Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] O Valor do Silêncio
#1
Para mim uma das melhores reflexões de NA.

Livro: O Profano Feminino.

Capítulo 7 -  O valor do Silêncio.

Uma poderosa arma contra-manipulatória e até coercitiva é o silêncio. Da mesma forma que a frieza, o silêncio não pode ser usado descriteriosamente. Se você acha que simplesmente ficando mudo vai resolver tudo, está errado. Você deve usar o silêncio por longos períodos somente quando estiver sido vítima de alguma pilantragem emocional.

No resto do tempo, deve atenuá-lo com falas acertadas. Porém nunca deve ser muito falador.
Simplesmente ficar quieto não irá resolver nada. Você deve ficar quieto dentro de certas condições e atenuar o silêncio sob outras condições.

Poucos conseguem discernir isso, a maioria crê ingenuamente na eficácia de generalizáveis comportamentos polarizados mecanicamente. Pouquíssimos homens são capazes de se manterem silenciosos por longos períodos de conflito. Normalmente, tentamos ficar calados após sofrermos injustiças, atraiçoamentos sutis ou termos os nossos sentimentos transformados em objeto de brincadeiras irresponsáveis mas não agüentamos fazê-lo por muito tempo.

Quando chegamos ao limite de nossa capacidade de suportar, explodimos e descontamos o atrasado. A vontade de dizer o que sentimos é algo que nos traga vivos e nos corrói. É agravada pela dificuldade em verbalizar o que percebemos. A dificuldade se deve ao caos infernal e confuso de idéias e emoções que se mesclam em um pandemônio insano propositalmente provocado pelas espertinhas, as quais se mantém cientes de tudo o que se passa ao mesmo tempo em que nos recusam certezas, definições e clarezas para nos manterem na confusão.

Temos muitíssimas insatisfações mas, por mais que tentemos definí-las e demonstrá-las, nunca sentimos que é o suficiente. Esta obsessão provém da hiperatividade mental. Se você se calar exteriormente mas interiormente continuar com a mente agitada, pensando milhares de tolices, terminará no hospício.

O silêncio é poderoso e as vence mas necessita vir de dentro para fora e jamais de fora para dentro. Na presença dela, mantenha sua mente quieta. A partir do momento que você não pensar, não existirão confusões ou dúvidas pois não existirão raciocínios a respeito. As provocações torturantes ficarão sem efeito. A desconcertante conduta feminina atinge apenas aqueles que perdem seu precioso tempo nelas pensando, na tola tentativa de montar os quebra-cabeças propositais.

Se você tentar silenciar de fora para dentro, desenvolverá doenças psicossomáticas e morrerá. Somente aqueles que se submetem à disciplina interna espiritual podem atingir o verdadeiro silêncio. Experimente, quando for vítima de alguma pilantragem feminina, tornar-se subitamente mudo por muito tempo. Ela devolverá o silêncio e a distância mas chegará um momento em que não suportará o tormento e tentará arrancar algo.

É nesta hora que você não deve falar nada e continuar quieto. Refiro-me a um silêncio prolongado e não de algumas horas. Isso é muito difícil. Exige desapaixonamento completo, total disposição em perder, desapego, disciplina de ferro e uma vontade de aço.

Como são tagarelas compulsivas, as superamos no campo do silêncio com certa facilidade se formos disciplinados. Entretanto, afirmo novamente, devemos nos calar de dentro para fora. O silêncio as deixa desesperadas por não lhes permitir saber o que se passa e o que vai acontecer. Após chegar ao limite de resistência, ela tentará forçá-lo a discutir, polemizar e brigar.Resista até cansá-la.

Então haverá chegado o momento de expor de forma curta, direta e grossa seu ponto de vista e sua exigência, retirando-se da conversa antes que a discussão seja iniciada. As fêmeas preservam para si o discernimento, a certeza e a definição clara do que se passa na relação mas, ao mesmo tempo, os recusam ao homem para mantê-lo preso na confusão e na dúvida. Ocultam, por meio de atitudes contraditórias, a verdade a respeito do que sentem, fazem e planejam, principalmente no que se refere à fidelidade.

