Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ajuda: Largo tudo pra fazer faculade?
#1
Bom dia, pessoal,

Sei que o titulo é um tanto dramático, mas estou num questionamento complicado.

Atuo na área ambiental há 3 anos e sou concursado num municipio do interior do ES como técnico ambiental há 11 meses. 

Ano passado iniciei o curso de eng. ambiental à distancia e já me rematriculei. Só que, 1 semana após a rematricula, saiu o resultado do Sisu e passei em Agronomia num Instituto Federal.

Então a situação é a seguinte:

1 - Moro no interior do ES e a faculdade é perto da Capital, então eu teria que me mudar;
2 - A faculdade é integral, sendo assim, eu teria que sair do atual emprego que me paga uma merreca, mas garante a carne no prato até o fim do mês e ainda ajuda minha família;
3 - Minha familia não tem grana pra me manter em outra cidade;
4 - Tenho 23 anos, então se eu for pra lá, mesmo focado, sairei do local no minimo com 28 anos (Não sei se essa é uma boa idade pra estar terminando uma graduação);
5 - Terei que sair do trabalho voluntário que faço aos sabados;

O que me parece é que terei de abrir mão de muita coisa pra fazer uma federal que eu não sei se vale a pena nos dias atuais. Estou feliz por ter sido classificado, mas a emoção não pode tomar conta da análise dos fatos que não estou conseguindo fazer direito ainda.


Podem me aconselhar?

Obrigado e abraço!

Responda-o
#2
Acho complicado dar esse tipo de conselho, já que a responsabilidade é muito grande.

Porém, me parece que seria difícil vc se manter na outra cidade. Tudo mudaria, vc teria de encontrar trabalho, e a situação atual não é das melhores pra quem procura. De qualquer maneira, vc tem uma renda fixa atualmente, e parece viver bem. Talvez trocar isso agora, nessas circunstâncias, possa não ser mesmo o melhor.

Destaco esse trecho: "O que me parece é que terei de abrir mão de muita coisa pra fazer uma federal que eu não sei se vale a pena nos dias atuais".

Me parece que vc mesmo já não está muito propenso a ir.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o
#3
(30-01-2018, 09:27 AM)PRUSET Escreveu: 1 - Moro no interior do ES e a faculdade é perto da Capital, então eu teria que me mudar;

Precisa mesmo se mudar?

Eu morava em uma cidade e fazia faculdade em outra a 70 km de distância, nós rachavamos a gasolina do carro de um colega com outros 3 colegas da mesma cidade e iamos e voltavamos juntos. Talvez não precise se mudar. Basta procurar na universidade pessoas que morem na sua região. 

(30-01-2018, 09:27 AM)PRUSET Escreveu: 2 - A faculdade é integral, sendo assim, eu teria que sair do atual emprego que me paga uma merreca, mas garante a carne no prato até o fim do mês e ainda ajuda minha família;
3 - Minha familia não tem grana pra me manter em outra cidade;

Se realmente tiver que ficar lá, dá para dividir quarto em repúblicas de estudantes e procurar vender coisas na rua e na universidade pra levantar um dinheiro. E verifique a possibilidade de pegar um afastamento temporário do seu concurso de forma que possa voltar ao seu emprego se as coisas lá não forem como imaginava.

Mas voltando a questão, qual é o seu sonho de vida? Seu objetivo?

Seu emprego atual te satisfaz? Se sim, não precisa se preocupar em melhorar, pode fazer a faculdade a distância com calma. Agora, se está insatisfeito, e sonha em ser agrônomo, então mete a cara a tapa e mude a sua realidade, pare de arrumar desculpas e vá atrás do que quer. Não quero desculpas, quero resultados. Vai ser difícil, vai passar necessidade, mas vale a pena correr atrás do que você realmente quer.

Um amigo meu que também é realista tinha o sonho de ser médico e tudo estava contra ele, mas ele meteu a cara a tapa e foi mesmo sem dinheiro e sem emprego, e abandonou a faculdade de enfermagem, se mudou de cidade e de país e ele se formou no início do ano passado depois de 8 longos anos de luta e sofrimento.

