficou com uma mulher na vida pra considerar essas palavras.

Quem em sã consciência consegue se contentar com apenas andar de mãos dadas com a mina que gosta e sente tesão? Um assexuado sem bolas talvez...

Aí o cara que realmente quer seguir isso, nem conhece a mina direito, se casa com a mina dentro de alguns meses só pra transar e descobre depois que assinou um pacto de casamento com o diabo em pessoa ou então com uma ex prostituta que bastou esconder as verdades do passado de você durante alguns meses. (Isso acontece muito no meio evangélico).

@Vital, você não é o cara que observa redflags até onde não existem? 
O que você me diz disso? 
É válido se casar com uma mulher em menos de um ano só pra poder fornicar livre de pecados?
Duvido muito que você conseguiria identificar todas as redflags numa mulher em apenas alguns meses...

Acho que você deveria ler o que tá postando e analisar se realmente essas coisas batem com o que você prega por aqui, tu é o cara mais contraditório do fórum. Por que ao invés de ficar dando Ctrl C + Ctrl V, você não escreve um texto de própria autoria e posta aqui? Assim poderíamos entender a sua real forma de pensar, por que tá parecendo que você não passa de um sujeito sem ideias próprias.
Responda-o
Porra, visão totalmente equivocada e irreal da realidade dos relacionamentos, fora que eu tenho certeza que Deus tá pouco se fudendo pra se alguém tá transando ou não. Desde que você não faça o mal alheio nem pra você mesmo nem pra os outros e siga os ensinamentos básicos de Jesus, tá tudo certo.

O que corrompe a alma e o psicológico é a depravação, vícios e etc... Transar, beber, curtir, nada disso é pecado, só vira algo prejudicial quando começa a atrapalhar sua vida e seu desenvolvimento como pessoa, ou seja, o que te fode é o excesso. Segundo minha crença, Deus vai julgar seu espírito, o que predomina nele, e não se você colocou seu piruzinho em alguém ou não.
" Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á "
Responda-o
@BetaNPC

De certa forma eu entendo o que é pregado nas igrejas e todo extremismo que envolve essas orientações para os fiéis.

Um exemplo, Jesus Cristo bebia vinho...

Citação:Então chega o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: ‘Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores!’ Todavia, a sabedoria é comprovada pelas obras que são seus frutos”. Mateus 11:19

Porém, sempre se manteve sóbrio, não existem passagens na bíblia dizendo que Jesus passou do ponto no vinho e nem eu acredito que o filho de Deus daria esse mau exemplo à seus discípulos e seguidores, apesar de ser humano possuia consciência divina.

Porém as igrejas precisam se utilizar de orientações extremistas, eles não podem dizer que pecado é o excesso, a igreja possui a necessidade de orientar os fiéis para não beberem, pois sempre tem um irmão Marcos que não tem auto controle e confunde canelinha com refrigerante sukita.

Acho que daria um bom assunto e os confrades que são mais devotos poderiam comentar sobre, porém no meu entendimento e na minha maneira de enxergar e interpretar as escrituras, Jesus foi um exemplo de que extremismo de mais não é benéfico pra ninguém, afinal de contas, seus assassinos se utilizaram do extremismo das leis antigas dos judeus para acusa-lo (profanar o sábado e auto intitular-se filho de Deus).

Deus se importa com o bom coração. O problema é que certas pessoas não conseguem interpretar a diferença (ou utilizam o mal caratismo pra justificar o erro) entre uma cerveja numa roda de amigos durante uma conversa com virar a noite tomando cachaça num risca faca, nem a diferença entre transar com uma namorada que você ame e transar com uma desconhecida que você encontrou na vida noturna.

Nem todos possuem auto controle e com esses o tratamento precisa ser diferente.
Responda-o
@BarbaNegra

Exato irmão, o que prejudica são os extremismos. Beber socialmente com os camaradas X virar noites e noites com um monte de vagabundos bebendo e usando drogas. Transar com alguém que você gosta e respeita X comer um monte de piranha sem procedência e colocando sua vida e integridade em risco.

