Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dicas sobre preparação financeira por Solomon
Senhores, estarei escrevendo um tópico sobre preparação financeira, pois aqui é um dos pouco lugares no qual devemos compartilhar esse tipo de informação e que podemos trocar ideias e experiência sobre o mesmo. Nosso foco sempre foi o desenvolvimento pessoal, sempre prezo por isso. Enfim vamos com algumas dicas e peço para quem puder colaborar escrever algo produtivo no fórum.

Primeiro o que é riqueza?
R:  A riqueza não é ter muito dinheiro ou ganhar muito dinheiro! isso é importante e a maioria das pessoas não é rico por não entender isso, a riqueza é a capacidade de vc manter o seu padrão de vida atual, sem depender de trabalho por um período de tempo.

- Tenha uma reserva de no mínimo 1 a 2 anos de dinheiro reserva, isso fora do investimento. Sim isso é sério, estamos passando  numa transição de governo, irá provavelmente ocorrer uma grande sabotagem da oposição que teve no governo durante muito tempo e que tem seus tentáculos por lá enraizados até hoje. Como bons realista, temos que está preparado para as adversidades que pode ocorrer no país, espero que não, mas por via das dúvidas.

-Tenha um hábito de um controle de suas finanças, crie uma planilha de Excel, utilize um caderno ou caderneta para anota o que você vai precisar comprar, gastar ou necessário para seu dia a dia.
Existe três pilares que devem por em suas vidas que são: aprender a economizar, pagar suas dívidas em dias e planejar seu futuro para não contar com o governo.

- Pensa no que ocorreu no Brasil nesses últimos anos. Desemprego, demissão em massa, empresas falindo, até funcionário públicos municipais e estaduais recebendo atrasado.

https://extra.globo.com/emprego/servidor...54039.html

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/not...-13o.ghtml

[Image: servidores.jpg]

- Faço uma pergunta, alguém se preparou com alguma reserva ? No Brasil não temos essa cultura de guarda ou poupar dinheiro, somo um povo consumista e preocupado com o agora, somos muito imediatista, não nos preocupamos com o futuro.

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/20...eiro.shtml

- Tenha contatos profissionais com pessoas de sua área e fora, procurem prestar serviços externos, ás vezes uma oportunidade se encontra onde menos de esperar. Um exemplo é de um camarada meu que trabalha na área de TI, fazia um extra rodando em aplicativo, na semana em que ele foi mandado embora do trabalho ele conheceu um senhor, no qual estava no carro dele e foram conservando e meu amigo explicou que tinha sido mandado embora do trabalho por contenção de despesas e tinha começado a rodar o dia inteiro nos aplicativos como forma de renda até de posicionar num emprego, esse senhor começou a perguntar sobre o que ele trabalhava e suas experiências “ foi uma pequena entrevista”, esse senhor estava se aposentando e acabou indicando meu camarada para o lugar dele na gerência do trabalho dele. Foi uma jogada de sorte, misturado com a simpatia daquele que se mostrou um profissional em seu labor.

- Carros, com o advento dos aplicativos e sua popularização, dependendo de sua localidade, vale muito apena usar um aplicativo para se locomover do que usar um carro seu, fora o desgaste, um trânsito caótico nas grandes cidades e o dinheiro para manutenção e bastante gritante. Vejo muitas pessoas usando carro para se locomover para o trabalho por questões de status, se você não usar o carro para serviços de trabalho, não vejo necessidade nos dias de hoje de usar carro. O fato é se realmente precisar usar um veiculo, utilize uma moto que o gasto é bem menor.
Responda-o
- Uma coisa é fato, educação financeira não tem nada haver com grau de escolaridade, canso de vê médicos, engenheiros profissionais liberais endividados por puro ego, não soube investir o dinheiro e fica vivendo de aparência. Relatos e diversas reportagens apresentam pessoas comuns que tem uma educação financeira e sabe controlar o dinheiro e fazem verdadeiros milagres com seus ganhos.