Se ele tivesse continuado como enfermeiro, teria sofrido muito menos a curto prazo, mas iria passar a vida se lamentando no emprego e pensando no que teria acontecido se ele tivesse a coragem de ter ido atrás do sonho dele que era ser médico. A longo prazo o sofrimento seria maior. Hoje ele é médico e ganha por mês mais do que ganharia por ano como enfermeiro.

(30-01-2018, 09:27 AM)PRUSET Escreveu: O que me parece é que terei de abrir mão de muita coisa pra fazer uma federal que eu não sei se vale a pena nos dias atuais. Estou feliz por ter sido classificado, mas a emoção não pode tomar conta da análise dos fatos que não estou conseguindo fazer direito ainda.

Essa sua história me lembra a parábola da vaca no precipício:

Um sábio passeava por uma floresta com seu fiel discípulo, quando avistou ao longe um sítio de aparência pobre e resolveu fazer uma breve visita.

Durante o percurso ele falou ao aprendiz sobre a importância das visitas e as oportunidades de aprendizado que temos, também com as pessoas que mal conhecemos.

Chegando ao sítio constatou a pobreza do lugar. A casa era de madeira. Faltava calçamento e os moradores, um casal e três filhos, trajavam roupas rasgadas e sujas.

Ele se aproximou do pai daquela família e lhe perguntou:

– Neste lugar não há sinais de pontos de comércio e de trabalho. Então, como o senhor e a sua família sobrevivem aqui?

O senhor calmamente lhe respondeu:

– Meu amigo, nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte desse produto nós vendemos ou trocamos na cidade vizinha por outros gêneros de alimentos e com a outra parte nós produzimos queijo, coalhada e outros produtos para nosso consumo. Assim, vamos sobrevivendo.

O sábio agradeceu a informação, contemplou o lugar por alguns momentos, despediu-se e partiu. No meio do caminho, voltou ao seu fiel discípulo e ordenou:

– Aprendiz, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali na frente e a empurre, jogando-a lá embaixo.

O jovem arregalou os olhos espantando e questionou o mestre sobre o fato de a vaquinha ser o único meio de sobrevivência daquela família. Mas, como percebeu o silêncio absoluto do seu mestre, foi cumprir a ordem. Assim, empurrou a vaquinha morro abaixo e a viu morrer.

Aquela cena ficou marcada na memória daquele jovem durante alguns anos e um belo dia ele resolveu largar tudo o que havia aprendido e voltar naquele mesmo lugar e contar tudo àquela família, pedir perdão e ajudá-los.

Assim fez e quando se aproximava do local avistou um sítio muito bonito, com árvores floridas, todo murado, com carro na garagem e algumas crianças brincando no jardim. Ficou triste e desesperado imaginando que aquela pobre família tivera que vender o sítio para sobreviver.

Chegando ao local, foi recebido por um caseiro muito simpático e perguntou sobre a família que ali morava havia uns quatro anos, ao que o caseiro respondeu:

– Continuam morando aqui.

Espantado, ao encontrar os familiares, viu que se tratava das mesmas pessoas que visitara com o mestre. Elogiou o local e perguntou ao dono:

– Como o senhor melhorou este sítio e está tão bem de vida?

E o senhor, entusiasmado, respondeu-lhe:

– Nós tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu. Daquele dia em diante tivemos que fazer outras coisas e desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos. Assim, alcançamos o sucesso que seus olhos vislumbram agora.

Pruset, já imaginou a quantidade de vaquinhas que temos nas nossas vidas? Muitas delas atrapalhando o nosso crescimento, nos proporcionando nada mais que comodismo e falsa sensação de conforto?

(30-01-2018, 09:27 AM)PRUSET Escreveu: 2 - A faculdade é integral, sendo assim, eu teria que sair do atual emprego que me paga uma merreca, mas garante a carne no prato até o fim do mês e ainda ajuda minha família;

Se você não tiver coragem de empurrar a sua vaquinha no penhasco que hoje só te dá só o suficiente pra sobreviver, talvez nunca terá condições de ter dinheiro de verdade para realmente viver como sonha. As vezes é necessário sacrificar o pouco que tem para conseguir o muito que almeja.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#4
Como os confrades falaram, depende muito de você. Uma decisão dessa tem que levar em conta fatores objetivos e subjetivos. Olhando para os objetivos listados realmente não vale o risco, mas não nos foi dito os subjetivos que são a sua vocação, as chances que isso irá te dar, o retorno esperado, seus planos a médio e longo prazo, etc.

