Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A era da informalidade no Brasil
Trocentos anos de luta trabalhista, teorizações, discussões envolvendo ética, direitos trabalhistas e o escambau pra quê? Pro sujeito trabalhar sem carteira assinada, sem direitos de aposentadoria, sem pagar imposto, enfim. Chamaremos isso de informalidade.
Veja bem, quando falo sobre informalidade, o leitor pode achar isso vantajoso por não pagar imposto e por haver informais ganhando mais que muita gente com carteira assinada, isso é verdade, mas são as minorias. Estudos confirmam que informais ganham metade do que quem tem carteira assinada.
No Brasil no ano de 2017, de cada 4 vagas de emprego criadas 3 foram sem vínculo empregatício. Então estamos falando de uma tendência de alta exponencial !

Para o leitor ter ideia, no Brasil o número de trabalhadores informais já é maior do que as pessoas formalizadas, e esse número só tende a crescer.

E veja bem, eu conheço gente da minha própria família que se diz trabalhador informal mas na verdade está no desemprego ganhando praticamente nada. E pior, a experiência sem carteira de trabalho não vale nada em muitas empresas.

Tópico aberto pros membros comentarem sobre essa realidade que já impacta ou impactará a vida de muitos realistas que já estão no mercado de trabalhado e para aqueles que estão ainda na fase de estudos.
Responda-o
Primeiro, eu quero ver essas fontes que vc citou. Se tem pesquisa, tem que postar ou perde o crédito.

A informalidade ocorre, dentre outros motivos, porque pagar direitos trabalhistas a um empregado fode o pequeno empresário. Como é que um empreendedor desse patamar vai pagar todas as verbas? Manter funcionário exige muito. Minha cunhada tem uma lanchonete que só abre à noite. Se ela pagar só o adicional noturno para os funcionários, já vai à falência. E o pessoal que trabalha lá não ganha um salário mínimo não, até porque o negócio não é gigante.

Luta trabalhista no Brasil é piada. E CLT na prática é outra história. Hoje é só gente "metendo no pau" pra reconhecer vínculo empregatício e receber verba rescisória. Sei de empresa graúda que não paga tudo certinho, é o mais comum.

Quanto aos que se formam, é a velha máxima: diploma não garante emprego e não paga conta. O que eu conheço de gente que tá usando talentos pessoais pra ganhar dinheiro de forma alternativa não está no gibi. Eu mesmo vou começar a dar aulas particulares, mas até o ano passado fazia trabalhos de faculdade pra vagabundos ou universitários sem tempo. Uma amiga está fazendo maquiagens pra festas; outra se lançou manicure e faz de tudo em termos de estética. É o jeito de sobreviver neste país, usar as armas que se tem e ser criativo.

Como muitas outras coisas no Brasil, a dita "luta trabalhista" desembocou em um quase nada. É o jeitinho em ação, pros dois lados, patrão e empregado.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o
Meu primo trabalha de mecânico informal 12 horas por dia, 6 dias por semana, as vezes recebe 300 reais em um mês, no outro pode receber 1000 reais, o patrão paga quando quer, esse mês recebeu 1400 reais. Se tirar uma média deve estar recebendo uns 600 a 800 reais por mês para 72 horas semanais de trabalho. Isso mesmo ele sendo qualificado com vários cursos de mecânica, experiência e tudo mais. O grande problema disso tudo é que a experiência que ele tem lá, as 72 horas semanais de trabalho, com excelente desempenho não serão consideradas na hora dele tentar entrar em uma grande empresa por não ser registrado. O governo podia ajudar criando alguma lei para pelo menos essa experiência ser contada e também ajudar quem não tem experiência. Mas os próprios políticos não sabem governar, olha lá o que a Ministra do STF fez, deu cota para presos em empresas que fazem contrato com o governo em vez de ajudar os desempregados. Em pequenas mecânicas o trabalho quase sempre é informal e mesmo quando registram não pagam o combinado, como aconteceu com o meu primo.
Responda-o
Citação:Primeiro, eu quero ver essas fontes que vc citou. Se tem pesquisa, tem que postar ou perde o crédito
Todas as informações que passei foram tiradas da edição 242 da revista Você S/A de julho de 2018.
Eu li, achei interessante e reescrevi o artigo com minhas palavras mas conservei todos os dados citados.

