Enquete: Qual caminho seguir?
Esta enquete está fechada.
Caminho A
60.00%
3 60.00%
Caminho B
20.00%
1 20.00%
Caminho C
20.00%
1 20.00%
Total 5 voto(s) 100%
* Você votou neste item. [Exibir Resultados]

Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Preciso de conselhos
#1
É o seguinte, estou em uma fase bem confusa da minha vida, vou dar um escopo geral para conseguir apresentar o meu problema.

Primeiro de tudo, ele começa com dinheiro, o que leva a maioria dos outros problemas, eu estava trabalhando em um local muito bom, eu ganhava um salário mínimo, porém eu não precisava ajudar em casa e tinha o dinheiro todo para mim, fui sábio e consegui guardar metade de todo o meu salário, investi tudo em cripto, pois pesquisando, eu vi que era o momento correto para investir, sofri um pouco, mas no final, o bitcoin realmente supervalorizou e eu acabei com mais d 50 mil reais.

Nesses dois anos de serviço, eu tinha um emprego onde não precisava fazer absolutamente nada, apesar ficar lá vigiando as câmeras, mas quase nunca acontecia algo, e eu só tinha que trabalhar quando aparecia alguém para olhar as câmeras, eu apenas voltava elas para ver se elas tinha pegado determinado ocorrido, ou em ocasiões muito raras ficava monitorando em tempo real para encontrar alguns suspeito ou algo do tipo, mas a maior parte do tempo, eu tinha livre.

Eu entrei nesse emprego e logo após ter entrado nele eu larguei uma faculdade que não me agradava tanto pelo estilo de vida de precisar pegar horas de ônibus para ir e voltar, tanto pelo preço, e larguei no momento em que consegui esse emprego, nisso, comecei um EAD de porra nenhuma apenas para ter o diploma para concursos públicos.

O plano era estudar para concursos públicos enquanto fazia a faculdade e juntava dinheiro, o emprego era tranquilo e eu tinha tempo para isso.

Estourou a pandemia e os concursos fecharam, começaram a sair várias notícias sobre o fim dos concursos e isso me desanimou profundamente, o que fez os meus estudos se tornarem displicentes e como era pandemia, eu nem me dei ao trabalho de buscar algum concurso, pequeno que fosse, só para praticar, eu fiz apenas um em uma cidade minúscula, e ali eu gelei um pouco sobre a situação dos concursos, pois era uma cidade de menos de 10 mil habitantes, e tinha pelo menos umas 70 pessoas para um única vaga, obviamente, não passei.

Porém, o desanimo com as notícias dos concursos futuros aliados a super alta do bitcoin me fizeram realmente ser displicente com os concursos, sem nem pensar em outra alternativa para ganhar dinheiro quando o meu contrato ali terminasse.

Calhou que nesse tempo eu reencontrei um amigo e comecei a fazer algumas farras com ele, abandonando ainda mais minha disciplina, eu estava arrogante por ter 50 mil na conta, e achado que teria muito mais, pois o bitcoin subiria muito mais, eu também achava que teria um bom tempo livre mesmo estando desempregado, pois minha mãe falou que me bancaria enquanto eu estudava, e tendo 50k na conta, mesmo se desse uma merda e ela me jogasse de casa, eu teria um bom dinheiro para me manter.

Acontece que eu reprovei em algumas matérias desse EAD, e por mais que fosse barato se comparado a faculdade tradicional, dinheiro é dinheiro, e ela me deu uma bela bronca enquanto chorava, depois disso, mesmo ficando bem, sinto que cai um pouco no conceito dela.

Agora que eu expliquei todo o contexto, que vem a questão, eu estou sem trabalhar desde novembro do ano passado, resolvi começar a estudar para o concurso do INSS, mas percebo umas indiretas da minha mãe para achar algum trampo, eu queria apenas estudar, mas sei que nem mereço esse luxo, de qualquer forma, apesar dos apesares, eu sei que ela está disposta a me sustentar para estudar para o concurso.

Porém, o preço das coisas estão subindo e o nosso padrão de vida, caindo, e o peso na consciência está começando a me cobrar, eu achava que venderia o bitcoin na hora certa e teria uns 100 mil sobrando, deu que tenho apenas 20 mil e com a inflação isso deve faler o que uns 12 mil valia no inicio de 2020, ou seja, estou quase no zero a zero, e isso me leva a seguinte incógnita. Pelo que eu posso ver, eu tenho 3 caminhos.

