Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Por que a espécie humana está emburrecendo?
#1
Um homem não consegue se desenvolver em um ambiente pacato e sutil, as únicas diretrizes capazes de mudar a realidade de uma vida se desaguam nas dificuldades e nos empecilhos enfrentados no quotidiano. Quando tudo parece perfeito demais, o cérebro não consegue processar a necessidade de mudança e o gasto energético é totalmente infrutífero nestas situações, "pra quê mudar se eu posso continuar deitado assistindo minhas séries prediletas em alta definição, enquanto como este pedaço suculento e único de pizza?", esse é basicamente o raciocínio básico de uma mente média. A realidade de um homem por si só é capaz de definir o teor de intensidade de suas vivências, quando não há estímulos suficientes que requerem uma manobra mental mais "brusca", o corpo não responde em nada, a famigerada preguiça entoa no ar e as entidades de modo quase geral, se contentam com todo e qualquer estímulo fecal jogado em suas cabeças enquanto preservam o acúmulo de energia e a satisfação plena do comodismo... o que quero dizer com isso é que tu que nascestes em meados da década de 90, principalmente de 95 até os dias atuais, teve um mundo de possibilidades aos pés, você nasceu em um exímio "berço de ouro", teve acesso ao meio midiático de forma geral, aos ferrenhos passos da globalização, à diversidade cultural, à revolução sexual, ao mundo do entretenimento, à DPL(Dopamina produzida em laboratório), aos avanços da medicina, ao desenvolvimento da alimentação prática e et caetera. Tente entender o mundo contemporâneo como resultado direto de todos os avanços científicos de mentes brilhantes do passado. "Nós" apenas estamos em êxtase dos regozijos de todas as facilidades que nos foram deixadas de bandeja por nossos antepassados, penso que estamos no centro de uma escala, à esquerda estão todas as mentes brilhantes e desenvolvedoras desse cenário atual, ao centro cá estamos nós, à direita, nem mesmo um vidente poderá adivinhar... a evolução da espécie humana neste momento é um verdadeiro enigma.


 Por mais que o conhecimento seja difundido em todas as esferas sociais e a um único "clique", é usado unica e exclusivamente para lograr êxito em alguma prova de vestibular ou concurso sendo totalmente descabido no restante da vida, não que isso seja errado, porém a diferença é perceptível, estudamos por necessidade e não por vontade própria, os desejos são fundamentados em exigências físicas e "semi funcionais", deixamos de lado todo o anseio de aprender para dar lugar ao simples anseio de estudar, passar em alguma prova objetiva, formar-se e ganhar dinheiro, logo esquecer tudo outra vez... claro, não subestimo o poder da tecnologia atual e os avanços científicos no geral, porém perceba que uma pequena parcela quase insignificante de pessoas, comandam e dominam as mudanças ferrenhas no entorno da Terra, enquanto a grande e esmagadora massa média é escrava e refém do sexo, das drogas, dos vícios, das paixões, das formas de entretenimento, dos seus empregos, da DPL e etc. A verdade é que os jovens da academia, formam-se e logo partem para o grande e magnífico emprego dos sonhos em uma multinacional, esta que tem grande prestígio e é comandada por um empresário rico, bem sucedido e com baixa escolaridade, porém, muito mais inteligente, veja que inteligência não se resume em aprender e/ou aplicar fórmulas prontas, a verdadeira inteligência está na capacidade de resolver problemas, criar soluções práticas e inovadoras além de pensar à frente de seu tempo, foi assim com Da Vinci, Einstein, Tesla, Ford, Hawking, Newton, Copérnico, Gates e etc. Não importa em qual ramo, pessoas inteligentes sempre se destacarão, não por suas condecorações ou diplomas mas sim por suas inovações, capacidade de criar soluções úteis e inovadoras, extremo foco e dedicação, além é claro da capacidade de sempre estarem aprenderem algo novo, permanecerem intactas e firmes na linha de aprendizado da vida...

 
 Como estusiasta e estudioso autodidata da mente humana, percebo que o empecilho que acarreta no emburrecimento mútuo e "generalizado" da espécia H.Sapiens contemporânea é sem dúvidas o ego, o sentimento de já saber de tudo. Com o surgimento das redes sociais de fácil acesso, todos se transformaram em críticos ferrenhos de conteúdo, analistas econômicos, filósofos sociais, astrofísicos, cientístas políticos, advogados, químicos... e não, isto não está errado, desde que seja feito com o mínimo de perspicácia possível, o que vejo são um bando de ignorantes falastrões que se metem em qualquer debate ou discussão almejando unica e exclusivamente o desejo insano de "lacrar", "pisar" ou "militar", obtendo assim o apoio e o acolhimento alheio de outros ignorantes, uma verdadeira corrente coletiva de soberba mútua. Todavia, se não bastasse, autodidatas que cometem o auto sacrifício de ir atrás de informação útil e inerente à vontade de aprender, de buscar novos conhecimentos, são rechaçados e "molestados" por não possuírem diplomas ou condecorações acadêmicas "formais" ao exporem suas ideias pouco ortodoxas e convencionais aos ignorantes, estas que foram arduamente adquiridas. A espécime humana está emburrecendo porque apenas visa o próprio interesse egóico, estuda para divulgar ao mundo sua falsa imagem, vai atrás de informação porque meia dúzia de tresloucados disseram que seria útil, segue um caminho porque algum outro "coleguinha" também vai seguir, estuda porque se vê na obrigação, "aprende" porque almeja apenas uma qualificação profissional e não quer perder o cargo pra outro, enquanto isso, os verdadeiros modificadores do espaço estão demasiadamente ocupados no Estado de Flow em seus projetos.

