The following warnings occurred:
Warning [2] count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable - Line: 895 - File: showthread.php PHP 7.2.34 (Linux)
File Line Function
/showthread.php 895 errorHandler->error




Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[Concursos] [001]: O que você realmente precisa saber para começar seus estudos.
#1
Olá confrades, refleti muito antes de postar esse primeiro artigo sobre concursos, um dos motivos é que fui aprovado em apenas um concurso mais não fui empossado, e estou muitos anos na luta e minhas contribuições não tem aquele selo do cara aprovado com os louros, aplausos e o podium de premiação, no entanto, já estou bem avançado no meu projeto e tenho algumas coisas a contribuir, por fim, entendi que se me omitisse estaria sendo covarde e não ajudaria outros homens em situação semelhante, dito isso, vamos ao artigo.

A motivação para escrever veio de um artigo que o @Libertador  publicou recentemente aqui no fórum e não recebeu muita atenção, intitulado Não pegue atalhos, eles demoram demais, o libertador apresenta alguns vídeos que melhoraram muito meu aproveitamento e me fez entender onde eu devia melhora e o que eu estava fazendo de errado, e saber o que está fazendo de errado é o que te leva a correção e ao êxito, o chão é duro e o caminho é longo, então quanto menos erros mais rápido concluímos nossa tarefa.


1 – Comece estudando métodos de estudos específicos para concursos públicos:

[Image: estudando287113.jpg?quality=100&strip=in...339&crop=1]

Desde o primeiro artigo sobre concursos públicos e espero escrever muitos para o fórum, vou deixar claro que sempre que tiver que comparar concursos públicos com alguma outra atividade será com musculação, esportes e atividades físicas de uma maneira em geral, poderia usar outras metáforas mais na minha visão atual é a que melhor se encaixa dentro do contexto de estudos, ao longo desse texto e dos artigos isso vai ficar cada vez mais claro.

Antes de fazer uma atividade física qualquer é bom você saber quais equipamentos, quais métodos de que maneira você se exercita sem se lesionar, cansar, ou seja, como vocês faz a coisa da maneira certa ou cometendo menos erros possíveis, assim é com concurso público, pode-se afirmar que o concurso público é o halterofilismo mental, você tem que estudar do jeito certo, a lesão não é física e sim psicológica e o maior risco é você desistir ou cansar, essa é a lesão máxima é o ponto mortal para qualquer concurseiro, se estiver com vontade de desistir essa é sua lesão, corrija o erro e continue estudando/treinando.

Para tanto existe uma referência bibliográfica para o concurseiro iniciante, elas não são uma manual verdade com tudo o que deve fazer são apenas uma bússola um norte para sua preparação, então não é para bitolar, mais apenas para não fazer besteira, vai uma lista de livros:

1 - Como vencer a maratona dos concursos públicos, Lia Salgado.
2 - como estudar para concursos, Alexandre Meirelles.
3 - Como Passar Em Provas E Concursos (Resumo), William Douglas.


Existe também o fórum dos concurseiros, mas ele esta com problemas técnicos, vale a pena dar uma lida no depoimento dos aprovados e ir lapidando seu método de estudo pessoal, no youtube existem muitos canais sobre concursos públicos, procure o que mais se adequá a seu temperamento e, por fim, evite perder muito tempo nessa etapa, estudar como estudar para concursos, não é estudo de fato é apenas uma etapa que assim que cumprida deve ser abandona com o risco de se perder muito tempo e energia inutilmente.

2 – Escolha uma única área e se dedique a ela com exclusividade.

[Image: Dicas-de-como-manter-o-foco-nos-estudos-398x450.jpg]

O problema de todo concurseiro iniciante é achar que ele pode fazer todos os editais que estão na praça sem se dar o trabalho de filtrar uma área específica, para aqueles que não sabem do que estou falando, as áreas de concursos são grupos de editais que aglutinam matérias comuns e que em uma análise comparada te permitem antes da abertura do edital ter entre 60% a 80% do edital estudado devido à semelhança de conteúdos.