Caminho A: Acho um emprego qualquer, até o bitcoin subir para um valor que eu possa vender tudo, e então, largo o emprego e torno a estudar com afinco para o INSS, com um dinheiro bom separado

Caminho B: Não acho o emprego e nem vendo os bitcoins, aguento a pecha de mesmo estudando ficar com um estigma de ocioso até passar em um concurso

Caminho C: Vendo os bitcoins, aceito que fui um idiota, dou metade da grana para a velha para poder ficar em casa sem peso na conciência e tento ir contudo nos concursos

Não sei qual caminho tomar, estava pensando no caminho B, o problema é que eu não tenho confiança em mim mesmo, e não sei se vou conseguir passar nesse concurso, então, se eu ficar em casa, estudando, e não passar nesse concurso próximo(INSS) ai sim que vou levar o carimbo de vagabundo espertão.

Entretanto, estou pensando em tentar fazer um acordo, fazer o caminho B, e se eu não passar no INSS aceitar que eu não mereço o luxo de ficar em casa apenas estudando para concursos, e achar um emprego qualquer, seguindo o caminho A.

É isso, são essas 3 opções que eu tenho em mente, estou pendendo para a B e pensando em tentar fazer um acordo com ela, mas preciso de novos pontos de vista.

Seria uma maravilha um emprego como o que eu tinha, onde eu só precisava fazer plantão, sem precisar de fato ficar o dia todo a serviço de algo, como vendedor ou caixa.

Porteiro ou vigia poderia permitir isso, porteiro principalmente, ficar lá abrindo e fechando porta, e no tempo livre, podendo estudar, como eu fazia no serviço.
Responda-o
#2
Outro ponto que esqueci de mencionar, mas meu notebook quebrou recentemente, e tudo está nele, tudo, as senhas para entrar no curso que eu paguei para o concurso público, a minha carteira de bitcoin, tudo estava lá e aquilo queima do nada, agora, eu terei que concertar aquilo, e eu não tenho dinheiro, minha mãe que terá que pagar, isso também foi um forte acontecimento para eu pender pensar em achar algum emprego, mesmo que isso acabe deixando o tempo hábil para estudar muito menor.

Eu realmente não queria me desfazer dos bitcoins agora, não queria praticamente vender no fundo, mas também não quero não ter dinheiro para nada, precisar da ajuda da minha mãe até para concertar um computador, tudo isso está inflando a minha cabeça nos últimos dias.
Responda-o
#3
Coloquei uma enquete com as opções no topo do tópico para deixar mais interessante. Yaoming
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#4
(10-07-2022, 07:28 PM)Libertador Escreveu: Coloquei uma enquete com as opções no topo do tópico para deixar mais interessante. Yaoming

Obrigado  Yaoming eu pensei em fazer isso também, mas resolvi ficar só na escrita, mas fica melhor mesmo kkkk
Responda-o
#5
Está estranha sua história mas vamos lá, você trabalhava, tem 20 mil em BTC e não tem um cartão de crédito ou limite para arrumar um simples notebook?

Você sabe os custos para se manter uma casa? Está no paraíso com a faca e o queijo na mão e fica de história. Vai arrumar um emprego, nem que for um subemprego para ajudar sua velha com as contas e despesas da casa, estude nas horas vagas e de madrugada, venda os Bitcoins e coloque em um investimento menos volátil e de mais fácil acesso e vá utilizando conforme a necessidade, se arrumar um emprego não mexa nesse dinheiro que está guardado e toda mixaria que ganhar, se sobrar um trocado guarde, aporte.

Não é porque você mora na casa dos seus pais que tem o direito de ficar acomodado, seu desemprego é a prova de que nunca você deve baixar a guarda, se você quer mesmo alcançar um cargo público tem que tirar energia e tempo de onde não tem para estudar mas não pode esquecer que ninguém é obrigado a te sustentar, entender e aceitar você em casa sem fazer porra nenhuma nem ajudar nas despesas para algo que nem é garantido a curto prazo.

A PAZ e a estabilidade para uma mente tranquila e poder estudar tem um preço alto, e se for preciso você ter que trabalhar ou vender seus bitcoins para alcançar alguma coisa maior e mais sólida na vida, não pense duas vezes, evite gastar com besteira e gazetear por aí, não precisa dividir o dinheiro com a velha, vai soltando aos poucos.

Caso você tenha mesmo esses 20 mil ou quanto seja que ainda tenha lá em bitcoins e queira investir todo seu tempo em estudos, resgate e vá soltando aos poucos para as despesas da casa como se fosse fruto de um salário, programe-se por um tempo determinado em que você vai se dedicar aos estudos e quanto irá utilizar desse dinheiro por mês para ajudar e tirar ela do seu pé, Ex. 12 meses, retirando 1.500 reais por mês e poupando o resto, com um pouco de sacrifício e se abstendo de gastar com bobagem você consegue "comprar" esse tempo para você e ainda vai lhe sobrar um pouco do valor para quem sabe, no futuro, voltar a investir.