 
Claro, não se pode esquecer de citar a DPL, a famigerada Dopamina Produzida em Laboratório, percebo que a principal corrente mundial é atemorizar os "estudiosos", e não, isso não é um privilégio de países emergentes, a onda está se espalhando, estudar está se transformando em ofensa viral no mundo, é preferível se aventurar no mundo virtual dos "memes", nos eventos midiáticos que viralizam nas redes sociais, na cenografia melodramática das encenações Hollywoodianas, nos apegos e nos desejos carnais, nos vícios, na devassidão generalizada etc. O mundo virou do avesso, às vezes eu reflito sobre o quanto o mundo moderno é intenso, tudo é acentuado, tudo parece demasiado importante, com exceção claro do aperfeiçoamento individual. O sexo é muito intenso, fogoso, enigmático; o consumismo é demasiado intenso com seus produtos que se tornam fetiches, a aquisição dos mesmos equivale ao orgasmo; a promiscuidade é o "voto de minerva" capaz de "quebrar" a monotonia e a chatisse da vida; as drogas são passagens secretas para o paraíso... enfim, a ideia de mundo fantasios e intenso é real, todavia, "pra quê estudar?", "o mundo moderno é perfeito!"... o emburrecimento da massa média se dá por fato ao apego demasiado pelo mundo fantasioso e intenso, são tantas distrações aliado ao sentimento de que o mundo já chegou no patamar de "colheita", que não há nenhuma necessidade evolutiva demandante ao cérebro, este que já está entorpecido mediante ao descontrole geral dos estímulos receptívos. A soberba humana da massa média, impele qualquer tentativa de mudança ou evolução, uma verdadeira irônia, em uma época onde a informação está literamente na "palma da mão", a ignorância teima em reinar. Alguns grandes gênios da humanidade abdicaram de inúmeras regalias apenas em nome de seus sonhos/projetos individuais, "tudo em nome da ciência", algo que prefiro entoar como "tudo em nome da própria evolução", pode parecer loucura mas um homem que não está arraigado em seus projetos indivuais, partilha espaço junto ao grupo dos humanos perdidos na Terra, verdadeiros malucos sem rumo que sofrem de doenças psicossomáticas.

 O homem moderno renegou seu domínio reflexivo e abraçou com todas as suas forças o ato de fazer sem entender pra quê. Sofrer por alguém, dividir alguém, se envolver no amor sem fronteiras(leia-se poliamor), curtir os adventos da devassidão desenfreada, utilizar subterfúgios para fugir da realidade... atos estes tão nobres quanto o fato de se afastar de tudo e procurar seguir o caminho de sua própria essência, a burrice humana é tentar a todo custo se encaixar nos padrões dominantes deste reino perdido. O ápice do emburrecimento coletivo, dessa vez focando os ares ao tangente masculino, é abnegar da reflexão e se entregar de corpo e alma ao que é irracional, desprovido de lógica, uma atitude avulsa que no fim pode custar caro. Tu não percebes que boa parte de todo o teu sofrimento é carnal, fruto dos teus desejos insanos e egoicos, tu não sofres por "amor", apenas porque perdeu a foda semanal, tu não sofres porque é um lixo, apenas porque ainda não está inserido no mundo dos ególatras... isso não é um juízo de moral, nada disto é em essência, errado. O erro está na burrice, a espécie humana está emburrecendo porque visa atender aos requisitos alheios ao invés dos próprios, está emburrecendo porque necessita da aprovação mundana e não da própria aprovação, está emburrecendo porque deixa de se preocupar com o que é real, para se preocupar com o que é fantasioso, está emburrecendo porque ignora o que lhe dará frutos firmes e sólidos, para abraçar o prazer imediato que logo se transformará em um algorítimo sádico de sofrimento.


 Os homens inteligentes sabiam da existência da matrix, e sabiam de forma plena que era impossível sair dos arredores da "bolha", às vezes eu me pergunto se o mundo real, realmente existe, tudo pode ser fruto de inúmeras e distintas interpretações mundanas, vai saber. Acontece que a inteligência lhe oferta a habilidade de observar e compreender a  "realidade" comum, a realidade matrixiana, de uma forma precisa e correta, considere-se inteligente quando possuíres a capacidade de viver confortavelmente dentro do meio comum, sem sofrer com os efeitos nefastos e frívolos do mundo caótico, o anseio por um objetivo maior é tão vivo, intenso e único que o mundo matrixiano torna-se apenas um mero devaneio de quem está com a cabeça quente.
 

Responda-o
#2
eu acho um vício ocultista esse negócio de colocar a culpa de tudo ruim na humanidade no ego.
O que influencia na inteligência são os genes, o ambiente, a imigração, a alimentação, a prática de atividade física, o aprendizado de idiomas, aprendizado de instrumentos musicais, o sistema educacional, a cultura local, a saúde da população, certos tipos de vírus, temperatura e também a facilidade de comprar livros e cursos.


