Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A Autodestruição
#1
Bom dia confrades!

Primeiramente venho dizer que fui mais ativo no FdB, sendo que o LR eu venho acompanhando há um bom tempo, porém sempre me ative de fazer postagens por aqui. Como gosto bastante deste ambiente, resolvi criar vergonha na cara e voltar a escrever e decidi voltar a ser mais ativo nos fóruns realísticos também.

Saliento que esse texto eu já havia postado no FdB há muito tempo atrás e no decorrer postarei aqui alguns textos meus que são antigos e os que estão saindo do forno também. Segue abaixo.

-------------------------------------------------------------------

Esses dias estava refletindo sobre o filme Clube da Luta e quais são os “ensinamentos” que este procura transmitir aos seus telespectadores, quando me deparei com o seguinte diálogo, já muito conhecido por todos vocês: 

“Eu tinha pena desses caras trancados nas academias, tentando ficar do jeito estipulado por Calvin Klein ou Tommy Hilfiger. Ei, Tyler, olha pra isso: é assim que um homem deve ser? (risos)  

Tyler responde: auto aperfeiçoamento é masturbação. Agora autodestruição é a resposta“

 
Esta frase sempre chamou muito minha atenção e, "metido" a filósofo que sou, logo comecei novamente a refletir e ponderar sobre ela. Autodestruição? Destruir o que? Qual o sentido disso? 

Ao pensar e pesquisar sobre o tema, surgiu a afirmativa “somente a escola da dor, do sofrimento, do fracasso é que permitiu o homem se elevar”. 

E de fato concordo com o que li, pois as maiores lições e aprendizados se dão nos momentos mais difíceis, nos momentos de dor e de sofrimento, sejam eles físicos, emocionais, psicológicos ou todos misturados. São esses momentos que nos permitem descobrir nossos limites e sobrepuja-los, descobrir “do que somos feitos”. Momentos de dor e sacrifício ensinam muito mais que momentos “felizes”, daí a sua importância. O amadurecimento, muitas vezes, provém de momentos como esse, pois nenhum homem cresce se não correr riscos, se não tiver uma vida ativa. 

Quantos “nãos” temos que ouvir antes de “conquistar” algo ou alguém, sejam de mulheres, clientes, empregadores? Quantas horas de treinamento despendemos para ficarmos bons em algo (esportes, habilidades, hobbies)? Quantas horas de estudo e leitura para nos tornamos especialistas em determinadas matérias? 

Além disso, se o leitor parar para refletir sobre sua própria vida, em quais momentos você pensa que “amadureceu” ou “evoluiu” mais como pessoa? Nos momentos alegres e fáceis ou nos momentos de dor e sacrifício? 

Penso que na vida existem muitas “escolas”, as quais denomino “Escolas da Vida”. Tais “escolas” são as fases que passamos em determinados momentos, que inexoravelmente nos trazem determinados ensinamentos. Em cada etapa de nossa vida (infância, adolescência, vida adulta) passamos pelas mais variadas “Escolas da Vida”, cada qual com suas peculiaridades. Essas escolas, em que pese serem similares à todos seres humanos, são muito específicas e adaptadas à realidade individual de cada um. Por exemplo, peguemos a experiência militar: diversos jovens ingressam juntos ao Exército de seu país e passam exatamente pelas mesmas situações, porém, cada qual interpretará cada situação vivida de forma diferente e assimilará conceitos e lições específicas e de acordo com seu "eu" individual. Isso se aplica à todas as “escolas” e fases (escola, faculdade, trabalho, retiros, participação em esportes, equipes, etc.).  

Por isso as “escolas” são importantes, pois elas formam nosso caráter e nosso ser individual.  

Voltando ao tema principal do texto, quando o personagem do filme (Tyler) afirma que “a auto destruição é a resposta”, acredito que ele quer dizer que um homem cresce através da sua “morte mística”, ou seja, morrer em si mesmo para “ressuscitar” como um novo homem, mais forte e mais sábio. 

Tudo o que fazemos para nos auto destruirmos, deve ser em prol de algo maior, deve ser em prol de nosso aprimoramento pessoal. O treinamento físico, por exemplo, é essencial para o desenvolvimento de muitas coisas, tais como, nossa saúde, nossos valores, virtudes e estética. No entanto, esta última (estética) deve ser apenas uma consequência natural do nosso desenvolvimento, e não o objetivo final. 

 No “Clube da Luta”, os participantes estão em busca justamente da autodestruição, tanto que lutam entre si não para serem vitoriosos, pois quem “vence” não importa, muito pelo contrário, parece ser muito mais importante ser aquele que perde uma luta (que leva mais porrada), pois daí decorre seu “endurecimento”. 

Qualquer homem quando vence um combate se mostra satisfeito e triunfante, mas apenas um homem forte é capaz de manter a cabeça erguida mesmo depois de ter que ter abandonado a disputa devido ao ponto de ter sucumbido ao seu adversário, sem fazer disso o fim do mundo e choramingar feito uma criança. 