Mas ainda acho que você deveria tentar conciliar um trabalho e estudo com sangue nos olhos.

Será que consegue?
Responda-o
#6
Acho que tu ta omitindo fatos ai, mas rapaz, esse concurso do INSS ta viralizado até na porra do tiktok, imagine a concorrência disso! tem certeza que tu quer apostar todas suas fichar nisso ? lembrando que é um concurso de nível médio que vai atrair centenas de milhares de pessoas, é a mamata dos sonhos, dito isso, arrumar um emprego pra ajudar em casa não é uma opção, é sua obrigação, aprenda a gerenciar seu tempo e parar de arrumar desculpa também, tu sabe o correto a ser feito, família é a única coisa da sua vida que merece teu sacrifício, e não tem nem cabimento tu vir aqui com a audácia de falar que vai encostar na sua mãe pra ELA pagar pela sua irresponsabilidade por que o meninão quer o melhor dos dois mundos, boa sorte
Responda-o
#7
Ainda bem que você e sua mãe não pagam quase 1k de luz. O pessoal que tem o meu contato fora do LR até se emociona. Yaoming

Zoeiras à parte... Por essas e outras, lá... no tópico do BTC, alertava você para ter um objetivo mais concreto. Contar com o acaso geralmente dá merda. Infelizmente você foi um dos "varridos" do mercado.

Faço o simples: Primeiro estanque a sangria. Ou seja: Arrume um emprego (mesmo que seja um emprego que o pessoal considera como subemprego) para evitar de você sacar suas reservas. Nisso você ganhará um fôlego a mais até suas reservas aumentarem.

Em paralelo vá fazendo um curso técnico para ingressar numa área melhor, um trabalho que te permita também trabalhar de forma autônoma.

E caso queira realmente ingressar num concurso... vá estudando. Até porquê: Concurso público no modo geral é uma tarefa de longo prazo. Exemplo mesmo é o Libertador que respondeu o seu tópico. Desde a preparação até ser chamado, demorou uns 5 anos.
"A Real tem 5 estágios: Conhecimento, Revolta, Aceitação, Compreensão e Evolução".
Responda-o
#8
(10-07-2022, 07:36 PM)Penoso Escreveu: Está estranha sua história mas vamos lá, você trabalhava, tem 20 mil em BTC e não tem um cartão de crédito ou limite para arrumar um simples notebook?

Não é isso, eu tenho o dinheiro, mas eu não queria tirar aquele dinheiro, se eu vender e voltar a subir eu fico frustrado, se eu vender e gastar com o concerto, e o preço cair, fico frustrado por não ter o dinheiro para comprar mais barato, não é que o dinheiro está preso, é uma prisão psicológica.

Você sabe os custos para se manter uma casa? Está no paraíso com a faca e o queijo na mão e fica de história. Vai arrumar um emprego, nem que for um subemprego para ajudar sua velha com as contas e despesas da casa, estude nas horas vagas e de madrugada, venda os Bitcoins e coloque em um investimento menos volátil e de mais fácil acesso e vá utilizando conforme a necessidade, se arrumar um emprego não mexa nesse dinheiro que está guardado e toda mixaria que ganhar, se sobrar um trocado guarde, aporte.

Não é porque você mora na casa dos seus pais que tem o direito de ficar acomodado, seu desemprego é a prova de que nunca você deve baixar a guarda, se você quer mesmo alcançar um cargo público tem que tirar energia e temOopo de onde não tem para estudar mas não pode esquecer que ninguém é obrigado a te sustentar, entender e aceitar você em casa sem fazer porra nenhuma nem ajudar nas despesas para algo que nem é garantido a curto prazo.

A PAZ e a estabilidade para uma mente tranquila e poder estudar tem um preço alto, e se for preciso você ter que trabalhar ou vender seus bitcoins para alcançar alguma coisa maior e mais sólida na vida, não pense duas vezes, evite gastar com besteira e gazetear por aí, não precisa dividir o dinheiro com a velha, vai soltando aos poucos.


