Você tem planos de sair do Bostil? Cansou dessa Pocilga? Fique atento, paspalho. A não ser que você tenha uma grande sorte, o caminho é ÁRDUO!
ATENÇÃO: ESSE TÓPICO DESTINA-SE A QUEM PRETENDE IMIGRAR. Se você ficou um tempo fora do Brasil com o objetivo de Estudar Inglês (ou outro Idioma), fazer intercâmbio, foi viajar, etc., mas não tinha em mente IMIGRAR, fique tranquilo, ninguém está te julgando! Passar um tempo fora do país é algo bom pra caralho (vide alguns relatos aqui no Fórum). Mas pra quem quer sair DEFINITIVAMENTE do Brasil, o buraco é muito, mas muito mais embaixo!! A vida é difícil, confrade.
Pois bem. Nesses períodos de crise é comum brasileiros esbravejando que deixarão o país. A grande verdade é que 99,9% falam da boca pra fora. Atenção: ainda sobram os 0,01%. Eu estou falando aqui da maioria, e não de exceções. Eu mais do que ninguém apoio quem quer deixar o país. Pra não ficar aqui todo mundo punhetando que vai morar fora e no final ninguém vai, leve em consideração que só há uma forma de morar em outro país, e é LEGALMENTE, se você tem aquele primo que morou 10 anos nos EUA ilegalmente esqueça, essa vida é vida de mendigo. Se você tem aquela amiguinha que ficou fazendo escolinha de inglês na Austrália renovando visto mil vezes e trabalhando de faxineira, esqueça. Cedo ou tarde essas pessoas voltam. Não é assim tão fácil. Mesmo aquele estudioso que foi para fora com Ciência sem Fronteiras (intercâmbio de graduação, mestrado ou doutorado) é obrigado a voltar. Fez doutorado pleno no exterior com bolsa da CAPES (órgão da ciência aqui no Brasil)? É obrigado a voltar!!! Foi trabalhar temporário com visto J-1 nos estados unidos? É obrigado a voltar na maioria das vezes (pesquise sobre a regra "212-e" se você não souber). Tem um inglês de merda e não sabe nem o que são phrasal verbs, correlative conjunctions e parallelism? Sua pronúncia é uma bosta? Tenho péssimas notícias, amiguinho... Nesse caso até vale algumas exceções: indianos e chineses (que geralmente têm um inglês péssimo) com conhecimentos fudidos de engenharia. Conhecimento fudido de engenharia não é esse Cálculo 3 ou Álgebra Linear II que você penou pra passar na sua UniEsquina não, viu?
Isso é o básico...
Agora eis a questão: "Como você fará para morar no exterior legalmente?"......
É comum brasileiros que só porque são mais limpinhos, ou vem de uma classe social superior acharem automaticamente que serão aceitos lá fora, e não é assim, passaportes brasileiro fora do BR são todos iguais. Um exemplo, na Europa se você não tiver também a cidadania européia, suas chances de morar lá já reduziram em 90%. Arrumar um emprego? Só há uma forma, se uma empresa concordar em patrocinar seu visto, e essa empresa precisa dar entrada em uma papelada, que é feita uma vez por ano apenas, em período certo, ou seja, se perder precisa esperar o ano seguinte, e a empresa tem que se explicar a União Européia o porque não vai contratar um cidadão da Europa e trazer um de fora, e após tudo isso é estabelecido um piso salarial a ser pago a esse estrangeiro maior do que é pago aos cidadãos, claro que o expatriado é beneficiado, porém para a empresa custa caro patrocinar o visto de um brasileiro. Por que pagarão um salário maior a você com tantas pessoas no país-alvo com alto nível educacional? Isso não é só na Europa não, ok? Já ouviu falar do Visto H1-B dos Estados Unidos? É similar. Esqueça essa porra de ficar lavando pratos com visto de estudante, hein... Isso pode te ajudar a se manter lá fora por um tempo e ajudar a bancar seus estudos (fair...), mas se o seu objetivo é sair do Brasil... Você está fazendo isso errado!
Portanto... brasileiro que tem visto patrocinado geralmente é aquele que tem alguma habilidade especial, que é tão único que a empresa concordou em passar por tudo isso para contratar esse brasuca. Não ache que você vai descer do avião na Europa, arrumar um emprego qualquer e ter seu visto patrocinado, esqueça! Foi pra Europa com visto de estudante?, ok, mas isso não conta porque é temporário, acabou o curso tchau, você precisa voltar ou arrumar um visto de trabalho.