Vejo a igreja e religiões como instrumentos de controle social, uma forma de manter as pessoas na linha pela fé e crença, e de fato isso funciona bastante, mas como qualquer outra coisa, igreja e religião também tem seus pontos falhos. E o principal ponto falho seria exatamente esse ponto de extremos.

Jesus não pregou dogmas, não pregou que mulheres tem que usar saias e não pode usar calça, não pregou que namoro não pode haver sexo e etc... Ele pregou que você deve buscar sua integridade espiritual, buscar ser alguém melhor que é agora.

Por exemplo, igrejas pregam bastante que Jesus era um homem manso, que virava a outra face quando batiam nele, pregam que ele era totalmente inofensivo, porém isso é mentira. Tem uma passagem que fala que quando ele chegou a um templo e estava totalmente bagunçado, as pessoas lá estavam desvirtuando aquele local sagrado, Jesus fica irado e começa a quebrar tudo, expulsar todo mundo e inclusive chicotear pessoas. Ou seja, até essa visão de ser "manso" sempre, é uma mentira.

Extremos são burros, a questão é o equilíbrio.
" Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á "
Responda-o
Lindo, na teoria.

Na prática se tu não leitar a dama, ela vai achar um marginal que o faça. As vezes é até o pastor.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
Sim, antes de me converter ao Catolicismo, eu já namorei. Já fui até cafa no passado....
Hoje não mais. Hoje eu sou casto.

Antes do feminismo e da Revolução Sexual, os homens seguiam estes conselhos. E não viravam CSP. Muito pelo contrário. Os homens eram bem menos paspalhos do que os homens atuais.

Falaram sobre red flags, só o fato da mina querer fornicar, já é um red flag. E se ela fica de beijos e abraços apertados em público, é um forte red flag.

A Real é que é exatamente a luxúria e a fornicação que nos transformam em escravocetas. Quantas humilhações e desgostos um homem é capaz de aceitar da namorada apenas para manter uma "fornicação fixa"? Namoro é a preparação para o casamento. É pros dois se conhecerem antes de casar. Se o homem for casto, ele não será mangina, pois ele tem desapego.

Além disso, tem a questão dos rebentos. Hoje em dia, tá cheio de filhos criados sem a presença do pai.
Responda-o
(25-08-2023, 04:02 PM)Vital Escreveu: Sim, antes de me converter ao Catolicismo, eu já namorei. Já fui até cafa no passado....

Antes do feminismo e da Revolução Sexual, os homens seguiam estes conselhos. E não viravam CSP. Muito pelo contrário. Os homens eram bem menos paspalhos do que os homens atuais.

Falaram sobre red flags, só o fato da mina querer fornicar, já é um red flag. E se ela fica de beijos e abraços apertados em público, é um forte red flag.

A Real é que é exatamente a luxúria e a fornicação que nos transformam em escravocetas. Quantas humilhações e desgostos um homem é capaz de aceitar da namorada apenas para manter uma "fornicação fixa"? Namoro é a preparação para o casamento. É pros dois se conhecerem antes de casar. Se o homem for casto, ele não será mangina, pois ele tem desapego.

Além disso, tem a questão dos rebentos. Hoje em dia, tá cheio de filhos criados sem a presença do pai.

(24-01-2023, 07:29 PM)Vital Escreveu: @BarbaNegra não posso me relacionar sendo que todas as mulheres que eu tive contato até agora, não servem para relacionamento. Algumas até serviram para uma noite apenas ou para marmitar, mas nada além disso. Criei até um tópico sobre isso. Não vou afrouxar os critérios só para me "adaptar e adquirir experiência", e também não vou procurar. Se aparecer uma mulher que eu considere decente para relacionamento Sério, eu assumo, mas se não aparecer, não assumirei nenhuma.

Entendi mano...
Responda-o
(25-08-2023, 04:34 PM)BarbaNegra Escreveu:
(25-08-2023, 04:02 PM)Vital Escreveu: Sim, antes de me converter ao Catolicismo, eu já namorei. Já fui até cafa no passado....

(24-01-2023, 07:29 PM)Vital Escreveu: @BarbaNegra não posso me relacionar sendo que todas as mulheres que eu tive contato até agora, não servem para relacionamento. Algumas até serviram para uma noite apenas ou para marmitar, mas nada além disso. Criei até um tópico sobre isso. Não vou afrouxar os critérios só para me "adaptar e adquirir experiência", e também não vou procurar. Se aparecer uma mulher que eu considere decente para relacionamento Sério, eu assumo, mas se não aparecer, não assumirei nenhuma.