Caso você tenha mesmo esses 20 mil ou quanto seja que ainda tenha lá em bitcoins e queira investir todo seu tempo em estudos, resgate e vá soltando aos poucos para as despesas da casa como se fosse fruto de um salário, programe-se por um tempo determinado em que você vai se dedicar aos estudos e quanto irá utilizar desse dinheiro por mês para ajudar e tirar ela do seu pé, Ex. 12 meses, retirando 1.500 reais por mês e poupando o resto, com um pouco de sacrifício  e se abstendo de gastar com bobagem você consegue "comprar" esse tempo para você e ainda vai lhe sobrar um pouco do valor para quem sabe, no futuro, voltar a investir.

Mas ainda acho que você deveria tentar conciliar um trabalho e estudo com sangue nos olhos.

Será que consegue?

Por que acha isso, a ideia de ir usando o dinheiro como salário parece tentadora, e eu pretendo fazer isso, mas estou esperando bitcoin dar um salto de alívio, o problema é que eu sinceramente não sei se isso irá acontecer, mas realmente, a questão da paz de espírito faz total sentido.
Responda-o
#9
(10-07-2022, 08:05 PM)Diamante Escreveu: Ainda bem que você e sua mãe não pagam quase 1k de luz. O pessoal que tem o meu contato fora do LR até se emociona. Yaoming

Aqui veio 300 reais mês passado e 580 esse mês. Yaoming
Responda-o
#10
(10-07-2022, 07:57 PM)War Escreveu: Acho que tu ta omitindo fatos ai,
Spoiler Revelar
mas rapaz, esse concurso do INSS ta viralizado até na porra do tiktok, imagine a concorrência disso! tem certeza que tu quer apostar todas suas fichar nisso ? lembrando que é um concurso de nível médio que vai atrair centenas de milhares de pessoas, é a mamata dos sonhos, dito isso, arrumar um emprego pra ajudar em casa não é uma opção, é sua obrigação, aprenda a gerenciar seu tempo e parar de arrumar desculpa também, tu sabe o correto a ser feito, família é a única coisa da sua vida que merece teu sacrifício, e não tem nem cabimento tu vir aqui com a audácia de falar que vai encostar na sua mãe pra ELA pagar pela sua irresponsabilidade por que o meninão quer o melhor dos dois mundos, boa sorte

Não estou, é simples, eu trabalhei, guardei metade do meu dinheiro, e fui colocando tudo em bitcoin na hora em que ele estava valendo bem menos.
O emprego era tranquilo porque eu morava em cidade pequena.

Em relação ao resto, eu concordo que é um concurso bem viralizado, mas ao mesmo tempo é o tipo de concurso que a maioria faz só porque os pais estão enchendo o saco, o aquela pessoa que só conhece concurso por cima e acha que duas semanas estudando já dá pra passar. Então eu ainda tenho esperança que não seja tão concorrido assim, apesar do número inflado de pessoas, mas claro, posso estar errado, vou começar a ficar de olho em concursos menores, de prefeitura.
Responda-o
#11
(10-07-2022, 08:12 PM)Novo Mundo Escreveu: Mas ainda acho que você deveria tentar conciliar um trabalho e estudo com sangue nos olhos.

Será que consegue?

Por que acha isso, a ideia de ir usando o dinheiro como salário parece tentadora, e eu pretendo fazer isso, mas estou esperando bitcoin dar um salto de alívio, o problema é que eu sinceramente não sei se isso irá acontecer, mas realmente, a questão da paz de espírito faz total sentido.

Já deram a letra logo acima, concurso é aposta a longo prazo e ainda é incerto, a menos que você faça como os loucos que atiram para todo lado e chegam até a viajar para fazer concursos, mesmo que você tenha um montante e vá tirando um salário eventualmente o dinheiro acaba, dificilmente  consegue se programar sabendo que tem mais e as vezes acaba extrapolando a conta mensal, o btc pode valorizar como também pode despencar, você tem esse tempo todo pra esperar? Está disposto a correr esse risco?

Pelo menos trabalhando em um subemprego qualquer e tentando conciliar os estudos você não fica metendo a mão no pote, sua velha fica em paz e você consegue pagar as contas.
Responda-o
#12
(10-07-2022, 08:05 PM)Diamante Escreveu:
Spoiler Revelar
Ainda bem que você e sua mãe não pagam quase 1k de luz. O pessoal que tem o meu contato fora do LR até se emociona. Yaoming

Zoeiras à parte... Por essas e outras, lá... no tópico do BTC, alertava você para ter um objetivo mais concreto. Contar com o acaso geralmente dá merda. Infelizmente você foi um dos "varridos" do mercado.

Faço o simples: Primeiro estanque a sangria. Ou seja: Arrume um emprego (mesmo que seja um emprego que o pessoal considera como subemprego) para evitar de você sacar suas reservas. Nisso você ganhará um fôlego a mais até suas reservas aumentarem.

