Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DÚVIDA] Será que compensa eu ir para os EUA ?
#1
Fala rapazeada do Legado , hoje eu venho com um post sobre uma situação que vem passando na minha cabeça nos últimos dias.

Acredito que o brasileiro tem 3 chances na vida para ficar rico: Imigrar , passar em um concurso ou empreender e prosperar.



Há um tempo atrás eu fui á fazenda do meu pai e lá estava um homem trabalhando com seu caminhão , conversando com este homem , me disse que ja tinha morado 30 anos nos EUA e que tinha feito muito dinheiro por lá , e hoje estava no Brasil por realmente gostar daqui mesmo. Mas nessa conversa , ele me deu uma dica que eu nunca tinha pensado antes. Deu a idéia que eu fosse para os EUA ganhar dinheiro , explicou como era lá , como ele ganhou dinheiro . Confesso que fiquei bem interessado sobre o assunto , aí perguntei para ele :

" Será que compensa para mim ir para os EUA ? visto que eu tenho uma vida até tranquila aqui , trabalho de peão na empresa do meu pai , juntando os empréstimo chego a tirar até  4.000 por mês e tenho a expectativa de assumir a empresa do meu pai um dia ?" , Ele me disse que isso não importava , que por mais que meu pai fosse rico ,eu tinha que seguir o meu caminho , tinha que ganhar experiência de vida , falou para mim fazer pelo menos um teste de 6 meses lá.


Confesso que tenho certa afinidade pelo País americano , tanto é que o esporte que mais acompanho é NFL , então isso me despertou certa curiosidade , por ser uma coisa que eu nunca tinha pensado.

Depois disso procurei alguma coisa na internet , até que cheguei no tópico do Libertador aqui do fórum



Confesso que depois de ler o relato fiquei um pouco desanimado até por se identificar com esse camarada. Eu também tenho extrema dificuldade com trabalhos braçais , não tenho nenhuma intimidade . Oque eu realmente sei fazer é atender bem o cliente , vender ! e lá nos States seria dificil desempenhar uma função parecida por eu não falar inglês.


Masss eu tenho um ás na manga que me ajudaria muito se eu fosse para lá. Eu tenho um amigo que vai para lá todo o ano , ele vai com visto de turista , passa 6 meses e volta. Em cada ida dele lá , ele consegue trazer para cá cerca de 50.000mil reais , ele trabalha como carpinteiro e recebe cerca de 4.000 dólares ao mês.


Só que pelo que vi ,serviço de carpinteiro também é muito ralado , diz ele que quem tem medo de altura , na primeira obra já quer voltar para casa , visto que carpintaria trabalha muito com forro , em prédios , além de ser perigoso.


Outra coisa que pode fazer não compensar ir mais para os EUA , é o fato econômico. Se o Bolsonaro conseguir realmente animar a economia como estou esperando , eu prevejo o dólar abaixo de 3.00 até ano que vem , aí possa ser que não compense mais ir para lá.


Então assim , eu tenho fácilidade de conseguir o visto por meu pai ser empresário e por eu ja ter dinheiro , mas sinceramente não sei se compensa eu ir para lá . Sair do meu conforto aqui para ganhar dinheiro lá. Eu não teria nenhuma dificuldade em relação a familia , ja que sou bem sozinho mesmo , não tenho mulher e nem tenho filhos , a minha maior dificuldade é trabalho braçal mesmo e fiquei cabreiro com essa questão da altura rs.


As vezes eu penso assim , se eu fosse um fudido aqui no Brasil , não tivesse nada mesmo , olhasse para um lado e para o outro e não visse nenhuma saída para ficar rico , eu iria na hora. Mas a questão que eu tenho alguma coisa aqui. Só que essa ideia tem bagunçado a minha cabeça , até porque eu não estou sentindo tanta confiança no meu trabalho ultimamente.


