Enquete: Concursos ou Sair do país?
Esta enquete está fechada.
Concursos
45.45%
15 45.45%
Sair do país
54.55%
18 54.55%
Total 33 voto(s) 100%
* Você votou neste item. [Exibir Resultados]

Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sair do país ou concursos públicos?
#51
(23-02-2022, 08:57 PM)Gardenzio Escreveu: Salve guerreiros. 

Achei muito pertinente o título do tópico, e cheguei a ter contato com os conteúdos da real por meio desse tópico, pois era uma pergunta que eu me fazia muito há uns tempos atrás, e que vez ou outra ainda me faço. É uma pergunta muito pertinente, mas que de qualquer forma vale a discussão para que depois cada um decida por si o que é melhor para si. 

Vale ressaltar que todo ponto de vista é a vista de um ponto e que por mais que eu tente ser imparcial em algumas coisas, acabarei pendendo mais para um lado. E ao longo do texto creio que dará para perceber qual é minha opinião sobre se vale a pena sair do Brasil, ou se vale mais ficar na iniciativa privada ou optar pelo concurso público.  

Alguns pontos são relevantes, creio eu. Reflitamos sobre: 

1) Quais empregos na iniciativa privada te pagam mais de 6 mil reais bruto apenas com nível médio? 
2) Em quanto tempo você formado e com diploma de curso superior consegue progredir na sua carreira e chegar a ganhar uns 8 ou 9 mil conto por mês (o que já é considerado um salário bem alto na iniciativa privada)? 
3) Em quanto tempo você formado e com diploma em curso superior vai investir seu tempo se qualificando para o mercado (com mestrado, MBA ou especializações) para só então ingressar no mercado de trabalho com um emprego relativamente bom, que lhe pague seus 7 ou 8 mil reais? 

Talvez tivessem outras perguntas, mas creio estas serem relevantes para começarmos a discutir. Vou responder a essas perguntas que fiz, e os senhores fiquem à vontade para fazer o mesmo. Reitero: não sei de tudo, mas sei de alguma coisa. O que eu escrevo não é o 11º mandamento da Lei de Deus, mas é fruto de minha experiência até aqui.

1) Desconheço na iniciativa privada emprego que te pague mais que 3 mil pila só com nível médio. Agora conheço muitos concursos de nível médio que pagam fácil 5 mil reais bruto, sem contar com gratificações e outros benefícios. 5 mil coloquei bem pra baixo, porque se os senhores derem uma olhadinha direito, verão que concursos pra nível médio, em média, podem chegar a pagar 7, 8 ou 9 mil reais por mais, alguns se pá até 10 mil. 

Eu procurando por emprego no benedetto Linkedin (pra vagas de curso superior!) não encontrei vagas com salários maiores que 5 mil conto. E às vezes esses mesmos pediam mestrado, especialização ou experiência pra pagar 4 mil conto. VTNC. É ok? É ok. 4 mil conto é pouco? É não. Mas o quanto você se esforçou com qualificação, curso disso e daquilo, pra começar ganhando 4 mil conto. 

2) Deixo em aberto, pois a minha experiência de vida não permite responder. Devo supor que, no mínimo dos mínimos, uns 3 anos inseridos no mercado, se dedicando e preferencialmente com especializações na conta. Se você for destacado e pegar um bom emprego, talvez em 2 anos? Não sei. Tudo isso é uma média, ok? Claro que existem exceções. 

3) Bom, especializações curtas hoje não duram menos de 6 meses, pra chutar bem bem bem pra baixo. Uma especialização tradicional deve durar uns 18 meses, em média. Um mestrado não dura menos que 2 anos, a menos que você só faça o mestrado e seja um menino prodígio que concluiu um mestrado em menos de 2 anos. Aí penso comigo: durante esses 18 hipotéticos meses, tu estarás trabalhando ou estarei fazendo o curso com alguma bolsa de estudos? Se com bolsa, de quantos reais por mês? 

Sei que bolsas de estudos (se você conseguir uma numa pública) não paga mais que 2200. Dá pra fazer o que no Brasil com 2200 conto? Dá pra sobreviver, às vezes, no máximo, fazer um lazerzinho aqui e ali. Ou você tem um bom paitrocínio (isso mesmo, paitrocínio), ou não dá pra muita coisa. 

Se enquanto isso estiveres trabalhando, quanto estarás ganhando para trabalhar e estudar ao mesmo tempo? Depois de concluída a especialização ou o MBA, qual a expectativa de retorno financeiro mensal? Me parece que é não é comum um cara num trabalho ok estar ganhando mais que 10 mil conto por mês. Queria até saber com os senhores.


Tendo respondido às perguntas, faço minhas considerações finais. 

Concursos, apesar de não ser garantia alguma de que passarás, tu pelo menos sabe uma coisa: quanto ganharás e o que farás. Concursos tem aos montes, e você pode escolher o que mais se encaixa com seu perfil. 

Outra coisa, pode ser que você não passe agora, mas se você estiver dando seu corre, fazendo o que tem de ser feito, você passará; é só uma questão de quando. O caminho para isso é sentar a bunda na cadeira, ler o edital e botar pra estudar o conteúdo. Tenha bons materiais, faça questões, e estarás caminhando. Uma hora o trem vai passar e você estando preparado vai pular e pegar o bonde. Isso se você tiver seguindo esse caminho. 

Pra não me estender demais sobre outros pontos que vocês tocaram. Tem pontos positivos na iniciativa privada (IP)? Tem. Tem pontos bons no concurso público? Tem. E pontos negativos na IP? Claro. E negativos pra concurso público? Claro que tem. 

Como deve ter percebido pelo desenrolar do texto, eu, depois de ter uma experiência de 1 ano de trabalho (sei que é pouco), me arrependi de não ter começado a estudar antes pra concurso. Ano passado choveu vaga e foi uma excelente oportunidade pra quem se preparou. De toda forma, não me arrependo, pois foi só tendo essa experiência que cheguei a essa conclusão por mim mesmo, do contrário seria eu seguindo o que alguém me disse. Não é porque você não pegou o busão das 8h30 que não vai passar outros às 11h, às 12h, às 18h, no dia seguinte e por aí vai...

Concurso não é fácil, é concorrido, mas se tem gente passando eu também serei um deles. Você precisa pensar assim seja pra concurso, seja pra CLT, seja para empreender.

No mais, é isso. Sei que o assunto abre brecha para vários parênteses, mas creio que essas questões são importantes para a discussão. 

Flws.

Contribuição show, muito bem pontuado e explicado.

Acho que foi aqui ou no FdB que já falei antes, cada qual tem suas vantagens e desvantagens e ambas são formas dignas de ganhar grana. Tem gente que mete o pau nos funça, mas muito provavelmente queria estar no lugar deles, ganhando pra não estar "fazendo nada". Grande maioria dos empregos na iniciativa privada são enriquecer patrão pra tirar seus 1, 2k, se muito 3. Grande maioria mesmo é ganhar o mínimo e comer o pão que o diabo amassou. 

Sair do país não tenho experiência pra comentar, mas até onde sei, lá fora os bons empregos são tão difíceis quanto ou até pior que os daqui. Se o cara quer viver lá fora de subemprego até o fim dos dias (ou até juntar grana e cair fora de novo) fica a critério de cada um. Então não tem jeito bom, o jeito é se virar pra sobreviver e tentar ganhar alguma grana que dê pra se virar.
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”

(Provérbio Irlandês)
Responda-o


Mensagens neste Tópico
RE: Sair do país ou concursos públicos? - de Wild - 24-02-2022, 03:25 PM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 4 Visitante(s)