Casamento? ok, ai funciona, mas dependendo do país há um série de regras. Na Holanda, por exemplo, o europeu do relacionamento precisa ter emprego ou empresa que pague um piso de salário decidido pela imigração, não é fácil, conheço casais (Europeu/Brasileiro) que não conseguem ir morar na Holanda e moram até hoje no Brasil. O mesmo para Inglaterra, Irlanda... Morar na Europa para um brasileiro é difícil demais, e a maioria dos brasileiros que conheci na Europa são ilegais. Em vários países europeus é melhor ser cachorro do que ser ilegal, sem brincadeira. Isso se você conseguir um relacionamento, não é mesmo? Se o seu inglês for uma merda e você não tiver barganha nenhuma dificilmente você vai transar com uma gringa (imagina casar...). O que tem de brasileiro que vai fazer intercâmbio e só fica perto de brasileiros e se relacionando com brasileiros NÃO TA NO GIBI! Esqueça esse mito de que gringa "paga pau pra brasileiro"
EUA? também é muito difícil conseguir visto, as regras são quase as mesmas da Europa/Austrália/Canadá, só um pouco mais flexíveis na questão do casamento. Está rolando na internet um tal de visto EB-5.... e as pessoas não leem a matéria direito e alguma já começam a correr atrás.....esse visto você precisa fazer um investimento de 2 milhões de reais, abrir uma empresa nos EUA, contratar 10 funcionários americanos e fazer essa empresa funcionar e ter sucesso durante 2 anos para então conseguir o VISTO (não a cidadania, ok?) definitivo.
Canadá e Austrália? o que tem de gente que fala aqui na internet que é fácil emigrar para esses dois países, que estão atrás de brasileiros..... PQP... vai atrás pra ver se isso é verdade, conheci pessoas que quebraram a cara já no consulado canadense em São Paulo. Pare de acreditar nessas merdas de matéria das revistas Exame e InfoMoney falando essas porcarias. "AUSTRÁLIA CONTRATA 20.000 BRASILEIROS"? KKKKK cadê o seu senso crítico, paspalho? Vai me dizer que você também acredita naquelas matérias dizendo que a cidade X precisa de uma maior população e que, por causa disso, vão aceitar qualquer um?
Não estou querendo gongar os sonhos de ninguém, mas como todo mundo fala muito e faz pouco, vamos ver a realidade, brasileiro limpinho ou sujinho fora do brasil só é bem vindo para ser turista, fora isso é paulada, e uma outra situação que nem vou entrar em detalhes aqui porque esse texto já ficou gigante: Morar com visto em um país é totalmente diferente do que morar como cidadão. Acreditem...renovar visto é uma merda, você nunca sabe o dia de amanhã, se ganhará o visto ou não, quando comprar um imóvel, carro, qualquer coisa mais cara sempre há aquele pensamento "e se daqui 5 anos não renovarem meu visto?".......... Sonhar todos podem, mas não transformem esse sonho em algo impossível.