A postura indefinida e incoerente é uma arma que desconcerta e imobiliza o outro. Entretanto, por meio do silêncio,devolvemos-lhes este fardo indesejável. O silêncio as atormenta por criar uma situação em que não existe definição para nada. Durante o silêncio, não há certeza e tudo é indefinido. O silêncio preserva o mistério e não permite que nossas intenções e sentimentos sejam visíveis. A manutenção do silêncio é difícil porque vivemos em uma cultura mental em que os pensamentos são estimulados e vistos como necessários. A crença de que se deve pensar e estourar a cabeça raciocinando para resolver os problemas da vida é muito forte. O resultado é que falamos sem parar por termos a mente hiperativa.

O silêncio deve ser quebrado com falas orientadoras, protetoras e levemente carinhosas quando ela se comportar de forma honesta,transparente e sincera (o que geralmente acontece raríssimas vezes). Há, entretanto, situações em que o silêncio é inútil e até atrapalha. São situações que exigem o impacto emocional poderoso de uma fala bem acertada.

-----

Um dos melhores trechos de NA, os grifos são meus para os imbecis não polarizarem.

Boa leitura.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#2
Eu estava em uma situação ruim, e esse Capítulo 7 do N.A do Profano Feminino veio de voadora na minha cara.

Estava sendo vítima de uma pilantragem emocional e isso veio quase como um mapa para sair de um labirinto;

O silêncio usado nas doses certas vai bugar muitos ardis psicológicos femininos;

Valeu por compartilhar.

Responda-o
#3
formidavel

ficar calado é dificil, eu falo muito, mas vou tentar
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o
#4
Excelente!


Um detalhe muito importante trabalhado aqui:

Da mesma forma que ser tagarela e falar demais, soltar as emoções, é um erro grave, exagerar no silêncio também é!

Isso vale pra relações sociais com homens também.


Ser tagarela é uma estupidez.
Mas há situações em que o silêncio é nocivo. É importantíssimo uma pequena fala bem acertada, senão você perde o respeito, se mostra um fraco, como se estivesse aceitando tudo que recebe.
Responda-o
#5
Exatamente tudo deve ser ponderado de acordo com a situação e para isso é necessário prática na vida real.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#6
Como dito pelos confrades, a alternância de opostos conforme a situação é o ideal e isso vale pra tudo na vida, não só nos relacionamentos.
Responda-o
#7
O silêncio é a arma mais poderosa do homem realista.

Sugestão: Leiam "A arte da Guerra" de Sun Tzu e verão que isso já foi dito há mais de 2500 anos e se encaixa em todos os aspectos da tua vida.
Responda-o
#8
Eu tenho uma regrinha: desconfie muito de homem que fala demais e mulher que fala pouco.

.........................................................................................................................................

O trecho negritado em vermelho "Se você se calar exteriormente mas interiormente continuar com a mente agitada, pensando milhares de tolices, terminará no hospício. " é importante.
Importante mesmo, não basta apenas "ficar mudo" é preciso silenciar interiormente, e acreditem, é muito, muito difícil. Foi esse trecho do NA juntamente com a parte de "matar o ego" (há relação entre ambos) que me levaram a conhecer o budismo e a algumas práticas zen que auxiliam em ambas metas. Estamos falando de desenvolvimento aqui, um pouquinho além do simples silêncio como atitude nas relações com o feminino.

Ou seja, PRIMEIRO, o desenvolvimento do silêncio interior, então as relações com as mulheres terão a mesma consequência que tudo na vida tem com essa nova atitude.
Responda-o
#9
Muito bom, Bean. O grande lance do silencio é esse mesmo, quando ele é genérico e não emulado, quando é um silêncio livre da necessidade de reação doutro, quando não é um silênico de dentro pra fora pode ter efeito contrário maléfico.
Responda-o
#10
O silêncio, não demasiado, mas como um padrão geral, confere maior valor às palavras quando estas forem postas em uso.
Responda-o
#11
Excepcional.
Responda-o
#12
O silêncio pode e deve ser utilizado em situações conflituosas, mas sempre mantendo a postura.
Assim como o distanciamento. Se utilizado em demasia, simplesmente tem resultado diversos do esperado. Cabe ao homem adaptar esses princípios ao caso concreto, tendo sempre prudência em seu agir. Imagino que quando o silêncio é utilizado da forma correta, ele instiga a mulher a se desesperar, cria uma ansiedade e tensão gigantes, podendo gerar um medo de perda, balanceando a relação de volta para a dominância masculina. Além disso, é um excelente exercício de desapego para o homem. Talvez seja a melhor maneira de comunicar "eu não gostei da sua atitude". As vezes verbalizar também é necessário, deixar claro.