Me formarei este ano em engenharia em uma federal boa e te digo: o mercado está complicado, não está tão ruim quanto dizem, mas não é como antigamente, em que um profissional com nível superior era bem remunerado. Claro que tem as suas exceções, as vezes, se você se especializar em alguma área de alta demanda você pode se dar bem. Tome isso apenas como algo ilustrativo, há inúmeras possibilidades, porém nenhuma é fácil.

Enfim, pese bem no valor que esse curso teria para você, o quanto irá agregar no seu desenvolvimento pessoal e no seu plano de vida. E se tiver a ilusão de que uma graduação no Brasil resolve a vida do sujeito, tire-a da cabeça.
Responda-o
#5
Vc tem mais habilidade com o quê? (fundamental)
Qual das duas áreas o mercado de trabalho é mais receptivo à novos profissionais?
Qual agrega mais no seu currículo? 
Cada escolha uma renúncia, tudo tem um preço; qual preço vc está disposto a pagar?.
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Responda-o
#6
Normalmente dentro das universidades federais existem projetos sociais com o objetivo de ajudar estudantes de baixa renda a se manterem lá. Procure saber se na sua tem esse tipo de projeto e quais são os requisitos a serem atendidos.

Outra forma de obter uma grana lá são as bolsas de monitoria. Você recebe uma bolsa pra ser monitor de uma determinada matéria, mas tem que estudar muito, pq o critério de seleção é uma prova e costuma ser concorrido. O pré-requisito para fazer a prova é obviamente já ter passado nessa matéria, ou seja, vc só pode tentar uma bolsa de monitoria do 2° período pra frente.
E mais pra frente vc pode tentar também conseguir uma bolsa de iniciação científica.

Dá um jeito de saber como funciona essas coisas na sua faculdade!

E vai pesquisando o preço pra morar em uma republica, os preços costumam variar bastante. E veja também se a sua faculdade oferece alojamento para estudantes ou algo do tipo!
"Se você se ofende com qualquer palavra em qualquer língua, é provável que seus pais não foram capazes de criar um filho!" - Doug Stanhope
Responda-o
#7
Sinceramente confrade, vou te falar o que serviu para mim, Ok? Decida se serve pra você.

Primeiro se ganha o pão, você deve conseguir um trabalho para viver, daí faz uma faculdade intercalando com o trabalho. É difícil mas será somente por um período de sua vida. Mesmo porque o aprendizado é contínuo, não devemos parar o trabalho por conta disso.

No seu caso eu me mudaria de cidade se encontrasse também um trabalho por lá, mesmo que modesto.

Pode tentar encarar mas se falhar ao conseguir algo pode correr o risco de perder também a faculdade, além de perder o seu trabalho na cidade atual, ponha na balança.
Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso. - Salomão em Eclesiastes 10.10.
Muito cara legal foi parar debaixo de uma ponte por causa de uma mulher. - Bukowski.
As maiores redpills ouvimos da boca de mulheres.
Responda-o
#8
No caso de ser concursado e estatutário, priorizaria o emprego e deixaria universidade pra depois.

Busque informação sobre licença remunerada ou então sobre licença sem vencimentos mesmo.

O Estado dificilmente abdica de servidor estável em razão de o mesmo fazer algum curso.

Se informe na sua autarquia ou repartição de trabalho, e não saia do emprego tão desavisadamente.

Sustento é negócio sério, principalmente na situação atual [e prognóstico] do país. Sem o que acrescentar, boa sorte.
Responda-o
#9
Antes de abrir o tópico eu tinha feito essa pergunta pro Bean por mp. Vou postar a resposta dele:

"Em um tópico seria melhor pois assim teriam mais ideias, mas em todo o caso...

Tudo isso depende muito do quanto você está disposto a mudar e qual o seu objetivo final.