Em paralelo vá fazendo um curso técnico para ingressar numa área melhor, um trabalho que te permita também trabalhar de forma autônoma.
E caso queira realmente ingressar num concurso... vá estudando. Até porquê: Concurso público no modo geral é uma tarefa de longo prazo. Exemplo mesmo é o Libertador que respondeu o seu tópico. Desde a preparação até ser chamado, demorou uns 5 anos.

Tem razão, creio que vou dar como perdido esse concurso do INSS, está certo, preciso estancar a sangria do meu patrimônio, para então recuperar o meu vigor psicológico e conseguir organizar a minha vida com mais calma, eu estava encarando concursos para o curto prazo, mas eu fui arrogante demais em achar que passaria em um bom concurso rápido assim, irei reavaliar os meus planos e a minha vida.

(10-07-2022, 08:19 PM)Penoso Escreveu: Pelo menos trabalhando em um subemprego qualquer e tentando conciliar os estudos você não fica metendo a mão no pote, sua velha fica em paz e você consegue pagar as contas.

Esse ponto faz total sentido, eu estava desesperado achando que o INSS era o meu ultimo tiro, mas não precisa ser assim, eu tenho 25 anos, ainda tenho 5 anos para me planejar com calma, mesmo não passando no INSS, tenho 5 anos para me aprumar,
Spoiler Revelar
cinco anos porque coloquei na minha cabeça que aos 30, quero estar bem na vida,
então vou tentar achar algum emprego, creio que é a melhor opção mesmo.
Responda-o
#13
Citação:cinco anos porque coloquei na minha cabeça que aos 30, quero estar bem na vida,

Yaoming
Responda-o
#14
Você falou que seu investimento chegou a mais de 50 mil reais. Você deve ter feito esse calculo levando em conta a alta histórica. Então seu investimento hoje na real vale aproximadamente 14 mil reais. Isso se você investiu apenas em Bitcoin. Se investiu em alguma outra criptomoeda vai ter menos que isso.

Devemos trabalhar em cima do valor real que você tem hoje e não do valor idealizado. Você não tem 50 mil reais presos porque o Bitcoin desvalorizou, você tem 14 mil reais investidos e está passando necessidade porque não quer tirar o dinheiro para pagar despesas básicas. Você não tem como saber se o Bitcoin vai subir ou vai cair mais ainda e precisa contar com o valor que ele vale agora. E você está com sorte dele estar valendo mais ou menos o que aportou. Tem gente que eu conheço que investiu na alta vendendo inclusive imóvel e hoje tem 1/3 do que colocou.

É importante largar mão desse imediatismo em querer ficar rico rápido e também esse imediatismo para passar rápido em um concurso. Isso só te atrapalha.

Pelo que relatou eu suponho que sua mãe não saiba que ela está te bancando enquanto você está com dinheiro investido escondido. E como sua mãe está te vendo em casa sem estudar e sem trabalhar ela está tentando te forçar a tomar uma decisão, por isso as indiretas para trabalhar, porque claramente os estudos não estão produzindo resultados por falta de disciplina sua. Afinal, como seus estudos iriam produzir resultados se você nem sequer está estudando de verdade? 

Eu passei por essa fase de ter dificuldade de sentar e estudar e de ficar com medo de não passar e estar só perdendo meu tempo, mas com o tempo a minha disciplina foi aumentando e meu ritmo de estudos melhorando e eu comecei a ter resultados cada vez melhores nos concursos e com 12 meses passei em um ótimo concurso (mas que ainda demorou alguns anos para chamar).

Acho que falta vergonha na cara de assumir as coisas como homem. Você não precisa que sua mãe fique te bancando. E além disso se você tem dinheiro para se manter não precisa ficar nervoso por não estar trabalhando.