Entendi mano...

Foram namoros tão passageiros que eu nem contabilizo como namoro...

A Real é que eu atingí um nível de desapego que qualquer deslize da namorada, é pé na bunda...
Responda-o
(25-08-2023, 11:40 AM)Gorlami Escreveu: Lindo, na teoria.

Na prática se tu não leitar a dama, ela vai achar um marginal que o faça. As vezes é até o pastor.

Isso que as vezes eu paro pra pensar, não sei se talvez a minha dúvida seja besta,mas o quão influente é a linha entre a crença ou falta dela e a sociedade e as pessoas nesse meio ?
Eu me pergunto isso pq estamos tão acostumados com casos de putaria dentro das Igrejas Cristãs e Evangélicas(na teoria deveria ser um lugar para a reza e reflexão espiritual), mas em contrapartida já vi casos onde o uso indevido das Mecas e dos profetas Islâmicos gera até punição de morte.
Não sei se fez sentido o que eu quis dizer.
Louvado seja o SENHOR, minha rocha; ele treina minhas mãos para a guerra e dá a meus dedos habilidade para a batalha. Ele é meu aliado infalível e minha fortaleza, minha torre segura e meu libertador. Ele é meu escudo, em quem me refugio; faz as nações se sujeitarem a mim. Salmos 144:1-2

強さと名誉と尊厳
Responda-o
1-Ninguém se converteu ao protestantismo? Os casamentos seriais se aproximam ao equivalente dos namoros modernos.... Gargalhada

2-Catolicos não praticantes querendo seguir regras comunitárias tradicionais do proprio sistema religioso, é tipo a  feminista convertida aos 30 anos que quer se casar na IGREJA....A normativa é direcionada para a comunidade especifica num tempo especifico.

@Vital  Ala futuro Padre do Forum deveria preparar a respectiva orientação da Igreja para os recém convertidos ou não praticantes que resolvem namorar religiosamente depois de muita putaria.... Facepalm

Bostileiro sofre da sindrome Andressa Urach.... Big Grin é um povo manjão das putarias, sabe tudo sobre sekiço e quer que a Igreja se adapte a isso, o casamento religioso é inviavel para as pessoas que viveram hedonisticamente nas proprias concuspicencias e promiscuidade por anos a fio, mencionar o namoro religioso para bonobos que vivem no cio é um absurdo, afinal a natureza corrompida sempre justificará a corrupção, não julgue para não ser julgado... Risada não se conserta aquilo que é cronologicamente insucestivel de arrependimento em tempo hábil.

[Image: image.jpg?f=2x1]
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
Vivi na igreja seguindo os dogmas religiosos por um bom tempo, infelizmente não consegui mais. Erros da minha parte.

Porém pessoal, aceitem ou não, concordem ou não, o namoro cristão é EXATAMENTE como descrito no tópico. Não ousaria, jamais, ir contra as escrituras ou criticar a bíblia, por uma questão de opinião própria ou por discordância. Melhor hoje pra mim é permanecer em silêncio qdo me deparo com este tipo de manifestação. Costuma ser mais inteligente, não me levem a mal. Quem acredita em Deus, sabe que é bom ter muito cuidado ao criticar o cristianismo ou manifestar oposição. Mesmo afastado, mantenho respeito.

Sobre a postagem aqui, acredito que o autor do tópico teve certa coragem, e tem apego elogiável à fé naquilo que acredita. Quando se trata de expor regras bíblicas, sem preconceitos, críticas ou rótulos às demais pessoas que pensam ou que hoje agem diferente, ou tirando regras da própria cabeça, a exposição deve ser respeitada e será sempre bem-vinda.
Pelo poder da verdade, eu, ainda vivo, conquistei o universo

Responda-o
Sobre a postagem aqui, acredito que o autor do tópico teve certa coragem, e tem apego elogiável à fé naquilo que acredita. Quando se trata de expor regras bíblicas, sem preconceitos, críticas ou rótulos às demais pessoas que pensam ou que hoje agem diferente, ou tirando regras da própria cabeça, a exposição deve ser respeitada e será sempre bem-vinda

Olha lá!