Citação:Quanto aos que se formam, é a velha máxima: diploma não garante emprego e não paga conta. O que eu conheço de gente que tá usando talentos pessoais pra ganhar dinheiro de forma alternativa não está no gib.
concordo com o que você disse, o artigo também fala sobre essa realidade dos diplomados. Mas optei por não falar sobre isso porque acho que desvirtuaria o tópico numa guerrinha idiota entre fazer ou não curso superior.
No mais a informalidade está presente em quase todas as áreas e níveis de escolaridade
Responda-o
(28-07-2018, 11:39 AM)Roland Escreveu: Hoje é só gente "metendo no pau" pra reconhecer vínculo empregatício e receber verba rescisória.

Foi o que a última prostituta que peguei me disse. Yaoming

E ela disse que devolve essa safadeza no negócio dela sonegando impostos e fazendo acordos em que paga como "pode", ou seja, esmolas mensais.

Hue sendo Hue.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
O chamado informalismo é tão combatido pelo governo pela simples lógica que esse trabalhador não vai gerar receita ao estado com os impostos pagos pelos empresários na manutenção dos contratos de trabalho.

Isto é prova que o direito trabalhista é uma punhetação inútil que só serve para ratificar a interferência intermediação estatal nas relações patrão-empregado, o que era tão simples torna-se algo tão complexo que nesses tempos de pindaíba o empresário pensa muito antes de contratar alguém pelos métodos legais.

Quanto ao ganhar menos ou mais, eu só sei que os descontos que meu patrão paga ao estado comem boa parte dos meus rendimentos no contra-cheque;

Outra coisa é que muita gente opta por atividades informais, justo por não se adaptar as regras dos empregos formais como: jornada de trabalho ou submissão aos superiores hierárquicos.

Responda-o
Só não sei de onde tiraram que trabalhador informal ganha menos que o formal. Até porque não se paga impostos emcima do trabalho realizado.

Aqui na empresa mesmo , tem 2 funcionarios que não são carteira assinada , preferem trabalhar informal , mas em compensação ganham bem mais que os outros.

E vejo muita gente com a mesma opnião " Não compensa trabalhar com carteira assinada , ganha muito pouco"

e na situação que o país está é oque esta tendo.
Estou no Twitter. https://x.com/Oldwiseone8

Responda-o
@Fernando_R1
@gRILO
Concordo com vocês. Eu preferiria trabalhar sem regime de FGTS e nem contribuir com INSS, pois planejo minha própria aposentadoria e seguridade.
Chega de governo.
Responda-o
Informalidade em ciclo vicioso é uma coisa, em ciclo virtuoso é outra.
Diminui impostos, corta burocracia e você verá realmente a informalidade ser benéfica.
Responda-o
A reforma da CLT já está mudando as coisas onde trabalho, meu setor às vezes requer que trabalhemos horas extras, são atividades que devem ser feitas fora do expediente pois envolve paralisação de infraestrutura. Enfim, finalmente caí no temido banco de horas que abominava.

O problema é que ali querem converter as horas em folga, o gerente quer que eu tire esses dias quando ele bem entende, às vezes acha uma brecha e só me comunica que devo ficar em casa no dia seguinte, ele não é do setor, e trabalho com uma equipe bem enxuta, isso onera as atividades de quem está trabalhando no dia e às vezes exige que outro trabalhador mude o horário de expediente, alterando toda a rotina dele.

O que me deixa chateado é que, devido ao ramo da empresa, ela está cada vez mais próspera, o dinheiro não para de entrar, eles estão enxugando essas coisas apenas para aumentar o lucros dos sócios, sem cortar na própria carne.
Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso. - Salomão em Eclesiastes 10.10.
Muito cara legal foi parar debaixo de uma ponte por causa de uma mulher. - Bukowski.
As maiores redpills ouvimos da boca de mulheres.
Responda-o
Banco de horas é horrível, não vejo problema em fazer hora extras desde que elas sejam pagas em dinheiro e não em folgas.

O que mais vejo são domésticas e limpadoras de escada de prédios que fogem da carteira assinada, assim conseguem ganhar mais e fazem a hora que bem entendem.

Boas diaristas aqui são disputadas a tapa, vivem com a agenda cheia.

É tipo pedreiro. As pessoas que conheço que mais ganham dinheiro trabalham nisso.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
Acompanhando o postagem.