Se eu estivesse no seu lugar e eu quisesse realmente ser concursado eu faria o seguinte: 
1° passo: Sacaria o dinheiro do Bitcoin porque eu acho que não chegou no fundo e vai cair mais e que além disso nessa situação eu não estaria em condições de ter dinheiro aportado em algo como Bitcoin enquanto ainda nem ajeitei a minha vida. O seu foco não deve ser nisso agora.
2° passo: Continuaria morando com a mãe porque teria os gastos bem reduzidos e não ficaria pedindo dinheiro emprestado pra ela e ajudaria com alguma despesa se ela estiver precisando. Não arrumaria um trabalho de tempo integral, no máximo um de meio período, para ter o máximo de tempo possível para estudar e deixaria o dinheiro como reserva de emergência para ir usando um pouco todo mês até passar em um concurso público. Morando com a mãe e ajudando com algo você não deve gastar 500 reais por mês para viver. Então teria 24 meses para passar em algum concurso com o valor atual que você tem. Mas colocando na equação inscrições e passagem para ir e voltar de alguma prova em uma cidade ao lado, mesmo se gastar uns 750 reais por mês ainda teria 18 meses para passar. É um tempo razoável.
3° passo: Estudaria para finalizar o EAD o mais rápido possível.
4° passo: Escolheria um ramo de concurso público e estudaria pesado para ele. (Exemplo, se quer ser policial, estudar só para concursos policiais (militar, civil, federal, rodoviário) e esquecer os outros concursos para não ficar estudando matérias que não tem utilidade e acabar perdendo tempo).
5° passo: Estudaria sério seguindo um cronograma com todas as matérias do edital e ir mostrando pra família as notas subindo em cada novo concurso que prestaria. Sua mãe provavelmente perceberia o seu esforço e disciplina e tentaria te manter nesse ritmo. 
6° passo: Depois que passar dentro das vagas em um concurso que considere justo arrumar um trabalho para se manter até te chamarem porque dependendo do concurso pode demorar um pouco.

E esquecer o Bitcoin e a cotação dele. Você primeiro precisa construir as defesas da sua cidade antes de sair fazendo ataques arrojados para não deixar a sua cidade desguarnecida e assim acabar perdendo tudo e voltando para a estaca zero de novo e de novo. E quando perceber já passou dos 30 anos e ainda não construiu nada na vida e apenas desperdiçou seu tempo e sua energia.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#15
(10-07-2022, 08:39 PM)Penoso Escreveu:
Citação:cinco anos porque coloquei na minha cabeça que aos 30, quero estar bem na vida,

Yaoming

Meu amigo, eu vejo tanta gente nesse país que não consigo ficar bem de vida passando dos 40... parece uma meta plausível para mim.
Responda-o
#16
(10-07-2022, 08:47 PM)Novo Mundo Escreveu:
(10-07-2022, 08:39 PM)Penoso Escreveu: Yaoming

Meu amigo, eu vejo tanta gente nesse país que não consigo ficar bem de vida passando dos 40... parece uma meta plausível para mim.

Trabalhe com a hipótese de não acontecer como você planeja, tanta coisa pode acontecer em 5 anos, até mesmo seus planos podem dar uma reviravolta, você pode acordar aos 30 e ver que não chegou onde queria como também pode acontecer tudo diferente do planejado. É importante fazer planos, traçar metas, mas a evolução é dia após dia, constante, degrau após degrau com uma base sólida pra não desmoronar, mas esse negócio de estar bem de vida aos 30 é meme velho, tua evolução financeira começa agora e só acaba quando você morrer, não trace uma data, apenas tente fazer sempre o melhor pra evoluir e evitar a todo custo regredir, seja no cargo público ou qualquer outra coisa que estiver fazendo.
Responda-o
#17
(10-07-2022, 08:44 PM)Libertador Escreveu:
Spoiler Revelar
Você falou que seu investimento chegou a mais de 50 mil reais. Você deve ter feito esse calculo levando em conta a alta histórica. Então seu investimento hoje na real vale aproximadamente 14 mil reais. Isso se você investiu apenas em Bitcoin. Se investiu em alguma outra criptomoeda vai ter menos que isso.

Devemos trabalhar em cima do valor real que você tem hoje e não do valor idealizado. Você não tem 50 mil reais presos porque o Bitcoin desvalorizou, você tem 14 mil reais investidos e está passando necessidade porque não quer tirar o dinheiro para pagar despesas básicas. Você não tem como saber se o Bitcoin vai subir ou vai cair mais ainda e precisa contar com o valor que ele vale agora. E você está com sorte dele estar valendo mais ou menos o que aportou. Tem gente que eu conheço que investiu na alta vendendo inclusive imóvel e hoje tem 1/3 do que colocou.

É importante largar mão desse imediatismo em querer ficar rico rápido e também esse imediatismo para passar rápido em um concurso. Isso só te atrapalha.

Pelo que relatou eu suponho que sua mãe não saiba que ela está te bancando enquanto você está com dinheiro investido escondido. E como sua mãe está te vendo em casa sem estudar e sem trabalhar ela está tentando te forçar a tomar uma decisão, por isso as indiretas para trabalhar, porque claramente os estudos não estão produzindo resultados por falta de disciplina sua. Afinal, como seus estudos iriam produzir resultados se você nem sequer está estudando de verdade? 

