Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como "TREINAR" o cérebro
#1
O nosso cérebro é senão nossa principal arma de ataque/defesa que possuímos nesse mundo, nossa capacidade de pensamento, mentalização, racionalização, criação e principalmente a de resolução de problemas foram sem dúvidas, vertentes principais em nossa trajetória ao longo destes vários e vários séculos de evolução. Somos o que somos hoje devido à constantes modificações positivas sofridas em nossa constituição por inteiro, nossa sobrevivência e evolução se correlacionam única e exclusivamente com a capacidade imensa e o poder imensurável de nosso cérebro.

   [Image: th?id=OIP.14tUvOdBfXpCAuZhQB2EIgEsDq&pid=15.1]

 
O que acontece nos dias atuais se resume no que chamo de FACILIDADES, o ser humano por si é um animal com predominância de acumulo energético, ou seja, sempre iremos preferir poupar energia a gastar e isso não é por si um mal sinal, talvez essa característica nos tenha servido e muito ao longo de todo esse tempo, o que acontece porém se volta as facilidades que temos a disposição, derivadas do maravilhoso mundo moderno e que nos trazem uma pauta voltada exclusivamente a permanência constante na ZONA DE CONFORTO, no meio de tantas formas de prazeres imediatos e sagazes, o ser humano se volta a necessidade de aproveitar todos os artifícios da nova era esquecendo assim do principal, o processo evolutivo. Acredito eu que poderíamos estar mais longe no caminho da evolução porém os entraves modernos e afins, atrasaram um pouco este processo, o que quero dizer com isso é que a grande e esmagadora maioria das pessoas deste planeta preferem se divertir com os prazeres mundanos a investir fortemente no processo evolutivo como por exemplo, a melhora em suas capacidades cognitivas.

  Pensando nesse assunto e que por via me interessa muito, hoje vos trago algumas dicas/ensinamentos como queiram, que contribuem para o processo de evolução de nossa maior arma, O CÉREBRO.
  Assim como qualquer outro músculo do corpo, o cérebro deve ser exercitado constantemente a fim de que possamos buscar a tão famigerada evolução individual, todas as anomalias e bizarrices desse novo mundo podem ser explicados pelas preferências do humanoide moderno, talvez estudar 2 horas diárias seja realmente algo chato e desprezível, enquanto beber loucamente e usar narcóticos pesados podem enquadrar-se na lista de coisas interessantes a se fazer nesse mundo dos sonhos.


 APRENDER A TOCAR ALGUM INSTRUMENTO

[Image: piano-keys.jpg]
 
aprender algum instrumento musical seja ele qual for é sem via de dúvidas algo bem produtivo no que diz respeito ao treinamento do cérebro, a sincronização precisa de movimentos assertivos, a leitura de cifras, memorização de notas e a criação de melodias harmoniosas em sintonia, melhoram as habilidades motoras, aperfeiçoamento da criatividade, recrutamento da memória e o desenvolvimento de habilidades analíticas. Todo esse processo descrito colabora para a fortificação e criação de novas conexões neurais melhorando o que se conhece como corpuscallosum que é justamente a ponte responsável por ligar os dois hemisférios cerebrais (esquerdo/direito) e o melhor disso tudo, não há restrição de faixa etária, qualquer pessoa pode se beneficiar com os efeitos positivos de se aprender algum instrumento.


INVESTIR EM BONS PASSATEMPOS

[Image: Sudoku3324.jpg]

Palavras cruzadas, caça palavras, quiz de perguntas e respostas ou sudoku são atividades que estimulam a neuroplasticidade cerebral, pros desinformados de plantão, a neuroplasticidade cerebral nada mais é que a capacidade de reorganização de conexões neurais ou sinápticas, desse modo as inúmeras células nervosas respondem de diversas formas distintas ao comandos mais remotos possíveis, aprimorando assim a capacidade de resolver enigmas ou problemas do cotidiano bem como pensar de forma rápida e precisa em situações rotineiras e claro, a estimulação da capacidade de compreensão dos diversos sentimentos e emoções existentes também. O aprimoramento da neuroplasticidade cerebral pode prevenir transtornos de ansiedade ou até a depressão além é claro de aperfeiçoar de forma ampla sua capacidade cognitiva, portanto, coloque urgentemente os passatempos em sua rotina.