Você conhece os diferentes tipos de visto para um determinado país? Já leu os REQUIREMENTS de cada visto (assumindo que você tenha um inglês razoável)? Tem um inglês bom o suficiente pra tirar uma nota alta no IELTS? Já validou seu diploma? Sua Universidade é uma merda? Sabe o que é Apostila de Haia? Sabe preencher formulários de visto sem precisar de despachante? Tem grana de sobra (esses processos são caríssimos)? Você, adultão que trabalha o dia inteiro e tem um inglês ruim... Você ao menos estuda inglês direito? Já pegou em algum livro SÉRIO de pronúncia e grammar (ao invés de ficar vendo videozinhos simples no youtube explicando tempos verbais)? Já leu de cabo a rabo todas as contrapartidas do tipo de visto que você pretende? Por exemplo, idade requerida, documentos comprobatórios, traduções juramentadas (ou certificadas? sabe a diferença?), validação de diploma, teste de habilidades, etc? Ou você só cai no papinho da empresa que vende intercâmbios? Tudo isso é o MÍNIMO que você precisa ter noção pra ao menos COMEÇAR a pensar em imigrar. Sabendo tudo isso você pode (1) traçar um plano de imigração ou (2) aceitar que vai ser impossível. É algo que demora ANOS. Da pra imigrar via estudos? Dá. Você tem CULHÃO pra fazer um doutorado fora? Inglês perfeito, nota altíssima no GRE, notas excelentes na graduação em uma universidade de ponta, experiência em pesquisa científica (não é seu tcczinho que não foi nem publicado não viu)? Networking? Quanto tempo demora pra ter tudo isso se você ainda não tem nada disso? Bastante. Dá pra parar tudo que você ta fazendo atualmente na vida pra ir atrás disso? Talvez não. Ah, não adianta ir pra lá com doutorado tudo pago por órgãos brasileiros que se não você volta, ok? Imigrar via trabalho? Você trabalha em alguma multinacional? Seu inglês é perfeito? Você tem cargo de gerência e experiência foda? Tem subordinados (visto L1-A)? Sua empresa costuma expatriar pessoas pra fora? Cuidado que mesmo assim você pode ir de visto J-1 e acaba tendo que voltar, hein! Pretende começar os estudos LÁ FORA do zero? Fazer graduação fora? Ok... Tem grana pra bancar? Já viu preço de Tuition e moradia? O que você fez de relevante na vida pra ganhar uma bolsa de estudos? Já sabe o que é o teste SAT?..... MBA fora? Já viu quanto custa? Você vai ter os requisitos? Dá uma olhadinha nas páginas de MBA de Harvard, Stanford, Wharton e vê os requirements, amigão. Lê os requirements de visto. Não é fácil não.
Tem conhecidos meus que estão com o apartamento a venda porque querem deixar o Brasil. Aí eu perguntei: mas o que vocês vão fazer na Europa? a resposta: (ela formada em administração em uniesqunina sem nenhuma habilidade especial: "Procurar emprego", ele sem também nenhuma habilidade especial: "abrir uma empresa"...... O caboclo não sabe que nem poder abrir empresa fora ele pode se não tiver algo em torno de 150 a 300 mil euro (650 a 1 milhão e trezentos mil reais), sem contar um patrocinador para a startup dele......
Que insanidade!....mas como dizem: "Deus no comando"....vai lá, vai na fé......
ATENÇÃO: ESSE TÓPICO DESTINA-SE A QUEM PRETENDE IMIGRAR. Se você ficou um tempo fora do Brasil com o objetivo de Estudar Inglês (ou outro Idioma), fazer intercâmbio, foi viajar, etc., mas não tinha em mente IMIGRAR, fique tranquilo, ninguém está te julgando! Passar um tempo fora do país é algo bom pra caralho (vide alguns relatos aqui no Fórum). Mas pra quem quer sair DEFINITIVAMENTE do Brasil, o buraco é muito, mas muito mais embaixo!! A vida é difícil, confrade.
Pois bem. Nesses períodos de crise é comum brasileiros esbravejando que deixarão o país. A grande verdade é que 99,9% falam da boca pra fora. Atenção: ainda sobram os 0,01%. Eu estou falando aqui da maioria, e não de exceções. Eu mais do que ninguém apoio quem quer deixar o país. Pra não ficar aqui todo mundo punhetando que vai morar fora e no final ninguém vai, leve em consideração que só há uma forma de morar em outro país, e é LEGALMENTE, se você tem aquele primo que morou 10 anos nos EUA ilegalmente esqueça, essa vida é vida de mendigo. Se você tem aquela amiguinha que ficou fazendo escolinha de inglês na Austrália renovando visto mil vezes e trabalhando de faxineira, esqueça. Cedo ou tarde essas pessoas voltam. Não é assim tão fácil. Mesmo aquele estudioso que foi para fora com Ciência sem Fronteiras (intercâmbio de graduação, mestrado ou doutorado) é obrigado a voltar. Fez doutorado pleno no exterior com bolsa da CAPES (órgão da ciência aqui no Brasil)? É obrigado a voltar!!! Foi trabalhar temporário com visto J-1 nos estados unidos? É obrigado a voltar na maioria das vezes (pesquise sobre a regra "212-e" se você não souber). Tem um inglês de merda e não sabe nem o que são phrasal verbs, correlative conjunctions e parallelism? Sua pronúncia é uma bosta? Tenho péssimas notícias, amiguinho... Nesse caso até vale algumas exceções: indianos e chineses (que geralmente têm um inglês péssimo) com conhecimentos fudidos de engenharia. Conhecimento fudido de engenharia não é esse Cálculo 3 ou Álgebra Linear II que você penou pra passar na sua UniEsquina não, viu?

