Postagens: 18
Tópicos: 4
Ingressou: Jul 2018
A melhoria dos serviços faz parte da evolução de uma sociedade, o que é algo bom com certeza, mas eu fico na duvida se a recente goumertização de tudo é algo que faz algo diferença pra melhor mesmo. Exemplo:
O salão que você cortava cabelo por R$20,00, o dono mudou o nome do salão pra Barber Shop tal tal, fez um coque samurai e colocou uns temas do Jack Daniels e tem uma trilha sonora digna de Sons of Anarchy dentro do salão, agora alem de corta o seu cabelo você pode tomar chopp por R$12,00 enquanto você corta seu cabelo e fazer um chek-in maneiro no facebook pra mostra que você é descolado. Tudo bem isso é algo legal, mas o corte foi pra R$35,00 e o resultado no final é o mesmo.
O barzinho barato que você ia no final de semana curtir com a galera, começou a vender uma cerveja artesanal de uma marca descolada que você nunca ouviu falar, colocou um cardápio com batatas rusticas, hambúrguer caseiro rock in roll(o antigo já era caseiro, mas não rock in roll) e os garçons estão te cumprimentando com aquele aperto de mão meio na diagonal que não sei o nome(aquele que você dá no teu amigo quando ele faz um gol), resultado: Ta tudo desgraçadamente caro, você nem quer mais comer lá, só o chek-in no facebook compensa mesmo.
A tia que tinha um trailer na praça da cidade e vendia uns lanche padrão deu lugar a algum barbudo, que escreveu food truck no trailer e tem umas imagens legais na parede, mas o lanche estão o olho da cara e não é tão gostosos quanto o da tiazinha que tinha antes.
Ai você pode falar, então não vá nesses lugares!
Mas minha cidade está dominada por isso, e tiraram minhas opções que eu tinha antes.
Postagens: 291
Tópicos: 15
Ingressou: Jan 2017
Reputações:
35
(05-08-2018, 03:23 PM)Luckier Escreveu: A melhoria dos serviços faz parte da evolução de uma sociedade, o que é algo bom com certeza, mas eu fico na duvida se a recente goumertização de tudo é algo que faz algo diferença pra melhor mesmo. Exemplo:
O salão que você cortava cabelo por R$20,00, o dono mudou o nome do salão pra Barber Shop tal tal, fez um coque samurai e colocou uns temas do Jack Daniels e tem uma trilha sonora digna de Sons of Anarchy dentro do salão, agora alem de corta o seu cabelo você pode tomar chopp por R$12,00 enquanto você corta seu cabelo e fazer um chek-in maneiro no facebook pra mostra que você é descolado. Tudo bem isso é algo legal, mas o corte foi pra R$35,00 e o resultado no final é o mesmo.
O barzinho barato que você ia no final de semana curtir com a galera, começou a vender uma cerveja artesanal de uma marca descolada que você nunca ouviu falar, colocou um cardápio com batatas rusticas, hambúrguer caseiro rock in roll(o antigo já era caseiro, mas não rock in roll) e os garçons estão te cumprimentando com aquele aperto de mão meio na diagonal que não sei o nome(aquele que você dá no teu amigo quando ele faz um gol), resultado: Ta tudo desgraçadamente caro, você nem quer mais comer lá, só o chek-in no facebook compensa mesmo.
A tia que tinha um trailer na praça da cidade e vendia uns lanche padrão deu lugar a algum barbudo, que escreveu food truck no trailer e tem umas imagens legais na parede, mas o lanche estão o olho da cara e não é tão gostosos quanto o da tiazinha que tinha antes.
Ai você pode falar, então não vá nesses lugares!