Antigamente os inteligentes eram generalistas, queriam saber tudo de tudo. Com a cultura do diploma que tomou o mundo, inclusive o Huebr, as pessoas que gostam de historia cagam e andam para o que é ensinado sobre matemática. Há uma especialização ocorrendo.


Foi publicado um estudo esse mês na Noruega e a conclusão é que eles estão ficando com QI mais baixo.
[Image: Screenshot_20180630_065259.png]

[Image: Screenshot_20180630_065113.png]

[Image: Screenshot_20180630_065125.png]

O aquecimento global também tende a fazer com que o BR fique mais quente e consequentemente a inteligência caia. Também existem vírus emburrecedores relacionados com o beijo que no Brasil afetam mais de 90% da população adulta.
A tendência do Brasil é só cair ainda mais.

https://www.sciencedirect.com/science/ar...9605000917
http://www.pnas.org/content/early/2018/06/05/1718793115
Responda-o
#3
A humanidade em geral está emburrecendo porque as elites que governam o mundo estão fazendo isso acontecer intencionalmente. Como? Existe milhões de psicólogos e estudos sobre a mente humana, as elites colocam modos de vida nas pessoas que as emburrece, como por exemplo filmes, séries, modas, culturas tudo que faz as pessoas ficarem mais burras, cheias de distração. O excesso de internet diminui o QI, porque você já tem as respostas para tudo no Google, na calculadora, ninguém mais faz contas de cabeça. Quem são as elites que eu falo? São os governantes e seus grupos de interesses. Por que tornar a humanidade em geral mais burra? Porque é mais fácil explorar e dominar os burros do que os inteligentes. 

Para seu QI não cair muito tire alguns dias de folga da internet por completo e vá fazer coisas simples como desenhar, jogar xadrez, contas de cabeça, construir um barco, estimule sua criatividade e seu raciocínio lógico, em um dia totalmente sem internet e TV. 
Internet e TV diminuem muito o QI. Na TV recebemos informações passivamente como na hipnose. Na internet não precisamos buscar soluções para os problemas por nós mesmos, o Google sabe tudo. Isso diminui nosso QI porque exercitamos menos o cérebro.
Responda-o
#4
Eu acho interessante é que as virtudes vão se apagando por quanto mais a tecnologia vai aumentando.

Na idade média e antiga não se tinha tudo, então você ser perseverante, ágil, resistente e inteligente eram virtudes glorificadas cada um de acordo com seu dom.

A crise humana é uma crise de dons, as pessoas não sabem mais o que fazer e tem todo um sistema de anestesia que as mantém ligeiramente satisfeitas com a própria situação ao invés de procurarem desenvolver a própria consciência de dons, atitudes, e a construção da própria identidade e sabedoria, por essas e outras somos a geração da depressão.

Um bando de gente choramingando por nada, cheio de "sadboys" e "sadgirls" pagando de depressivos por MODINHA, MODINHA! CARA MODA DE DEPRESSÃO, puta que pariu, eu vivi pra ver isso.

E por isso fica mais fácil para os jovens perdidos serem abocanhados por movimentos bosta, seja de direita ou esquerda.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#5
(30-06-2018, 08:19 AM)Aragons Escreveu: eu acho um vício ocultista esse negócio de colocar a culpa de tudo ruim na humanidade no ego.
O que influencia na inteligência são os genes, o ambiente, a imigração, a alimentação, a prática de atividade física, o aprendizado de idiomas, aprendizado de instrumentos musicais, o sistema educacional, a cultura local, a saúde da população, certos tipos de vírus, temperatura e também a facilidade de comprar livros e cursos.


Antigamente os inteligentes eram generalistas, queriam saber tudo de tudo. Com a cultura do diploma que tomou o mundo, inclusive o Huebr, as pessoas que gostam de historia cagam e andam para o que é ensinado sobre matemática. Há uma especialização ocorrendo.


Foi publicado um estudo esse mês na Noruega e a conclusão é que eles estão ficando com QI mais baixo.
[Image: Screenshot_20180630_065259.png]

[Image: Screenshot_20180630_065113.png]

[Image: Screenshot_20180630_065125.png]

O aquecimento global também tende a fazer com que o BR fique mais quente e consequentemente a inteligência caia. Também existem vírus emburrecedores relacionados com o beijo que no Brasil afetam mais de 90% da população adulta.
A tendência do Brasil é só cair ainda mais.

https://www.sciencedirect.com/science/ar...9605000917
http://www.pnas.org/content/early/2018/06/05/1718793115


 A base da inteligência está no autodidatismo, vide os exemplos de todas as grandes e brilhantes mentes inteligentes que por aqui já viveram. Concordo em partes com a sua tese, mas sou cético quanto ao aquecimento global e sua correlaçao com o fator mental, se a temperatura, o ambiente social, o nível financeiro, a saúde, o sistema educacional e a dificuldade de encontrar livros e cursos fossem realmente fatores importantes/determinantes na formação mental, talvez eu fosse analfabeto e/ou extremamente ignorante , mas não desconsidero tais itens por completo, tudo é muito relativo, existem discrepâncias no caminho, mas me mantenho cético quanto aos pormenores, apenas trago esses pontos à minha realidade e vejo que diante de todos esses fatores, talvez eu não tivesse o mínimo sequer de sanidade mental por conta de minha realidade do passado. Por isso expus no tópico que a inteligência não se resume somente no aprendizado de fórmulas ou conceitos científicos mas na capacidade de resolver problemas, criar soluções práticas e inovadoras, ser capaz de armazenar dados com mais facilidade e por maior tempo e et caetera.