E é óbvio que as palavras que uso são referentes ao que o filme demonstra e não que isso seja uma incitação à violência, e mais, quero que o leitor pense que isso se aplica a TUDO na vida, TODAS as situações, seja na competição esportiva, na disputa por um emprego, na disputa empresarial, enfim, na vida em geral. 

Não tenham medo da dor e do sacrifício, aceitem as lições que a vida lhes dá de bom grado através de suas "escolas" e mantenham sempre a cabeça erguida e o espírito aprendiz, afinal estamos aqui apenas para aprender e evoluir, e a vida é uma escola diferente, pois primeiro ela aplica a prova e depois ensina a lição. 

Diariamente morram em si mesmos e renasçam melhores, mais fortes, mais sábios e mais evoluídos, e avoquem para si a responsabilidade de compartilhar estes ensinamentos e ajudar os outros a atingirem tal fim. Sejamos todos instrumentos de mudança nesta Terra!  

“Nenhum homem tem o dever de ser rico, poderoso ou sábio. Mas todos tem o dever de serem honrados.” 
Responda-o
#2
Olá, acho que você está buscando um significado muito profundo ou algum tipo de mensagem oculta onde não tem. Essa frase dita pelo personagem pode ser uma mensagem subliminar pra algo maior, como também pode e provavelmente é apenas uma frase que o roteirista achou bacana.

Eu posso estar enganado mas acredito que dá pra resumir muita coisa que você escreveu em: Errando se aprende.
Responda-o
#3
“Voltando ao tema principal do texto, quando o personagem do filme (Tyler) afirma que “a auto destruição é a resposta”, acredito que ele quer dizer que um homem cresce através da sua “morte mística”, ou seja, morrer em si mesmo para “ressuscitar” como um novo homem, mais forte e mais sábio.  ”

A morte mística não é a morte física e sim a morte do nosso ego, mas como matar algo que em si não está vivo de maneira autonoma, seu ego existe em você e pelas suas atitudes, quando não conseguimos controlar nossa mente e nossas atitudes deixamos nossas emoções, pensamentos se manifestarem em atitudes que no final não nos faz crescer como pessoas, e até mesmo nos faz agredir outras pessoas de forma desnecessária e infeliz.

Quando ele fala da autodestruição nesse contexto a meu ver, ele se refere ao fato de que os caras que estão na academia estão cultivando o seu ego, e não praticando o verdadeiro aperfeiçoamento e autodesenvolvimento que levaria como você explicou bem a aceitar uma derrota momentânea, transformando a mesma em um aprendizado, ou seja, por final a autodestruição se refere somente em afirmar de maneira bem indireta e confusa que mais que exercitar nosso corpo, é necessário exercitar nosso espírito, para sermos fortes externamente e interiormente.
Assim, Davi prevaleceu contra o filisteu com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou sem que Davi tivesse uma espada na mão.
Responda-o
#4
Já perdi as contas de quantas vezes eu assistir o Clube da Luta é um ótimo filme.

Acho que você se equivocou com a mensagem que filme quer passar, o filme fala do consumismo em excesso do vício de comprar da manipulação dos meios de comunicação, nada haver com morte mística.

O pesprnagem sofria de esquizofrenia não leve o filme tão a sério Yaoming ... Leia o livro tem bem mas informações que o filme e só não vou te falar o verdadeiro final pra não te dá spoiler.

Sobre a morte mística ou morte dos egos recomendo as obras dos Venerável mestre Samael aun weor e rabolu. Explica bem sobre esse assunto.
"Antes de mas nada, saiba que você morrera e sera esquecido. Portanto, Busque  a felicidade dentro de sua alma e não fora. Entregue-se ao seu espirito. Somente ele estará com você depois da morte." (Nessahan Alita)

Spoiler Revelar
"Desenvolver apenas algumas camadas, negligenciando outras, mais cedo ou mais tarde, a vida cobrara o preço da negligencia." (Mandrake)

"Como eu sempre digo, o homem que não conhece a Real sempre acaba se dando mal." (Conde de Monte Cristo)
Responda-o
#5
(23-02-2019, 02:15 AM)Pachad Escreveu: Já perdi as contas de quantas vezes eu assistir o Clube da Luta é um ótimo filme.

Acho que você se equivocou com a mensagem que filme quer passar, o filme fala do consumismo em excesso do vício de comprar da manipulação dos meios de comunicação, nada haver com morte mística.

O pesprnagem sofria de esquizofrenia não leve o filme tão a sério Yaoming ... Leia o livro tem bem mas informações que o filme e só não vou te falar o verdadeiro final pra não te dá spoiler.

Sobre a morte mística ou morte dos egos recomendo as obras dos Venerável mestre Samael aun weor e rabolu. Explica bem sobre esse assunto.