Acho que nem preciso dizer que no seu caso o curso de Agronomia vai ser muito superior que o canudo na área de Eng Ambiental, mas se a sua ideia é passar em um concurso o que vale é a graduação em ensino superior reconhecida pelo MEC nesse quesito ambos tem o mesmo peso.

Sobre o quesito morar fora... isso com o tempo se organiza... acha um projeto de pesquisa pra fazer, um bico de garçon, mora em 4 em um apto... divide custo, come nesses lugares de prato feito por 2 reais... pode encontrar ótimos contatos, inciar um mestrado/doutorado... pode entrar em vários empregos novos... uma vida completamente diferente. Sobre valer a pena ou não isso depende muito mas provavelmente vale a pena em 5 anos muda muita coisa...

Ou você pode continuar na boa como está, termina a eng a distância sem sofrimento... depois vê se passa em um concurso ou consegue mais contatos e trabalhar na área que pode ser tão promissora quanto...

Imagine que o mesmo esforço que você coloque em cursar Agronomia colocasse para procurar emprego/fazer negócio/concurso na atual área... será que a diferença ia ser muito grande ? Ou se fosse vale a pena?

Alguns querem ir para a Capital a qualquer custo, sair do interior.. outros preferem o interior mais tranquilo. Indo para a capital provavelmente você fique muito bem mas e se não ir ficará mal?

Veja as opiniões do pessoal de casa, as vezes alguém pode ajudar já que te conhecem melhor."
Responda-o
#10
(30-01-2018, 09:27 AM)PRUSET Escreveu: Bom dia, pessoal,

Sei que o titulo é um tanto dramático, mas estou num questionamento complicado.

Atuo na área ambiental há 3 anos e sou concursado num municipio do interior do ES como técnico ambiental há 11 meses. 

Ano passado iniciei o curso de eng. ambiental à distancia e já me rematriculei. Só que, 1 semana após a rematricula, saiu o resultado do Sisu e passei em Agronomia num Instituto Federal.

Então a situação é a seguinte:

1 - Moro no interior do ES e a faculdade é perto da Capital, então eu teria que me mudar;
2 - A faculdade é integral, sendo assim, eu teria que sair do atual emprego que me paga uma merreca, mas garante a carne no prato até o fim do mês e ainda ajuda minha família;
3 - Minha familia não tem grana pra me manter em outra cidade;
4 - Tenho 23 anos, então se eu for pra lá, mesmo focado, sairei do local no minimo com 28 anos (Não sei se essa é uma boa idade pra estar terminando uma graduação);
5 - Terei que sair do trabalho voluntário que faço aos sabados;

O que me parece é que terei de abrir mão de muita coisa pra fazer uma federal que eu não sei se vale a pena nos dias atuais. Estou feliz por ter sido classificado, mas a emoção não pode tomar conta da análise dos fatos que não estou conseguindo fazer direito ainda.


Podem me aconselhar?

Obrigado e abraço!

PRUSET é o seguinte, você deveria ter o pé no chão e trabalhar com suas possibilidades. Esquece esse papo furado de que tem que correr riscos pra vencer na vida, pois isso é coisa de moleque inexperiente que tem o papai e a mamãe por debaixo dos panos pra socorrer caso nada de certo, coisa de gente tempestiva, imatura. Se com uma pessoa deu certo, tudo bem, porém não podemos aplicar a exceção a regra ok?

Você ajuda sua família com o dinheiro que recebe e se sustenta, continue assim cara, termine a faculdade, você também já tem certa experiência na área, está concursado e por mais que é pouco de soldo você tem certa estabilidade. Conclua a faculdade, se mantenha no seu trabalho, fique próximo de sua família. Não TROQUE O CERTO PELO DUVIDOSO NUNCA! E é isso que você está cogitando em fazer. 

É uma analise muito simples para concluir que o que quer fazer é merda. Depois formado, você pode subir outro degrau na vida, lembre-se uma coisa de cada vez!

[]'s


Responda-o
#11
Spoiler Revelar
(31-01-2018, 07:56 AM)medeirosfilipe Escreveu:
(30-01-2018, 09:27 AM)PRUSET Escreveu: Bom dia, pessoal,

Sei que o titulo é um tanto dramático, mas estou num questionamento complicado.