 Uma pessoa sem instrução acadêmica/científica, não necessariamente é mais ignorante*("burro") que alguém que a tenha, isso é muito relativo e requer mediante a observação, um ponto referencial sobre a realidade do indivíduo. Tenhamos um exemplo hipotético, um agricultor da zona rural do nordeste brasileiro que sozinho desenvolve uma máquina ou um mecanismo de facilitação para o plantio ou colheita de sua horta, é considerado uma pessoa inteligente do ponto de vista prático, vide os inúmeros exemplos de semianalfabetos que sozinhos, conseguem desenpenhar ótimas funções cognitivas, as aplicando em suas realidades. O que dizer de empresários visionários ou líderes carismáticos que sozinhos, saíram da "limbo" e chegaram em patamares inatingíveis aos humanos médios... isso também é inteligência, pelo menos em meu entendimento.










 E sim, tens razão, é um vício ocultista, mas me recuso a acreditar que os problemas mudanos fogem dos eixos do ego. o livre-arbítrio está aí para fazer jus ao seu nome, ninguém é forçado a aceitar algo, até para uma lavagem cerebral, há de se ter o consentimento da vítima. Desde o fim da 2ª grande guerra, nazistas já desempenhavam pesquisas e experimentos secretos em torno das técnicas de controle mental, com o fim de todas as políticas belicosas nesse período, todas as informações foram divulgadas e repassadas ao governo norte-americano, que perdurou essas análises científicas e as aplicou no meio social. É por esse motivo que a cultura norte-americana é tão influênte no mundo, talvez por isso a globalização desencadeou-se de modo desenfreado, talvez por isso a sociedade emburrece a cada dia que se passa e etc. O fato é que o controle mental existe porém só é feito com o consentimento da vítima, e no meu entendimento, é descadeado pelo ego, este que serve como uma porta de entrada.

 Eu sou cético quanto a esse "vírus do beijo", tens algum livro que aborda o tema? Me manterei cético porém aberto à novas informações, irei pesquisar... mesmo achando que a cultura animalesca e primitiva, seja por si só o principal fator do emburrecimento coletivo da massa média, principalmente no brasil.
 

Responda-o
#6
autodidatismo é importante também, o cérebro é bastante plástico e está constantemente mudando conforme a pessoa estuda. Quanto mais estudar, maior será a inteligência.
Porém o autodidatismo é um dos centenas de fatores que influenciam na inteligência, não é a base não. Com o estudo o ser humano fica instruído e com mais conexões cerebrais.

O agricultor teve que usar a inteligência para solucionar seu problema, da mesma forma o acadêmico teve que usar inteligência pra afirmar ou refutar a própria tese . O político teve que usar a inteligência dele também. O Howard Gardener lá na década de 80 criou uma teoria que dividiu a inteligência em 9 tipos, cada exemplo que você citou é um tipo diferente ou uma combinação deles. Já houveram vários estudiosos com tipos diferentes sendo o mais famoso o Goleman com aquele livro da Inteligência emocional, tem tópico aqui sobre esse cara, e eu tenho livro dele aqui também.

A ideia de que os EUA copiaram técnicas nazistas pra obter influencia cultural no mundo é só uma teoria conspiratória. Os yankes tiveram sucesso porque fizeram filmes, músicas e livros de qualidade, inclusive a maior parte dos estudos, nomes e livros citados são de norte americanos.

Harvard chocou o mundo no ano passado ao publicar esse artigo. Já era conhecido o gráfico da Temperatura x Produtividade mas esse estudo clareou ainda mais essa questão.
Com o aquecimento global, os norte americanos e escandinavos terão uma temperatura mais próxima da temperatura ótima de inteligência e concentração. Já o BR, o Oriente Médio e a Africa ficarão com uma temperatura média muito acima da temperatura ótima.
Então a tendência é o gap de inteligência aumentar entre as nações ricas e pobres por conta do aquecimento global.

Sobre os virus que reduzem o QI, o mecanismo é que quando o sistema imunológico baixa o vírus sai de seus reservatórios e inicia uma pequena inflamação que danifica as celulas do cérebro. Ao longo da vida essas inflamações vão se repetindo. Quem tem herpes ficou com 6 pontos a menos em relação ao grupo de controle no QI nesse estudo. Pra você ter uma ideia a Noruega emburrece 0.3 pontos por década.
O CMV também reduz o QI num processo semelhante (ler)
Alguns vírus tornam as pessoas mais inteligentes (ler) mas também existem aqueles que podem destruir o cérebro de forma abrupta ou até assintomática causando queda no QI (ler)e até depressão (ler) . É como se fosse o intestino, tem todo um ecossistema interagindo.
Responda-o
#7
Achei este tópico excelente!

Podem dar sugestões para iniciar no autodidatismo?
"Tudo o que te resta é o desenvolvimento pessoal." Mr. Rover 
Responda-o
#8
Aquecimento Global e baixa inteligência é conversa pra boi dormir.