No começo do ano , eu sentia que não estava muito longe para assumir a empresa do meu pai. O Gerente dele não estava indo bem e eu estava assumindo a frente sempre , chamando a responsabilidade , só que por ironia do destino , as coisas começaram a desandar. O Gerente dele cortou esse meu fogo , me tirando responsabilidades , oque acabou me desanimando e ele também voltou a trabalhar bem. Meu pai esses dias até falou " Eu não vejo você como um Administrador/Gerente , acho voce um bom vendedor." Eu só não saio da empresa porque realmente ganho melhor que muitas pessoas por aí. Embora não seja totalmente contente com a minha função de peão/Bater horário , quero mais para minha vida.


Então assim galera , eu realmente estou confuso nessa questão , queria comentários dos amigos aí da Blogosfera sobre oque acham disso. Será que compensa eu passar umas "férias" nos EUA ? visto tudo que eu falei acima.


As vezes eu penso que eu realmente deveria seguir o meu caminho , saír da aba do meu pai e fazer o meu pé de meia. Mas não é uma coisa que tenho certeza.

Agradeço a quem conseguir me dar um norte , Abraços.
Tudo oque te resta é o desenvolvimento pessoal.

Responda-o
#2
(01-11-2018, 01:14 PM)gRILO Escreveu: Embora não seja totalmente contente com a minha função de peão/Bater horário , quero mais para minha vida.

E tu acha que trabalhar de peão na construção civil lá fora vai ser como? Yaoming

Sossega o cu aí que 4k/mês está ótimo. Além de que eu não faria aventuras até 2020 pelo menos.

E veja bem, se tu é bom com vendas e tem 4k fixo/mês, pode empreender algo em paralelo aqui mesmo.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#3
@gRILO

Se voce fosse bom em alguma atividade braçal, tipo construção civil e operação de máquinas pesadas, até eu tambpem pensaria nessa ideia.

Só um comentário a mais
Hoje eu trabalho com serviços de legalização e desembaraço fiscal e tributário, conversei com dois empresários da área de construção e os caras estão muito animados, só pelo fato de sair o PT/PMDB do poder, com a promessa de uma relação comercial mais aberta e menos embaraço fiscal, grandes empresas estrangeiras se animaram em voltar a investir no Brasil ... e eu ouvi um troço animador para quem é do Rio, vou guardar comigo por hora, por questões éticas.

Eu deixaria as coisas se definirem mais, pois lá para fevereiro e março vem boas notícias de investimento grande por aí. podem me cobrar!

Responda-o
#4
Se tu tiver o inglês, ja é meio caminho andado, e sim se eu fosse você eu iria.
Responda-o
#5
Amigo com 4k por mês te recomendo sossegar o faixo aqui no Brasa.

Vai tirando teu visto, dai então tira uma lazer nas suas férias em Vegas ou Orlando, cara eu me mato para ganhar 1.100k ao mês se eu tivesse a oportunidade aqui no Brasa de ganhar o que tu ganha. Ja teria comprado um Imóvel... E faria estes tipos de investimentos..

Foco irmão... Tu tem uma vida financeira boa. Dinheiro
A vida passa como um conto ligeiro. 
Responda-o
#6
Será que se você estudasse aqui no Brasil, focando na área administrativa, não seria uma forma de você tentar expandir os negócios JUNTO com seu pai?
E quem sabe, mais pra frente, abrir algo seu no exterior em vez de largar tudo aqui e ir pra lá tentar tudo do 0.
Tu tem uma oportunidade de ouro aí, acho que sabendo explorar bem a situação tu pode alcançar muito mais.
Responda-o
#7
(01-11-2018, 01:14 PM)gRILO Escreveu: e lá estava um homem trabalhando com seu caminhão , conversando com este homem , me disse que ja tinha morado 30 anos nos EUA e que tinha feito muito dinheiro por lá , e hoje estava no Brasil por realmente gostar daqui mesmo.

Mentira!!! Aqui no Brasil ele é mais visível do que lá! Um bom exemplo de quem pensou ir pro exterior pensando na ascensão social.

Comece a ler depois daqui: https://legadorealista.net/forum/showthr...5#pid61515, pode te ajudar!
Responda-o
#8
Evitem discutir sobre critérios subjetivos, como a visibilidade do @Hombre de hielo. Concentrem-se nos aspectos objetivos: trabalho, custo de vida, reserva financeira, etc.