Atuo na área ambiental há 3 anos e sou concursado num municipio do interior do ES como técnico ambiental há 11 meses. 

Ano passado iniciei o curso de eng. ambiental à distancia e já me rematriculei. Só que, 1 semana após a rematricula, saiu o resultado do Sisu e passei em Agronomia num Instituto Federal.

Então a situação é a seguinte:

1 - Moro no interior do ES e a faculdade é perto da Capital, então eu teria que me mudar;
2 - A faculdade é integral, sendo assim, eu teria que sair do atual emprego que me paga uma merreca, mas garante a carne no prato até o fim do mês e ainda ajuda minha família;
3 - Minha familia não tem grana pra me manter em outra cidade;
4 - Tenho 23 anos, então se eu for pra lá, mesmo focado, sairei do local no minimo com 28 anos (Não sei se essa é uma boa idade pra estar terminando uma graduação);
5 - Terei que sair do trabalho voluntário que faço aos sabados;

O que me parece é que terei de abrir mão de muita coisa pra fazer uma federal que eu não sei se vale a pena nos dias atuais. Estou feliz por ter sido classificado, mas a emoção não pode tomar conta da análise dos fatos que não estou conseguindo fazer direito ainda.


Podem me aconselhar?

Obrigado e abraço!

PRUSET é o seguinte, você deveria ter o pé no chão e trabalhar com suas possibilidades. Esquece esse papo furado de que tem que correr riscos pra vencer na vida, pois isso é coisa de moleque inexperiente que tem o papai e a mamãe por debaixo dos panos pra socorrer caso nada de certo, coisa de gente tempestiva, imatura. Se com uma pessoa deu certo, tudo bem, porém não podemos aplicar a exceção a regra ok?

Você ajuda sua família com o dinheiro que recebe e se sustenta, continue assim cara, termine a faculdade, você também já tem certa experiência na área, está concursado e por mais que é pouco de soldo você tem certa estabilidade. Conclua a faculdade, se mantenha no seu trabalho, fique próximo de sua família. Não TROQUE O CERTO PELO DUVIDOSO NUNCA! E é isso que você está cogitando em fazer. 

É uma analise muito simples para concluir que o que quer fazer é merda. Depois formado, você pode subir outro degrau na vida, lembre-se uma coisa de cada vez!

[]'s



Isso é balelinha de acomodado. Tudo na vida depende de quanto risco você está disposto a correr.
Grandes conquistas só vem com grandes riscos. As exceções que conquistaram muito na vida arriscaram muito também, não vem com esse papo de que só fizeram isso (se arriscaram) porque papai e mamãe tava de suporte.
Conheço várias histórias de brasileiros que sacrificaram muito para ter a chance de ganhar muito e conseguiram. Não estou falando aqui que correndo um alto risco você vai ter um grande retorno, mas que um grande retorno só será possível com um alto risco.
A vida é um mercado financeiro, quanto maior o risco maior a possibilidade de retorno.

Se você quer viver mais sossegado e com um crescimento lento porém cadenciado, continua como está, tenta fazer um concurso, opte pelo seguro.

Mas se você almeja o topo e quer crescer o quanto antes, se arrisque. Porém lembre-se, o alto risco trás grandes retornos, porém a queda pode ser muito alta também.
Um homem deve fazer o que um homem deve fazer!
Responda-o
#12
Faz alguma faculdade a distância ou alguma particular mais perto da sua casa. Não acho que vale a pena se mudar de casa pra cursar faculdade pública, a não ser que essa seja um sonho da sua vida o que aparentemente não é o seu caso porque se você estivesse tão absurdamente interessado nem teria aberto esse tópico.
Responda-o
#13
O que a sua família acha disso?
Responda-o
#14
(31-01-2018, 10:47 AM)Leal Escreveu:
Spoiler Revelar
(31-01-2018, 07:56 AM)medeirosfilipe Escreveu: PRUSET é o seguinte, você deveria ter o pé no chão e trabalhar com suas possibilidades. Esquece esse papo furado de que tem que correr riscos pra vencer na vida, pois isso é coisa de moleque inexperiente que tem o papai e a mamãe por debaixo dos panos pra socorrer caso nada de certo, coisa de gente tempestiva, imatura. Se com uma pessoa deu certo, tudo bem, porém não podemos aplicar a exceção a regra ok?