Penso o mesmo, apesar de ser um ótimo filme é um fruto de hollywood e hollywood não se pode esperar muito.
Responda-o
#6
Excelente filme. A principal mensagem na minha interpretação é do homem chegar no fundo do poço para realmente começar a viver. Ele era apenas uma marionete. Para isso ele se destrói, arrumando briga, chegando no trabalho surrado, destruindo próprio apartamento, e estimulando outros a fazer o mesmo através do clube. Segundo o pensamento dele o tempo está passando e todo mundo vai morrer mesmo.

As frases de efeito denotam isso:
Citação:"Se você está lendo esse aviso, então isso é para você.
Cada palavra lida deste texto inútil é um segundo perdido da sua vida.
Você não tem mais nada para fazer?
Sua vida é tão vazia que você não consegue vivê-la melhor?
Ou você está tão impressionado com a autoridade que você respeita todos aqueles que a exercem em você?
Você lê tudo o que deveria?
Pensa tudo o que deveria?
Compra tudo o que lhe dizem para comprar?
Saia do seu apartamento.
Pare de comprar tanto e de se masturbar tanto.
Peça demissão.
Comece a brigar.
Prove que você está vivo.
Se você não fizer valer pelo seu lado humano, você se tornará apenas mais um número.
Você foi avisado..."

"Você não é seu emprego ou o dinheiro que possui"

"As pessoas que quer matar, são as pessoas que se depende"

"Essa é a sua vida e está acabando a cada minuto"

"As coisas que você possui acabam te possuindo"

"O desastre faz parte da minha evolução natural rumo à tragédia e à dissolução"

"Se você acha que deus te odeia, ele não te odeia, na verdade ele nem sabe que você existe"

"Aprenda a viver, descanse quando morrer. Tudo que você precisa está dentro de você."

"A propaganda nos faz correr atrás de coisas, trabalhos que odiamos, para acabar comprando o que não precisamos"

"Estou rompendo meus vínculos com a força física e os bens materiais, porque só destruindo a mim mesmo vou descobrir a força superior do meu espírito"

"Você não é seu dinheiro, não é quanto você tem na carteira, você não é seu emprego, você é a merda do mundo que faz tudo para chamar atenção"

"Sou um lixo, um merda, um doido, para você e para toda esta porra de mundo. Você nem quer saber onde moro, o que sinto, como alimento meus filhos ou como vou pagar o médico se ficar doente, e sim, sou frouxo, chato e estúpido, mas ainda estou sob a sua responsabilidade."

"Nós somos os filhos de um país ridículo e sem história, sem propósito ou lugar. Não tivemos Grande Guerra, não tivemos Grande Depressão. Nossa grande guerra é a guerra espiritual, nossa grande depressão são nossas vidas. Fomos criados pela televisão para acreditar que um dia seríamos ricos, estrelas de cinema os astros do rock. Mas não seremos. E estamos aos poucos aprendendo isso. E estamos muito, muito revoltados"

"A PUBLICIDADE NOS OBRIGA A TRABALHAR EM EMPREGOS Q ODIAMOS PARA COMPRAR PORCARIAS DE Q NÃO PRECISAMOS" APENAS APÓS UM DESASTRE VOCÊ PODE RESSUCITAR. SÓ DEPOIS DE PERDER TUDO É QUE FICAMOS LIVRES PARA FAZER QUALQUER COISA.

"Nós somos os filhos do meio da história, sem propósito ou lugar. Não tivemos Grande Guerra, não tivemos Grande Depressão. Nossa grande guerra é a guerra espiritual, nossa grande depressão é a nossa vida."

"Fomos criados pela televisão para acreditar que um dia seríamos ricos, estrelas de cinema e do rock. Mas não seremos. E estamos aos poucos aprendendo isso" Primeiro é preciso se entregar, saber não temer, saber que um dia dia você vai morrer. Só depois de perdermos tudo é que estamos livres pra fazer qualquer coisa. colar penas na bunda não vai ter fazer uma galinha EU QUERIA ABRIR AS VÁLVULAS DE DESPEJO DOS PETROLEIROS E POLUIR TODAS AQUELAS BELAS PRAIAS FRANCESAS QUE JAMAIS VISITAREI. AS COISAS QUE VOCÊ POSSUI ACABAM TE POSSUINDO."

"Cara, eu vejo no clube da luta os homens mais fortes e espertos que já têm vivido. Eu vejo todo esse potencial, e vejo desperdiçado. Maldição, uma geração inteira trabalhando em postos de gasolina... servindo mesas... escravos de colarinho branco. A publicidade tem nos empurrado carros e roupas, empregos que odiamos para que possamos comprar merdas que não precisamos. Nós somos os filhos do meio da história, cara. Nenhum propósito ou lugar. Nós não temos nenhuma Grande Guerra. Nenhuma Grande Depressão. Nossa Grande Guerra é uma guerra espiritual... nossa grande depressão é as nossas vidas.... Nós temos todos sidos criados em frente da televisão para acreditar que um dia todos seríamos milionários, e deuses de filmes, e estrelas de rock. Mas não vamos. E nós estamos lentamente aprendendo esse fato. E nós estamos muito, muito zangados."

Parece um discurso anti-sistema, mas se pender um pouco mais é anti-matrix.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)