Sou muito suspeito em dizer sobre isso, pois tenho muitos conhecidos que estão trabalhando como autonomos e informais a bastante tempo. Realmente o trabalho informal aumentou muito principalmente nas grandes capitais por causa da crise que ainda está instalada no Brasil. No RJ foi o estado que mais sofreu com isso e milhares de pessoas tiveram que improvisar.
Exemplos: mototáxis, motoristas de aplicativos, oficinas mecânicas nas favelas, serviços informais como vender água, cerveja, balas em ônibus, trens e ás vezes no metrô. Tenho conhecidos dando aulas para cursinhos preparatórios para o enem e cursinhos pequenos de concurso públicos.
Responda-o
@Aragons gostaria que nos enviassem esses estudos para poder abstrair mais o conteúdo dessas conclusões. Digo isso porque em todas as áreas existem grupos que querem aumentar o poder do estado na vida do cidadão, neste caso um estudo como esse seria bem conveniente não acha? É apenas uma hipótese. Digo isso porque conheço pessoas que trabalham na informalidade e conseguem ganhar mais que trabalhando na CLT ou registrando uma empresa. Isso varia de caso para caso, mas os impostos trabalhistas e tributários fodem com o sistema financeiro de qualquer organização que cada vez mais repassam para seus clientes para poder ter algum lucro.

Em casos como o que o Cavalheiro Negro citou, uma pessoa que tem uma profissão e aceitar receber qualquer merreca é foda, hein? O cara pode ter até a necessidade, mas fica muito tempo em situações como essa por relaxamento. Se faz um bom trabalho outra empresa pode contratar e pagar melhor, quem se fode é o antigo patrão que paga mal. Oferta x Demanda !
Responda-o
Pra enriquecer ainda mais o tópico
Quase 100% das vagas criadas no setor privado são informais

@corps esse seu pensamento de que a culpa disso é o estado é bem míope, daria pra citar uns outros 5 motivos bem mais relevantes.
Tanto é que as leis trabalhistas estão se flexibilizando e a informalidade só está crescendo e isso de forma exponencial.

A questão é que os realistas se acomodaram a achar que a culpa de tudo é o Estado e a solução pra tudo é acabar ou reduzir o Estado. Qualquer discussão de qualquer assunto se torna uma discussão libertários x estadomínimos x comunistas
Responda-o
(30-07-2018, 09:45 AM)Aragons Escreveu: Pra enriquecer ainda mais o tópico

@corps esse seu pensamento de que a culpa disso é o estado é bem míope, daria pra citar uns outros 5 motivos bem mais relevantes.
Tanto é que as leis trabalhistas estão se flexibilizando e a informalidade só está crescendo e isso de forma exponencial.

A questão é que os realistas se acomodaram a achar que a culpa de tudo é o Estado e a solução pra tudo é acabar ou reduzir o Estado. Qualquer discussão de qualquer assunto se torna uma discussão libertários x estadomínimos x comunistas

E qual o problema da informalidade crescer?

Eu fiquei na informalidade ha anos. Não tinha "direitos" trabalhistas, nem férias, nem 13, nem esse monte de merda que deixa os trabalhadores cada vez mais achando que o estado é o "cara" que dá tudo isso, sendo que é ele QUEM tira 70 a 80% do que você CUSTA pro empregador. Hoje eu tenho parte do que ganho com os ditos "direitos", e só o tenho pq fui REALMENTE OBRIGADO, e advinha por quem?

O problema é que tem MUITA gente que vive do estado e dos seus espólios, e pra esse povo o estado sempre será necessário em sua máxima essência, afinal QUANTO MAIS SANGUE MAIS MORCELA.

Hoje eu tô bem putasso pq tô pagando de imposto o valor que daria pra eu pagar 50% do meu maior custo de vida. E NADA disso retorna pra mim. E esse é SOMENTE o imposto da minha empresa, ainda tem IR PF, IPVA, DPVAT, ISS, FGTS (confisco), IPTU, LICENCIAMENTO, TAXA COLETA DE LIXO, ESGOTO PÚBLICO, ICMS+IPI+COFINS+PIS+OCARALHOA4 de tudo o que eu compro de serviços e produtos (50%), e ainda tenho que pagar escola, seguro saúde, seguro de carro pra não ficar sem, andar em rua que é só buraco, e além de tudo isso me cuidar por onde ando pra não ser assassinado por algum coitadinho que não teve oportunidade, além de EU ser considerado um risco em potencial com uma arma na mão, mas claro que o estado não é o problema na minha vida e de milhoEs de brasileiros hoje.

Porra, cara, comprei remédios pro meu filho esse mes, 200 conto e 115 era de imposto.

Tudo isso pra que, fio? Pra pagar 15k pra ascensorista do serviço publico? Pra pagar 10k pra assistente adm do serviço público?
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
Pronto já virou discussão libertária/Estado mínimo.
Se fodam aí.

A ideia do tópico é discutir sobre os impactos disso na vida de cada um, e não ficar com chororô ou utopias ou teorias malucas de que informalidade é um ato romântico de resistência contra um governo opressor
Responda-o
Spoiler Revelar
(30-07-2018, 10:14 AM)Trglodita Escreveu:
(30-07-2018, 09:45 AM)Aragons Escreveu: Pra enriquecer ainda mais o tópico

E qual o problema da informalidade crescer?