Você ajuda sua família com o dinheiro que recebe e se sustenta, continue assim cara, termine a faculdade, você também já tem certa experiência na área, está concursado e por mais que é pouco de soldo você tem certa estabilidade. Conclua a faculdade, se mantenha no seu trabalho, fique próximo de sua família. Não TROQUE O CERTO PELO DUVIDOSO NUNCA! E é isso que você está cogitando em fazer. 

É uma analise muito simples para concluir que o que quer fazer é merda. Depois formado, você pode subir outro degrau na vida, lembre-se uma coisa de cada vez!

[]'s



Isso é balelinha de acomodado. Tudo na vida depende de quanto risco você está disposto a correr.
Grandes conquistas só vem com grandes riscos. As exceções que conquistaram muito na vida arriscaram muito também, não vem com esse papo de que só fizeram isso (se arriscaram) porque papai e mamãe tava de suporte.
Conheço várias histórias de brasileiros que sacrificaram muito para ter a chance de ganhar muito e conseguiram. Não estou falando aqui que correndo um alto risco você vai ter um grande retorno, mas que um grande retorno só será possível com um alto risco.
A vida é um mercado financeiro, quanto maior o risco maior a possibilidade de retorno.

Se você quer viver mais sossegado e com um crescimento lento porém cadenciado, continua como está, tenta fazer um concurso, opte pelo seguro.

Mas se você almeja o topo e quer crescer o quanto antes, se arrisque. Porém lembre-se, o alto risco trás grandes retornos, porém a queda pode ser muito alta também.

Então o senhor é un fracassado. Conhece varios brasileiros no topo e ainda não está lá porque? Os que sei é meia duzia de gato pingado que fica saindo nessas publicações de revistas como Exame. O único milionário que conheço é meu primo que começou como corretor de Etanol quando o FHC desestatizou o mercado de petróleo e gás, porém ele não começou arriscando nada, começou trabalhando e hoje tem sua própria usina e não teve de fazer nada fenomenal pra chegar nisso. Eu como calejado e depois de ter me fudido na vida, olho com desconfiança nessas histórias de "alto risco". Quem rala e sustenta uma casa sabe que isso não funciona.

No mais, é papo de playboy que tem suporte do papi e da mamãe.
Responda-o
#15
Spoiler Revelar
(01-02-2018, 11:42 AM)medeirosfilipe Escreveu:
(31-01-2018, 10:47 AM)Leal Escreveu: Isso é balelinha de acomodado. Tudo na vida depende de quanto risco você está disposto a correr.
Grandes conquistas só vem com grandes riscos. As exceções que conquistaram muito na vida arriscaram muito também, não vem com esse papo de que só fizeram isso (se arriscaram) porque papai e mamãe tava de suporte.
Conheço várias histórias de brasileiros que sacrificaram muito para ter a chance de ganhar muito e conseguiram. Não estou falando aqui que correndo um alto risco você vai ter um grande retorno, mas que um grande retorno só será possível com um alto risco.
A vida é um mercado financeiro, quanto maior o risco maior a possibilidade de retorno.

Se você quer viver mais sossegado e com um crescimento lento porém cadenciado, continua como está, tenta fazer um concurso, opte pelo seguro.

Mas se você almeja o topo e quer crescer o quanto antes, se arrisque. Porém lembre-se, o alto risco trás grandes retornos, porém a queda pode ser muito alta também.

Então o senhor é un fracassado. Conhece varios brasileiros no topo e ainda não está lá porque? Os que sei é meia duzia de gato pingado que fica saindo nessas publicações de revistas como Exame. O único milionário que conheço é meu primo que começou como corretor de Etanol quando o FHC desestatizou o mercado de petróleo e gás, porém ele não começou arriscando nada, começou trabalhando e hoje tem sua própria usina e não teve de fazer nada fenomenal pra chegar nisso. Eu como calejado e depois de ter me fudido na vida, olho com desconfiança nessas histórias de "alto risco". Quem rala e sustenta uma casa sabe que isso não funciona.

