Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] Considera-se uma pessoa livre?
Trago um texto (traduzido) interessante para os confrades,sobre nossa sociedade "moderna".!

Estás a viver numa prisão?

A verdade vai libertar-te, mas primeiro vai irritar-te.

Preocupo-me quando uma população se torna distraída por curiosidades,pessoas que colocam a cultura lixo num pedestal, quando é uma ferramenta para distrair as pessoas.

A ditadura perfeita teria o aspecto da democracia, uma prisão sem muros em que os prisioneiros não queiram fugir. 

Um sistema de escravidão onde, através do consumo (Apple, Rolex, Nike, Johnnie Walker, Armani, Ferrari, Louis Vuitton, blackfriday...) e entretenimento (Marvel, Disney, NFL, Star Wars, Adele, NBA, pokemon go, game of Thrones, UEFA... e em alguns casos, religião) , os escravos iriam adorar a sua servidão (produzindo uma ditadura sem lágrimas, uma espécie de campo de concentração indolor para sociedades inteiras). 

Esse sistema é nosso inimigo. Está à nossa volta. É o mundo que tem sido puxado sobre os teus olhos para te cegar da verdade (uma prisão que não podes saborear, ver ou tocar, uma prisão para a tua mente). 

Este sistema organiza a nossa economia, a nossa política, os nossos hábitos, as nossas vidas, e até nos fornece taxas e cartões de crédito e dá-nos a aparência de felicidade. 
E esta parece ser a revolução final. 

Você sentiu isso toda a sua vida, que há algo errado com o mundo, mas aceito como normal (errado é errado mesmo que todos estejam fazendo isso). 
Como toda a gente que nasceste para a escravidão.

Parece que nascemos apenas para consumir e consumir, e quando já não podemos consumir, temos um sentimento de frustração, e sofremos com a pobreza, e somos auto-marginalizados. 

E muitos estão tão habituados, tão dependentes do sistema, que vão lutar para protegê-lo. 

É assim que se faz com as pessoas. Ninguém se importa como funciona desde que funcione. 

Só espero que nós vejamos essa razão antes que seja tarde demais. O facto é que, quando estamos hipnotizado por alguém (corporações), perdemos todo o sentido de análise e reflexão. 

É importante perceber que todos nós nascemos com um cérebro, por isso estou a ser pragmático, dizendo que ninguém tem o direito de ser ignorante. 

Aqueles que não querem, são fanáticos, aqueles que não podem, são tolos, e aqueles que não se desafiam, são escravos. 

Liberte a sua mente.

(para g. Orwell e morpheus
3301 Nullius addictus iurare in verba magistri,quo me cumque rapit tempestas,deferor hospes.
Responda-o
Estamos todos inseridos numa prisão mental, cabe a cada um tentar libertar-se dela dentro do possível.
Responda-o
O autor pergunta se as pessoas são livres mas não dá a definição de "liberdade".
Liberdade é um conceito bem obscuro que no final das contas não significa lá muitas coisas.

Um sujeito que escolhe ficar jogando videogame ao invés de arrumar emprego é escravo ou um homem livre?
Um empregado é escravo ou um homem livre?
Um viciado em drogas é escravo controlado por substâncias químicas ou é uma pessoa livre consumindo os produtos que ele quer livremente consumir?
Um consumista é um escravo da sua mente com transtornos de personalidade ou é uma pessoa livre fazendo o que gosta de fazer?

Eu acho que liberdade está atrelada à liberdade de escolha. Um presidiário não tem liberdade de escolha pra sair da prisão. Um viciado tem sua liberdade de escolha tolhida pelas substâncias químicas. Um gamer apenas está usando sua liberdade pra jogar seu tempo na lata de lixo. Um consumista está usando sua liberdade pra se endividar e comprar o que não precisa.
O consumista, o trabalhador e o gamer são livres, enquanto o viciado e o presidiário não são livres.