Agora eis a questão: "Como você fará para morar no exterior legalmente?"......
É comum brasileiros que só porque são mais limpinhos, ou vem de uma classe social superior acharem automaticamente que serão aceitos lá fora, e não é assim, passaportes brasileiro fora do BR são todos iguais. Um exemplo, na Europa se você não tiver também a cidadania européia, suas chances de morar lá já reduziram em 90%. Arrumar um emprego? Só há uma forma, se uma empresa concordar em patrocinar seu visto, e essa empresa precisa dar entrada em uma papelada, que é feita uma vez por ano apenas, em período certo, ou seja, se perder precisa esperar o ano seguinte, e a empresa tem que se explicar a União Européia o porque não vai contratar um cidadão da Europa e trazer um de fora, e após tudo isso é estabelecido um piso salarial a ser pago a esse estrangeiro maior do que é pago aos cidadãos, claro que o expatriado é beneficiado, porém para a empresa custa caro patrocinar o visto de um brasileiro. Por que pagarão um salário maior a você com tantas pessoas no país-alvo com alto nível educacional? Isso não é só na Europa não, ok? Já ouviu falar do Visto H1-B dos Estados Unidos? É similar. Esqueça essa porra de ficar lavando pratos com visto de estudante, hein... Isso pode te ajudar a se manter lá fora por um tempo e ajudar a bancar seus estudos (fair...), mas se o seu objetivo é sair do Brasil... Você está fazendo isso errado!
Portanto... brasileiro que tem visto patrocinado geralmente é aquele que tem alguma habilidade especial, que é tão único que a empresa concordou em passar por tudo isso para contratar esse brasuca. Não ache que você vai descer do avião na Europa, arrumar um emprego qualquer e ter seu visto patrocinado, esqueça! Foi pra Europa com visto de estudante?, ok, mas isso não conta porque é temporário, acabou o curso tchau, você precisa voltar ou arrumar um visto de trabalho.
Casamento? ok, ai funciona, mas dependendo do país há um série de regras. Na Holanda, por exemplo, o europeu do relacionamento precisa ter emprego ou empresa que pague um piso de salário decidido pela imigração, não é fácil, conheço casais (Europeu/Brasileiro) que não conseguem ir morar na Holanda e moram até hoje no Brasil. O mesmo para Inglaterra, Irlanda... Morar na Europa para um brasileiro é difícil demais, e a maioria dos brasileiros que conheci na Europa são ilegais. Em vários países europeus é melhor ser cachorro do que ser ilegal, sem brincadeira. Isso se você conseguir um relacionamento, não é mesmo? Se o seu inglês for uma merda e você não tiver barganha nenhuma dificilmente você vai transar com uma gringa (imagina casar...). O que tem de brasileiro que vai fazer intercâmbio e só fica perto de brasileiros e se relacionando com brasileiros NÃO TA NO GIBI! Esqueça esse mito de que gringa "paga pau pra brasileiro"
EUA? também é muito difícil conseguir visto, as regras são quase as mesmas da Europa/Austrália/Canadá, só um pouco mais flexíveis na questão do casamento. Está rolando na internet um tal de visto EB-5.... e as pessoas não leem a matéria direito e alguma já começam a correr atrás.....esse visto você precisa fazer um investimento de 2 milhões de reais, abrir uma empresa nos EUA, contratar 10 funcionários americanos e fazer essa empresa funcionar e ter sucesso durante 2 anos para então conseguir o VISTO (não a cidadania, ok?) definitivo.
Canadá e Austrália? o que tem de gente que fala aqui na internet que é fácil emigrar para esses dois países, que estão atrás de brasileiros..... PQP... vai atrás pra ver se isso é verdade, conheci pessoas que quebraram a cara já no consulado canadense em São Paulo. Pare de acreditar nessas merdas de matéria das revistas Exame e InfoMoney falando essas porcarias. "AUSTRÁLIA CONTRATA 20.000 BRASILEIROS"? KKKKK cadê o seu senso crítico, paspalho? Vai me dizer que você também acredita naquelas matérias dizendo que a cidade X precisa de uma maior população e que, por causa disso, vão aceitar qualquer um?