Mas minha cidade está dominada por isso, e tiraram minhas opções que eu tinha antes. Primeiramente, parabéns pelo tópico. Achei muito oportuno. Realmente, nos últimos dez anos a gourmetização das coisas veio como uma forma sutil de explorar otários através da mudança de embalagem dos mesmos produtos. Antigamente, comer um sanduba num trailer era uma opção super barata de comida. Hoje, todo estabelecimento de sanduíche começa a vender "hamburguer artesanal", dobrando ou triplicando o preço do sanduíche. O ganho real de qualidade, quando existe é pequeno em relação ao preço astronomicamente aumentado. Fujo de qualquer produto que tenha as palavras gourmet ou premium, porque percebo que querem me fazer de palhaço pagando caro por algo barato. Se alguém quer me fazer de trouxa, pode até tentar, é direito dele, mas não espere minha cooperação. A coisa ficou tão ridícula que começaram a fazer memes do "raio gourmetizador", que magicamente transforma coisas banais em produtos maravilhosos só trocando o nome. Reparem também outra estratégia baseada na baixa auto estima do brasileiro com relação ao português: em vez de colocarem nomes em português em coisas onde já existem nome nessa língua, substituem pelo inglês, italiano e francês. Barbearia agora é barber shop, nome de prédio de apartamentos ou bairros é ville de montaigne, palazzo abruzzo e outras palhaçadas para deixar o banal com um toque de sofisticação. Restaurante de comida italiana agora é ristorante e cachaça que sempre foi uma bebida barata acessível à classe D hoje em dia tem preço de whisky 12 anos. Em Belo Horizonte, existe o supermercado Verdemar, voltado para as classes A e B onde está repleto de produtos gourmet, como frutas descascadas e picadas embaladas e com preço 3 vezes maior q da fruta. Vc paga a mais pela preguiça de descascar uma fruta. Nesse supermercado, os fdps não fornecem sacolas plásticas biodegradáveis, mas vendem sacolas retornáveis. O discurso é bonito: vamos ser ecologicamente corretos e salvar o meio ambiente, mas na verdade a intenção é gerar economia para a empresa com compras de sacolas plásticas. E o discurso ecológico vai por terra se as sacolas plásticas biodegradáveis já são ecologicamente corretas. Enfim, se essa merda toda está proliferando é porque a quantidade de otários no país é terreno fértil para isso.
Postagens: 1,915
Tópicos: 36
Ingressou: Nov 2015
Reputações:
1,047
essa é prova cabal que tá tudo uma viadagem do caralho ...
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram." (Xeones para o rei Xerxes)
Postagens: 291
Ingressou: Jan 2017
Reputações:
35
(06-08-2018, 09:07 AM)Héracles Escreveu:
essa é prova cabal que tá tudo uma viadagem do caralho ...
Lembrei agora que até água de coco conseguiram gourmetizar. Fazem umas barraquinhas sofisticadas pra vender copo de água de coco a preços de bebidas alcoólicas em locais onde pessoas costumam caminhar ou correr. Outro modismo é a gourmetização da salada. Aproveitando a onda fitness, proliferam restaurantes com a proposta de oferecer "comida saudável" para vender saladas e frutas a preços de caviar.
Postagens: 243
Ingressou: Dec 2017
Reputações:
28
Mas faz tempo isso, é só trocar o nome que a galera de classe media pra baixo compra por causa da propaganda, é igual Heineken que é água suja mas o pessoal compra pois a garrafinha é verde e passa na liga dos campeões.
.
O cabeleireiro aqui do bairro onde eu ia resolveu virar "barber shop", não tem mais cliente nenhum, inclusive eu, ele ficou com fama agora no bairro de que aquilo é lavagem de dinheiro.
Postagens: 243
Ingressou: Dec 2017
Reputações:
28
@ Crixus Pegando o gancho do supermercado, uma vez eu ví no Pão de Açucar uma tal de "ração humana", era um potinho pequenino que parecia aqueles de papinha de bebê e vinha com semente de girassol por 40 reais, eu pensei; mano, isso é ração de papagaio e meu pai paga 8 reais em um saco de 1 kilo!!
Postagens: 1
Tópicos: 0
Ingressou: Jul 2018
Reputações:
0
ótimo topico, me lembro quando fui em um desses barber shop e o cabeleireiro me disse que o corte era 40 reais pq voce se sentia especial ´so pq ele te dava uma cerveja e ficava te bajulando o tempo todo.