Existem várias áreas vou citar algumas, Jurídicas Superiores (Magistratura, Promotoria, Procuradoria e Defensoria Pública) é onde estão os maiores salários e se destinam apenas aos que possuem nível superior em direito, Fiscal e Gestão (Sãos os Fiscos e os Tribunais de Contas) alguns exigem formação específica outros são de ampla concorrência e exigem apenas Tecnólogo, são a segunda área com maiores salários, depois dessas vem área de tribunais (Técnicos e Analistas), Área Policial (ABIN, PF, PRF, PC dos Estados, PM dos Estados, Guardas Municipais), Área Militar (Marinha, Exército e Aeronáutica) esses aqui em sua grande maioria tem como barreia a idade de 24 anos, na prática o último ano para se tentar o concurso é com 23 e entrar com 24 anos.

Primeiramente é bom analisar o detalhe qual é sua idade, formação específica, disposição e recursos, estabelecer uma estratégia e cumprir ela a risca, sempre com muita paciência e sem desespero, o desespero é a lesão do concurseiro isso leva ao pessimismo e o pessimismo a desistência, esse é o fim do concurseiro o fim de sua jornada é quando ele larga seu caminho rumo ao sucesso.

Existem outras áreas, aqueles que são da saúde, educação, engenharias, tecnológicas e etc, minha intenção nesse texto não é enumerar todas as áreas, subáreas e estabelecer um par e passo para cada uma delas, não, meu objetivo é só esclarecer os fatos e atentar para necessidade de profissionalização nos estudos e levar o fato de ser um concurseiro como uma profissão, assim como um bodybuilder, por mais que o mundo não te leve a sério, você tem que levar sua atividade a sério.


3 – Escolhida uma área aproveite as boas oportunidades.

[Image: oportunidades_14_1_20180629135628.jpg]

Assim que escolher uma área de estudos todos os editais que aparecerem que tenham relação com as principais matérias que estuda, não tenha dúvidas, tente e se desapegue do resultado, existem muitos concursos sui generis que não se enquadram em nenhuma área cujo o edital você já estudou quase que integralmente, vale a pena tentar quando você já tem conteúdo consolidado.

No meio de concursos públicos existem duas metáforas para perfil de concurseiros o Metralhadora e o Sniper, o primeiro sai atirando para tudo quanto que é lado sem foco, desesperado, sempre se preparando nos pó-edital, enquanto o segundo é focado e paciente estudando os conteúdos usando como base os editais anteriores da área, alguns, mais dedicados e pacientes ainda, se focam em um único concurso público, vai de perfil, necessidade financeira, situação de vida e etc, nesse meio tudo deve ser adaptado para sua necessidade pessoal, evite copiar outras pessoas, o ideal é achar seu caminho.


4 – Avalie se esse mundo é realmente para você, se esta indo bem em outra área eu desaconselho estudar para concursos.

[Image: 63.png]

Antes de me xingar e ficar com raiva, saiba que isso também é dito pela Lia Salgado, uma mulher que mesmo com 4 filhos, divorciada, endividada, conseguiu passar no concurso do ISS - Niterói e ISS - Rio de Janeiro, ou seja, a mulher é pica malandro, ela desaconselha aventureiros a entrar nesse caminho, e isso é uma fala que deve ser absorvidade e é respeitosa.

Enquanto um bando de charlatões ficam por ai propagando que concurso é para qualquer um, que basta ter força de vontade, algumas vozes sensatas tentam dissuadir os incautos e demonstrar a realidade, qualquer um pode ser bodybuilder, teoricamente sim, podemos até concluir, sim, é claro, pode… Mas a verdade é que, só os apaixonados podem ser bodybuilder’s só quem ama isso, você sobre é doloroso tem muitas falhas e frustrações, essa é a verdade.

Concursos Públicos, como Mercado Financeiros, Empreendedorismo é uma coisa que qualquer um pode fazer, mais se não houver paixão não vai funcionar, quando digo paixão não é uma coisa romântica ou idealista, é uma realidade dura, concurseiro tem que ter prazer no ato de estudar, de sentar o cú na cadeira e ficar ali queimando a mufa, massificando exercícios, decorando, relendo teoria, resumindo material, fazendo trabalho de escritório e papelaria, tem uma cozinha que se você não se apaixonar por ela vai ser difícil permanecer nesse caminho.