Eu passei por essa fase de ter dificuldade de sentar e estudar e de ficar com medo de não passar e estar só perdendo meu tempo, mas com o tempo a minha disciplina foi aumentando e meu ritmo de estudos melhorando e eu comecei a ter resultados cada vez melhores nos concursos e com 12 meses passei em um ótimo concurso (mas que ainda demorou alguns anos para chamar).

Acho que falta vergonha na cara de assumir as coisas como homem. Você não precisa que sua mãe fique te bancando. E além disso se você tem dinheiro para se manter não precisa ficar nervoso por não estar trabalhando.

Se eu estivesse no seu lugar e eu quisesse realmente ser concursado eu faria o seguinte: 
1° passo: Sacaria o dinheiro do Bitcoin porque eu acho que não chegou no fundo e vai cair mais e que além disso nessa situação eu não estaria em condições de ter dinheiro aportado em algo como Bitcoin enquanto ainda nem ajeitei a minha vida. O seu foco não deve ser nisso agora.
2° passo: Continuaria morando com a mãe porque teria os gastos bem reduzidos e não ficaria pedindo dinheiro emprestado pra ela e ajudaria com alguma despesa se ela estiver precisando. Não arrumaria um trabalho de tempo integral, no máximo um de meio período, para ter o máximo de tempo possível para estudar e deixaria o dinheiro como reserva de emergência para ir usando um pouco todo mês até passar em um concurso público. Morando com a mãe e ajudando com algo você não deve gastar 500 reais por mês para viver. Então teria 24 meses para passar em algum concurso com o valor atual que você tem. Mas colocando na equação inscrições e passagem para ir e voltar de alguma prova em uma cidade ao lado, mesmo se gastar uns 750 reais por mês ainda teria 18 meses para passar. É um tempo razoável.
3° passo: Estudaria para finalizar o EAD o mais rápido possível.
4° passo: Escolheria um ramo de concurso público e estudaria pesado para ele. (Exemplo, se quer ser policial, estudar só para concursos policiais (militar, civil, federal, rodoviário) e esquecer os outros concursos para não ficar estudando matérias que não tem utilidade e acabar perdendo tempo).
5° passo: Estudaria sério seguindo um cronograma com todas as matérias do edital e ir mostrando pra família as notas subindo em cada novo concurso que prestaria. Sua mãe provavelmente perceberia o seu esforço e disciplina e tentaria te manter nesse ritmo. 
6° passo: Depois que passar dentro das vagas em um concurso que considere justo arrumar um trabalho para se manter até te chamarem porque dependendo do concurso pode demorar um pouco.

E esquecer o Bitcoin e a cotação dele. Você primeiro precisa construir as defesas da sua cidade antes de sair fazendo ataques arrojados para não deixar a sua cidade desguarnecida e assim acabar perdendo tudo e voltando para a estaca zero de novo e de novo. E quando perceber já passou dos 30 anos e ainda não construiu nada na vida e apenas desperdiçou seu tempo e sua energia.

Obrigado pelo sábio conselho, Libertador, eu já ignorei o seu conselho uma vez e me frustrei, não irei ignorar novamente, na verdade, eu tenho certeza que são 20 mil, 19 mil na verdade, pois nos últimos tempos, o patrimônio estava, em reais, pareado ao que o bitcoin estava, em dólar, ou seja, se o bitcoin estava em 40 mil dólares, eu teria por volta de 40 mil reais, se estava por volta de 32 mil, a mesma coisa, eu sei porque ficava conferindo o meu patrimônio com frequência, então eu sei que tenho por volta de 19 mil, não é 20 mil pois emprestei 1000 para minha mãe.

Eu não escondi, eu comentava as altas com ela, e também falava das minhas preocupações na baixa, ela sabe que eu tenho esse dinheiro, e se propôs a me sustentar para não sangrar esse dinheiro, porém, ultimamente, está difícil para ela...

Eu irei fazer assim, irei vender tudo e deixar 5 mil livres esperando a queda que eu também acho que vai rolar, só que vai rolar só ano que vem, dos 15 mil separo 10 mil para ajuda-la, e 5 mil para mim comprar coisas que eu preciso, como um notebook novo por exemplo, creio que fazendo isso eu compro tempo e paz de espírito, duas coisas que eu ando sem ultimamente...

Também teria a opção de pegar o dinheiro e sair do país, mas eu não tenho, atualmente, nem patrimônio, nem maturidade para fazer isso...