Não estou querendo gongar os sonhos de ninguém, mas como todo mundo fala muito e faz pouco, vamos ver a realidade, brasileiro limpinho ou sujinho fora do brasil só é bem vindo para ser turista, fora isso é paulada, e uma outra situação que nem vou entrar em detalhes aqui porque esse texto já ficou gigante: Morar com visto em um país é totalmente diferente do que morar como cidadão. Acreditem...renovar visto é uma merda, você nunca sabe o dia de amanhã, se ganhará o visto ou não, quando comprar um imóvel, carro, qualquer coisa mais cara sempre há aquele pensamento "e se daqui 5 anos não renovarem meu visto?".......... Sonhar todos podem, mas não transformem esse sonho em algo impossível.
Você conhece os diferentes tipos de visto para um determinado país? Já leu os REQUIREMENTS de cada visto (assumindo que você tenha um inglês razoável)? Tem um inglês bom o suficiente pra tirar uma nota alta no IELTS? Já validou seu diploma? Sua Universidade é uma merda? Sabe o que é Apostila de Haia? Sabe preencher formulários de visto sem precisar de despachante? Tem grana de sobra (esses processos são caríssimos)? Você, adultão que trabalha o dia inteiro e tem um inglês ruim... Você ao menos estuda inglês direito? Já pegou em algum livro SÉRIO de pronúncia e grammar (ao invés de ficar vendo videozinhos simples no youtube explicando tempos verbais)? Já leu de cabo a rabo todas as contrapartidas do tipo de visto que você pretende? Por exemplo, idade requerida, documentos comprobatórios, traduções juramentadas (ou certificadas? sabe a diferença?), validação de diploma, teste de habilidades, etc? Ou você só cai no papinho da empresa que vende intercâmbios? Tudo isso é o MÍNIMO que você precisa ter noção pra ao menos COMEÇAR a pensar em imigrar. Sabendo tudo isso você pode (1) traçar um plano de imigração ou (2) aceitar que vai ser impossível. É algo que demora ANOS. Da pra imigrar via estudos? Dá. Você tem CULHÃO pra fazer um doutorado fora? Inglês perfeito, nota altíssima no GRE, notas excelentes na graduação em uma universidade de ponta, experiência em pesquisa científica (não é seu tcczinho que não foi nem publicado não viu)? Networking? Quanto tempo demora pra ter tudo isso se você ainda não tem nada disso? Bastante. Dá pra parar tudo que você ta fazendo atualmente na vida pra ir atrás disso? Talvez não. Ah, não adianta ir pra lá com doutorado tudo pago por órgãos brasileiros que se não você volta, ok? Imigrar via trabalho? Você trabalha em alguma multinacional? Seu inglês é perfeito? Você tem cargo de gerência e experiência foda? Tem subordinados (visto L1-A)? Sua empresa costuma expatriar pessoas pra fora? Cuidado que mesmo assim você pode ir de visto J-1 e acaba tendo que voltar, hein! Pretende começar os estudos LÁ FORA do zero? Fazer graduação fora? Ok... Tem grana pra bancar? Já viu preço de Tuition e moradia? O que você fez de relevante na vida pra ganhar uma bolsa de estudos? Já sabe o que é o teste SAT?..... MBA fora? Já viu quanto custa? Você vai ter os requisitos? Dá uma olhadinha nas páginas de MBA de Harvard, Stanford, Wharton e vê os requirements, amigão. Lê os requirements de visto. Não é fácil não.
Tem conhecidos meus que estão com o apartamento a venda porque querem deixar o Brasil. Aí eu perguntei: mas o que vocês vão fazer na Europa? a resposta: (ela formada em administração em uniesqunina sem nenhuma habilidade especial: "Procurar emprego", ele sem também nenhuma habilidade especial: "abrir uma empresa"...... O caboclo não sabe que nem poder abrir empresa fora ele pode se não tiver algo em torno de 150 a 300 mil euro (650 a 1 milhão e trezentos mil reais), sem contar um patrocinador para a startup dele......
Que insanidade!....mas como dizem: "Deus no comando"....vai lá, vai na fé......