O que realmente importa ninguém liga... saneamento básico e nutrição... enquanto o saneamento existir nunca seremos um país inteligente.

Mesmo que essa hipótese do aquecimento global for realidade o que matará vai ser a troca da base energética de um pais por uma ineficiente e cara assim eliminando qualquer possibilidade de crescimento da inteligência uma vez que a conta de luz de um ar condicionado vai ser um absurdo.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#9
O fator ambiental, é importante, mas não tão determinante quanto antigamente que suportou a tese do "países quentes pobres x países frios subdesenvolvidos".

Tem um componente importante hoje relacionado a comportamentos culturais ensinados e mantidos em cíclos, que é o maior motor de impedimento da prosperidade na maioria dos países [só constatar nos índices de corrupção política e de liberdade empresarial por países].

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:T...l_2015.png

https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndic...m_2018.svg
Responda-o
#10
(30-06-2018, 03:18 PM)Aragons Escreveu: autodidatismo é importante também, o cérebro é bastante plástico e está constantemente mudando conforme a pessoa estuda. Quanto mais estudar, maior será a inteligência.
Porém o autodidatismo é um dos centenas de fatores que influenciam na inteligência, não é a base não. Com o estudo o ser humano fica instruído e com mais conexões cerebrais.

O agricultor teve que usar a inteligência para solucionar seu problema, da mesma forma o acadêmico teve que usar inteligência pra afirmar ou refutar a própria tese . O político teve que usar a inteligência dele também. O Howard Gardener lá na década de 80 criou uma teoria que dividiu a inteligência em 9 tipos, cada exemplo que você citou é um tipo diferente ou uma combinação deles. Já houveram vários estudiosos com tipos diferentes sendo o mais famoso o Goleman com aquele livro da Inteligência emocional, tem tópico aqui sobre esse cara, e eu tenho livro dele aqui também.

A ideia de que os EUA copiaram técnicas nazistas pra obter influencia cultural no mundo é só uma teoria conspiratória. Os yankes tiveram sucesso porque fizeram filmes, músicas e livros de qualidade, inclusive a maior parte dos estudos, nomes e livros citados são de norte americanos.

Harvard chocou o mundo no ano passado ao publicar esse artigo. Já era conhecido o gráfico da Temperatura x Produtividade mas esse estudo clareou ainda mais essa questão.
Com o aquecimento global, os norte americanos e escandinavos terão uma temperatura mais próxima da temperatura ótima de inteligência e concentração. Já o BR, o Oriente Médio e a Africa ficarão com uma temperatura média muito acima da temperatura ótima.
Então a tendência é o gap de inteligência aumentar entre as nações ricas e pobres por conta do aquecimento global.

Sobre os virus que reduzem o QI, o mecanismo é que quando o sistema imunológico baixa o vírus sai de seus reservatórios e inicia uma pequena inflamação que danifica as celulas do cérebro. Ao longo da vida essas inflamações vão se repetindo. Quem tem herpes ficou com 6 pontos a menos em relação ao grupo de controle no QI nesse estudo. Pra você ter uma ideia a Noruega emburrece 0.3 pontos por década.
O CMV também reduz o QI num processo semelhante (ler)
Alguns vírus tornam as pessoas mais inteligentes (ler) mas também existem aqueles que podem destruir o cérebro de forma abrupta ou até assintomática causando queda no QI (ler)e até depressão (ler) . É como se fosse o intestino, tem todo um ecossistema interagindo.

 Me desculpe mas prefiro acreditar na "conspiração" das técnicas norte-americanas de controle mental do que nesta teoria de vírus da redução de Q.I ou mesmo no aquecimento global. Quem tem herpes dificilmente vai focar nos estudos ou no aperfeiçoamento cerebral, creio que nessa altura, a entidade já materializou uma vida promíscua e devassa anulando qualquer mecanismo intelectual em detrimento de uma vida animalesca e desregrada. Pessoas devassas são mais "burras" porque se reduzem aos seus instintos mais primitivos, é uma ideia básica e de certo modo empírica. 

 Na verdade, sendo bem honesto contigo, só existem 7 tipos assim como fora proposto por Gardner no princípio, não acredito na inteligência naturalista e muito menos na existencialista, inclusive acho isso bastante forçado. A questão é que você mesmo "disse", o cérebro tem uma ótima capacidade adaptativa e reage muito bem aos estímulos externos, a questão do clima é bem relativa, a vida humana se dissipou nos mais diversos continentes existentes, todos com características únicas e peculiares de clima, relevo, hidrografia, cultura, sociedade... mas o brilhantismo de uma mente é facilmente perceptível em qualquer ambiente basta que a entidade a utilize de forma plena e convicta, Acontece que é bem difícil prezar pelo desenvolvimento cerebral quando se tem uma cultura geral que caminha à passos largos no rumo da devassidão. Vale alvitrar que o meu estado se destaca como sendo referência em educação no país, e em contraste, é um dos mais pobres, quentes e secos do território nacional... inclusive é um dos que mais aprovam nos vestibulares mais tradicionais, mesmo que isso seja de certo modo irrelevante... porém é interessante visto que a região sudeste oferta melhores condições e qualidade de vida, mas reconheço que a disparidade é gritante e não podemos comparar esses dois extremos, apenas certifico de que existem pontos que se localizam fora das delimitações de uma curva.
 