Postagens: 1,619
Ingressou: Jan 2016
Reputações:
238
Isso tudo é consequência da era dos egos, movida a redes sociais em que as pessoas vendem vidas perfeitas, porém irreais. Tudo é pra postar no Face ou no Insta; uma competição pra ver quem é mais curtido, notado. Muitas vezes, se não na maioria dos casos, isso se dá pra mascarar carências. Um modelo social plastificado.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Postagens: 2,084
Tópicos: 58
Ingressou: Jun 2015
Reputações:
593
Bom questionamento.
Eu continuo tentando ser o mais frugal possível.
Corto o cabelo no mesmo cara há uns 10 anos.
Bebo em casa ou em um boteco comum que tem aqui.
Como hambúrguer porque tem uma hamburgueria aqui que é o mesmo preço de um xis salada.
Tenho carro popular e fico o maior tempo possível com ele. A oficina que frequento é de um colega de escola, muito honesto e competente.
Treino em casa com os aparelhos disponíveis que tenho, mas pretendo mudar para uma academia de porão na nova cidade.
E por aí vai, procure opções simples que você vai encontrar. Vale tudo para não ser mais um retardado modinha..
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça.
Postagens: 2,306
Tópicos: 12
Reputações:
352
Quando eu vejo essas barbearias eu atravesso a rua.
Comida gourmet é mais cara e não tem nada de sofisticado.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Postagens: 3,355
Tópicos: 136
Reputações:
1,033
Se na sua cidade os moderninhos que não tem noção de mercado, publico alvo, concorrência serão tragados pela inadequação da realidade.
Muito dessas merdas gourmetizadas podem ser achadas com preços 30% menores em apps de entrega food e cupons
Se estiver muito caro, aprenda reunir amigos e fazer as paradas em casa.
Quem ganha com essa moda são as startups de marketing digital. Cobrar muito por decoração e marketing politicamente correto, por imagem e experiência conceitual é pedir para afastar a clientela fiel de sempre, a ousadia em terra de falido deve acompanhar a prudência.
Se a decoração e o marketing forem melhor que e o produto, o cliente não volta, além de descer o cacete para mais 10.
Macho que é macho vai ao Barbeiro raiz. Ir na merda de um lugar onde tem um monte de gordo careca barbudo,tatuado trajado de lenhadores de privada urbanos é ridiculo, além é claro de serem esquerdistas, sou um consumidor ideológico e tudo que for associado ao beatiful people filho da puta comunista rejeito.
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Postagens: 569
Tópicos: 6
Ingressou: Jul 2015
Reputações:
58
Não vão vingar muito, já estou vendo bem menos Food Trucks e o escambau por aqui. Agora o lance dos cabeleireiros, o mano com quem eu corto desde os meus 9 anos, este ano abriu seu próprio salão. Ambiente bem conservador e o rapaz tem uma boa clientela pela região, simplesmente coloca umas breja pra vender, gatorade, refri e tal. E já era, ele colocou algo pra molhar as palavras pra beber enquanto trocamos ideia sobre o cotidiano, falamos de algum puteiro novo e tal, e não precisa recair para modinhas. Até pq modinha passa, agora o que é legítimo nunca perderá sua essência.
Resumo, os salões tem que ser raiz e colocar pra vender umas breja no máximo e já era. E o cabeleireiro ser ligeiro pra não deixar o salão dele ser transformado em um boteco.
Postagens: 950
Tópicos: 84
Reputações:
407
Se for analisar de uma forma filosófica, essa goumertização chegou até nos relacionamentos. Depois do advento das redes sociais, o parecer sobrepôs em muito o ser. Pessoas que estão juntas mais pela aparência e visibilidade do que pelo amor verdadeiro. Essa é uma faceta da era do amor líquido.
"Homem Marmito"® is trademark of Marmito Man Corporation ™
Postagens: 307
Tópicos: 5
Ingressou: Jun 2018
Seu tópico é interessante e foi bem observador.
Não tá caro, você que ganha pouco, TODOS NÓS GANHAMOS POUCO.
Um corte de 35 reais equivale a: 9,36 USD.
Duvido muito que você consegue cortar seu cabelo nos EUA por 9,36 DÓLARES.
Mas eu entendi, para nós é caro mesmo. Para o que ganhamos, para nossa realidade, e falando em realidade:
Alguém aqui tem Harley? Alguém aqui faz parte de grupo de motoqueiro, é motoqueiro mesmo nada de "MUTUXICLIXTA" não porra, assim como o Jax Teller? Quem toma Jack todo dia por um preço decente?