Além  de DESVIADO  Heart   é politicamente correto.... comparar modelos, sistemas, condutas, hipocrisias e cinismos pode ser ofensivo... tinha que ser funça mesmo.....
Responda-o
(25-08-2023, 10:29 PM)Minerim Escreveu: Sobre a postagem aqui, acredito que o autor do tópico teve certa coragem, e tem apego elogiável à fé naquilo que acredita. Quando se trata de expor regras bíblicas, sem preconceitos, críticas ou rótulos às demais pessoas que pensam ou que hoje agem diferente, ou tirando regras da própria cabeça, a exposição deve ser respeitada e será sempre bem-vinda

Olha lá!

Além  de DESVIADO  Heart   é politicamente correto.... comparar modelos, sistemas, condutas, hipocrisias e cinismos pode ser ofensivo... tinha que ser funça mesmo.....

Vai tratar esse seu trauma com funcionário público, muito pertinente nesse tópico. Tudo a ver. Vc deve ter sido enrabado em série qdo criança, por servidores públicos de todas as esferas pra ter esse rancinho todo. Ou pode ter sido uma reprovação em exame psicotécnico ou de sanidade mental que te deixou assim. De toda forma, recomendo terapia pra vc, se trata e tenta de novo. Vc é inteligente, vc passa
Pelo poder da verdade, eu, ainda vivo, conquistei o universo

Responda-o
Esse tema é até bem simples nobres confrades , são  orientações que servem para católicos praticantes que buscam o ideal de família aos moldes da Igreja, esse tipo de comportamento é para muito poucos, logo também serve para muito poucos,  por exemplo se você adentrar a uma Igreja hoje, e encontrar uma moça que valha o sacrifício,  será um outro sacrifício levar um "sim" dela, as chances de você (caboclinho  comum) se revoltar e chutar o balde dentro da Igreja são gigantes , a hipergamia nesse local chega ser doentia, agora se você for alguém religioso , e tem a sorte de conseguir passar pelos crivos hipergamicos, estando entre os poucos "eleitos" , se sente bem dentro da prática religiosa e tem uma mulher que valha (para você) o esforço, a decisão é totalmente sua,  conheci alguns casais que seguiam esse tipo de pensamento,  o casamento desse tipo de pessoa tende a dar certo exatamente por eles acreditarem que o casamento deles é um "sacramento" e a finalidade além de se tornarem um só é ter filhos,  não acho errado, só não é pra mim esse tipo de conduta pois se eu seguisse isso nunca teria acesso a uma mulher dessas (hipergamia meus nobres)  , agora como disse tudo depende se você passa por todo crivo hipergamico desse 1% de moças que servem para esse estilo de vida, e claro, se você também segue esse estilo, o problema é que isso não serve para todos, serve para a exceção da exceção da exceção , desejo boa sorte se você quiser tentar (voce vai precisar) apesar que também pode dar certo
Responda-o
O problema do nosso amigo Vital é procurar perfeição num ser que é substancialmente pecador.
https://youtu.be/AlUeiWgWhes?si=1G3MAnYm0URZ5GZi
"Portanto, se há  na alma um caráter nobre e no corpo algo equiparável a beleza, estando com a alma harmonizando (de modo que ambos participam do mesmo modelo), não seria essa a mais bela visão a ser experimentada por todos aqueles capazes de ver?"
Responda-o
Vai tratar esse seu trauma com funcionário público, muito pertinente nesse tópico. Tudo a ver. Vc deve ter sido enrabado em série qdo criança, por servidores públicos de todas as esferas pra ter esse rancinho todo. 

Pessoas normais xingam e blz, mas elocubrar uma ilustração abominável.... Girafales que porra é essa?

1-Parafilia sexual reprimida ?

2-Pratica de seita ?

3-Personalidade sádica ?

O tesão de indeferir dos funças tem causa mais profundas pelo visto... trollface

Ja pode usar o avatar do Creepy Joe

[Image: 065a21cd4d0863fa1bb88be72a6a76ec_w200.gif]
Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)