No mais, é papo de playboy que tem suporte do papi e da mamãe.

Oras, não estou no topo porque ainda sou novo. Estou começando agora na vida profissional. E estou arriscando.
Não diria que sou um fracassado, pois ainda não tive tempo para isso. Mas tenho certeza que fracassarei muito na vida. A taxa de acerto será pequena, mas a recompensa será grande. Ninguém consegue muito sendo seguro. Estou arriscando praticamente tudo que tenho p tentar ter uma vida melhor, e não sou playboy nem tenho papi e mami pra me bancar. 

medeirosfilipe Escreveu:O único milionário que conheço é meu primo que começou como corretor de Etanol quando o FHC desestatizou o mercado de petróleo e gás, porém ele não começou arriscando nada,

Se ele entrou em um mercado nada estável, é claro que ele arriscou. A instabilidade do mercado é a prova do risco dele. Só você não enxerga.

No mais vc está com ideia de gente acomodada, com medo de sair da zona de conforto.
Um homem deve fazer o que um homem deve fazer!
Responda-o
#16
Cara. Essa decisão é unicamente sua, nenhum coneelho vai te ajudar, pois só vc conhece verdadeiramente suas condições.

Mas em uma coisa posso te ajudar: Decida-se e mergulhe de cabeça nessa decisão. O bem mais precioso que temos é o tempo e indecisão é a maneira mais eficiente de desperdiçá-lo (procrastinação tb).

Vejo que vc está inclinado à se manter e se isto te agrada, faça. Minha vida deu uma reviravolta inesperada nos dois últimos anos e meus planos mudaram completamente. Mas já decidi qual o foco que devo ter. Tenha foco, perseverança e FÉ que a sua escolha foi a correta .a
E esqueça a outra opção, a vida não é feita de "se's".

+1 no Aragons
Responda-o
#17
(01-02-2018, 02:21 PM)Leal Escreveu:
Spoiler Revelar
(01-02-2018, 11:42 AM)medeirosfilipe Escreveu: Então o senhor é un fracassado. Conhece varios brasileiros no topo e ainda não está lá porque? Os que sei é meia duzia de gato pingado que fica saindo nessas publicações de revistas como Exame. O único milionário que conheço é meu primo que começou como corretor de Etanol quando o FHC desestatizou o mercado de petróleo e gás, porém ele não começou arriscando nada, começou trabalhando e hoje tem sua própria usina e não teve de fazer nada fenomenal pra chegar nisso. Eu como calejado e depois de ter me fudido na vida, olho com desconfiança nessas histórias de "alto risco". Quem rala e sustenta uma casa sabe que isso não funciona.

No mais, é papo de playboy que tem suporte do papi e da mamãe.

Oras, não estou no topo porque ainda sou novo. Estou começando agora na vida profissional. E estou arriscando.
Não diria que sou um fracassado, pois ainda não tive tempo para isso. Mas tenho certeza que fracassarei muito na vida. A taxa de acerto será pequena, mas a recompensa será grande. Ninguém consegue muito sendo seguro. Estou arriscando praticamente tudo que tenho p tentar ter uma vida melhor, e não sou playboy nem tenho papi e mami pra me bancar. 

medeirosfilipe Escreveu:O único milionário que conheço é meu primo que começou como corretor de Etanol quando o FHC desestatizou o mercado de petróleo e gás, porém ele não começou arriscando nada,

Se ele entrou em um mercado nada estável, é claro que ele arriscou. A instabilidade do mercado é a prova do risco dele. Só você não enxerga.

No mais vc está com ideia de gente acomodada, com medo de sair da zona de conforto.