Eu fiquei na informalidade ha anos. Não tinha "direitos" trabalhistas, nem férias, nem 13, nem esse monte de merda que deixa os trabalhadores cada vez mais achando que o estado é o "cara" que dá tudo isso, sendo que é ele QUEM tira 70 a 80% do que você CUSTA pro empregador. Hoje eu tenho parte do que ganho com os ditos "direitos", e só o tenho pq fui REALMENTE OBRIGADO, e advinha por quem?

O problema é que tem MUITA gente que vive do estado e dos seus espólios, e pra esse povo o estado sempre será necessário em sua máxima essência, afinal QUANTO MAIS SANGUE MAIS MORCELA.

Hoje eu tô bem putasso pq tô pagando de imposto o valor que daria pra eu pagar 50% do meu maior custo de vida. E NADA disso retorna pra mim. E esse é SOMENTE o imposto da minha empresa, ainda tem IR PF, IPVA, DPVAT, ISS, FGTS (confisco), IPTU, LICENCIAMENTO, TAXA COLETA DE LIXO, ESGOTO PÚBLICO, ICMS+IPI+COFINS+PIS+OCARALHOA4 de tudo o que eu compro de serviços e produtos (50%), e ainda tenho que pagar escola, seguro saúde, seguro de carro pra não ficar sem, andar em rua que é só buraco, e além de tudo isso me cuidar por onde ando pra não ser assassinado por algum coitadinho que não teve oportunidade, além de EU ser considerado um risco em potencial com uma arma na mão, mas claro que o estado não é o problema na minha vida e de milhoEs de brasileiros hoje.

Porra, cara, comprei remédios pro meu filho esse mes, 200 conto e 115 era de imposto.

Tudo isso pra que, fio? Pra pagar 15k pra ascensorista do serviço publico? Pra pagar 10k pra assistente adm do serviço público?

Perfeita constatação da realidade, onde podemos perceber que o Estado cria infindos impostos sobre mais impostos, em toda a cadeia produtiva que tece uma economia

Ou seja, o Estado toma a força o dinheiro das pessoas, para não lhes dar, na prática, nada em troca
Não entendo como alguém pode defender esse modelo estatal como sendo ético, ou ao menos moral. É um ultraje total.

O que percebo aqui em minha cidade, é que explodiu o número de vendedores ambulantes e outros serviços sem carteira assinada, e conversando com um desses vendedores, me foi relatado que ele conseguia um lucro de 150 reais brutos em um bom dia de vendas, sendo a única despesa o custo do seu produto, enquanto eu, trabalhando registrado em carteira, ganho em média 45 reais por dia de trabalho. Isso, é claro, antes dos pesados "direitos", "dados" pelo governo serem descontados (FGTS e INSS).
 Rm 8:28
Responda-o
Você está tentando delimitar um tema que é amplo por natureza. Não tem como falar dos trabalhadores brasileiros sem falar de carga tributária, aposentadoria, empresários, e do papel do Estado.

Informais X Formais

O Brasil abraçou o positivismo jurídico, logo, a massa cresceu com a ideia de que tudo tem que estar previsto em lei. Até um tempo atrás, a CLT funcionava como um sistema inquisitivo, em que o empresário já era culpado muito antes do julgamento da ação. Como isso não poderia ser bom para os que possuíam vínculo empregatício? Em toda causa, cabia ao empresário provar que o acusador estava errado. Difícil. 

Por outro lado, a cultura dos Estados Unidos ensina que o governo fica de um lado, e os interesses individuais de outro. Quem quer trabalhar 20 horas por dia nesse país, que trabalhe. E vai receber uma boa grana por isso, que justificará a jornada de trabalho exaustiva. No Brasil, sendo justo, o empregador não é todo esse monstro que pintam, ao mesmo tempo que não posso dizer que é um herói. Brasil não é Estados Unidos. Considero a informalidade um ponto positivo, pois é uma clara desvinculação do Estado que está acontecendo atualmente, no entanto, tenho para mim que se fosse pelo empregador, esse estaria pagando muito menos aos trabalhadores por jornadas de trabalho extenuantes. Apesar do show midiático que a PF faz quando encontra trabalhadores estrangeiros de países miseráveis trabalhando jornadas exaustivas no Brasil porque isso para eles vale a pena, dificilmente o que esses trabalhadores recebem é um valor que dê para viver no Brasil com alguma dignidade. Diferentemente do trabalhador informal nos EUA, que foge do Brasil e lá compra carro, casa, e consome os mesmos produtos que as pessoas mais ricas. 