Agora o que é economia/poupança?
R: É o ato de não gastar o dinheiro hoje para poder gastar mais E MELHOR no futuro, isso é muito dificil, e você tem que mudar a sua forma de pensar antes de quer coisa, pq isso vai contra a biologia do nosso cérebro, o cérebro busca o prazer e evita a dor, não ter algo, ou não consumir algo agora é evitar o prazer, e estamos biologicamente programados para ter o prazer agora pq não sabemos o dia de amanha, isso é o que vai fazer vc mudar de patamar de vida e se tornar uma pessoa rica de verdade, com milhoes, msm ganhando salario minimo! é possivel, mas nao é fácil.
Responda-o
Então o que é aposentadoria/previdência?
R: É trabalhar mais agora que eu posso, para não precisar trabalhar mais quando será mais difícil eu fazer isso, ou seja eu poder ficar sem depender de trabalho, se tornar rico. Se você depende do governo pra isso, você esta ferrado. se vc depende de uma empresa pra isso (previdência privada), você esta ferrado ( pois eles podem falir e sumir com seu dinheiro), a melhor forma é você mesmo fazer isso, mas essa não é a forma mais simples, mais é a que mais irá render pra você.

Mas como fazer isso?

R: Avaliação, Planejamento, Execução e Força de Vontade.

1º passo - avaliar como esta a sua situação atual: Liste em um papel/planilha tudo o que vc deve, financiamentos, carnês, contas mensais, etc TUDO tem que estar na conta, e não pode ter o ítem outros, vc tem que saber pra onde vai o seu dinheiro todos os meses, faça essas anotações por pelo menos 3 meses, isso inclui cafés, cerveja, etc, TUDO mesmo.

2º passo - choque de realidade - 99% das pessoas tem um padrão de vida que não condiz com seus ganhos atuais, o ideal é que o total de suas despesas mensais não ultrapassem 50% da sua renda líquida, se passa disso, vc não chegou no objetivo ainda, agora chega a parte que a maioria desiste e fica pobre e endividado pro resto da vida, um pagador de contas, um escravo das dividas, é planejar como e quanto vc tem que cortar ou mudar da sua vida para que suas despesas fiquem abaixo dos 50%, a maioria das pessoas, se ganha um aumento no segundo mês já esta subindo o padrão de vida e já não sobra mais nada, subir de padrão de vida é mole, é só trocar o nome de umas marcas, comprar uma besteira a mais e vc consegue dobrar as tuas despesas rápido, agora reduzir o padrão de vida, é terrivel, duro dificil, porem necessária. pra quem tem contas/dividas é nessa etapa que você vai focar todas as tuas forças para quita-las, se não for possível, tentar reduzir ao máximo o juros pagos. quando o seu padrão de vida não cabe no orçamento que vc tem, existem 2 caminhos a seguir, reduzir as despesas/gastos, aumentar a renda, e podem ser feitas as duas coisas juntas para ajudar nisso, é necessário muita disciplina e força e vontade para isso, pq as tentações serão enormes.
Responda-o
- Outra dica é fazer a conta de quanto eu ganho por hora e quanto custa o que eu quero no momento. Exemplo : Se eu ganho 10 reais a hora e vou comprar um lanche de 40 reais, eu penso, putz, eu vou ter que trabalhar duro por 4 horas só pra pagar isso. Isso muda muitas das tuas compras, principalmente para superfulos, ajuda muito na hora de economizar.

- A melhor coisa que fiz foi  nos últimos tempo foi cortar a tv a cabo, pois o que eu quero eu utilizo a netflix e torrent, Mas esses cortes são uma auto-avaliação. Cara, hoje temos informação do que tivermos na internet, basta pesquisar e procurar nos jornais principais as noticias da semana, fora que eu escuto rádio e baixo podcast para escutar, então procuro sempre me ocupar com algo.

-
Responda-o
- Não procurem orientações financeiras com o seu gerente do banco, pq ele tem metas a cumprir e estará mais interessado em bater a meta dele do que te ajudar E ainda ele ficará restrito aos produtos do banco.

- Evitem comprar parcelado suas compras, quando vem um vendedor de loja querendo te empurrar um produto com garantia estendida é porque eles vão tirar os juros dele nessa venda, evitem. Compre suas compras á vista.

- Segue uma dica de curso de graça para o fórum ( Curso Psicologia de Mercado  - https://www.youtube.com/watch?v=7E9xa-Zy...AcIYzfHk2f)
Responda-o
Boas dicas, @Solomon.
Responda-o
Massa! Valeu Confrade.
Responda-o
Acompanhando, continua que o assunto é chato mas é importante.
Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)