Responda-o
#11
Quando as pessoas assumem para si as dificuldades ao redor que afetam a sociedade ou sua comunidade, elas começam a agir e essas coisas melhoram. Só que o número de pessoas acomodadas vem aumentando, e fica cada vez mais difícil mudar as coisas, pois essas pessoas que não se importam acabam atrapalhando as que querem algo.

Em compensação outros problemas surgem, problemas cada vez mais individuais (relacionados a estudar, desenvolver habilidades etc) que você precisa resolver e que não dependem da cooperação dos outros, e quando você enfrenta isso, é como se estivesse repetindo um ciclo. Só que você não foi o primeiro a iniciar esse ciclo e seguir esse velho caminho, foram seus antepassados, que pararam de se importar com sociedades tão decadentes quanto essa em que vivemos, e começaram a trabalhar para si mesmos e, no fim, acabaram acima dos demais. Tudo isso porque fizeram o que precisavam fazer. Creio eu. O importante é não desistir.
"O mundo continuará, pois, a mergulhar nesse vazio, nessa barbárie, e esses sonhadores maravilhosos, jamais vão acordar dos seus sonhos." 
- Esther Vilar, em O Homem Domado
Responda-o
#12
Um dado importante sobre o que é relatado nesse tópico, em especial, relacionado ao Brasil.

Segundo pesquisas em vários paises, QI no Brasil pode estar caindo.

Os pesquisadores reuniram diferentes pesquisas de QI realizadas nesses países por entre 1909 e 2013. Os dados do Brasil foram compilados com base em dois estudos. Um deles foi conduzido pela professora Denise Ruschel Bandeira, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que encontrou uma queda de 0.04 pontos de QI por ano entre 1987 e 2005 em crianças de Porto Alegre.

Ela diz que o resultado contrariou expectativas: dois métodos diferente foram usados, e ambos apontaram na mesma direção. “Percebemos que não houve avanço. Inclusive houve essa pequena queda no QI, que não chega a ser significativa, mas que chama atenção”, diz.

A conclusão é assustadora porque o chamado Efeito Flynn, consenso na área, prevê uma tendência de evolução nos índices de QI com a natural melhoria em fatores como nutrição e na renda.

O Brasil ficou mais rico e a nutrição melhorou no período analisado. Ou seja: para que tenha havido uma queda, é preciso que as escolas não só não tenham melhorado, mas piorado de qualidade.

“No meu entendimento vai muito nessa linha da qualidade da escola, porque notamos isso em outros estudos de desenvolvimento infantil”, diz Denise.

A psicóloga Maria Clementina Menghini, que foi responsável técnica pelo Centro Psicologia Aplicada da UFPR, concorda. Para ela, a escola atual não consegue nem mesmo assegurar uma estrutura segura para o ensino: “Os alunos estão preocupados porque colegas estão sendo baleados em sala de aula. Falta segurança, respeito, estrutura pedagógica e acadêmica”.

Divergência

A outra pesquisa citada por Jakob Pietschnig e Martin Voracek comparou dados de 1930 com 2004, entre crianças de Belo Horizonte. Apesar de os números compilados pelos pesquisadores estrangeiros apontarem uma queda de 0.12 pontos de QI por ano no período, a professora da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Carmen Flores-Mendoza, que participou do estudo, tem uma interpretação diferente: ela diz que não é possível falar em piora do QI com base em seus dados.
Responda-o
#13
(30-06-2018, 07:24 PM)Albert Camus Escreveu: Podem dar sugestões para iniciar no autodidatismo?

Isso foi zoeira né? fala que foi GargalhadaGargalhadaGargalhadaGargalhada

muito boa.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#14
Com relação a outros países, é complicado tecer opinião. Porém, o Brasil, maior laboratório de ensaio das teorias desenvolvimentistas[?] da Onu, é prova cabal do fracasso da teoria pedagógica construtivista, implementada desde o Mobral.

Onde se advoga que o ambiente SEMPRE vem a ser parte da construção do aprendizado, praticamente um dogma nos cursos de humanas[?] das Universidades Federais.
Responda-o
#15
(30-06-2018, 07:24 PM)Albert Camus Escreveu: Achei este tópico excelente!

Podem dar sugestões para iniciar no autodidatismo?

Tenha um objetivo para o estudo, por exemplo passar no vestibular ou em um concurso. Defina quais matérias serão estudadas, pesquise sobre o que cada matéria é composta, por exemplo: Português tem a gramática, literatura, acentuação  então divida cada matéria em vários módulos menores e defina um tempo de estudo para cada módulo, por exemplo 40 horas de estudo para gramática. 

Exemplo: 

Português 

Gramática 40 horas
Interpretação de texto 10 horas
acentuação 30 horas
redação 20 horas 

Matemática

Números naturais 10 horas
Fração 10 horas
Porcentagem 5 horas
trigonometria 50 horas

E assim por diante. Para fazer corretamente você precisa saber o objetivo do estudo, o que vai estudar e pesquisar as sub matérias dentro de cada matéria. O tempo de estudo para cada matéria é você quem define de acordo com as necessidades, se definiu uma matéria com 40 horas, vai estudar 2 horas por dia durante 20 dias ou 4 horas por dia durante 10 dias, assim por diante, de acordo com seu tempo.
Responda-o
#16
Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo seu estilo de escrita, pois esse é o tipo de texto que prende o leitor.