Pontos de vistas diferentes onde a aplicabilidade deve ser muito bem avaliada. Quanto a ser acomodado, o que eu gosto de fazer, o que escolhi ser, a minha realização profissional nunca me deixara rico. Mas me garantira pagar a escola dos meus 3 filhos, intercâmbio, esposa fora do mercado de trabalho, imóvel quitado, plano de saúde dentre outras coisas, minha família tem um estilo de vida bem austero.
Responda-o
#18
@Roland
Pois é, cara. As circunstâncias me fazem ficar. E meu único objetivo seria aprender algo lá e trazer de volta pra contribuir pra minha pequena cidade. Gosto muito daqui.

@Libertador
1 - Precisaria me mudar sim, a cidade fica a 200 Km de distancia;
2 - Meu sonho de vida é ter uma agroindústria de pequeno a médio porte e ajudar na valorização da produção agrícola de onde moro. Por isso queria saber de alguém que já fez faculdade se o que é aplicado lá me ajudaria nisso: aprimorar, agilizar e baratear processos de produção;
3 - A parábola do precipício me deixou mais em dúvida ainda, kkkkkkkk; Mas não deixa de me desafiar a tentar algo novo.

@macedonio
Então, cara. Se for pra levar em conta os fatores o objetivos e subjetivos, vou levar muito tempo pensando e ficando cada vez mais confuso.
Pra você que está terminando a faculdade, acha que o conhecimento de adquiriu te ajudaria num negócio próprio?

@Machado Anninhilator
1- A área de agronomia está mais aberta a novos profissionais;
2 - A área de agronomia me agrega mais no currículo;
3 - Cada escolha, várias renúncias.

@Hiroshi
Já foi direto ao ponto.
1 - Ainda não tenho conhecimento dos projetos sociais do Instituto;
2 - Vou pesquisar sobre a monitoria e a iniciação cientifica;
3 - As 2 opções existem: tanto o alojamento quanto a republica, qual seria melhor?.

@Fairchild
Se eu for pôr na balança, minha situação atual pesa bem mais;

@Baralho
Conversei com meu chefe a respeito e ele também me disse pra procurar se consigo uma licença do serviço mesmo em período probatório.
Ele também disse que eu devo ir, pois é melhor quebrar a cara do que me arrepender de não ter tentado, e que eu mereço mais do que onde estou agora.

@Bean
"Imagine que o mesmo esforço que você coloque em cursar Agronomia colocasse para procurar emprego/fazer negócio/concurso na atual área... será que a diferença ia ser muito grande ? Ou se fosse vale a pena?" 

Essa pergunta me abriu alguns caminhos na mente. De fato, acho que o mesmo esforço de 5 anos numa faculdade seriam mais proveitosos indo direto ao ponto de abrir um negócio.

@MateiroPaulista
Entendi. Estou tentando tirar as nuvens escuras da minha frente pra analisar as possibilidades.

@Leal
Vai com calma, cara. Olha o titulo do tópico.
Tenho que analisar se o que faço é alto risco ou burrice.

@Aragons
O sisu e o prouni ficam abertos em datas próximas. Vou dar uma olhada na nota de corte do prouni que abriu hoje, pois tenho até amanhã pra fazer a matricula no curso que passei.

@TheFly
Eles não opinam sobre o que faço da vida, kkkkk. Acham que já sou adulto o suficiente pra decidir por mim mesmo.

@CONAN
Sim, utilizar o tempo a nosso favor é essencial pro desenvolvimento.


Agradeço a todos pelas respostas. Não é em qualquer lugar que encontramos pessoas dispostas a ajudar. Principalmente eu que sou novato por aqui.
Confesso que estou um pouco em dúvida ainda, pois a decisão de ir mudaria todo rumo da minha vida. Tenho até amanhã pra isso tudo. Por sorte hoje recebi folga, então dá pra passar o dia pensando nas possibilidades e analisando a situação.

Abraços!
Responda-o
#19
Faculdade só vai tentar comer seu dinheiro e transformá-lo em um feminista gay

É uma pena que o estado force o mercado a aceitar o profissional apenas por um pedaço de papel e não por sua reputação

O estado odeia o autodidata

Se voce comprasse o diploma, acharia belo e moral
Responda-o
#20
Depois de escolher o que fazer, segue o jogo nada de ficar com remorso achando que a outra coisa poderia ser melhor...

Muitos usam disso para no final não fazer nada.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)