Apesar de tudo o que foi dito, minha opinião é a de que o trabalho informal compensa muito mais que o trabalho formal. E quando falo de trabalho informal, me refiro principalmente as pessoas que ficam em casa prestando serviços: confeiteiros; manicures; vendedores; etc. Pessoas que não possuem nenhum tipo de pessoa jurídica, nem vínculo empregatício, mas atuam no mercado como se tivessem.

"No Brasil, o mercado informal fez circular 834 bilhões de reais em 2014 - quase o mesmo que toda a economia da Colômbia (que é a terceira maior da América do Sul)." Leandro Narloch no Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira.

Sobre a introdução do seu tópico, lutra trabalhista não quer dizer absolutamente nada. Talvez os brasileiros não respeitem as regras porque as regras não os respeitam. O brasileiro opta por comprar com camelô porque o original é caro, geralmente é favorável aos produtos que vem do Paraguai. O brasileiro optou pelo Uber em detrimento do taxi, e muitas vezes opta por ônibus e kombis clandestinas em vez de transporte público etc. A informalidade é a forma de empreendedorismo acessível aos pobres.

Aposentadoria

Uma realidade distante. Sou contra a reforma da previdência mesmo sabendo que o sistema previdenciário está quebrado. A reforma de previdência é uma cortina de fumaça para encobrir o verdadeiro problema que é o assalto aos cofres previdenciários orquestrado por políticos. A melhor forma de se aposentar, seria optando por algo desvinculado do Estado, e isso é uma realidade distante. O trabalhador formal, velho e cansado, não sabe quando se aposentará, mas o presidente da república já está aposentado desde os 50 anos de idade, o que é um absurdo e mais uma coisa em desfavor do Estado.

Carga Tributária

O motivo pelo qual a maioria das pessoas jurídicas fecham as portas; o motivo pelo qual os trabalhadores formais trabalham por aproximadamente metade do ano. Não obstante, o motivo pelo qual há muitos desempregados no Brasil pensando em como ficarão prejudicados por não poderem pagar o INSS. O trabalhador dependente de um vínculo empregatício no Brasil está completamente fodido.

Estado

Sem papo de liberal alienado, apenas a realidade, o Estado Brasileiro tenta arrancar dinheiro dos trabalhadores de todas as formas possíveis e impossíveis. A internet impulsionou uma verdadeira luta contra as garras do Estado e isso é bom. As pessoas estão trabalhando por si próprias, em negócios não regulados pelo Estado; estão lutando contra as empresas estatais, o que é compreensível em diversos aspectos; etc. É uma tendência, até os concursos públicos estão diminuindo, e não apenas porque a dívida pública é astronômica, mas porque há uma pressão das pessoas para que isso aconteça. Os tempos mudaram.

Conclusão

A conclusão é que o trabalho informal tende a aumentar mais ainda e que o brasileiro desrespeite cada vez mais as regulamentações das profissões, pois está tomando consciência da péssima gestão estatal nesses assuntos. Se o trabalhador informal ganha menos, já é outra questão, mas deve estar valendo a pena não ter os descontos compulsórios no contracheque, não ficar desempregado, e principalmente: só estar refém da carga tributária no consumo de produtos (a não ser que esses sejam produtos contrabandeados ha ha).
Responda-o
https://www.loja.elsevier.com.br/causas-...68096.html

Um livro que encontrei pra quem quer entender as causas e consequências da informalidade mais a fundo.
Obs: cof cof scihub cof cof cof Gargalhada
Responda-o
(30-07-2018, 10:28 AM)Aragons Escreveu: Pronto já virou discussão libertária/Estado mínimo.
Se fodam aí.

A ideia do tópico é discutir sobre os impactos disso na vida de cada um, e não ficar com chororô ou utopias ou teorias malucas de que informalidade é um ato romântico de resistência contra um governo opressor

que isso parceiro, ja vai colocando todo mundo na caixinha "libertario" pra defender o absurdo que ta acontecendo hoje, sendo q nem libertario eu sou. Ta ERRADO, ta tudo errado. Esqueca a caixinha que vc quer me colocar e defenda as merdas que eu citei acima,  ta certo isso?

Ninguém aqui ta romantizando nada. O fato é que GERALMENTE quem defende todo esse absurdo é quem se beneficia E MUITO dele. 

Nao sou a favor de estado 0 como libertarios (pelo menos ainda entendo q precisamos dele), mas fugir disso é aceitar que ficou com a bunda na parede.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 15 Visitante(s)