Essa é a cultura do brasileiro pop, é uma cultura pop, oras. Tô falando, o mundo internetoglobalizado (termo que eu inventei), faz com que você se sinta americano. Vai dar um rolê em SP, bem ali no centrão no fim de semana você vê os Swaggers, aquelas pick-up, garotas tatudas tipo suicide girls, enfim, estamos americanizados no balzaquistão.
Brasileiro raiz, ainda corta o cabelo por 20 conto no tiozão. Enfim, não acho isso ruim, porque gera renda e mais empregos, os serviços encarecem no começo, mas depois estabiliza, por causa da concorrência. Com a renda média subindo, logo logo 35 conto vai ser normal. Veja bem, mesmo que a renda suba devagar, esse preço do corte se mantém, porque a concorrência aumentou e dificilmente o cabeleireiro vai ousar. Ele soca o preço lá em cima agora mas não reajusta com a inflação ou o aumento do salário mínimo. O mesmo ocorre com os outros serviços, certo?!
Um exemplo do que é ser inteligente.
Começou a onda de cortes undercuts etc.
Um conhecido aqui, mora na favela, abriu um salão e começou a cortar o cabelo da molecada chavosa. Ele só corta o cabelo dessa molecada, no estilo chavidade, descobriu um nicho nisso aí, e jogou o preço lá em cima.
Eu fico puto pra caralho quando passa nego gritando pra vender as coisas de porta em porta, ou ainda tem, aquelas peruas vendendo coisas produtos de limpeza etc, aqui no interior. Mano, isso é feio demais, sei que o cara ganha o dele, mas é bem primeiro mundista essa merda. Dá até vergonha, fala aí se não dá vergonha de ser pobre. Por isso somos assim, nos sentimos inferiorizados, colocamos nomes gringos pra parecer menos bosta.
Mas do ponto de vista administrativo e contábil, se pensar que o negócio pode expandir se a ideia for inovadora, é justo um nome inglês, porque teria aceitação lá fora entende. Tem uma lógica por trás.
Postagens: 1,326
Tópicos: 6
Ingressou: Sep 2017
Reputações:
664
Confrades, eu acredito que são fenômenos comportamentais, podem ser mudanças de paradigmas culturais ou modinhas passageiras
Vejo uma geração apegada a estereótipos e muitas dessas modinhas são resultantes de comportamentos totalmente fora da realidade muitas coisas são resultantes da influencia da mídia, do politicamente correto, etc.
O ponto dessa gourmetização de que o confrade escreveu no tópico, posso destacar o os estádios de futebol padrão FIFA refletem a mudança de paradigmas, na minha opinião para pior, para mim uma das coisas mais chatas é ficar assistindo jogo sentado, fora que o estádio que sempre frequentei, o Maracanã passou por infinitas reformas sem utilidade que só serviu para alimentar esquemas com empreiteiras bilionárias e é caríssimo para os clube e consequentemente para o torcedor;
A real é na prática.
Estou deixando o cabelo crescer. Como já faz um tempo, fui dar aquele trato nas pontas.
Então fui a um cabeleireiro indicado pelo meu irmão.
É um salão moderno desses. Mas o nome é em brasileiro, é brasileiro porra, não tem nada de português aqui não.
O nome é Império.
Nome legal.
Uma mulher no caixa, e três jovens próximos da minha idade 20 a 29 anos cortando.
Todos uniformizados e cada um com estilo próprio.
Mas o que importa mesmo é se eu iria sair satisfeito.
Paguei 35.
Gostei do serviço e irei voltar novamente no local.
#pas
Postagens: 2,306
Tópicos: 12
Reputações:
352
Qualquer corte acima de $20 reais é extorsão.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
(07-08-2018, 06:51 PM)Bean Escreveu: Qualquer corte acima de $20 reais é extorsão.
Não é bem assim.
Postagens: 67
Tópicos: 1
Ingressou: Mar 2018
Reputações:
17
Por que quando vejo essa onda hipster gourmet vem na minha mente a voz do nando moura falando jovens dinâmicos?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
|