(10-07-2022, 08:57 PM)Penoso Escreveu:
Spoiler Revelar
Trabalhe com a hipótese de não acontecer como você planeja, tanta coisa pode acontecer em 5 anos, até mesmo seus planos podem dar uma reviravolta, você pode acordar aos 30 e ver que não chegou onde queria como também pode acontecer tudo diferente do planejado. É importante fazer planos, traçar metas, mas a evolução é dia após dia, constante, degrau após degrau com uma base sólida pra não desmoronar, mas esse negócio de estar bem de vida aos 30 é meme velho, tua evolução financeira começa agora e só acaba quando você morrer, não trace uma data, apenas tente fazer sempre o melhor pra evoluir e evitar a todo custo regredir, seja no cargo público ou qualquer outra coisa que estiver fazendo.

Eu creio que entendi o seu ponto, quando falo em chegar bem até os 30 é no sentido de poder me manter sem precisar da ajuda financeira da minha mãe, é nesse ponto. 
É em responder essa pergunta "se a minha mãe morresse hoje, eu teria como me sustentar? Teria como fazer isso com um mínimo de conforto e dignidade?" hoje, a resposta é um sonoro não, se ela morresse hoje, eu estaria perdido, quero poder responder com um sonoro "Sim" aos 30, quero chegar aos 30 sabendo que não dependeria mais de ninguém financeiramente. Claro que pode tudo dar errado, mas eu não posso permitir que isso paralise as minhas ações.
Responda-o
#18
(10-07-2022, 09:00 PM)Novo Mundo Escreveu: Eu creio que entendi o seu ponto, quando falo em chegar bem até os 30 é no sentido de poder me manter sem precisar da ajuda financeira da minha mãe, é nesse ponto. 
É em responder essa pergunta "se a minha mãe morresse hoje, eu teria como me sustentar? Teria como fazer isso com um mínimo de conforto e dignidade?" hoje, a resposta é um sonoro não, se ela morresse hoje, eu estaria perdido, quero poder responder com um sonoro "Sim" aos 30, quero chegar aos 30 sabendo que não dependeria mais de ninguém financeiramente. Claro que pode tudo dar errado, mas eu não posso permitir que isso paralise as minhas ações.

Da pra fazer. Com 25 anos eu almejei a mesma coisa que vc para os 30 e consegui até um pouco antes.

Não vacila que dá sim.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#19
(10-07-2022, 09:00 PM)Novo Mundo Escreveu: Eu creio que entendi o seu ponto, quando falo em chegar bem até os 30 é no sentido de poder me manter sem precisar da ajuda financeira da minha mãe, é nesse ponto. 
É em responder essa pergunta "se a minha mãe morresse hoje, eu teria como me sustentar? Teria como fazer isso com um mínimo de conforto e dignidade?" hoje, a resposta é um sonoro não, se ela morresse hoje, eu estaria perdido, quero poder responder com um sonoro "Sim" aos 30, quero chegar aos 30 sabendo que não dependeria mais de ninguém financeiramente. Claro que pode tudo dar errado, mas eu não posso permitir que isso paralise as minhas ações.

Você tá apostando sua vida em cima de BTC e Concurso público, irmão, esqueceu que todo o resto da sua vida depende só de você, você é homem e tem que ser capaz de se prover, você é novo, forte, tem aproveitar enquanto é jovi para trabalhar, aportar, estudar, aproveitar que está morando com a velha e os custos são divididos pra economizar, no teu caso a sua paz de espírito é fácil de se conseguir mas você tá fazendo um puta cavalo de batalha, no mínimo você deve ter a dignidade de trabalhar pra pagar suas contas e quando ela morrer é o que você vai continuar fazendo, com ou sem dinheiro é sua obrigação como homem.

Mas eu li nas entrelinhas e me parece que você ainda tem medo do mundo, de sair da barra da saia da sua mãe, não tem confiança que é capaz de evoluir e um dia se sustentar sozinho, tá com medo de pular do ninho e fica fazendo plano de longo prazo pra postergar seu retorno ao mercado de trabalho, dinheiro não pode parar de pingar, irmão, o ralo é grande, a fonte seca, nunca se sabe a merda que pode acontecer e um dia o que você supostamente tem pode não valer mais porra nenhuma, aliás, já não vale, se 50 mil já não era nada imagina 20 ou 15.

Você pode chegar aos 30 com uma carteira forrada de investimento, quem sabe um cargo público mas no mínimo você deve chegar qualificado e com experiência para trabalhar e se sustentar sozinho caso algo aconteça com sua velha.
Responda-o
#20
Se nada der certo sempre teremos a Uber para salvar a vida dos engenheiros e investidores...

trollface
Yaoming
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)