Não é nada pessoal, apenas é improdutivo discutir sobre isso (visibilidade). 

Postagens aqui neste tópico que se refiram a isso serão apagadas, quem quiser falar sobre isso acessa o link da mensagem do Hombre de Hielo.



[Image: to-go-with-oly-2012-prkfeaturefiles.jpg]
Em tudo dai graças.

Responda-o
#9
(01-11-2018, 01:14 PM)gRILO Escreveu: Depois disso procurei alguma coisa na internet , até que cheguei no tópico do Libertador aqui do fórum.

Confesso que depois de ler o relato fiquei um pouco desanimado até por se identificar com esse camarada. 

Que bom que meu tópico trouxe gente nova para o fórum, e que ruim que te desmotivou.  Yaoming

No meu ponto de vista, e seu eu estivesse no seu lugar, com certeza, eu iria para os EUA. Sem sombra de dúvidas.

Vou te dar 5 motivos que eu considero vantajoso você ir:

Primeiro, porque você trabalha para o seu pai, se for e ficar 6 meses e voltar, consegue facilmente o emprego de volta.

Segundo, porque toda experiencia é bem vinda, mesmo que você só leve porrada lá, com certeza vai aprender coisas muito interessantes. Vai conhecer pessoas do mundo inteiro, vai ver como funciona um país sério, vai ver como as empresas são construídas e administradas nos EUA e como os vendedores tratam um cliente (o que é bem diferente do Brasil). Vai ver que coisas normais aqui como buracos na rua, burocracia, vendedores ruins, são radicalmente diferentes lá. Vai ser um choque cultural saudável para você.

Terceiro, eu acredito que todo jovem deveria fazer uma aventura antes de casar, comprar casa, passar em um concurso público ou qualquer coisa que te crie raízes definitivas em um lugar. O Steve Jobs por exemplo passou um bom tempo viajando e morou meses na Índia, antes de voltar e iniciar o império da Apple. Esse tempo embora considerado perdido por alguns, amadurece muito o homem e te dá uma visão muito mais ampla de mundo. Todos deviam fazer isso.

Quarto, porque o risco-beneficio é muito bom pra você. Se tudo der certo, você consegue ganhar um bom dinheiro, iniciar um grande negócio, aprender coisas novas, e mostrar pra sua família que é capaz. Se tudo der errado e você voltar, você vai ter voltado com uma imensa experiencia de vida, vai ter conhecido uma cultura diferente o que pode te ajudar nos seus negócios no Brasil, muita gente monta negócios impressionantes com ideias que tem em viagens ao exterior e ainda por cima pode voltar para o seu emprego normal. Não perde nada, mas tem muito a ganhar se der certo.

Quinto, porque você tem dinheiro e pode ir com uma reserva boa e só trabalha em sub-emprego se quiser.

Já devia ter comprado a passagem e arrumado as malas para ir.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#10
É melhor do que gastar com uma Única prima.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#11
@"Gashead" A questão do Bater horario . Lá seria temporário né e eu ganharia muito dinheiro.

Sobre empreender , eu já tenho um um certo empreedimento , trabalho com Agiotagem e me rende um bom dinheiro e vem dando certo.

@Fernando_R1 Penso exatamente como você Fernando , tanto na questão do trabalho como na situação que o pais pode vir a ficar.

@"O Ubermensch" Concordo com você uber , sobre recomeçar do 0 La e sobre eu ter uma oportunidade de ouro.

Mas a questão do Estudo é mais complicada. Primeiro porque meu pai nunca incentivou eu fazer alguma faculdade. Ele como qualquer empresário que veio do 0 gostam de ver é TRABALHO DURO. Meu pai ainda não tem confiança em mim para colocar algo na minha mão. Acredito que meu pai esteja em uma certa zona de conforto com o Gerente e não quer " Arriscar" comigo ainda , mas tenho 22 anos.

@Mr.Lothbrok Concordo com voce amigo. Hahah mas eu sou bem Low Profile , essas férias aí não rolariam por enquanto Gargalhadah
Tudo oque te resta é o desenvolvimento pessoal.