 
MEDITAR

Quando se fala em meditação logo se vem na cabeça, monges tibetanos em seus rituais puritanos em templos sagrados ou mesmo marxistas culturais sentados em rochas a beira de cachoeiras em mata fechada invocando divindades da natureza morta… enfim, eu bato na mesma tecla quantas vezes for necessário, poucas coisas trazem tantos benefícios como a meditação, o simples processo de acalmar a mente se faz extremamente necessário diante de tantas pertubações e conflitos da civilização moderna, retire os preceitos equivocados sobre a meditação e reveja sua real função dentro do processo evolutivo individual. A meditação por si estimula o controle emocional, melhora a capacidade de memorização, estimula o processo de concentração, contribui para atingir o tão poderoso e desconhecido por muitos - estado de flow - desenvolve a criatividade, promove uma influencia positiva no campo do raciocínio lógico-matemático e acreditem se quiser, a meditação inclusive pode melhorar o seu sistema imunológico. Steve Jobs, William Ford, Oprah Winfrey, Hugh Jackman e milhares de pessoas de extrema influência social e sucesso profissional confessaram publicamente que são meditadores assíduos.

SEJA UM LEITOR COMPULSIVO

  A leitura é um dos principais pilares do treinamento cerebral. Na dúvida leia,  livros didáticos ou literários, textos de difícil leitura, artigos, revistas de sala de espera, letreiros em outdoors, manuais de produtos, blogs, rótulos de alimentos, bula de remédio… sempre tem algo pra ler basta procurar, nenhuma leitura deve ser desprezada visto sua importância na formação do senso crítico e capacidade de argumentação além dos incontáveis benefícios extras. O simples ato de ler promove o recrutamento intensivo da inteligência cristalizada que lida com a resolução de problemas, a inteligencia fluida que é responsável pelo acumulo de conhecimento e pela capacidade de analisar padrões e os utilizar nas mais diversas e remotas atividades diárias, além da inteligência emocional, que te coloca muito acima do típico ser humano médio e comum, lhe ofertando a importantíssima capacidade de prever com exatidão os passos alheios, se defender de artimanhas e/ou se prevenir de possíveis ameaças e ataques externos seja lá quais forem.


ESTIMULAR A CRIATIVIDADE

 Esse item é  de muita importância ao meu ver, desde sempre fui muito ligado a arte como um todo, lembro-me de minha infância na qual eu passava horas e mais horas rabiscando folhas e fazendo cópias descaradas de imagens de revistas, livros etc… arriscava-me a modelar rostos em argila úmida e me aventurava no universo das pinturas a tela… esse incentivo que tive desde a infância á arte, só me trouxe benefícios, tanto que nem os consigo contabilizar, produzir, criar algo derivado de si mesmo é algo que deve ser estimulado, busquem estimular a criatividade, façam isso de todas as formas possíveis, seja desenhando, pintando quadros, produzindo algum novo invento, improvisando objetos etc, são algumas das possibilidades existentes, desse modo, muitas conexões neurais serão originadas  favorecendo assim a performance do cérebro nas atividades diárias e específicas ao longo da vida… Relaxamento do corpo, estimulação cerebral, controle de emoções, diminuição da ansiedade, são alguns dos inúmeros benefícios desses processos ao corpo.

COZINHAR

 Eu não me refiro a preparar um ovo frito ou mesmo assar aquele pão seco e velho com manteiga na chapa metálica, não mesmo, isso não é capaz de fortalecer seu cérebro, mas sim ao processo de estimulação da criatividade no “preparar” dos alimentos, cozinhar vai muito além de cortar, fritar ou assar alimentos, cozinhar é inovar, preparar refeições complexas, seguir receitas de difícil entendimento, criar novos sabores e formas de preparar o alimento, reinventar receitas antigas com fórmulas próprias, enfim… estimular a criatividade na cozinha contribui fortemente para criar novas conexões neurais que lhe serão úteis em outras áreas da vida.