Os homens do passado, com trabalho hercúleo, desenvolveram facilidades para o homem moderno que, se eles estivessem aqui hoje para acompanhar, talvez ficassem decepcionados com a forma que a sociedade lidou com as ferramentas desenvolvidas. Se o objetivo do homem do passado era que o mundo continuasse a evoluir, que o homem criasse algo inovador, não surtiu o efeito desejado, -- o homem moderno está em derrocada.

O excesso de informações disponíveis, a facilidade de se comunicar através das mídias sociais, e um mundo de facilidades através de um click, fez do homem um idiota que passa o dia virando moça, sentado no sofá. Sem nenhum estímulo físico, sem nenhum desafio de ordem intelectual, com a ascensão da pornografia e lascívia generalizada, esse parece, para quem pensa, o fim de tudo. A testosterona diminuiu, a inteligência diminuiu e ter família está completamente obsoleto. Nesse sentido, o excesso de informações disponíveis atualmente é prejudicial, e não benéfico, pois com a atual infinidade de teorias disseminadas, o homem não sabe mais o que é agir, e quando age, erra, e não aprende com a experiência. O excesso de informações fez do homem um inepto, que dá valor a inação e a inércia.

A visão dos estudos de uma forma tecnicista é outro empecilho para o desenvolvimento da sociedade no mundo hodierno. O conhecimento é ofuscado pelo ensino formal que promete um bom salário num curto prazo. O homem moderno em sua medriocridade,dispensa tudo o que é difícil em prol do conformismo (não que o homem não fosse assim, mas lutava contra esse estado). Logo, não quer empreender porque essa atividade possui riscos; quer o concurso público porque não apresenta desafios; quer o emprego de um salário em que recebe o dinheiro pra encher a cara de cachaça no bar, sem questionamentos, apenas trabalhando como um robô executando tarefas que não exigem nada da grande ferramenta: o cérebro. O homem moderno aceitou ser o robô monotarefa idealizado por Friederick Taylor para trabalhar no chão de fábrica. Talvez no passado as pessoas se sentissem frustradas por isso, o homem moderno não.

Vivemos em tempos que todos se sentem livres, quando não passam de escravos, pois perderam a capacidade de raciocinar. Esse tópico pode ser resumido em uma única frase de Luiz Felipe Pondé em seu livro Guia Politicamente Incorreto da Filosofia: “os homens não são iguais, e os poucos melhores sempre carregaram a humanidade nas costas.”.  Já ouviram dizer que tempos fáceis geram homens fracos? Esse fórum pode ser mais que um lampejo de homens fortes se contrapondo as tendências modernas que tem nos escravizado e criado homens fracos. É aqui, onde tudo recomeça, há necessidade de homens fortes lutarem em tempos difíceis em que o gênero masculino tem sido vilipendiado e jogado para escanteio como se os homens fossem completamente descartáveis no atual contexto. Esse é o problema que nos mantêm vivos.

Sobre a miséria de uma geração.

Enéas Carneiro sobre a diferença entre inteligência e cultura @Aragons


Responda-o
#17
(30-06-2018, 07:24 PM)Albert Camus Escreveu: Achei este tópico excelente!

Podem dar sugestões para iniciar no autodidatismo?


 Eu não tinha visto tua dúvida, é um pouco "vaga", mas, procedamos...

 Primeiro tu precisas saber da quantidade exorbitante de informações que existem por aí, é mais do que o teu cérebro consegue processar ou até dimensionar, nem mesmo se tu abdicasse das funções e obrigações sociais, fisiológicas e et caetera, e vivesse única e exclusivamente para absorver e processar informações em tua "cuca", vulgo encéfalo, conseguiria fazer isto com êxito. Se não me falhe a memória, um estudo que discorre na "rede", não me recordo o ano (vá pesquisar), previu que  toda a informação virtual existente (até a data especificada) reside em pouco menos que 1 septilhão de dados, o que me chamou atenção *(grave bem esta parte), é que esse número se aproxima da quantidade total de estrelas conhecidas no universo pela entidade humana.


 É humanamente impossível gravar tanta informação ou mesmo aprender sequer 1/3 de tudo isso, não adianta, é um devaneio acreditar que o cérebro, mesmo com tamanha magnitude, consiga "dar conta" de tanta cousa. Porém, * se tiver realmente gravado a parte anterior a qual me referi, irá compreender o mecanismo de funcionamento do cérebro, onde o mesmo tende a absorver e "gravar" em seu sistema/banco de dados, todas as informações que lhe são atraentes, impactantes, emotivas ou necessárias à manutenção da vida do ponto de vista cerebral... eu não lembro da data da pesquisa, da fonte, instituição responsável por conduzir o estudo etc, mas lembro de forma plena - "pouco menos que 1 septilhão de dados, número que se aproxima da quantidade de estrelas que existem no universo conhecido", pode parecer tosco ou jocoso, mas esta informação me fora "atraente"... é a mesma coisa que acontece com os leitores ávidos e compulsivos, a quantidade de informações armazenadas, triplica, seja personagens, estórias, versos, frases, características de autores e etc, tudo que lhe for "chamativo", será gravado e armazenado no banco de dados do teu encéfalo, quase que de modo automático, sem rodeios ou dramas, e claro, tudo poderá ser facilmente acessado sem muitos pormenores, a mesma coisa que fiz ao citar os dados do estudo.