Responda-o
#12
@Libertador Porra , olha o Liberta aí , queria que você mesmo aparecesse por aqui meu Caro.

Já estava bem decidido mesmo sobre não ir para lá realmente , já que tenho uma vida tranquila aqui. Mas esse seu comentário me deixou com dúvidas novamente rs. Isso que você falou foi exatamente oque o senhor do caminhão falou para mim lá na Fazenda.

Você falou sobre " Trabalhar em sub emprego se quiser"

Mas a questão é a seguinte , eu quero ir para lá ganhar dinheiro , sabemos que por mais que eu tenha uma reserva , meus reais aqui não valem muita coisa lá rs.. Outros empregos mais tranquilos ganham o mesmo que um Carpinteiro ? Ou melhor , será que consigo trazer dinheiro para o Brasil trabalhando em um emprego tranquilo ? Me dê exemplos desses empregos ?

E outra , como pretendo ir com esse meu amigo .. então voce me aconselharia meio que desgarrar dele lá ?
Tudo oque te resta é o desenvolvimento pessoal.

Responda-o
#13
(01-11-2018, 11:25 PM)gRILO Escreveu: Mas a questão é a seguinte , eu quero ir para lá ganhar dinheiro , sabemos que por mais que eu tenha uma reserva , meus reais aqui não valem muita coisa lá rs.. Outros empregos mais tranquilos ganham o mesmo que um Carpinteiro ? Ou melhor , será que consigo trazer dinheiro para o Brasil trabalhando em um emprego tranquilo ? Me dê exemplos desses empregos ?

Vendedor ganha mais que ajudante de carpinteiro que é o que você começaria, ganha muito mais. Um pedreiro, tira 100 dólares por dia. Se você entende do serviço eles estavam pagando 200 dólares por dia para qualquer área, inclusive carpintaria. Isso como funcionário. Como o dono do negócio o valor é totalmente variavel porque tudo depende do seu acordo direto com o proprietário do imovel. 

O judeu lá nas vendas tirava fácil 400 a 700 dólares por dia de comissão no Outlet. Isso porque estávamos na temporada fraca. Na temporada boa os bons vendedores tiravam mais de 2000 dólares de comissão por dia, é um valor absurdo. Tendo casos excepcionais de vendas que com a comissão dava para comprar uma casa aqui no Brasil. Se você é bom de venda como acha que é, cada dia parado aqui no Brasil está te custando muito caro.

O judeu tinha só 19 anos mas já tinha juntado um dinheiro no banco que muito homem com 50 anos e uma vida inteira de trabalho nunca conseguiu juntar. Mas ele era bom de vendas e estava no ramo certo. Muita gente não conseguia ficar mais de uma semana nas vendas agressivas.

Ele não era o único, tinha um brasileiro lá muito bom de vendas, tinha 2 venezuelanos que eram muito bons também. Tinha uma mulher da Indonésia que também vendia bem na rede de kiosks.

Dá pra ganhar em outros ramos mais tranquilos, mas tudo depende da sorte e dos contatos. Tem gente que cortando grama, foi conseguindo muitos clientes e com o tempo abriu uma empresa e tem vários funcionários e ganha muito dinheiro. Do mesmo jeito, eu fui um dia na casa de um pintor brasileiro que era uma mansão, ele também começou devagar e depois conquistou vários clientes e cresceu muito e contratava uns brasileiros para serem ajudantes dele. Qualquer área que você pegar, se você for bom, dá pra fazer muito dinheiro. Tudo depende de você.

(01-11-2018, 11:25 PM)gRILO Escreveu: E outra , como pretendo ir com esse meu amigo .. então voce me aconselharia meio que desgarrar dele lá ?

De forma alguma, ir com um amigo pode ser muito construtivo, um ajuda o outro, quem consegue um bom trabalho puxa o outro pra lá também. Dá para dividir o aluguel e economizar. Como eu fui sozinho procurei fazer amigos para compensar isso.