São milhares de exercícios, vi concurseiros que só de direito contitucional fizeram 10.000 questões não repetidas, você precisa fazer em torno de 50.000 questões para passar em um concursos top de linha, claro que repetidas, a verdade é que isso vai se repetindo a um nível de exaustão que no final das contas ninguém contabiliza a vera isso, para ter uma noção cada matéria você vai fazer no baixo 500 questões, na média 1000, para se aprimorar vai repetir as mesmas várias vezes, 1000 vira 5000 rápido, com o tempo nem percebe, lembra dos bodybuilder’s é puxar muito ferro e muito peso com naturalidade.

Enquanto um bodybuilder investe em academia, suplementos, treinamentos diferenciados, consultoria, nutricionistas e etc, você aspirante a concurseiro vai gastar o mesmo em materiais, inscrições, sites com cursos em pdf’s, consultorias, livros, cursos presenciais e a distância, vai ter que acordar cedo e muitos vão ter que ter jornada dupla se dividindo entre trabalho e estudo, outros jornada tripla, trabalho, estudo e família (Casa que é gostoso). 

Minha intenção aqui é motivar quem tá afim e desmotivar aventureiros, sem enrolação, a intenção é dizer o seguinte, se achar que em atalho vai se foder, vai tomar no cúzinho, vai perder, tempo, dinheiro, vai encher o saco e não vai ter sucesso, vai ser mais um bosta fracassado, infelizmente é isso, não quero ser chato, apenas realista com vocês.

Assim como nas academias existem drogas para melhorar o desempenho e o treino, existem também drogas para melhorar o desempenho nos estudos, assim como esteróides não vão fazer de você um Mister Olympia, não vai ser tomar alguma coisa que vai te fazer ser Policial Federal, Fiscal da Receita Federal e qualquer outro cargo que seja dos seus sonhos, amiguinho, acredite, serão as horas e horas e horas líquidas estudando que vão te fazer passar, quando você perder todos seus “amigos”, todas as baladas, todas as piranhas que eram apaixonadas por você te largarem e continuar estudando, talvez tenha se tornado um concurseiro.

Amiguinho, vai perder a namorada, vai tomar dedada na cara, vão te chamar de vagabundo, vão te olhar com desdém… vai ser um verdadeiro inferno na terra, a realidade é essa, vão te fazer muita pergunta idiota, vão falar que Bolsonaro estragou tudo… Rapaz… Vai falar para família da namorada que você é concurseiro… é meu amigo… melhor desistir, sem festa, sem putaria, sem tinder, sem facebook, sem instagran, sem whatazap, telegran, icq, tretas de youtube ?? Esquece essa merda, Chopinho de final de semana, peladinha com os amigos ? Esquece, você é 24 horas por dias concurseiro, transpira, sonha, dorme pensando nessa porra, se não for assim, vai se foder, não passa, a realidade é essa.


5 – Finalizando

[Image: 5a1373f8b9fe83b10117af17cd3dce60.jpg]

Confrades esse é o fim do meu primeiro artigo sobre concursos públicos, fiquem a vontade para fazer perguntas, vou tentar responder da melhor maneira possível, espero que o texto ajude e ilumine o caminho daqueles que decidiram sobre esse caminho, força, foco e fé !
Assim, Davi prevaleceu contra o filisteu com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou sem que Davi tivesse uma espada na mão.
Responda-o


Mensagens neste Tópico
[Concursos] [001]: O que você realmente precisa saber para começar seus estudos. - de Ares - 15-06-2019, 11:07 AM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [Concursos] [005]: Um ciclo se encerra para começar outro. Ares 10 4,041 29-05-2020, 09:00 PM
Última Postagem: Lazav
  [Concursos] [006]: Algumas dicas de sovinagem com impressão para concurseiros. Ares 0 1,052 28-05-2020, 09:08 PM
Última Postagem: Ares
  Coach Básico para Concursos Filho de Krypton 16 5,969 30-04-2020, 12:21 AM
Última Postagem: Filho de Krypton
  [Concursos] [003]: Selecionando materiais de estudos, links e recomendações. Ares 5 9,767 01-10-2019, 07:00 AM
Última Postagem: 007
  [Livro] Preparo Emocional Para Passar Em Provas e Concursos (2011)/ Alexandre Maia Filho de Krypton 0 1,059 26-04-2019, 06:59 PM
Última Postagem: Filho de Krypton

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)