Por isso concordo com a parte de que o silêncio externo deve corroborar com o silêncio da mente, se não ele irá se contradizer e não se sustentará.

Mas para mim o mais importante é não se sentir vulnerável na relação. Utilizar o silêncio da maneira correta, sem medo de suas consequências, se distanciando o bastante para ver as relações de uma posição neutra e fria, mas também recompensar os bons comportamentos.
The more fucks you give, the less fucks you get. But the less fucks you give, the more fucks you get. So fuck it.
Responda-o
#13
(19-10-2017, 09:31 AM)John Cold Escreveu: O silêncio pode e deve ser utilizado em situações conflituosas, mas sempre mantendo a postura.
Assim como o distanciamento. Se utilizado em demasia, simplesmente tem resultado diversos do esperado. Cabe ao homem adaptar esses princípios ao caso concreto, tendo sempre prudência em seu agir. Imagino que quando o silêncio é utilizado da forma correta, ele instiga a mulher a se desesperar, cria uma ansiedade e tensão gigantes, podendo gerar um medo de perda, balanceando a relação de volta para a dominância masculina. Além disso, é um excelente exercício de desapego para o homem. Talvez seja a melhor maneira de comunicar "eu não gostei da sua atitude". As vezes verbalizar também é necessário, deixar claro.  

Por isso concordo com a parte de que o silêncio externo deve corroborar com o silêncio da mente, se não ele irá se contradizer e não se sustentará.

Mas para mim o mais importante é não se sentir vulnerável na relação. Utilizar o silêncio da maneira correta, sem medo de suas consequências, se distanciando o bastante para ver as relações de uma posição neutra e fria, mas também recompensar os bons comportamentos.

Perfeita colocação meu caro confrade (já tomando a liberdade de me referir a você desta forma).

A REAL, trata-se de saber transitar entre os diversos polos conforme a situação pede... não se trata de moldar o mundo, mas sim, reagir na proporção e da forma correta.

Na questão de relacionamentos, é um teste de desapego e não é fácil. 


O silêncio da mente é a parte mais difícil, isso só é possível para aqueles que estão em um nível elevado de auto domínio, aqueles que REALmente tem uma vida autentica e aprenderam a exercer sua autonomia acima das emoções que sabotam nossas decisões.

Não existe ninguém (ao menos que eu conheça) que está permanentemente neste patamar (tirem isso da cabeça, não existe "realista pleno"), trata-se de um exercício constante de realinhamento e correção de rota. Nisto, eu acredite com toda sinceridade.
"Paulistarum Terra Matter..."
Responda-o
#14
(19-10-2017, 09:44 AM)Bandeirante Paulista Escreveu:
(19-10-2017, 09:31 AM)John Cold Escreveu: O silêncio pode e deve ser utilizado em situações conflituosas, mas sempre mantendo a postura.
Assim como o distanciamento. Se utilizado em demasia, simplesmente tem resultado diversos do esperado. Cabe ao homem adaptar esses princípios ao caso concreto, tendo sempre prudência em seu agir. Imagino que quando o silêncio é utilizado da forma correta, ele instiga a mulher a se desesperar, cria uma ansiedade e tensão gigantes, podendo gerar um medo de perda, balanceando a relação de volta para a dominância masculina. Além disso, é um excelente exercício de desapego para o homem. Talvez seja a melhor maneira de comunicar "eu não gostei da sua atitude". As vezes verbalizar também é necessário, deixar claro.  

Por isso concordo com a parte de que o silêncio externo deve corroborar com o silêncio da mente, se não ele irá se contradizer e não se sustentará.

Mas para mim o mais importante é não se sentir vulnerável na relação. Utilizar o silêncio da maneira correta, sem medo de suas consequências, se distanciando o bastante para ver as relações de uma posição neutra e fria, mas também recompensar os bons comportamentos.

Perfeita colocação meu caro confrade (já tomando a liberdade de me referir a você desta forma).

A REAL, trata-se de saber transitar entre os diversos polos conforme a situação pede... não se trata de moldar o mundo, mas sim, reagir na proporção e da forma correta.

Na questão de relacionamentos, é um teste de desapego e não é fácil. 


O silêncio da mente é a parte mais difícil, isso só é possível para aqueles que estão em um nível elevado de auto domínio, aqueles que REALmente tem uma vida autentica e aprenderam a exercer sua autonomia acima das emoções que sabotam nossas decisões.