Você só vai saber se for lá e colocar a cara a tapa. Se ficar aqui no Brasil, vai morrer com a dúvida: "Será que teria dado certo?", "será que teria valido a pena?", "o que será que teria acontecido se eu tivesse ido?".

O maior arrependimento das pessoas no leito da morte não foi o que fizeram, mas sim o que deixaram de fazer por medo, dúvidas e incertezas. Muitos preferiam ter feiro e quebrado a cara do que ter morrido com a dúvida.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#14
Não sei para que tanta dúvida com algo tão simples. É só comprar a passagem e ir ver o que vai rolar.

Com a tecnologia atual você consegue ir ou voltar de lá em uma viagem de menos de 24 horas de duração. Pode conversar com a sua família pelo whatsapp gratuitamente por ligação ou até mesmo vídeo chamada quantas vezes no dia você quiser. Pode manter o seu facebook e instagram atualizado. Tem como receber e enviar dinheiro facilmente em menos de 24 horas. E a chance de morrer é ridiculamente baixa, só se o avião cair ou algum outro evento muito improvável acontecer, mas é mais fácil você morrer aqui no Brasil do que lá. É tudo tão rápido e fácil hoje em dia que não justifica esse medo todo de sair.

Me parece que a grande maioria das pessoas consideram uma viagem para morar no exterior como se estivessem indo para a segunda guerra mundial combater o nazismo. Uma viagem de semanas ou meses para um continente distante até o front de batalha, sem comunicação com a família durante anos e sem saber se sairá vivo de lá porque a maioria vai morrer. Aí se despedem da família como se estivessem indo para o abate com os pais e filhos chorando como se fossem a última vez que fossem se ver. Geração nutella.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#15
Olha o exemplo que eu vou dar é bem simplista, talvez já até tenha postado sobre isso aqui, um colega meu da faculdade fez aquele "work and travel", aproveitou as férias da faculdade e passou dois meses nos Eua, eu queria fazer isso mas não consegui arrumar emprego no período das férias pra combinar tudo, mas enfim, lá se ganha bem mesmo em trabalhos bobos, ele era repositor de mercadorias no Walmart, passou o período em casa de família, o dinheiro que ele ganhou deu pra pagar tudo e sobrou, voce é rico, mete as caras e vai, o máximo de prejuízo que voce vai ter será voltar com o inglês perfeito, rsrsrs.
Responda-o
#16
Acredito que vc esta em uma situação confortável, não precisa ter pressa. O primeiro ponto é conversar com o seu pai, se ele garantir seu emprego mesmo que tudo dê errado nos EUA, então vc simplesmente não tem motivos para não ir, pois vc não teria o que perder. Nesse caso, no meu ponto de vista a decisão a ser tomada é quando ir. No seu lugar eu tiraria alguns meses para fazer um intensivo de inglês (uns 5 meses dedicando de 2 a 3 horas por dia já é o suficiente), e na próxima viagem do seu amigo, já iria junto. Agora, se por outro lado, o seu pai não garantir o seu emprego caso dê tudo errado, então nesse caso eu não iria. Se vc tiver a cabeça no lugar (e parece que tem), uns bons 10 anos trabalhados poupando e investindo com o salario que vc ganha, pode fazer vc atingir a independência financeira. Se vc conseguir isso, vai poder planejar muito melhor seu futuro nos EUA, salvo as devidas proporções, da mesma forma que o Rover fez.
Responda-o
#17
@"Lex182"

Então broder , eu criei esse tópico ainda em 2018 , na época estava com dúvidas . Mas depois de um tempo tirei totalmente essa ideia da cabeça. Isso graças a a conversas com alguns amigos mais próximos . Lembro que um deles até falou " Cara , você vai la para os EUA se foder trabalhar para os outros , sendo que você já está trabalhando no que é seu ?"

Muitos vão para lá , para depois vir para cá e estar em uma posição confortável e a verdade é que eu estou confortável. Logo depois que eu criei esse tópico , recebi uma melhor oportunidade na empresa do meu pai , agora sou realmente patrão.

As coisas vem acontecendo na hora certa para mim , devagarzinho , mas está acontecendo. Estou satisfeito com minha vida aqui , não tem porque ir para lá.
Tudo oque te resta é o desenvolvimento pessoal.