SER BILÍNGUE

 Meio clichê porém não poderia ficar de fora dessa lista suprema de treinamento cerebral. Aprender um novo idioma tem por finalidade a estimulação das habilidades analíticas que desempenham papéis fundamentais na resolução de problemas do cotidiano, além de estimular o pensamento rápido e a ação precisa… eu poderia citar uma infinidade de benefícios mas acho que não é necessário, o mundo atual por si só já lhe cobra o conhecimento de um novo idioma, principalmente o inglês americano devido a sua importância no cenário mundial, porém vou mais além, lhe desafio estudar idiomas de difícil compreensão como o madarim, alemão, francês… aprenda idiomas difíceis lhe será bastante útil…

TESTAR O APRENDIZADO

 Pra fechar o tópico com chave de ouro, temos o processo de aprendizagem, sabemos ou pelo menos deveríamos saber que tudo que é aprendido será ou esquecido ou armazenado nos registros cerebrais, fato este que é óbvio até, o que acontece aqui se resume nas informações muita das vezes valiosas e que são perdidas em meio a tanta coisa. O cérebro não consegue distinguir o teor de importância das informações aprendidas com base no seu real fundamento, ou seja, não é porque você está estudando matemática pra passar no concurso do próximo mês que seu cérebro irá entender que isso é realmente importante pra sua vida. O cérebro possui uma linguagem própria e armazena somente aquilo que ele considera realmente importante visto sua dominância dentro do contexto. Ao estudar por exemplo seu cérebro armazenará o conhecimento adquirido mas logo o colocará na quarentena e depois na lixeira, esse processo é natural e para barrar isto é necessário por em prática o que está sendo aprendido, revisões são necessárias para fixar todo o conteúdo na mente, ao estudar um novo conteúdo revise-o no mesmo dia e organize um cronograma de revisão periódica dentro de um período de tempo, desse modo, o novo conhecimento se fixará nos registros do córtex pré-frontal por conta da frequência em que está sendo revisado, frequência de estudos e revisões são fundamentais nesse item.

  Pra melhorar o processo de aprendizado, ou melhor, pra fixar bem os conteúdos no cérebro, a utilização dos sentidos é fundamental, escrever resumos ou sínteses dos assuntos, realizar um seminário palestrando o conteúdo nem que seja pra si mesmo, gravar podcasts no gravador de áudio do celular e os ouvir durante algum tempo, estudar ao som de músicas relaxantes, agradáveis e de seu gosto desde que não se entenda o que está sendo cantado, facilitam fortemente o processo de aprendizado de um novo conteúdo e posteriormente sua fixação de modo que não saia dos registros internos, as revisões complementam tudo.
 

Responda-o
#2
Boa tarde, senhores, 

Adorei muito este tópicos, também este é um dos melhores tópicos que já li, pois talvez posso ajudar mais em nome disso.

Posso apresentar certos livros pelas diversas áreas em nome de nosso desenvolvimento ou melhor, nossa evolução. 

Por começar pelos Idiomas:

IDIOMAS

[Image: 61a3J4OXR2L._AC_UF1000,1000_QL80_FMwebp_.jpg]

Responda-o
#3
ESTUDO

[Image: 61upLZNrwnL._AC_UF1000,1000_QL80_FMwebp_.jpg]

MEMÓRIA 

[Image: 81T5fOqwI6L._AC_UF1000,1000_QL80_FMwebp_.jpg]
Responda-o
#4
Jogar xadrez também é ótimo para o cérebro, desenvolve raciocínio logico, melhora sua capacidade de pensar de forma estratégica, te torna mais criativo.
A sorte favorece os audazes
Responda-o
#5
(01-12-2023, 07:48 PM)Wesley de Mileto Escreveu: Jogar xadrez também é ótimo para o cérebro, desenvolve raciocínio logico, melhora sua capacidade de pensar de forma estratégica, te torna mais criativo.

Sim, também. Outro dia, vou postar os livros para isso além de outras áreas.
Responda-o
#6
Treinar o cérebro:

Rotina.
Leitura das sagradas escrituras.
Santo Terço

Saber extrair o sentido do que se lê e não apenas ler por ler. (E sim, minha crítica vai aos membros de clubes que estipulam metas de páginas absurdas pra seus alunos, sendo que cada um tem um ritmo de leitura e entendimento diferentes.)

Saber o nome de locais, conhecer praças, ruas, nomes de edifícios, hotéis.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)