 
 Percebas que teu cérebro não reage de acordo com tuas vontades, mas sim, por meio dos estímulos externos em que tu és submetido, logo, é muito mais fácil gravar situações ruins, notícias desagradáveis, informações inúteis que são lidas em redes sociais e etc, do que algo realmente frutífero à tua evolução. E não esquecendo de citar as informações conflitantes e ambíguas que existem, ou seja, ser um autodidata ou mesmo um mero estudante conduzido por alguém, é uma verdadeira missão árdua na atual sociedade. Distrações, entretenimento demasiado fora de hora e claro, excesso de informações, são vilões para o cérebro. Se teu desejo for realmente ser um autodidata, tu precisas descobrir os objetos ou temas que lhe chamam a atenção, sem isso tu serás apenas um tresloucado perdido e uivante que pesa para o mundo. Tu gostas de quê? Matemática, pintura, desenho, ocultismo, cérebro humano, política, NOM, astronomia, línguas, antropologia... exemplos não faltam, estudar assuntos que lhe são "chamativos" é o primeiro passo para se tornar um autodidata. Eu aprendi diversas coisas com o autodidatismo, desde matemática, desenho, pintura, escultura, ambidestria, culinária, ciências do meu interesse etc, até mesmo a cortar o próprio cabelo, por mais jocoso que tudo isso possa parecer, o autodidatismo é isso, a vontade e a capacidade de aprender coisas novas ou aprofundar conhecimentos já adquiridos, apenas utilizando o esforço individual e a capacidade cerebral. Esse é o primeiro passo, reconhecer suas afinidades e gostos e "partir pra cima".

 Porém, você não pode se dar ao luxo de abdicar de todas as suas funções e obrigações sociais em prol do autodidatismo pleno, existem impasses pelo caminho, e isso é sem dúvidas uma das grandes dificuldades do autodidata moderno. "Como terei tempo de aprender tudo aquilo que sempre quis se tenho que trabalhar, fazer exercícios, cuidar da família, dormir, ir à faculdade etc?" "Como faço para estudar as matérias da escola mesmo já sendo adulto?" Seja qual for sua rotina ou mesmo obrigações, dá pra tirar proveito de todas essas situações. Os sortudos são as crianças que vivem a época mais propícia ao aprendizado, porém são corrompidas por uma cultura maligna e pacóvia, no final e em grande maioria, acabam como adultos ignorantes. Considerando que tu tenhas uma idade adulta, dá pra utilizar os conceitos da ANDRAGOGIA em benefício próprio, a andragogia é o oposto da pedagogia, são métodos diferentes de aprenzidado e direcionados a públicos distintos obviamente, a andragogia se correlaciona ao aprendizado de adultos, se pauta em alguns pilares, o principal é a necessidade de aprender com a finalidade de colocar os ensinamentos em prática, a benefício próprio, o que de certo modo impulsionaria o processo de apredizado por parte do cérebro... não vou estender muito, vá atrás dos conceitos... em resumo, saiba o que lhe chama atenção, evite distrações demasiadas, não tenha medo do conhecimento e envolva "emoções" no processo de aprendizado, e se for estudar visando a aprovação em alguma prova, procure os conceitos da andragodia, irá lhe ajudar a assimilar melhor os conteúdos e direcionar os estudos de acordo com sua realidade...
 

Responda-o
#18
@Dallas @Cavalheiro Negro obrigado pelas sugestões!
"Tudo o que te resta é o desenvolvimento pessoal." Mr. Rover 
Responda-o
#19
Deletei o facebook, e pretendo ficar suspenso dele por um ótimo tempo, só estou mantendo o whatsapp por estar no grupo da faculdade e ter alguma forma de contato com meus amigos. youtube só uso pra ouvir música e ver video aulas de pacote office ou gameplay de algum jogo que tenho interesse, Felipes netto da vida estou correndo longe. Pretendo usar mais ebooks, porém quero fazer o caminho inverso do povão e ficar menos desconectado, vou usar a internet como base para aprender, porém, ler pdf ou buscar um livro, estou considerando a segunda opção. Quando minha situação financeira melhorar mais irei atrás disso.
Responda-o
#20
Achei sensacional este canal...






















 São exemplos como esse, que rompem com os paradigmas a respeito desses estudos pautados na análise da inteligência humana, feitos por intrujões financiados por verdadeiras corporações que só servem como desestímulo para os que aceitam de braços abertos, os devaneios dessas ideias. Esse é um exemplo práticos do poder do autodidatismo, da busca por conhecimento e da realização de experiências práticas com o conhecimento adquirido. O @Aragons citou uma gama de mecanismos que definem o quociente intelectual de algum indivíduo, adentrando inclusive em variações climáticas e ambientais, isso pode ser contestado, estudos podem ser contestados, artigos podem ser contestados, porém, o poder e a capacidade da inteligência humana, não, isso é infindável. O cérebro é um músculo em desenvolvimento ou em atrofiação, os estímulos que tu condicionas a ele, define o poder da "força" em questão. O mundo pós-moderno é cheio de distrações mas com poucas "ocupações"...
 

Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)