Não existe ninguém (ao menos que eu conheça) que está permanentemente neste patamar (tirem isso da cabela, não existe "realista pleno"), trata-se de um exercício constante de realinhamento e correção de rota. Nisto, eu acredite com toda sinceridade.

Sim, se fosse fácil o homem médio já teria tomado o controle do relacionamento, e discussões do tipo nem existiriam.
Por isso a confiança é essencial, criar uma estrutura de pensamento(mindset) voltada ao desenvolvimento holístico do homem. Quando o homem mantém seu foco na infindável trajetória de buscar a sua missão, todo o resto é secundário, perde força. Acredito que cada homem tenha seu objetivo próprio, e deve busca-lo obsessivamente. 

Ninguém aqui é um robô frio e calculista, que prevê todas as jogadas sociais e acerta em todas as atitudes. Acho inclusive que o erro na área emocional ajuda, pois lhe dá uma visão real do que realmente funciona. Aqui mora o perigo, se apegar tanto ao distanciamento emocional que lhe transforma em um indivíduo que desperdiça oportunidades e mora na infelicidade. 

Estimular o equilíbrio emocional é um desafio diário, e vão ter dias em que você viverá em desequilíbrio, seja pelas circunstâncias, seja por vulnerabilidade sua(Nem toda vulnerabilidade é ruim, até pq ela é inerente a quem arrisca, ousa). 

As vezes nos falta um pouco da "malandragem emocional". Existem situações em que se calar é um tiro no pé. Esse olhar aguçado só vem com a prática e o tempo, cabe a cada um EXECUTAR isso, não ficar só na teoria aqui dentro.
The more fucks you give, the less fucks you get. But the less fucks you give, the more fucks you get. So fuck it.
Responda-o
#15
Interessante este tópico .
Vale relembrar que ele fala de um SILÊNCIO PROLONGADO ou seja DEMORADO , TARDIO , LONGO e não uma coisa meia rápida

(12-01-2018, 09:35 PM)Marcelo Escreveu: Interessante este tópico .
Vale relembrar que ele fala de um SILÊNCIO PROLONGADO ou seja DEMORADO , TARDIO , LONGO e não uma coisa meia rápida

HAVIA ESQUECIDO : UM SILÊNCIO ENORME , DESCOMUNAL , INCALCULÁVEL
Responda-o
#16
Assim como existe o "silêncio eloquente", existe também, ou acho que pode existir, a "loquacidade silenciosa". Trata-se não de ficar em silêncio na fala, mas no sentimento, manter-se distante. Se você está sofrendo pilantragens, "tire a agulha emocional" e trate-a como uma amiga qualquer, a quem você dispensa atenção só quando está a fim. A mudez total pode passar a ideia de que o sujeito está "magoadinho", se não for bem dosado, como muito bem ponderou o Bean.
Mas, da mesma forma que o silêncio, essa atitude tem de vir de dentro prá fora, senão não funciona. Aliás, nada que vem de fora prá dentro funciona; pode funcionar por um breve tempo, mas em seguida a caricatura do comportamento é revelada.
Responda-o
#17
EXISTE UMA CONTRADIÇÃO NESTE TÓPICO COM TODO RESPEITO AO AMIGO BEAN .

QUANDO ALITA FALA DO SILÊNCIO PROLONGADO NÃO É ESTA ALTERNÂNCIA .

A PALAVRA DEMORADO É LENTO , ENORME OU SEJA NÃO UM SILÊNCIO DE 2 3 SEMANAS É ALGO MUITO MAIS QUE ISSO ( QUASE UMA DEMASIA )
Responda-o
#18
Excelente!
Responda-o
#19
Estava precisando ler isto neste momento. A boca estou conseguindo manter fechada, agora preciso aquietar a mente. E é verdade isso de mente agitada te consumir por dentro.
Responda-o
#20
Não é só ficar calado, aprende a observar mais, processar as coisas que passam ao redor com frieza, meditar e só falar ou tomar decisões de cabeça fria, de dentro pra fora sabe?

Mas quando se age assim as pessoas aumentam a pressão pra tentar te influenciar, saber o que se passa na sua cabeça, o que você pretende, mas no fundo é só desespero mesmo pq não conseguem te ler, te definir e premeditar.

Falar pouco e falar certo trás respeito.
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [REFLEXÃO] A noite Negra da Alma, e o Poder do Silencio. Jhon Capitão 0 1,064 25-07-2017, 03:32 AM
Última Postagem: Jhon Capitão

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)