Responda-o
#18
Acho que ir pra lá só compensa se ir de forma legal. Residir de forma clandestina é viver todo dia com a faca no pescoço, aquela insegurança que a qualquer momento poderá ser deportado.
Melhor ir pra outros países igualmente bons como Canadá e Austrália, que são mais fáceis de se naturalizar, pois precisam de mão de obra.
"Escola? E o aprendizado com os próprios erros? A experiência te faz professor de si próprio".
Responda-o
#19
(18-02-2019, 09:41 PM)Bilidequedi Escreveu: Acho que ir pra lá só compensa se ir de forma legal. Residir de forma clandestina é viver todo dia com a faca no pescoço, aquela insegurança que a qualquer momento poderá ser deportado.
Melhor ir pra outros países igualmente bons como Canadá e Austrália, que são mais fáceis de se naturalizar, pois precisam de mão de obra.

E quase impossível ir para lá legalmente, ou se muito rico aqui e consegue o visto de investidor, ou uma empresa de lá de entrega o green card ou se casando com alguém natural de lá.
Ou seja é pouco provável que alguém embarque consiga ficar legalmente.
Responda-o
#20
Bem, eu não iria para lá pra ralar DE JEITO NENHUM, no seu lugar.
Já fui várias vezes a trabalho, mas por períodos curtos de poucas semanas. E tenho dezenas de relatos de amigos que passaram algumas temporadas (1 a 5 anos) por lá.
Na minha opinião (ilegal) lá serve pra quem não tem perspectiva ou profissão. Aqui é um fudido, desempregado e lá vai fazer trampo braçal. COMPARADO com aqui, vai levar uma vidinha boa de ter carro, comida a vonts, casa, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, roupas, etc. Além de segurança, claro.
Para os padrões DE LÁ, como ilegal, vc vai estar ABAIXO da base da pirâmide. Vida social e sexual lixo (punheta), poucas ou nenhuma amizade com os nativos, outros latinos doidos pra te passarem a perna. Esqueça fins de semana, feriados, descanso, etc. Trampa para o caralho.
Não tem inglês?? Cê tá louco. Eu tenho inglês avançado (falo quase todo dia aqui no trampo) e cansei de passar perrengues em reuniões com os nativos. Do tipo eu tinha CERTEZA que estava falando corretamente e os não americanos (chineses, europeus) estavam entendendo, mas os nativos faziam cara de bosta com uma ou outra palavra. Um mínimo do mínimo deslize e os caras já ficam irritadinhos... trabalhar com vendas com inglês maisoumeno vai ser foda. Claro que quando ELES estão querendo vender algo, a tolerância é OUTRA.
Se vc tem uma vida muito boa aqui, eu no seu lugar faria OUTRA COISA. Faria um curso de inglês bacana aqui, no mínimo de uma ano com conversação com professor nativo e passaria uns 6 meses por lá, mas estudando inglês. Ia ter a vivência e inglês bem legal. Acertava com seu pai de ficar esse semestre fora que talvez ele até gostasse e tal do seu interesse por se desenvolver.
Agora, na sua condição, ir lá pra ralar (trampinho braçal, lava prato, limpa privada) eu acho uma perda de tempo do cacete. Muito melhor se desenvolver por aqui mesmo. Bem claro, na condição que vc está. Conheço cara que passou anos e anos lá limpando piscina, nem inglês aprendeu. Era subcontratado por outros brasileiros ou latinos e o cliente final nem olhava na cara. Tipo inglês suficiente pra pedir alguma comida e olhe lá.
Tem casos raros de amigos que se deram bem por lá, mas foram transferidos pela empresa multinacional, com green card e esposa. Aí sim, trampo técnico, status social equivalente ao que tem por aqui, ganhando bem e com mulher já do lado, criar os filhos lá é muito melhor. Mas é raro, só conheço dois caras na vida inteira.
Já amigo que voltou com o rabo no meio das pernas OU expulso pela imigração conheço um monte...
Minha opinião, claro.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)