Mas e se o consumista ou o gamer tiver transtornos psicológicos? Qual é a diferença entre ele e um viciado em drogas?
Mas é se o trabalhador odiar seu serviço e só estar nele pra manter sua família alimentada, qual é a diferença entre ele e um presidiário?

Enfim, liberdade é algo obscuro que depende do ponto de vista de cada um.
Responda-o
(26-11-2017, 05:28 PM)Realistic_20 Escreveu: Estamos todos inseridos numa prisão mental, cabe a cada um tentar libertar-se dela dentro do possível.

Exato, podem até ser "livres" fisicamente, mas a maior prisão de todas é mental. E pra libertar-se dessa "matrix" de condicionamentos ao longo dos anos, vai precisar conhecer por conta própria o que é a verdade, não levando em conta opiniões de terceiros e nenhuma influencia externa.

"A liberdade não implica escolha. Pensamos que somos livres se pudermos escolher. Não sei se alguma vez você já investigou a questão da escolha. Tem uma vasta seleção à sua frente – os vários professores, yogis, filósofos, cientistas, psicólogos, analistas – bombardeando a sua mente, constantemente, dia sim dia não. E desta seleção você vai escolher quem você pensa que deve seguir, quem você pensa que deve ouvir…"  
"IT'S ALL ABOUT WORKING BODY, MIND AND SOUL" 

"Todo mundo tem um plano....Até tomar o primeiro soco"  M. Tyson
Responda-o
Sobre o conceito de liberdade, a restrição começa quando você é obrigado a colher os frutos das suas livres escolhas.

Textinho vazio e vagabundo, no fundo quer criticar o "sistema" e o "consumismo", mas aposto que gosta de tomar um banho quentinho e não caça para comer. Se bobear, escreveu o texto no seu iphone novinho.

A sociedade, ou "sistema", nada mais é do que uma organização da "porra toda", para o homem viver de forma mais digna e confortável, e é claro que deve haver limites.

Agora, se o cara é um consumista desenfreado, "fanático" ou "tolo", como diz o autor, o problema é deles, cada um faz o que quer dentro da sua liberdade.

"Liberte sua mente".
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
O homem só é livre quando pensa pelas próprias ideias e sente pelas próprias aspirações. Fora disso só existe a influência social e a necessidade de ser querido por alguém ou um grupo. Então como gota de água o homem é contaminado pelo ambiente, expressando assim sua animalidade; macaco vê, macaco faz. Saindo da animalidade, o homem pode ser livre, pensar, sentir e viver fora da imposição cultural da "massa".

Na animalidade só existem relativismos de todos os tipos, " o outro roubou, porquê eu não posso roubar? Ela me traiu, porquê eu não posso trair?"
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Responda-o
Liberdade é disciplina. Ponto.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o
O autor faz uma crítica ao "sistema" mas não dá nenhuma alternativa melhor e nem define o que seria liberdade. Criticar por criticar não vale de muita coisa, o importante é apontar meios e uma possível saída para o "prisioneiro". Me pareceu um texto meio que comunista.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
que:

Você tirou esse texto de um site com inclinações comunistas? O texto faz uma crítica muito vazia, ficou meio sem lógica isso aí.
Responda-o
Você deve viver o seu dia de modo que quando chegar a noite, antes de dormir, você se sinta digno. E deve viver a vida assim também. Ter orgulho de si mesmo e se sentir digno e honrado; mas para isso você deve fazer apenas aquilo que acha e que sente que é correto de ser feito.

Quando você vai fazer algo, e sente dentro de si que aquilo é errado e mesmo assim faz; é nesse momento que você perde a dignidade, e isso ocasiona um enfraquecimento da personalidade; quando lembrar do fato se sentirá "um bosta". É aí que você perde a si mesmo; se torna mundano, se torna mais um na multidão, é aí que não há liberdade; vc é só mais um fazendo e se comportando como todo mundo.
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Responda-o
[Image: comment_xL77QX9KaeNg0hqpIFxIBONtHqRnn31L.gif]
"Amante das M$ois, quero" 
Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)